NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 19 Ago 2008, 09:26

Estou certo, ou sou obrigado a usar Divine Challenge só em alvos próximos?

Não, você pode atacar à distância também. Realmente, "on your turn" ficou ambíguo, eu nunca tinha atentado pra isso, só estava considerando a necessidade a partir do turno seguinte, na outra rodada. Mas se for esclarecido que é no mesmo turno, então ou você chega junto ou atira alguma coisa. O Desafio Divino diz que você precisa ficar adjacente ou atacar o alvo, mas não diz que tipo de ataque tem que ser.

É uma situação similar ao Desafio Combativo, que diz que você marca quem você atacar... tomei um susto na última Dragon com o build mago-guerreiro, que o cara usa ataques de área de mago e marca todo mundo com o Desafio Combativo do guerreiro! :blink:
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Deicide em 19 Ago 2008, 10:41

A questão do guerreiro eu já tinha percebido. Você pode marcar bandos inteiros usando ataques de área.

(Mais um motivo para eu achar que o Desafio Divino dure "até o fim de seu próximo turno", a menos que você "confronte" o inimigo até lá, ao invés de ter que "confrontar" o inimigo imediatamente: o guerreiro pode marcar um monte de gente ao longo do turno, o paladino só marca um, exceto se usar algum poder que permite isso. A vantagem do Paladino seria poder marcar à distância, naturalmente, o que compensa um pouco a limitação de números).
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lunguinho em 19 Ago 2008, 16:05

On your turn, you must engage the target you challenged or challenge a different target. To engage the target, you must either attack it or end your turn adjacent to it. If none of these events occur by the end of your turn, the marked condition ends and you can’t use divine challenge on your next turn.

You can use divine challenge once per turn.

Observe que está escrito que você deve se engajar ao alvo depois de desafiá-lo, o que me leva a seguinte conclusão: se você marcar o inimigo no início do seu turno, você deve engajá-lo ainda nesse turno para o desafio ter efeito; já quando você usa esse poder no fim de seu turno, a duração se estende ao turno seguinte, pois nesse caso não lhe resta ações para se engajar a esse oponente ainda nessa rodada. A afirmação ''no seu turno'', nesse caso, seria mais uma alusão de que esta deve ser a sua próxima ação depois do desafiar o oponente, para evitar que o paladino se use de artifícios como marcar um oponente e correr para atacar outro que esteja numa direção oposta, por exemplo. A idéia é que o paladino vá atacar o inimigo que acabou de ser marcado e não qualquer outro oponente presente no combate.

Pelo menos foi essa a interpretação que eu tive. Tenho que admitir que o texto está confuso.
Lunguinho

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Deicide em 19 Ago 2008, 16:13

Observe que está escrito que você deve se engajar ao alvo depois de desafiá-lo, o que me leva a seguinte conclusão: se você marcar o inimigo no início do seu turno, você deve engajá-lo ainda nesse turno para o desafio ter efeito; já quando você usa esse poder no fim de seu turno, a duração se estende ao turno seguinte, pois nesse caso não lhe resta ações para se engajar a esse oponente ainda nessa rodada. A afirmação ''no seu turno'', nesse caso, seria mais uma alusão de que esta deve ser a sua próxima ação depois do desafiar o oponente, para evitar que o paladino se use de artifícios como marcar um oponente e correr para atacar outro que esteja numa direção oposta, por exemplo. A idéia é que o paladino vá atacar o inimigo que acabou de ser marcado e não qualquer outro oponente presente no combate.

Mas qual é a diferença entre usar Divine Challenge no início ou no final do turno? Não há diferença alguma, visto que os benefícios diretos do Challenge só são aproveitados no turno do inimigo. Se eu movo e ataco um inimigo, mas quero marcar outro, deveria fazer diferença o momento em que uso o Challenge num turno?

A única exceção é quando você usa um poder (como o Holy Strike) que dá benefícios contra um alvo marcado. Contudo, nesse caso você vai atacar o alvo de qualquer jeito, o que não faz diferença para a condição imposta pela Divine Challenge.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lunguinho em 19 Ago 2008, 16:38

Deicide escreveu: Mas qual é a diferença entre usar Divine Challenge no início ou no final do turno? Não há diferença alguma, visto que os benefícios diretos do Challenge só são aproveitados no turno do inimigo. Se eu movo e ataco um inimigo, mas quero marcar outro, deveria fazer diferença o momento em que uso o Challenge num turno?

É mesmo, não tinha visto por esse lado... Mas ao reler o texto acredito que achei a a explicação para esse impasse:

On your turn, you must engage the target you challenged or challenge a different target.

Ele diz que no turno do paladino ele deve engajar ou desafiar um novo inimigo. Acho que nessa afirmação de escolher entre desafiar outra pessoa ou não, tá implícito que é no turno seguinte, pois uma marca anula a outra e não faz sentido usar divine challenge duas vezes no mesmo turno. Você marca numa rodada, aí na outra, ou você engaja no inimigo ou marca outra criatura, caso contrário o desafio perde o efeito e você fica impossibilitado de usar esse poder na próxima rodada. Interpretando as coisas dessa forma o texto passa a fazer muito mais sentido.
Lunguinho

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 19 Ago 2008, 20:24

já quando você usa esse poder no fim de seu turno, a duração se estende ao turno seguinte, pois nesse caso não lhe resta ações para se engajar a esse oponente ainda nessa rodada.

Esse argumento não procede porque terminar de fazer ações não indica o final do turno, pois existe a fase de encerramento do turno que é quando você faz saving throws.

Acho que nessa afirmação de escolher entre desafiar outra pessoa ou não, tá implícito que é no turno seguinte, pois uma marca anula a outra e não faz sentido usar divine challenge duas vezes no mesmo turno.

Esse argumento ficou melhor. :aham:
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor kaishakunin em 02 Out 2008, 15:04

Existe alguma ordem para a liberação do conteúdo da Dragon, ou é aleatório?
Pergunto, pois o table of contents apresenta como classe de playtest (tal como o Artificier em edições anteriores) o Bárbaro.
kaishakunin

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Iron Man em 02 Out 2008, 15:36

Olá pessoal

kaishakunin escreveu:Existe alguma ordem para a liberação do conteúdo da Dragon, ou é aleatório?
Pergunto, pois o table of contents apresenta como classe de playtest (tal como o Artificier em edições anteriores) o Bárbaro.

Na verdade há um calendário de lançamento do material da Dragon. Eles até colocaram este calendário no site deles, que pode ser visto neste link. Mas aproveite quanto pode que parece que eles vão começar a cobrar pelo serviço a partir do dia 17/10/2008. Ficando assim um material não gratuito.

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor kaishakunin em 02 Out 2008, 16:10

Obrigado Iron Man.
Bem, pelo menos está previsto de que o bárbaro saia dia 06/10, então teremos acesso livre a ele.
kaishakunin

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Kinn em 06 Out 2008, 01:34

Notícias de última hora:

http://www.wizards.com/files/368_Playtest_Barbarian.pdf

O Bárbaro será striker :blink: :queixo: :shock:

Edit.
Cara, mesmo assim achei muito legal, mesmo após a surpresa.
Kinn

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Youkai X em 06 Out 2008, 02:32

Mas o Rage strike podia ser descrito com um pouco mais de clareza. E um bárbaro poder usar ataques que causam tanto dano como at-will no encontro após gastar uma fúria não é algo muito roubado :queixo: ?

De qualquer forma adorei as battle auras (tá, os efeitos extras das rages, mas chamo logo de Battle Auras) dos bárbaros XD .
Youkai X

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor kimble em 06 Out 2008, 08:31

Lembra as versões finais das matérias passam por revisão. A do Star Pact, por exemplo, teve alterações num feat para torná-lo mais claro na versão final da revista.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Deicide em 06 Out 2008, 08:53

Barbarian é striker? Inesperado, mas legal.

Os At-will dele ficaram muito bons! :queixo: Mas não é overpower: como striker, Howling Strike não é melhor do que um Ranger atacando seu quary ou um Rogue usando ataque furtivo. Recuperating Strike é praticamente obrigatório para compensar os baixos PVs, e adorei a solução de dar PVs temporários a cada oponente abatido: reduz a necessidade de AC e PVs, e dá aquela sensação do barbarian sair ignorando ferimentos.

Meu único pé atrás está nos Rage. Eles são todos muito bons, mas são poderes diários. Talvez lá no Paragon não faça diferença, porque você terá praticamente uma Fúria por encontro, mas em níveis baixos isso não significa que o Bárbaro só será realmente efetivo em um ou dois encontros do dia? Ou o bárbaro está equilibrado sem Fúria, e com Fúria fica over? O que acham?

E Rage of the Primal Beast (Nível 29) é roubado pra caralho. "Até o final da fúria, você tem bônus nos ataques igual ao número de inimigos que puder ver"? Ou seja, bônus entre +1 (aceitável) e +5 (já tá apelando) ou +8 ou mesmo +12 (ROUBADO!!!!) se tiver minions em jogo?

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor juma em 06 Out 2008, 09:21

Recuperating Strike é praticamente obrigatório para compensar os baixos PVs

Baixos PVs? Ele tem o mesmo PV de um guerreiro ou paladino do mesmo nível. :blink:
juma

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor kimble em 06 Out 2008, 09:35

Guerreiros e paladinos só ganham 6 pvs por nível?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários