Ideias para Enigmas.

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Bahamute em 26 Set 2007, 12:17

Olá pessoas!

Estou aqui para pedir humildemente a ajuda de vocês.

Comecei uma campanha sabado passado, de 1º Nível, cujo o foco não é combate.
A campanha se passa em um cenario proprio, e é baseado no antigo egito, utilizando o panteão faraonico do Divindades e Semideuses.

Na proxima aventura, eles irão se deparar com um tumulo de um antigo faraó morto, uma piramide, repleta de armadilhas e maldições.
As portas serão trancadas, mas não poderão ser abertas com abrir fechaduras, força bruta, etc.
Mas sim, com a resolução de alguns enigmas, faceis no começo, e dificeis no final.

Qual a melhor coisa a se usar?
Enigmas de verdade, testando a capacidade dos jogadores?
Ou enigmas ficticios, testando os personagens em sí? (Cujo os mesmos, serão resolvidos com testes de conhecimento, inteligência, etc.)
Se a primeira ideia, usar enigmas verdadeiros, vocês tem alguma indicação? De enigmas faceis e dificieis?

A piramide inteira só vai ter um combate, que será no final, com a mumia amaldiçoada do Faraó.
por isso, quero que os desafios sejam na verdade os enigmas (e as armadilhas).

A Xp será distribuida conforme os desafios.

Agradeço a ajuda.

Abraços!
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Ideias para Enigmas.

Mensagempor oculto em 26 Set 2007, 13:32

A questão de se usar enigmas para os jogadores é justamente a dificuldade. Você como mestre pode se ver contra a parede caso a aventura se torne frustrante para os jogadores por não conseguirem dar continuidade a mesma devido a um enigma ñ resolvido. A idéia é que sejam enigmas fáceis.
Enigmas baseados na capcidade do personagem podem ser úteis, porém devem ser usados com limitação. Personagens que possuem um bom investimento em graduações de conhecimento podem ficar bastante satisfeitos por seu investimento "estar dando retorno".
Armadilhas é o que há!! D&D é um jogo de estratégia, brincar apenas com a parte intelectual da sessão vai torná-la, por falta de palavra melhor, chata. As armadilhas trarão certa tensão para que não saiam pensando que tudo será muito fácil até o salão "final".

Agora... idéia para enigmas sinceramente vou ficar te devendo.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Agnelo em 26 Set 2007, 13:47

Que tipo de enigmas tu estás pensando bahamute?

Coisas do tipo questões ou enigmas simples? Tinha um tópico na spell forever que era ótimo, infelizmente o eltor trancou o fórum ¬¬ , mas creio que não demora muito aparece alguém aqui com dicas boas...

Mas eu concordo com o oculto, esse tipo de coisa pode a ficar meio maçante no decorrer da sessão

Sugestão:
já jogaste Lufia? ou algum outro RPG com bastante puzzles como alundra, acho que dá pra fazer bons desafios que usem as habilidades de todos os personagens de forma divertida e sem combates, por aquele bando de vagabundos pra pensar mais que rolar dados e ainda bate bem com o clima de uma anitiga pirâmide cheia de mistérios, que tu acha?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Corvo da Tempestade em 26 Set 2007, 14:31

Mas eu concordo com o oculto, esse tipo de coisa pode a ficar meio maçante no decorrer da sessão

[2]

Ainda tenho "calafrios" quando penso na "torre dos espelhos" (um dungeno que nosso mestre colocou 100% baseado em enigmas)

um exemplo (que vc pode, ou não, adaptar para sua história): Uma sala dividida por um imenso abismo, de um lado, os PC's e um grupo de pessoas famintas, do outro, um grande banquete. Obviamente nosso objetivo era levar os famintos para o banquete :roll: como fazer isso? bem o abismo tinha uma área escondida que dava pra "passar" (meio ao estilo de "indiana jones e a última crusada"
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Bahamute em 26 Set 2007, 14:31

Entendo.
Realmente, acho que quebra cabeças bem dosados ficariam melhor.
O que eu quero, é uma dungeon que deixe explicito o tema egipcio.
As armadilhas vão existir em abundancia, afim de substituir os combates, porém, o que eu queria era algo que substituisse os "Abrir Fechaduras" nas portas, queria que elas fosse abertas com a solução de alguns enigmas, ou quebra cabeças como mencionado acima!

Obrigado pelas ideias.
Aquele abraço!
Bahamute

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Lady Draconnasti em 26 Set 2007, 15:41

Prince of Persia também tem pluzze a torto e a direito... E com direito a Ataque Furtivo XD
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Ideias para Enigmas.

Mensagempor louc0 em 26 Set 2007, 17:20

Eu gosto de jogar no meio: se é pra por un enigma, que o jogador o resolva. Mas use os atributos de seu personagem para conseguir dicas (um teste de inteligência, por exemplo). DC 10 para uma dica boba, que praticamente não ajuda. DC 15 pra colocar o cara no caminho certo e DC 20 pra praticamente entregar o jogo. Tu pode adaptar as dificuldades de acordo com o seu estilo de jogo, mas recomendo que não se permita vários testes por grupo. Deixa o mais inteligente fazer e já era.

A-Como posicionar 10 soldados em 5 filas com 4 soldados em cada?

Dicas:
SPOILER: EXIBIR
DC 10: Um soldado pode (e deve) estar em mais de uma fila ao mesmo tempo.
DC 15: Olhar para o céu pode lhe ajudar.
DC 20: Pois o céu está cheio de estrelas.

Resposta:
Imagem

B-Tendo 6 cubos de tamanhos iguais, como dispor eles de forma que cada um deles toque em todos os outros.

Dicas:
DC 10: Trabalhar em dois níveis é fundamental.
DC 15: Estes cubos podem formar letras.
DC 20: Duas letras iguais, e não estou falando do L ou do I.

Resposta:
Imagem

C-Em uma teia de aranha, haviam 17 criaturas, entre aranhas e moscas. Sabendo que havia um total de 120 patas, quantas aranhas e quantas moscas estavam na teia?

Dicas:
DC 10: Moscas tem 6 patas, aranhas 8.
DC 15: Se todas as 17 criaturas fossem moscas, sobrariam 18 patas. Se as 17 fossem aranhas, faltariam 16.
DC 20: E se dividir as patas que sobram ou faltam pela diferença do número de patas, que informação eu obtenho?

Resposta:
9 Aranhas e 8 moscas
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Agnelo em 26 Set 2007, 17:39

Quando eu crescer quero ser igual ao louc0 :laugh:

Muito bons teus enigmas, mas acho que a forma que tu usou e explicou, os testes de perícia/habilidade pra ajudar os jogadores foi a parte mais interessante...

Com certeza deve valer a pena usar essa mecânica
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Bahamute em 30 Set 2007, 13:51

Ôrra louc0!
Valeu mesmo cara!
Minha sorte foi que eu não pude mestrar nesse sabado, pois minha sobrinha estava meio doente e eu estava no hospital, a aventura foi remarcada pra sabado que vem.

Obrigado pelas dicas!
E relamente, essa ideida do meio termo entre personagem e jogador foi uma mão na roda!
Obrigado mesmo!

E vou usar os teus enigmas no jogo :bwaha:
Aquele abraço!
Bahamute

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Torneco em 30 Set 2007, 15:19

Uma idéia que eu usei em uma mesa minha foram várias armadilhas que deveriam ser desarmadas pelo grupo. Por exemplo, uma sala cheia daquele fungo que suga o calor das coisas e dá dano por frio. E lá atrás na masmorra, tinha um corrego com uma água muito fria, que podia ser usada pra matar esse fungo. Ou então, aqueles pêndulos que ficavam cortando a sala, eles tinham que travá-los com alguma coisa. Tipo, eu usei várias armadilhas clássicas, mas, deixei eles as desarmarem com a criatividade deles.

Você pode ver as armadilhas do D&D mesmo e entar aplicar essa idéia.
Torneco

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Ric.freitas em 01 Out 2007, 16:00

Duas sugestões.
1º) Use a idéia de armadilhas e enigmas ao mesmo tempo. Por exemplo, existem duas portas que levam à outra sala, você só precisa passar por uma delas. Uma das portas se abre com a resolução de enimga, a dá acesso a um desafio que deverá ser ultrapassado e esse desafio pode ser uma armadilha ou um monstro.

2º) Não use armadilhas, use encontro de armadilhas. É uma idéia muito interessante apresentada no suplemento Cityscape, a ideía básica é todos contribuírem de forma mais efetiva quando se deparam com uma armadilha, não apenas o ladino.
Ric.freitas

Ideias para Enigmas.

Mensagempor batosay em 14 Out 2007, 20:39

Posso dar uma incrementada na sua resposta louco?plz :b ...
tipo...ao invés de simplesmente fazer tais perguntas ao grupo,criar uma situação aonde eles tenham q resover estes enigmas fisicamente...tipo...

os 10 soldados poderiam ser 10 estatuas de soldados de pedra ou mármore dentro de uma sala da pirâmide...assim...além do mestre testar a capacidade de cada jogador...ela testa tb a dos personagens...tipo...relativo a testes de forças para mover as estatuas e tudo mais...
e pra deixar claro q eles tem q mover as estatuas,ele podia dexar alguma dica sutil como marcas de fileiras no chão...

ow,louco...gostei das suas idéias...criações próprias?ou tirou de algum lugar? :aham:

ah ,alias,naum se preocupe bahamute, naum li nem as dicas nem as respostas dos enigmas...eu fiquei curioso pra ver o tópico q vc tinha criado,naum sabia q era relativo justamente a nossa mesa ¬¬...
fui...
e então ela decidiu caminhar no túnel... afinal, o túnel é um ótimo lugar para se caminhar...
batosay

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Bahamute em 14 Out 2007, 22:28

Realmente espero que não... Agora, se os enigmas forem solucionados por você, e rapidamente, esqueça sua XP :bwaha:
Aquele abraço!
Bahamute

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Dragão de Bronze em 15 Out 2007, 12:49

Põe eles no túnel da verdade.

Eu adorei essa, eu ri demais mestrando isso.

O túnel é pequeno, mas tem um campo ilusório, e quem entra nele pensa que ele é enorme. E qualquer coisa dita pelos players se torna verdade - dentro do túnel.

É apenas ilusão, mas dá pra se divertir muito com a hora do desespero em que eles pensam "putz, esse túnel não acaba..." ou quando um solta um "pqp" e começa a ouvir choro logo ao lado deles XD

Eles só saem se disserem que estão saindo.

Aí, quando um percebe, fala que tem uma espada vorpal dançarina da velocidade combista muito louca com todos os elementos +100 e depois sai.
E quando sai percebe que a espada ficou lá dentro. Afinal, era só uma ilusão. A mente deles não acompanhava o corpo.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Ratinho em 05 Mar 2008, 21:41

Um enigma curto e interessante seria:
" Na 1ª fase, ou a fase da manhã, tenho 4 pernas, na 2ª fase, ou fase da tarde, tenho 2 pernas, na 3ª fase, ou fase da noite, tenho 3 pernas... quem sou eu?" .... (pode colocar pra ficar mais fácil " fase da vida")..

R- Ser Humano ( 1- anda se arrastando, 2- normal, 3ª idade - 2 perna e bengala)
Ratinho

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários