Dear Lady,
Muito obrigado pela movimentação... outras pessoas comentaram sobre o lugar apropriado do tópico, mas nenhuma mostrou poder > 9.000 e portanto não o moveram para a Taverna. Eu te agradeço pelo empurrãozinho
... e agora, para algo completamente diferente: Estava eu tomando banho, frio, tentando retirar a uruca que sempre se impregna nas nossas vísceras após mais uma discussão sobre AD&D e 4D&D, quando me vi resmungando o seguinte:
Luminus resmungou blablabla, kit disso, CdP daquilo, Heroic, Paragon, Epic, tiers, roles, uscambau... daqui a pouco, teremos até classes de prestígio para grupos de jogo...
Desnecessário dizer que, nessa hora, eu deixei cair o sabão (ainda bem que fui dispensado do exército: eu deixo o sabão cair em média 2,8 vezes por banho).
Seria essa idéia do "talento grupal" interessante? Será que uma espécie de "modificador coletivo" para um determinado grupo de personagens que sempre age junto seria viável? Como poderia ser implantado mecanicamente?
Eu pensei na seguinte maneira: quando os personagens chegassem a um nível apropriado, cada personagem do grupo abdicaria de um talento ou poder diário, e então essa "energia" seria convertida no talento coletivo. Esse talento poderia ser algo como:
+ TROPA DE ASSALTO: O grupo recebe um bônus de +2 em todos os testes de iniciativa;
+ GRANDE FEITO DE PROTEÇÃO: Uma vez por dia, você pode escolher fazer um teste de resistência ou um teste de perícia no lugar de outro membro do grupo, desde que sua chance de passar no teste seja maior que a dele ou dela;
+ ATAQUE DE ROLDÃO: Uma vez por combate, você pode permitir que outro personagem do grupo ataque em seu lugar. O mesmo personagem não pode ser escolhido mais de uma vez durante o mesmo combate.
E aí, o que me dizem? Parece prático? Não se prendam muito nos exemplos: eu sou péssimo em mecânicas de jogo... pensem na idéia, no grupo agindo como um grupo, nos personagens sacrificando o avanço individual e recebendo um bônus coletivo proporcionalmente maior, porém mais limitado.
Eu acho que, dessa vez, eu acertei
E!