True20 Expandido da SpellRPG

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor DracoDruida em 01 Out 2007, 20:34

Bem, eu não tenho fama de criar projetos com sucesso, mas tudo bem. O negócio é não desistir. :b
A idéia inicial é fazer um sistema de técnicas e estilos de luta para true20. Se o pessoal se mantiver no projeto e nós "concluirmos" isso, podemos tentar fazer um sistema de magia melhor que o do básico para true20 (por isso o nome ser um nome assim, mais "genérico" ^_^ )

Intenção

A idéia inicial é criar um sistema de técnicas de combate para o True20. Não, não sistemas fantásticos de lançamento de energia à distância com a espada ou invocar trovões com a lança. (Talvez isso depois ou como opção. :roll: )
Técnicas possíveis de serem realizadas, algumas até mais difíceis, outras mais complexas, mas não criar chamas ou gelo do nada na espada. Talvez no mais fantástico algo no nível de Rurouni Kenshin (Samurai X). (Uma luta aqui, de exemplo para ver como é Rurouni Kenshin)

Estilos e técnicas de combate não é só coisa de oriental, não! Isso pode ser visto aqui e aqui, por exemplo.
É algo que expande as opções para o True20, e creio que não será muito complicado, pois o True20 em si não é um sistema tão complicado quanto o D&D.

Bom, eu pretendo criar algo bem legal. Espero que o pessoal se interesse e participe do projeto. ;)
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor Eltor Macnol em 01 Out 2007, 20:43

Draco, me pentelhe sobre isso no MSN e talvez você consiga me convencer a finalmente ler o True20 e participar do projeto. :)
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor DracoDruida em 01 Out 2007, 20:45

Com prazer! :cool:
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor AKImeru em 01 Out 2007, 21:02

Técnicas possíveis de serem realizadas, algumas até mais difíceis, outras mais complexas, mas não criar chamas ou gelo do nada na espada. Talvez no mais fantástico algo no nível de Rurouni Kenshin


Eu acabei de ver uma contradição na sua ideia e ela esta nessa parte do texto.


DEFINA o que você quer do sistema, idealize antes, para depois por a mão na massa senão você vai ter um sistema "tipo Rurouni Kenshin mas tipo não".


Por que eu digo isso? Nada contra Rurouni Kenshin(os OVAs arrebentam) mas é que Kenshin é exatamente isso que você descreveu. Temos pessoas usando espadas flamejantes(Não interessa a explicação pseudo cientifica absurda), cuspindo fogo, voando, e PARALISANDO PESSOAS. Concorda comigo que é exagerado?

Minha dica: Assista filmes de chanbara um pouquinho mais recentes(decada de oitenta, setenta) e compare com o anime de Rurouni Kenshin. Lá vc vai ver tecnicas, e espadachins gritando os nomes das tecnicas após atingirem seus oponentes com elas, mas são bem menos "overpowered" como nos animes.

A não ser é claro, que você queira fazer isso. Mas não se engane, se fizer algo baseado em Kenshin você terminará com todos esses exageros mencionados.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor Agnelo em 01 Out 2007, 22:17

O Oda tem alguma razão, apesar de eu achar que o draco tava pensando em coisas menos absurdas em Rurouni Kenshin, como o Hajime Saito e uma parte dos golpes do kenshin, por exemplo...



No mais acho que true20 pode ser interessante pra isso sim, mas depois de ver Mutants and Masterminds comecei a achar true20 um sistema covarde, tá tudo ali em M&M, mas eles não tiveram coragem de apostar no que eles próprios já tinham, e que por sinal ficou muito bom...
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor Tabris em 01 Out 2007, 23:54

To dentro do projeto se ele for mais realistado que fantastico.
Mas d qualquer forma por ser True20 eu to ajudando.

EDIT: Algo q poderia ser interessante é adaptar o conceito de alguns talentos de D&D que funcionam mais como um truque só como técnicas para permitir que eles ainda existam mas ao mesmo tempo não fique estranhos em um sistema em q talentos representam coisas mais genéricas. Um exemplo disso que vem na minha cabeça é o Leap Attack embora n seja bem o melhor exemplo.

Locke Winchester escreveu:O Oda tem alguma razão, apesar de eu achar que o draco tava pensando em coisas menos absurdas em Rurouni Kenshin, como o Hajime Saito e uma parte dos golpes do kenshin, por exemplo...



No mais acho que true20 pode ser interessante pra isso sim, mas depois de ver Mutants and Masterminds comecei a achar true20 um sistema covarde, tá tudo ali em M&M, mas eles não tiveram coragem de apostar no que eles próprios já tinham, e que por sinal ficou muito bom...

Não entendi o seu ponto...
É o mesmo sistema do M&M e Blue Rose só que é adaptado para outro tipo de jogo.
A n ser q vc fale dele ter as roles no lugar de ser um sistema de pontos, ai eu até concordo.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor Youkai X em 02 Out 2007, 00:26

Esses truques de Rurouni Kenshin não são nada perto do Afro Samurai. Como seria fazer alguém que apara espadas com o cabelo e que parte balas potentes em pedaços com a kataná pra que esses mesmos peddaços matem as pessoas atrás do afro-samurai?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor Lune em 02 Out 2007, 00:59

True20? :sobrancelha:
Como diria o grande Didi Mocó, quisuisso?
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor Agnelo em 02 Out 2007, 08:31

Tabris escreveu:Não entendi o seu ponto...
É o mesmo sistema do M&M e Blue Rose só que é adaptado para outro tipo de jogo.
A n ser q vc fale dele ter as roles no lugar de ser um sistema de pontos, ai eu até concordo.


Era exatamente o que eu tava pensando, eu fui um pouco duro com o sistema, com o qual eu simpatizo, mas creio que com a adoção de sistemas de pontos e níveis de poder o sistema poderia abarcar muito mais coisas, além de encontrar um nicho mais específico, evitando até como forma de evitar comparações com outros d20.

Pra que ninguém pudesse dizer que é um DnD com sistema de dano ruim como já ouvi :b
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor ShinRyuu em 02 Out 2007, 10:20

Lune, já ouviu falar em Mutants & Masterminds? Ou Blue Rose? O True20 é basicamente o M&M em estilo espada&magia, evoluído a partir do Blue Rose. São da editora Green Ronin.

Se não ouviu falar de nenhum desses, é uma simplificação profunda do d20 System, com magias funcionando como perícias, algo similar ao Ars Magica, e um sistema de níveis de vitalidade que substitui os pontos de vida. Chama-se True20 porque o único dado usado é o d20, pois dano é definido parecido com uma jogada de Fortitude, e o grau de sucesso tira um número definido de níveis de vitalidade. Eu até acho legal a idéia de só usar 1 tipo de dado, mas esses níveis de vitalidade são pouco mais do que pontos de vida disfarçados, pois você ainda tem que ficar marcando uma pontuação na ficha... o que adiciona é só que o dano que você toma diminui tuas capacidades combativas, o que é até interessante. Mas eu prefiro o esquema de PV, Tolerância a Dano e Graus de Condição do SWSaga.

Edit: Outros pontos dignos de nota são que o True20 só tem 3 classes (guerreiro, especialista e mágico) e todas as habilidades de classe são tratadas como feats. E as perícias são bem simplificadas, similarmente a SWSaga.
Avatar do usuário
ShinRyuu
 
Mensagens: 1185
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:10
Localização: Salvador

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor DracoDruida em 02 Out 2007, 13:53

Oda: O Locke respondeu pra mim. De fato eu não estava pensando na espada bizarra do Shishio ou esse tipo de coisa. Tanto que o meu vídeo de exemplo de Rurouni Kenshin é a luta do Kenshin contra o Saito que tem como mais absurdos os saltos do Kenshin para o teto e paredes (o que, diga-se de passagem, não tem no mangá nessa luta). Obrigado pelo toque, e vou tentar seguir sua sugestão. :b

Tabris: Beleza. =)
Quanto à idéia dos talentos, eu gostei. Realmente faz sentido.

Esses truques de Rurouni Kenshin não são nada perto do Afro Samurai. Como seria fazer alguém que apara espadas com o cabelo e que parte balas potentes em pedaços com a kataná pra que esses mesmos peddaços matem as pessoas atrás do afro-samurai?

Omfg.

De qualquer forma, é bom ver que tem pessoas se interessando pelo projeto! :)
Por enquanto a idéia é juntar pessoas para podermos nos organizar e começar a pôr a mão na massa!
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor AKImeru em 02 Out 2007, 14:26

Tanto que o meu vídeo de exemplo de Rurouni Kenshin é a luta do Kenshin contra o Saito que tem como mais absurdos os saltos do Kenshin para o teto e paredes (o que, diga-se de passagem, não tem no mangá nessa luta). Obrigado pelo toque, e vou tentar seguir sua sugestão.



Então é a LUTA que você pos como exemplo e não a serie. Serio dá para fazer aquilo com descrição pura. Teve uma(duas?) tecnicas :p. Mas acho que saquei onde quer ir.


Mesmo assim, acredito que definir melhor a ideia seria o primeiro passo. Por que não o faz?
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor Tabris em 02 Out 2007, 17:57

Lune escreveu:True20? :sobrancelha:
Como diria o grande Didi Mocó, quisuisso?

True20 é um sistema baseado no d20 publicado pela Green Ronin. O sistema tem como carros chefes o foco em um jogo mais rápido, na simplificação da mecânica (ambas tendências que ele e outros RPGs precederam e que vão estar na 4ª Edição), a liberdade em criar personagens bem customizaveis, as regras fáceis de mudar, o sistema de magia não-vanciano e o fato de ser genérico.

Locke Winchester escreveu:
Tabris escreveu:Não entendi o seu ponto...
É o mesmo sistema do M&M e Blue Rose só que é adaptado para outro tipo de jogo.
A n ser q vc fale dele ter as roles no lugar de ser um sistema de pontos, ai eu até concordo.


Era exatamente o que eu tava pensando, eu fui um pouco duro com o sistema, com o qual eu simpatizo, mas creio que com a adoção de sistemas de pontos e níveis de poder o sistema poderia abarcar muito mais coisas, além de encontrar um nicho mais específico, evitando até como forma de evitar comparações com outros d20.

Pra que ninguém pudesse dizer que é um DnD com sistema de dano ruim como já ouvi :b

Ele já tem um nicho bem especifico por causa da mecânica simplificada, sistema de magia diferente, por ser genérico, ser incluído em um livro só, ser mais livre e customizavel.
Na minha opinião nem faz tanta diferença o sistema de pontos ou não, ainda mais podendo criar roles novas com o Companion.
Mas nem é tão difícil adaptar ele para usar o sistema de pontos assim, se sair um "Companion II" provavelmente vai ter até regras oficiais para isso.

A opinião de cada um é de cada um, se a pessoa reduz um jogo como esse a um D&D com um sistema de danos ruim eu só posso ter pena dele, acho até melhor que nem jogue.

E vale lembrar que um sistema de criação por pontos é mais complexo e True20 tenta ser simples, o sistema de criação por pontos funciona muito bem para M&M pq é um sistema de supers, mas a coisa complicaria em um outro RPG onde os personagens não são tão bem definidos por capacidades especificas.

ShinRyuu escreveu:Lune, já ouviu falar em Mutants & Masterminds? Ou Blue Rose? O True20 é basicamente o M&M em estilo espada&magia, evoluído a partir do Blue Rose. São da editora Green Ronin.

Se não ouviu falar de nenhum desses, é uma simplificação profunda do d20 System, com magias funcionando como perícias, algo similar ao Ars Magica, e um sistema de níveis de vitalidade que substitui os pontos de vida. Chama-se True20 porque o único dado usado é o d20, pois dano é definido parecido com uma jogada de Fortitude, e o grau de sucesso tira um número definido de níveis de vitalidade. Eu até acho legal a idéia de só usar 1 tipo de dado, mas esses níveis de vitalidade são pouco mais do que pontos de vida disfarçados, pois você ainda tem que ficar marcando uma pontuação na ficha... o que adiciona é só que o dano que você toma diminui tuas capacidades combativas, o que é até interessante. Mas eu prefiro o esquema de PV, Tolerância a Dano e Graus de Condição do SWSaga.

Edit: Outros pontos dignos de nota são que o True20 só tem 3 classes (guerreiro, especialista e mágico) e todas as habilidades de classe são tratadas como feats. E as perícias são bem simplificadas, similarmente a SWSaga.

É... ler o livro antes d postar ajuda...
A maior parte do que vc disse está certo, vou citar oq vc errou.

1 - O sistema é genérico, pode ser usado apra qualquer tipo de cenário, não só fantasia.
2 - Magias não funcionam como pericias, vc as pega + ou - como talentos diferente chamados Poderes, cada poder funciona de uma maneira diferente mas geralmente eles envolvem um teste como de pericia para se azer algo, funcionam sempre da mesma forma, se baseiam no seu nivel de magia e/ou pedem um teste para resistir a fadiga, de forma similar a GURPS ou a maneira com que a magia funciona nos ROMANCES de Dragonlance (Raistlin desmaiando se faz muita magia e etc)
3 - O sistema de vitalidade não funciona bem como vc descreveu, cada ataque que vc recebe vc faz o teste resistido de Toughness contra um CD que é o dano causado pelo ataque. Se passar não leva dano mas se falhar vc é atingido e recebe uma condição de dano dependendo do resultado, essa condição da penalidades nas suas ações e uma penalidade na sua próxima jogada de Toughness de forma que quando mais condições vc vai levando mais fácil ficar de vc falhar por muito e ir parar em uma condição pior como Disabled ou Dying.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor AKImeru em 02 Out 2007, 18:57

M&M é open GL? Podemos usar e não sermos presos :b ?
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

True20 Expandido da SpellRPG

Mensagempor Tabris em 02 Out 2007, 19:10

Oda Nobunaga escreveu:M&M é open GL? Podemos usar e não sermos presos :b ?


Livro básico do M&M Segunda Edição escreveu:The following is designated as Product Identity, in accordance with Section 1(e) of the Open Game License, Version 1.0a: all character and place names and descriptions, all
artwork and images, power points, and hero points.
The following text is Open Gaming Content: Introduction, Chapters 1 through 9, and all stat blocks in Chapter 11 and the adventures, except for material previously
declared Product Identity.

Ou seja, tudo menos o cenário deles.

Só para tirar duvidas, o do True20:

Livro básico do True20 escreveu:The following parts of Chapters 1 through 8 and the
Introduction are designated as Product Identity,
in accordance with Section 1(e) of the Open Game
License, Version 1.0a: all character and place
names and descriptions, all artwork and images.
All other text is Open Gaming Content, except for
material previously declared Product Identity.

Ou seja, tudo é OGC menos os cenários

Sobre a luta do video cheguei a seguinte conclusão, está meio confuso e escrevi sem ter muito noção do anime (li o manga faz muito tempo) e sem nenhum livro como guia, espero que alguem ntenda e possafazer bom proveito:

- No começo o Kenshin tentou pular e atacar o Saito na queda, se aproveitando da energia cinética no golpe para acrescentar mais força, poderia ser descrito como um Power Attack (Ou Finesse Attack?) do Kenshin que ele errou e o Saito aproveitou para atacar. Também tem um talento do True20 Freeport Companion chamado Riposture que pooeria ser usado para descrever essa e outras cenas da batalha.
- Quando o Kenshin tá caido no fundo da sala o Saito usa uma investida e vai na direção dele, mas eu sei pelo mangá (eu n vi o anime mas li o manga) que é um tecnica dele, talvez uma espécie de investida que da mais dano. Nesse momento o Kenshin tenta aparar e contra-atacar (Riposture denovo?) mas falha, o Saito então atira ele na parede com a força do corpo dele (um encontrão, em termos de regra ele fez absolutametne nada, a não ser q o Kenshin atacou e ele usou Riposture para contra-atacar.
- Caido e encostado nap arede Kenshin é tomado pelo instinto assasino de Hitokiri, ele usa Rage
- Kenshin vem em investida e desaparece em pleno ar devido a velocidade extrema (Só consigo explicar isso através da magia, ele ativou Haste) mas o Saito interrompe o ataque dele e da um chute (esse foi claramente um Riposte). Depois Kenshin faz um rolamento, seria u mteste de acrobacia para naõ sofrer Knockdown? Sabemos que D&D e True20 não tem um sistema que represente isso.
- Kenshin se levanta e esquece totalmente dos ferimentos (Ele usou Determination, sua core hability de guerreiro, gastando um ponto de convicção e perdendo todas as suas condições de dano)
- Kenshin vem se aproximando andando (Pode parecer idiota mas na verdade oq eles está fazendo é ativar seus Poderes como Combat Sense por exemplo), enquanto isso Saito gasta uma ação de rodada completa mirando (Oq em True20 significa +10 de bonus para acertar no próximo ataque)
- Saitou tenta novamente sua "investida devastadora" (All-Out Attack?) mas apesar de ter gastado uma rodada mirando o resultado não é alto o bastante para acertar Kenshin com seus poderes ativos. Kenshin ataca e acerta (O golpe em no pescoço poderia ser um critico ou um Finesse Attack bem sucedido). Saitou simplesmente não conseguiu alcançar o CD do Kenshin no teste de Toughness, ele leva uma condição de Dazed.
- Kenshin e Saito tomam a mesma iniciativa e dão uma investida um no outro, ambos aparam os ataques, sequem em uma sucessão de ataques aparados, Kenshin se utiliza de acrobacias e saltos (Power Attack ou Finesse Attack?) para tentar uma vantagem mas não consegue.
- Kenshin salta na parede e devolta (All-out Attack?) mas ambos aparam, Kenshin vai parar na parede e tenta outra vez, nesse momentos ambos ficam com as espadas encostadas em u mteste de força (seria alguma tecnica?) até que Saito coloca sua outra maõ e empurra a espada com ela, ele passa então a empurrar Kenshin até a parede (Provavelmente uma tecnica mas parecido com um encontrão)
- Kenshin se aproveita e da uma joelhada em Saito (A tecnica o empediu de usar a espada?) ele então salta sobre ele (Mas nesse caso poderia ser só ele se movendo para trás de Saito já que em True20 não temos ataques de oportunidade, em D&D ou no True20 com ataque de oportunidade que eu uso ele simplesmente usou a pericia Acrobacia).
- Outra investida (Ou All-Out Attack) mas dessa vez Kenshin tenta cortar o mal para rais e no lugar de acerta Saito usa Sunder em sua Katana e ele consegue.
- A espada está quebrada mas mesmo assim Saito a utiliza para tentar uma outra vez a sua tecnica de investida, ou ao menos parece, na verdade ele usa Bluff e atira a espada, Kenshin é atingido mas passa no teste de Toughness e não leva nenhuma condição de dano (Ele é simplesmente resistente demais).
- Saito usa Bluff denovo, se aproveita a distração de Kenshin e manda uma sequencia de socos (Tem um talento para isso em True20 mas eu n lembro o nome). Kenshin leva uma condição de Hurt.
- Saito usa pin em Kenshin que acaba falhando no teste e fica preso mas eventualmente conseque sair e o atinge com o punho da espada (ou aquilo era a bainha?), nada mais do que um ataque de oportunidade em D&D, mas não lembro se algo parecido acontece em True20. Kenshin gasta uma ação de movimento para se distanciar.
- Ambos dão novamente uma investida e erram quando são interrompidos por um homem queentra pela porta e grita...
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron