[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 20 Out 2008, 08:05

ArKHaN escreveu:os talentos descritos no livro do jogador tem restrição de level. esta restrição é:
1) vc nao pode/consegue usar o item ate ter o lvl necessario

Talento ou item? Decida-se!

Talentos são restringidos por nível. Você não pode pegar um Talento Paragon no Patamar Heróico, por exemplo. Itens não tem restrição. Um personagem de nível 1 pode ter um item de nível 30, se de alguma forma o Mestre for insano o suficiente para entregar um item desses no jogo.

2) nao é aconselhável o mestre dar determinado item pro jogador

Exato.

3) x

y

wands, staffs e afins dao bonus no acerto para as magias também? em um AdO, o mago dá uma "staffzada" na cabeça do monstro, o dano é 1[w] + força ou 1[w] + cons? ou algum outro valor?

Um staff é considerado um quarterstaff (arma) quando usado como arma corpo-a-corpo. Um staff mágico adiciona seu bônus de melhoria a ataque e dano em golpes corpo-a-corpo (além do bônus de prof. +2, mas lembre-se que esse bônus não se inclui quando você usa o staff como implemento).

Outros implementos não têm esse luxo: wands, orbs e rods não podem ser usados como armas de combate corpo-a-corpo.

O livro não especifica se quarterstaves (armas) mágicos podem ser usados como implementos para magos, assim adicionando seu bônus de melhoria em ataques e danos de magias de mago que usam implementos, mas em meus jogos eu considero que sim.

E quando um mago dá um ataque corpo-a-corpo com um staff, ele está usando um ataque básico corpo-a-corpo, e portanto usa sua força no ataque e no dano.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 20 Out 2008, 12:28

Um staff é considerado um quarterstaff (arma) quando usado como arma corpo-a-corpo. Um staff mágico adiciona seu bônus de melhoria a ataque e dano em golpes corpo-a-corpo (além do bônus de prof. +2, mas lembre-se que esse bônus não se inclui quando você usa o staff como implemento).

Outros implementos não têm esse luxo: wands, orbs e rods não podem ser usados como armas de combate corpo-a-corpo.

Se não me engano, na parte de implementos menciona que rods são equivalentes a light maces. Se menciona-se, supõe-se que funcione exatamente como esta arma.
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor juma em 20 Out 2008, 12:35

A rod is a short, heavy cylinder, typically covered in
mystic runes or inscribed crystals. As with most other
implements, you can’t make melee attacks with a rod.
juma

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 20 Out 2008, 12:37

Kinn escreveu:Se não me engano, na parte de implementos menciona que rods são equivalentes a light maces. Se menciona-se, supõe-se que funcione exatamente como esta arma.

Você está enganado. Pg 239: "A rod is a short, heavy cilinder, typically covered in mystic runes or inscribed crystals. As with other implements, you can't make melee attacks with a rod".

A não ser que tenha sofrido errata...

Edit: Juma passou na minha frente!

Editado: Dúvida!

O que acontece quando um poder tem um "save ends" no meio da descrição do "sustain"?

Por exemplo, o poder de Warlorck Curse of the Bloody Fangs, pg 134, tem a linha:

Sustain Minor: The target and any of your enemies adjacent to it take 1d10 damage (save ends)

Consultando a parte de "Sustain" (pg 59), ela direciona para "Durations" (pg 278), onde não explica o caso de haver sustain e save juntos. Lá diz apenas que em casos de efeitos iguais com durações diferentes, considera-se a duração mais longa.

Então, no caso desses poderes, o poder enquanto eu dar "Sustain" e, se eu parar de fazer sustain, o efeito ainda permanece até o oponente passar num "save"?
.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor juma em 20 Out 2008, 13:24

No nosso grupo tivemos a mesma dúvida e procuramos pela net para ver se achávamos alguma resposta oficial. Não achamos e o mestre acabou decidindo que o Sustain Minor só poder ser dado no próximo turno. Ou seja:

1 - Warlock usa o poder e causa o dano
2 - No turno do inimigo antingido, nada acontece
3 - No turno do warlock, ele gasta uma minor action para dar Sustain. O alvo do poder agora está sofrendo de uma condição que faz com que ele tome 1d10 de dano ongoing até que passe no save, e o dano tambem é causado em inimigos adjacentes a ele.

Depois disso o warlock nao pode mais dar sustain e a condição dura até o alvo passar no save. Foi assim que adotamos.
juma

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Anand em 20 Out 2008, 13:26

Deicide escreveu:Então, no caso desses poderes, o poder enquanto eu dar "Sustain" e, se eu parar de fazer sustain, o efeito ainda permanece até o oponente passar num "save"?

Eu entendo assim.
Anand

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ArKHaN em 20 Out 2008, 14:06

desculpa, era pra ser ITENS!
se staffs e afins nao dao bonus no acerto, eles tem um acerto muito pior que os outros "batedores" nao é mesmo?
a nao ser em leveis mals altos, onde todo mundo se fecha nas armaduras e as outras defs ficam iguais!
Editado pela última vez por ArKHaN em 20 Out 2008, 14:39, em um total de 1 vez.
"Vencer não é tudo, é preciso também humilhar o adversário."
"Existe um futuro onde só vejo névoas, e uma sombra solitária"
"Não se meta com magos, pois você é inflamável e conduz eletricidade"
ArKHaN

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor juma em 20 Out 2008, 14:34

The “Sustain” entry tells you if a power has an effect that occurs
when you take the action to sustain it.

Se essa frase estiver se referindo a palavra-chave effect (um efeito que acontece não importando se o ataque acerta ou erra), então esse poder não faz sentido algum, já que não há nenhum effect para sustentar. O que me faz pensar se o poder não deveria ser escrito assim:

Daily ✦ Arcane, Implement
Standard Action Ranged 10
Target: One creature
Attack: Charisma vs. AC
Hit: 2d10 + Charisma modifier damage.
Miss: Half damage.
Effect: The target and any of your enemies adjacent
to it take 1d10 damage (save ends).
juma

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 20 Out 2008, 14:37

ArKHaN escreveu:desculpa, era pra ser ITENS!
se staffs e afins nao dao bonus no acerto, eles tem um acerto muito pior que os outros "batedores" nao é mesmo?

O Staff é considerado um quarterstaff, logo ganha um bônus de +2 em ataques quando é usado como arma. Contudo, quando é usado como implemento, esse bônus não se aplica. O mesmo vale para outras armas-implemento, como uma arma Holy Avenger ou uma Pact Blade.

Nenhum implemento concede bônus no ataque, porque poderes baseados em implementos em geral atacam Fortitude, Reflexos ou Vontade, que são defesas geralmente menores em 1-3 pontos que a CA (a defesa principal para ataques armados). Obviamente, há poderes que são exceção, mas no geral essa regra prevalece.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor kimble em 20 Out 2008, 15:37

A warlock wielding a magic rod or wand can add its enhancement bonus to the attack rolls and the damage rolls of warlock powers, as well as warlock paragon path powers, that have the implement keyword.

E eu posso ter entendido mal tua afirmação, mas implementos somam sim seu bônus ao ataque dos poderes, quando eles tiveram o descritor implement.
Vide a descrição dos Wands e o Magic Wand básico, por exemplo.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 20 Out 2008, 15:44

kimble escreveu:
A warlock wielding a magic rod or wand can add its enhancement bonus to the attack rolls and the damage rolls of warlock powers, as well as warlock paragon path powers, that have the implement keyword.

E eu posso ter entendido mal tua afirmação, mas implementos somam sim seu bônus ao ataque dos poderes, quando eles tiveram o descritor implement.
Vide a descrição dos Wands e o Magic Wand básico, por exemplo.

Você entendeu mal porque eu expliquei mal mesmo.

Quando disse que nenhum implemento concede bônus em ataques, eu me referia ao "Proficiency Bonus" que armas concedem no ataque quando se usa um poder com a palavra-chave weapon. Implementos não têm naturalmente um "proficiency bonus" que dão aos ataques. Eu não estava levando em conta bônus de melhoria.

Em outras palavras: o staff, se usado como arma, dá +2 nos ataques armados (além do bônus de melhoria por ser item mágico), mas dá +0 (além do bônus de melhoria por ser item mágico) em ataques "de implemento".

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 20 Out 2008, 22:53

Poxa jurava que tinha lido do rod ao contrário - ainda mais pq na parte do warlock cita que se ele usar o rod como implemento não pode usar bonus de proficiência... sinal que há situações onde originalmente poderia fazer uso dele como arma... mas enfim...
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 21 Out 2008, 01:21

Onde foi que tu viu isso? Eu só vi a observação de que poderes de implemento não precisam dele pra serem usados, apenas não ganham os bônus... Não vi nada sobre bônus de proficiência...
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor cassiano em 21 Out 2008, 04:00

Um warlock usando uma wand+2 com seu eldrich blast soma o não soma esse bônus no acerto e no dano?
http://www.ligarpg.com.br

Quem lê assinatura?
cassiano

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários