Dados Amaldiçoados

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Dados Amaldiçoados

Mensagempor Yugoloth em 06 Out 2008, 21:36

Balth escreveu:
JOGADOR DE TORMENTA DETECTED

Tormenta é para nub que precisa de otimização pronta em um feat :linguinha:
Yugoloth

Dados Amaldiçoados

Mensagempor Gun_Hazard em 07 Out 2008, 09:50

Deicide escreveu:Estranho, o d20 branco do grupo não costuma dar azar.

Ou voce está falando isso só para me contrariar ou então...

...Voce é o Escolhido... :venera:
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Dados Amaldiçoados

Mensagempor Deicide em 07 Out 2008, 10:27

Ou talvez eu seja tão azarado com qualquer dado, que o azar do d20 branco pareça sorte.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Dados Amaldiçoados

Mensagempor oculto em 07 Out 2008, 18:15

Quando determinado dado é verdadeiramente maculado, não há bônus de ataque que acerte.
Neste caso,
o valor do bônus é diretamente proporcional a quantidade de "1"s rolados pelo dado! :cthulhu:
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Dados Amaldiçoados

Mensagempor kaishakunin em 07 Out 2008, 20:07

Deicide escreveu:Na 3.5 também ocorria, mas na 4e isso parece incomodar muito mais, por causa de poderes por encontro/diários e outros recursos esgotáveis, mas alguém mais está tendo encontros muito mais difíceis do que deveriam por causa de simples azar nos dados? [...]

Falando sobre a 4E especificamente.
Se me recordo bem, teu grupo não tem leader "puro", não é? Isso faz diferença.
Eu jogo com um Earthsoul Taclord no meu grupo (que ainda conta com um laser cleric): mesmo com dados baixos (8 para cima), o grupo geralmente acerta, pois são vários bônus (tem um jogador que até brinca de quem dá mais bônus, à moda Silvio Santos). Mas o dispêndio de Action Point é requisito para se usar os diários. Simplesmente porque o ranger humano acertou o diário tirando 7 no dado. Ele tinha +16 de bônus na chance de acertar (+6 de bônus próprio, +3 de Action Surge, +3 de Tactical Presence [e Tactical Assault] e +4 de Warlord's Favor [Encounter 1]).
Aliás, os poderes de Warlord favorecem muito a chance de acertar do grupo. Com "Lead the Attack" (Daily 1), eu garanto +5 de bônus contra um inimigo até o final do encontro (ou seja, faça a festa no boss, striker).

Outra coisa, por experiência própria, paladinos "versáteis" (não focados em Str ou Car) sofrem muito com chance de acertar.
Por fim, que arma vc usa (qual o bônus de proficiência)? Às vezes um +1 de proficiência é salvador.
kaishakunin

Dados Amaldiçoados

Mensagempor Deicide em 07 Out 2008, 23:38

kaishakunin escreveu:Simplesmente porque o ranger humano acertou o diário tirando 7 no dado. Ele tinha +16 de bônus na chance de acertar (+6 de bônus próprio, +3 de Action Surge, +3 de Tactical Presence [e Tactical Assault] e +4 de Warlord's Favor [Encounter 1]).

Tem algo errado aí... +3 de Tactical Presence? Seu Warlord tem Int 22? Tactical Presence dá metade do bônus de Int no ataque (Tactical Assault dá o bônus de Int no dano). Como o Warlord's Favor está dando +4, então imagino que você considerou errado o Tactical Assault.

Aliás, os poderes de Warlord favorecem muito a chance de acertar do grupo. Com "Lead the Attack" (Daily 1), eu garanto +5 de bônus contra um inimigo até o final do encontro (ou seja, faça a festa no boss, striker).

Lead the Attack é de fato muito bom (se acertar), mas o bônus, supondo o Warlord acima citado, não seria +4?

Outra coisa, por experiência própria, paladinos "versáteis" (não focados em Str ou Car) sofrem muito com chance de acertar.
Por fim, que arma vc usa (qual o bônus de proficiência)? Às vezes um +1 de proficiência é salvador.

Minha chance de acertar é boa. Não sou "versátil", sou um Paladino baseado em Força que usa bônus de Car em algumas coisas (mas não em ataques). Meu bônus de ataque: +4 (For) +3 (arma) = +7 no primeiro nível, o que é mais que o Ranger que você listou. Atualmente está +10 (+4 For +3 arma +2 nível +1 melhoria).
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Dados Amaldiçoados

Mensagempor ArKHaN em 10 Out 2008, 15:25

estranho... no 4.0 eu nao lembro de ter errado 1 ataque com meu rogue. e acho que nem usei seu poder diário ainda. e to lvl 2 quase indo pro 3
"Vencer não é tudo, é preciso também humilhar o adversário."
"Existe um futuro onde só vejo névoas, e uma sombra solitária"
"Não se meta com magos, pois você é inflamável e conduz eletricidade"
ArKHaN

Dados Amaldiçoados

Mensagempor Shapur em 11 Out 2008, 13:58

Eu ja conheci um cara que botava os dados dele no sal grosso e não deixava ningem rolar com os dados dele. E funcionava!
"Cretino...
Você adora dar tiro. Eu odeio gente assim.
Você é um imaturo. Você é um... cocô. E eu vou matar você!"
-Marion Cobretti
Shapur

Dados Amaldiçoados

Mensagempor Deicide em 25 Out 2008, 20:16

Hoje os dados bateram o recorde. D&D 4e, chegou o confronto final do dia, contra com um dragão negro jovem. Acreditam que se passaram seis turnos inteiros de jogo sem ninguém, nem mesmo o dragão, acertar um único golpe, incluindo ataques de área, poderes diários e poderes por encontro?

Quando finalmente os d20 resolveram cooperar, eles ainda assim estavam tímidos, dando um resultado acima de 10 a cada três ou quatro jogadas. Em adição, todo mundo já tinha gasto seus melhores ataques à toa. O "confronto épico" que terminaria a seção foi ridículo, com todo mundo cansado de tantos erros. Felizmente, o dragão foi tão azarado quanto os jogadores. O confronto acabou graças a poderes de dano contínuo ou automático, e o dragão acertou talvez três ataques em mais de doze rodadas de combate....

Deicide

Dados Amaldiçoados

Mensagempor Vincer em 25 Out 2008, 21:59

Olha, a questão do azar sempre foi um problema, mas ela deve existir, senão o fator "jogo" do rpg desaparece, ficando só uma história interativa no lugar.
Se o problema piorou com o D&D 4ª edilção eu tenho uma solução perfeita: Não jogar D&D 4ª edição! :dança:

Tá, sem ficar gozando com D&D agora: House rules. Não tem outro jeito.
ImagemImagem
Vincer

Dados Amaldiçoados

Mensagempor Deicide em 25 Out 2008, 22:30

Vincer escreveu:Olha, a questão do azar sempre foi um problema, mas ela deve existir, senão o fator "jogo" do rpg desaparece, ficando só uma história interativa no lugar.

É claro, o problema é que quando você gasta seis turnos sem ter um resultado 10 ou maior nos dados, é desafio até às probabilidades. Eram três personagens, mais o dragão. Excetuando-se pontos de ação e ataques múltiplos (como o bafo de dragão e o ataque duplo do monstro), isso significa 4 rolagens de d20 por rodada, ou pelo menos 24 rolagens de d20 seguidas em que você não obteve 10 ou mais.

A probabilidade disso acontecer é ínfima... (0,45 ^24, ou 0,000000475%)! E aconteceu! Em média, essas 24 rolagens deveriam ter pelo menos 13 em que o resultado era igual ou superior a 10. E não foi só com um dado para dizer que havia algum tipo de vício, mas usando-se quatro d20's diferentes!

Se o problema piorou com o D&D 4ª edilção eu tenho uma solução perfeita: Não jogar D&D 4ª edição! :dança:

Esse tópico é sobre dados malditos, não sobre D&D. Só estou relatando o que aconteceu hoje. Não é como se no sistema de D&D tivesse algo que favorecesse o azar. :furioso:

Tá, sem ficar gozando com D&D agora: House rules. Não tem outro jeito.

Hein? :blink: Que tipo de House Rule é essa? "Se tirar resultado ruim, rola de novo"? :nao:

Deicide

Dados Amaldiçoados

Mensagempor Youkai X em 25 Out 2008, 23:09

Caramba Deicide, essa realmente foi recorde! Virou batalha de Dragon ball Z onde começou só com a trocazinha básica de golpes para depois baterem de verdade XD !
Em compensação na sessão de D&D que joguei domingo passado meu gnoll ladino tirava só números altos, tanto nos ataques quanto no dano. os outros combatentes erravam e acertavam, enquanto os conjuradores estavam na miséria do azar. o jogador do eladrin mago chegou, esfregou as mãos dele no meu braço, pegou o dado que eu tava usando (um D20 branco do mestre que o pessoal da mesa temia usar) e ele começou a acertar e até a tirar 20.
Youkai X

Dados Amaldiçoados

Mensagempor Vincer em 26 Out 2008, 08:42

Que tipo de regras caseiras?

No meu sistema tem os pontos de determinação(embora isso possa ser implementado em outros sistemas). Os jogadores podem gastá-los para fazer ações especiais, ganharem bônus em alguns testes... enfim, lembram os pontos de ação de D&D. Mas eles também podem ser usados para repetir testes...
Se o jogador tira um número muito ruim num momento crucial e não tem pontos para repetir o teste, obviamente é porque ele já gastou os pontos de sua sessão ganhando bônus e outras vantagens. Logo ele vai ser obrigado a conviver com o resultado ruim por causa das escolhas dele, e não somente porque teve azar. Enfim, continua sendo o jogo de sempre... mas o azar(ainda presente) tem uma presença bem menor.

Esse foi só um exemplo, foi o modo como eu solucionei o problema na minha mesa. Obviamente devem existir outras regras caseiras que se adequem, talvez até melhores do que essa.
ImagemImagem
Vincer

Dados Amaldiçoados

Mensagempor Deicide em 26 Out 2008, 08:54

Agora que notei... a chance desse azar ter acontecido é de um em 2.105.263 vezes.

Acho que acabei de gastar minha chance de ganhar na loteria.... :putz:

Deicide

Dados Amaldiçoados

Mensagempor Eagleyes em 26 Out 2008, 14:35

Depois dizem que criar um buraco negrou com o LHC é impossível XD
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Eagleyes

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias