HP de mais???

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

HP de mais???

Mensagempor ferdineidos em 14 Nov 2008, 10:25

Galera, tô percebendo que alguns combates tão se arrastando demasiadamente.

Acredito que os monstros estão com HP demais, tornando os combates arrastados no final.

Alguém mais percebeu isso?
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

HP de mais???

Mensagempor Deicide em 14 Nov 2008, 10:45

É uma das deciões de design da 4e: os combates são mesmo mais demorados, e quantos mais oponentes, pior fica. A 4e foi feita com a idéia platônica que um personagem derrota um monstro em quatro rodadas. Obviamente, acertos críticos reduzem esse tempo, e erros ou resultados ruins no dano aumentam. Então, é normal oponentes durarem cinco ou seis turnos.

No caso de elites e solos, o tempo ideal continua sendo "quatro turnos", desde que atacados pelo número ideal de personagens (2 ou 5, respectivamente) e que não errem ataques.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

HP de mais???

Mensagempor Nibelung em 14 Nov 2008, 10:59

No início nem dá pra sentir muito isso, mas conforme os níveis sobem, a coisa piora. O motivo é simples: a mecânica de aumentar PVs de monstros sobe mais depressa do que a mecânica de aumentar dano dos jogadores.

No nível 1, um guerreiro causa 2d10+5 de dano com seu poder por encontro. No nível 30, o mesmo guerreiro causa 4d10+20 de dano com um poder por encontro.

No nível 1 os mosntros tipo Brute tem cerca de 30 PVs. No nível 30, o Tarrasque tem 1420 PVs, mas ele é solo. Se fosse um monstro normal teria 284 PVs. O guerreiro teve um aumento de "poder destrutivo" equivalente a 6~8x (dobro do dano, pode usar 4 poderes de encontro, mas nem todos causam 4[w] de dano), enquanto o monstro teve um aumento de "resistência" equivalente a 9.5x.

Uma forma que talvez resolva isso seria considerar os bônus de dano como Foco em Arma e bônus de arma mágica pra cada [w] de dano. Assim, uma arma +5 ao se usar um poder que dê 4[w] de dano, daria 20 de dano extra. Pode ser forte, mas faz o dano escalonar melhor com o aumento de PVs dos monstros. O lado ruim é que isso tras de volta um dos problemas da 3ª edição, onde os bônus fixos são muito melhores do que os dados de dano, o que tira a emoção do crítico da 4ª edição. Um ladino com uma adaga +6 e Foco em Arma nem se preocuparia com os d4s que ele tem que rolar, por exemplo.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

HP de mais???

Mensagempor Leisses em 14 Nov 2008, 11:53

É, mas tens que lembrar que antes a gente batia 4 vezes né?
Agora a diferença esta no fato que se se tem mais ações e um pouco menos jogadas de dado.
Leisses
 
Mensagens: 592
Registrado em: 24 Mai 2008, 15:44

HP de mais???

Mensagempor Ric.freitas em 14 Nov 2008, 21:10

Não seria mais razoável reduzir o HP dos mostros solo?
Ric.freitas
 
Mensagens: 473
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:38

HP de mais???

Mensagempor Nibelung em 14 Nov 2008, 21:20

Mas os monstros solo tem uma quantia "adequada" de PV. Lembre-se que provavelmente todo monstro solo vai levar daily de todo mundo na primeira rodada. Alguns até mais, se tiverem Pontos de Ação sobrando. Ele tem que aguentar isso tudo e ainda ser capaz de revidar sozinho contra 5 inimigos. Se diminuir os PVs deles, voltamos aos "combates épicos" da 3ª edição, onde o vilão-mor cai na segunda rodada, no máximo.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

HP de mais???

Mensagempor Templario em 15 Nov 2008, 00:32

O foda são os acertos muito baixos dos chars. É muito triste perder um daily...
Face_Stab escreveu:I just hope we don't get a zealot bursting through the doors rubbing ketchup on himself shouting "This is the blood of previous editions, gunned down to make way for this heretical new edition!"
- WotC Forums
Imagem
Avatar do usuário
Templario
 
Mensagens: 121
Registrado em: 12 Mar 2008, 07:10
Localização: Florips

HP de mais???

Mensagempor Styker em 15 Nov 2008, 08:21

Templario escreveu:O foda são os acertos muito baixos dos chars. É muito triste perder um daily...


Eu gosto de dependermos dos dados na 4e.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Avatar do usuário
Styker
 
Mensagens: 696
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:30
Localização: Campina Grande - PB

HP de mais???

Mensagempor erf_beto em 15 Nov 2008, 12:02

Uma "solução" discutida bastante no forum da ENworld, e inclusive mencionada por alguns designers da 4e q nao lembro o nome (mearls?), é diminuir os pontos de vida dos monstros pra encurtar os combates. Os designers sugeriram 1/2 do HP max, mas uma analise mais profunda no forum mostra que o ideal seria algo em torno de 3/4. Isso seria suficiente pra um combate mais dinamico e interessante, sem ficar enrolando, com os combatentes imoveis disparando suas mesmas at-wills round apos round...
Bom, quem testou, aprovou.
Existem outras alternativas, como aumentar o dano em 1/2 do nivel, dar bonus de dano aos atacantes bloodied, etc, etc, cada um com sua desvantagem implicita. Acho que em ultima instancia, vai de cada grupo decidir o que mais lhes agrada.
Avatar do usuário
erf_beto
 
Mensagens: 38
Registrado em: 08 Mai 2008, 14:54
Localização: Itu, SP

HP de mais???

Mensagempor Youkai X em 15 Nov 2008, 12:45

Então a soluçao seria que ao mesmo tempo que aumenta o bônus de ataque o bônus de dano também aumente, né?

Só para os PCs ou os monstros também acabarão causando um pouco mais de dano?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

HP de mais???

Mensagempor JexDragon em 16 Nov 2008, 03:00

olha, não tive a oportunidade plena de testas muito os combates. A primeira vez foi lerda pacas, estava ainda me adequando às regras. Mas assim, ouvi relatos de combates que duram até 5 rodadas (se usam alguma regra para acelerar eu não sei). Mas é o seguinte, eu percebi que o combate pode sim ser mais rápido, basta prática. O D&D4 não é pra fica rodo mundo parado no combate atacando e sim se movendo, ganhando bônus por terreno e etc. E sem contar que DEVE-se gastar os poderes, isso influencia muito. Uma sugestão para ficar mais rápido que é o que meu grupo usa é os cards. é um pouco chato arrumar tudo no início, mas tornam o jogo mais rápido.

E temos outro lado também, quando eu mestro, os monstros não são absurdamente inteligentes para parecer que eu estou jogando contra os pjs, eu crio uma espécie de estilo de combate para cada monstro. Por exemplo: goblins tendem a não ser muito inteligentes e procuram acabar com os caras em bando, então eu faço isso, mando todo mundo com um charge e to nem aí se eles tomam ataque de oportunidade. Jogar com os monstros tentando fazer um combate puramente estratégico demora muito. Não sei se me expressei bem, mas ta aí minha opinion. =)
Imagem
Meu blog de RPG, clique na imagem para abrir, ou: http://www.castlerpg.wordpress.com
JexDragon
 
Mensagens: 49
Registrado em: 15 Nov 2008, 21:53

HP de mais???

Mensagempor erf_beto em 16 Nov 2008, 14:25

Youkai X escreveu:Então a soluçao seria que ao mesmo tempo que aumenta o bônus de ataque o bônus de dano também aumente, né?
Eu nao tenho experiencia na pratica, mas o problema é q se vc aumenta o dano de cada ataque, aqueles poderes que fazem mais de um ataque (ex: rain of blows) tornam-se muito mais poderosos. A simetria "+1/2 nivel no ataque, defesa, pericia E dano" seria linda, mas como o jogo foi constuido sem ela, tem q ficar de olho...
Avatar do usuário
erf_beto
 
Mensagens: 38
Registrado em: 08 Mai 2008, 14:54
Localização: Itu, SP

HP de mais???

Mensagempor ShinRyuu em 17 Nov 2008, 13:29

Bem, estou mestrando pra 2 grupos, um que acabou de chegar no 3º nível e outro a meio caminho para o 5º, e poucas vezes achei que o combate tava se arrastando por conta de PVs dos monstros. Nessas poucas vezes, o que acontecia é que os tipos de ataques dos PCs não eram adequados para combater os monstros. Por exemplo, um grupo todo melee, com só um mago com bons ataques à distância, contra muitos skirmishers e artilleries.

Na maioria dos combates, tem um ponto em que fica evidente que os PCs venceram o combate (tipo, já derrubaram metade dos oponentes e a metade que ficou tá toda bloodied), e aí às vezes demora 2 rodadas pra realizar o resultado que já está definido, mas nesse ponto a coisa costuma ser rápida porque só restam os at-wills e todo mundo já sabe o que tem que fazer. Dependendo da situação, nesse ponto os monstros correm, ou se rendem, ou, em poucos casos, se suicidam. A não ser quando a natureza do monstro seja realmente de lutar até as últimas consequências, e aí é bom porque ainda conseguem "comer" algumas healing surges dos jogadores e deixá-los preocupados. Acho que o importante é variar os tipos de oponentes e seus comportamentos.
Avatar do usuário
ShinRyuu
 
Mensagens: 1185
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:10
Localização: Salvador

HP de mais???

Mensagempor Anand em 17 Nov 2008, 13:43

Nibelung escreveu:Mas os monstros solo tem uma quantia "adequada" de PV. Lembre-se que provavelmente todo monstro solo vai levar daily de todo mundo na primeira rodada. Alguns até mais, se tiverem Pontos de Ação sobrando. Ele tem que aguentar isso tudo e ainda ser capaz de revidar sozinho contra 5 inimigos. Se diminuir os PVs deles, voltamos aos "combates épicos" da 3ª edição, onde o vilão-mor cai na segunda rodada, no máximo.


Na verdade, acho que se você não tomar cuidado, os solos caem rápido demais. Todo combate contra criaturas solos devem envolver mobilidade e terreno, senão fica um tank-and-spank muito chato.

Eu acho que o HP das criaturas é razoável. Os combates duram 6-8 rounds (na média) nas minhas sessões.
Avatar do usuário
Anand
 
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Set 2007, 04:52
Localização: São Paulo, SP

HP de mais???

Mensagempor Leisses em 18 Nov 2008, 11:22

Acho 6~8rounds até o ideal para um combate mais difícil. Afinal derrubar qualquer adversario em 15 segundos não é exatamente interessante. :eca:
Leisses
 
Mensagens: 592
Registrado em: 24 Mai 2008, 15:44

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron