Pró-RPG: Simplificação de NPCs

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor kimble em 18 Nov 2008, 17:20

Exatamente o que o título se propõe.
Na minha campanha de Exalted atual, estou definindo todos os membros de uma Wyld Hunt. São quatro personagens, muitos charms e coisas a serem definidas.
Nesse sentido, estou seguindo um modelo 4e ( :sparta: ). Só estou colocando nas fichas os charms que realmente pretendo usar, junto com uma descrição breve de uma ou duas linhas de cada um. Estou até pulando charms que normalmente seriam pré-requisitos, porque não pretendo usar então não faz sentido ter ali. Virtualmente eles tem esses charms não listados, só que se não vou usar, pra que colocar na ficha?
E vocês? O que vocês fazem para simplificar a construção de NPCs? Fichas simplificadas? Cartões com poderes? Fichas completas próprias?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Smaug em 18 Nov 2008, 18:51

Costumo fazer como vc, no caso dos coadjuvantes (personagens que soh aparecem e que não tem lah muita relevancia pra trama). Faço a ficha apenas dos NPC's realmente importantes e que interagem com o grupo diretamente e mesmo assim costumo deixar certas coisas de lado.

Do mais para npcs que pdem interagir com o grupo mas que não tem lah um papel central na trama simplifico em tudo, corto certos detalhes, ignoro atributos que não são usados e ateh pontos de vida ou niveis de vitalidade são simplificados (D&D eu uso o menor valor,sempre. Em storitteler/storitteling eu uso somente 4 niveis com todo dano sendo agravado).
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Bahamute em 18 Nov 2008, 19:22

Geralmente, quando os NPCs são vilões, eu (no caso, o sistema é D&D 3.5) crio a ficha do vilão principal na integra, até as pericias eu distribuo como se fosse um PC que foi evoluindo nivel a nivel, mas as "buchas", que só servem pra fazer numero e auxiliar o vilão principal, eu crio uma unica ficha para todos, modificando somente (se necessário) o tipo de ataque (para distância ou corpo a corpo).

É que, sou muito chato pra isso, por isso gosto de detalhar a ficha, no caso de eu precisar usar o mesmo NPC no futuro. E caso ele morra em combate, a ficha poderia ser reutilizada (como já fiz algumas vezes) alterando o nome para o novo vilão da vez (ou usando a ficha como bucha de canhão, caso o grupo esteja evoluido o suficiente).

No mais, eu faço isso principalmente pelo sistema de evolção de D&D, mas no começo, quando eu não conhecia direito o sistema, cansei de fazer fichas com apenas a C.A, pontos de vida, bonus de ataque e dado de dano....

Não preciso dizer que o grupo evoluia de forma desordenada :b
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor kimble em 18 Nov 2008, 20:25

Mas e no caso de NPCs com muitos poderes diferentes? Como em sistemas como Lobisomem (com muitos dons) ou o próprio Exalted (muitos Charms).
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 18 Nov 2008, 20:44

Quando estou narrando Opera e aparece um NPC qualquer, eu não planejo isso. Não faço uma ficha complicada com poderes nem nada disso. Só coloco os três atributos principais e quando acho que um poder seria necessário, assim o faço, um tanto arbitrariamente.

Não detalho muito o psicológico dos personagens. Como estou narrando supers, acho que o mais importante é se focar no heroísmo e nos poderes dos personagens.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Youkai X em 18 Nov 2008, 20:45

Quando eu narrava 3.5 eu criava a ficha todinha dos NPCs principais (a não ser aqueles NPCs sem poderes ou habilidades especiais, que tinham níveis em classes de NPC como Nobre). Eu também montava a ficha dos capangas e antagonistas de todo tipo. era uma trabalheira danada.

E na 4E por enquanto só descrevo brevemente os NPC e "copio-colo" as fichas do MM, mas ainda quero recompensar por minha picaretagem XD
Youkai X

Mensagempor Bahamute em 18 Nov 2008, 21:28

kimble escreveu:Mas e no caso de NPCs com muitos poderes diferentes? Como em sistemas como Lobisomem (com muitos dons) ou o próprio Exalted (muitos Charms).

É por isso que eu prefiro usar um NPC como o principal (e detentor das mais diversar habilidades, caso seja aplicável); sempre gostei da premissa de "um contra todos", ou quando for necessário, no caso de capangas, uso as fichas genéricas como já mencionei.

Não sei como funciona EXALTED, nunca ne folheei o livro, então, não sei se o sistema incentiva o uso de inumeros NPCs contra o grupo de jogadores.

Mas, caso for realmente necessário usar, o melhor é fazer como tu já mencionou (que é o que eu faria), preocupar-me em criar apenas o que vai ser realmente usado. Horas, quando eu preciso usar um conjurador arcano contra o grupo, e ele não for muito influente na historia, eu SEMPRE opto por feiticeiro, no lugar de Mago, pra nego não vier falar: Pô, mas o cara decorou X Bolas de Fogo, e Y Cones Glaciais... O feiticeiro conjura a magia que ele quer, quando ele quer :b
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Deicide em 18 Nov 2008, 21:46

No ACN, toda ficha de NPC tem a ficha completa e uma simplificação. No Livro de Regras, eu só punha simplificada a parte de combate, mas nos artigos posteriores coloquei também atividades mais comuns.

Acho legal simplificar quando o NPC é só um coadjuvante sem rosto, ou se tiver um papel menor na história. Contudo, personagens importantes vale a pena fazer a ficha completa.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Anonimous000 em 18 Nov 2008, 22:07

DAMN! Tinha feito um posto ligeirament grande e por falha na minha conexão perdi ele......

Resumindo o que tinha escrito (se tiver paciência reescrevo depois): Eu sou da opinião que se for possível deve-se fazer a ficha completa de acordo com as regras, isto é, se o sistema fornece regras simplificadas para fazer fichas de NPCs (Spycraft, de D20, me ocorre agora como um bom exemplo), é válido usar elas.

No caso de NPCs realmente importantes (como eu vejo um Wyld Hunt de Exalted, para me ater ao caso citado) eu acho necessário fazer fichas completas. Acho que você deveria listar todos os Charms, Kimble, mas sem descrições de todos (eu não colocaria descrições, mas vai do gosto de cada um). Você pode não planejar usar eles, mas jogadores são criaturas totalmente imprevisíveis, e Exalted é um jogo que permite grandes absurdos, melhor se preparar para qalquer situação possível, e mais algumas.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Nibelung em 18 Nov 2008, 23:05

DAMN! Tinha feito um posto ligeirament grande e por falha na minha conexão perdi ele......

Esse sujeito não usa Opera. :macaco:
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Bahamute em 18 Nov 2008, 23:21

Nibelung escreveu:
Anonimous000 escreveu:DAMN! Tinha feito um posto ligeirament grande e por falha na minha conexão perdi ele......

Esse sujeito não usa Opera. :macaco:

Ou Firefox...
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Anonimous000 em 19 Nov 2008, 01:21

Nibelung escreveu:Esse sujeito não usa Opera. :macaco:

Bahamute escreveu:Ou Firefox...

Esses sujeitos fazem :flood:
Sério caras, esses comentários de navegadores já encheram o saco, pelo menos contribuam com o tópico se forem postar para fazer eles...

De volta ao tópico.

Fichas incompletas não permitem analisar dirieto os recursos do personagem e dificultam balancear ele com os PCs e outros NPCs que tenham a ficha completa. Novamente me atendo ao caso citado: você pode argumentar que escolheu os Charms a dedo, e que ao ignorar pré requisitos eles acabam com menos Charms. Mas nessa brincadeira você pode, por um mero descuido, escolher algum Charm que tenha muitos pré requisitos e que se fizesse a ficha completa perceberia que o personagem precisaria ser muito mais forte/experiente/poderoso/etc do que o planejado para ter aquele Charm.

Isso vai gerar desequilibrio? Talvez não, mas vai ficar estranho ver um cara com acesso a algo tão complexo ainda cair como se fosse menos experiente/poderoso do que tal poder sugere que ele seria.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Smaug em 20 Nov 2008, 14:01

Acredito que isso vai depender do grupo, do cenário e do sistema. Alguns grupos (como o meu) não vão dar a minima, certos cenários (como um que tente simular aqueles filme de luta aonde o cara aparece tirando uma de bonzão, mas cai com um unico golpe do herói) vão aceitar isso bem e por fim alguns sistemas tb (como storitteler/storitteling por exemplo).
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Madrüga em 20 Nov 2008, 14:45

Eu quase nunca crio fichas para NPCs. Meu grupo que não me ouça. Geralmente, eu vou modulando combates e habilidades dentro do que é "dramaticamente apropriado" para o dia.

Quando o NPC é importante, eu costumo gerar uma ficha mesmo, às vezes simplificando, às vezes não (por exemplo, é muito mais fácil lançar um número qualquer em d20 do que ficar calculando perícias).
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor juma em 20 Nov 2008, 15:07

Seu_Madrüga escreveu:Eu quase nunca crio fichas para NPCs. Meu grupo que não me ouça. Geralmente, eu vou modulando combates e habilidades dentro do que é "dramaticamente apropriado" para o dia.

Quando o NPC é importante, eu costumo gerar uma ficha mesmo, às vezes simplificando, às vezes não (por exemplo, é muito mais fácil lançar um número qualquer em d20 do que ficar calculando perícias).

Isso acabou de me dar uma idéia. Ao invés de ficar calculando bônus de perícia e tal, criar um "nível de treinamento" do NPC na perícia, uma medida de quão bom ele é naquela tarefa. Um exemplo seria:

Um NPC sem nenhum nível de treinamento quer tentar uma tarefa difícil (só tem sucesso 25% das vezes). Assim, ele só conseguirá com um 15 ou mais. Cada nível de treinamento aumentaria a chance de sucesso em torno de 10% (-2 no resultado mínimo do dado).

Apenas uma idéia que acabou de me ocorrer.
juma

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias