[4e] Imagens reutilizadas em Livros de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Elven Paladin em 20 Nov 2008, 01:54

Criei esse tópico para catalogar que imagens que figuram em livros da 4ª Edição de D&D foram reutilizadas de livros do D&D 3E e do 3.5.

Player´s Handbook

Nenhuma imagem reutililizada. Exceção notável, por enquanto.

Player´s Handbook II

Página 22: Apareceu originalmente no Complete Warrior, página 75.
Página 23: Apareceu originalmente no Tome of Battle, página 76.
Página 26: Apareceu originalmente no Lost Empires of Faerun, página 131.
Página 29: Apareceu originalmente no Races of the Wild, página 116.
Página 81: Apareceu originalmente no Powers of Faerun, página 104.

Dungeon Master Guide

Página 180: Apareceu primeiro no Monster Manual 3.5, página 190.
Página 201: Apareceu primeiro no Heroes of Horror, página 31.

Monsters Manual

Página 10: Apareceu primeiro no Monsters Manual III, página 12.
Página 51: Apareceu primeiro no Monsters Manual II, página 208.
Página 95: Apareceu primeiro no Monsters Manual 3.5, página 103.
Página 143:Apareceu primeiro no Monsters Manual 3.0, página 111.
Página 150: Apareceu primeiro no Oriental Adventures, página 148
Página 151 ( Superior ): Apareceu primeiro no Sandstorm, página 158
Página 151 ( Inferior ): Apareceu primeiro no Monster Manual 3.0, página 140.
Página 169: Apareceu primeiro no Races of the Dragon, página 44.
Página 239: Apareceu primeiro no Epic Levels Handbook, página 219.
Página 259: Apareceu primeiro no Monster Manual 3.5, página 251.

Forgotten Realms: Campaign Guide

Página 261: Apareceu primeiro no Forgotten Realms: Campaign Setting, página 315
Página 274: Apareceu primeiro no Unnaproachable East, em sua capa.

Forgotten Realms: Player´ Guide

Página 51: Apareceu primeiro no Drow of the Underdark. Quem o possui, agradeceria em saber qual página é.
Página 56: Apareceu primeiro no Faiths&Pantheons, página 196.
Página 61: Apareceu primeiro no Complete Scoundrel, página 47.

Martial Power

Página 9: Apareceu primeiro no Stormwrack, página 66.
Página 25: Apareceu primeiro no Tome of Battle: Book of Nine Swords, página 107.
Página 28: Apareceu primeiro no Book of Exalted Deeds, página 58.
Página 33: Apareceu primeiro no Complete Warrior, página 35.
Página 61: Apareceu primeiro no Unhearthed Arcana, página 55.
Página 91: Apareceu primeiro no Drow of the Underdark. Quem o possui, agradeceria em saber qual página é.
Página 95: Apareceu primeiro no Complete Adventurer, página 77.
Página 120: Apareceu primeiro no Explorer´s Handbook, página 66 ( Ilustração, aliás, mutilada no Martial Power ).
Página 156: Apareceu primeiro no Complete Warrior, página 51.
Página 159: Eu tenho certeza que vi essa imagem em algum livro da 3E/3.5. Alguém se lembra dele?

Arcane Power

Página 19: Apareceu originalmente no Player´s Handbook 3.5, página 27.
Página 20: Apareceu originalmente no Complete Arcane, página 63.
Página 23: Apareceu originalmente no Complete Adventurer, página 49.
Página 42: Apareceu originalmente no Complete Arcane, página 113 .
Página 45: Apareceu originalmente no Races of Eberron, página 180.
Página 88: Apareceu originalmente no Drow of the Underdark.
Página 90: Apareceu originalmente no Faiths of Eberron, página 53.
Página 91: Apareceu originalmente no Complete Arcane, página 06.
Página 116: Apareceu originalmente no Manual of the Planes, página 27.
Página 117: Apareceu originalmente no Tome of Magic, página 127.
Página 119: Apareceu originalmente no Frostburn, página 60.
Página 148: Apareceu originalmente no Complete Mage, página 79.
Página 150:Apareceu originalmente no Complete Arcane, Capa.

Manual of the Planes

Página 142: Apareceu primeiro no Tome of Battle, página 59.
Página 144: Apareceu primeiro no Sandstorm, página 48.
Página 147: Apareceu primeiro no Lost Empires of Fâerun, página 27.

Toda ajuda é bem vinda ;)
Editado pela última vez por Elven Paladin em 29 Jul 2009, 14:25, em um total de 9 vezes.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Luminus em 20 Nov 2008, 06:42

Não cataloguei, só vim fazer um comentário: quando passaram do AD&D para o 3D&D, não aproveitaram nenhuma imagem. O salto de qualidade foi incrível: melhorou muito, mas muito mesmo, a caracterização do jogo. Talvez por isso eu me sinta meio que enganado quando eles pegam uma imagem "velha" e coloquem em um livro "novo".

Mas isso já acontece tem muito tempo. Os "Completes" do AD&D, por exemplo, tinham imagens retiradas de aventuras antigas, e muitas outras imagens de aventuras antigas eram "reaproveitadas" das mais diversas formas.

Enfim, atualmente, o nível médio e a quantidade das ilustrações melhorou bastante... ao menos isso!

E!
Luminus

Mensagempor kimble em 20 Nov 2008, 07:19

E nas Dragons na época de Ad&d também não era incomum reaproveitar imagens.
Também não tenho gostado dessa atitude. Nas Dragons virtuais isso ainda não aconteceu?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Deicide em 20 Nov 2008, 07:19

Acho meio incômodo quando viro uma página e dou de cara com uma imagem que já vi antes em outro livro. Não acho que seja cara-de-pau, mas dá a sensação de perder um pouco a "qualidade" do livro para quem já conhecia a fonte original da figura.

Até entenderia se a WotC fosse uma empresa menor e precisasse fazer essas economias. Fico imaginando de onde vieram tais decisões: porque essas imagens? Será que eram as imagens favoritas de alguém? (Eu lembro que, na época do Vampiro, tinham algumas imagens que eu queria que fosse reutilizadas nas novas edições por serem muito boas e achar desperdício não usá-las novamente. Será que alguém na WotC teve uma crise dessas?) Ou será que é só para economizar dinheiro com ilustrador mesmo?
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor ShinRyuu em 20 Nov 2008, 09:59

Kimble, me parece que no artigo do bárbaro na Dragon reaproveitaram a imagem de uma bárbara saltando com a arma erguida. Só não lembro qual era a fonte original... talvez Frenzied Berserker 3.5.
ShinRyuu

Mensagempor cavaleiromorto em 20 Nov 2008, 10:23

O minotauro gladiator da matéria Playing Minotaurs é o mesmo da Dragon 303 sobre gladiadores, mas mesmo assim a imagem é foda demais e forma um poster legal com a dungeon do mesmo mês:

http://ecx.images-amazon.com/images/I/6 ... AA240_.jpg

http://paizo.com/image/product/magazine ... er_500.jpg
Não Alimente o Troll
cavaleiromorto

Mensagempor Aluriel de Laurants em 20 Nov 2008, 10:34

Mas uma coisa que ficou engraçada foi a ilustração do Cavalo do MM ser 1.000.000.000 de vezes mais dramática que a do unicórnio.

Mas sobre o reaproveitamente, aquela do oriental adventures era óbvia demais o reaproveitamento, eles deveriam ter sido discretos e escolhido fontes mais undergrounds se fossem reaproveitar.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Elven Paladin em 20 Nov 2008, 13:44

Bem, essas são todas as imagens que eu reconheci e consultei as fontes originais para comprovar a reutilização, mas como não tenho o Drow of the Underdark, eu preciso que alguém verifique qual a página que as ilustrações da página 77 do Martial Power e da página 51 do FRPG se localizam. E, em um caso excepcional, eu não me lembro a fonte da imagem da página 159 do Martial Power, mas tenho total certeza de que ela é reutilizada.

E, ainda não verifiquei as Dragon Magazines que possuo em casa para avaliar se outras imagens passaram pelo mesmo processo.

Kimble, me parece que no artigo do bárbaro na Dragon reaproveitaram a imagem de uma bárbara saltando com a arma erguida. Só não lembro qual era a fonte original... talvez Frenzied Berserker 3.5.

Oh... crap. Eles reaproveitaram uma imagem 2 vezes. E praticamente no mesmo mês. :putz:
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor AKImeru em 20 Nov 2008, 13:55

Não cataloguei, só vim fazer um comentário: quando passaram do AD&D para o 3D&D, não aproveitaram nenhuma imagem. O salto de qualidade foi incrível: melhorou muito, mas muito mesmo, a caracterização do jogo. Talvez por isso eu me sinta meio que enganado quando eles pegam uma imagem "velha" e coloquem em um livro "novo".

Algumas curiosidades:

Muitos artistas que trabalharam em 3.X também trabalham na 4e.
O estilo de aparencia mudou bastante (vide PHB e DMG).

Isso não é desculpa para reutilizarem imagens.

Oh... crap. Eles reaproveitaram uma imagem 2 vezes. E praticamente no mesmo mês.

Eu tenho quase certeza que essa imagem já fiu reutilizada em uma Dragon também.

Eles relamente devem gostar da barbara :linguinha:
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Otherwise em 21 Nov 2008, 09:39

Acredito que a questão da reutilização das imagens vai muito além da redução dos gastos com ilustrador.
A WotC tem uma série de projetos de desenvolvimento de produtos ocorrendo em paralelo e alguns fatores pesam, por exemplo: escopo (conteúdo), tempo (prazos), custo, qualidade.
Pensando como empresa: se você pode reaproveitar uma imagem de qualidade que é aderente a um determinado conteúdo do livro, para que gastar tempo e dinheiro fazendo outra?

Pensem assim: ao invés de eu gastar tempo e dinheiro para um ilustrador fazer duas imagens razoáveis/boas, eu - WotC - posso simplesmente reaproveitar uma imagem boa/ótima e usar o mesmo tempo e dinheiro para o tal ilustrador fazer uma imagem ótima/Foda.

Estamos falando de uma dúzia de imagens por livro. Obviamente, se uma quantidade considerável de imagens por livro fosse reaproveitada (25%, 30%), o cenário seria outro, e a qualidade gráfica poderia ser descrita como "porca" e bem, para trabalhos serem "porcos", razões não faltam.
Otherwise

Mensagempor Sampaio em 21 Nov 2008, 11:41

A pressa de lançar o 4a edição não deixou nem terminarem os desenhos...

...nem terminarem o Bárbaro. Bando de incompetentes exploradores.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Youkai X em 21 Nov 2008, 11:41

Mas ainda não perdôo terem colocado uma drow tão xoxa como aquela do livro dos monstros da 3E no MM da 4E. Sacanagem com os drows XD
Youkai X

Mensagempor Elven Paladin em 21 Nov 2008, 13:06

Sampaio, se serve para atiçar a sua "Nerd Rage", o Bárbaro 4E fica no limite do "Furry", por que os poderes diários dele, que são o equivalentes á Fúria na 3E, envolvem a aquisição de características animalescas, ou seja, Furry. Pronto para jogar com seu Bárbaro com "orelhas de coelhinhos" ou "patinhas de gato"? :b

ao invés de eu gastar tempo e dinheiro para um ilustrador fazer duas imagens razoáveis/boas, eu - WotC - posso simplesmente reaproveitar uma imagem boa/ótima e usar o mesmo tempo e dinheiro para o tal ilustrador fazer uma imagem ótima/Foda.

Levando em conta o Martial Power, essa situação não ocorre. A maioria das imagens, incluindo a de abertura do capítulo do Guerreiro, tem uma qualidade abaixo do esperado pela Wizards of the Coast ( ocasionalmente, a 4E, com sua reutilização constante e desavergonhada, além do tratamento gráfico pobre, me lembra tanto Tormenta nesse aspecto... )

Elven Paladin

Mensagempor AKImeru em 21 Nov 2008, 13:42

Wizards? Imcompetentes?

UNPOSSIVEL

o Bárbaro 4E fica no limite do "Furry",

Na realidade isso é uma mentira. Você leu o barbaro do playtest?

Levando em conta o Martial Power, essa situação não ocorre. A maioria das imagens, incluindo a de abertura do capítulo do Guerreiro, tem uma qualidade abaixo do esperado pela Wizards of the Coast ( ocasionalmente, a 4E, com sua reutilização constante e desavergonhada, além do tratamento gráfico pobre, me lembra tanto Tormenta nesse aspecto... )

Eu concordo e digo mais:

Tirando o Martial Power e algumas passagens da Dragon e Dungeon, não estou impressionado com nenhum suplemento, em especial o de Forgotten Realms. E isso vem de alguém que odiava Forgotten Realms antigo e queria ver uma reimaginação.

O livro dá destaque de protagonista a Drows rebeldes e coloca um imperio orc como "personagens secundarios". Dane-se isso.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor kimble em 21 Nov 2008, 14:41

Tirando o Martial Power e algumas passagens da Dragon e Dungeon, não estou impressionado com nenhum suplemento,

Idem. Mas eu já esperava isso mesmo. Vamos ver se ano que vem o Eberron me empolga.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários