FORGOTTEN REALMS - Quarta Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor ShinRyuu em 04 Out 2007, 15:35

Oda escreveu:Ela não tem o mesmo nivel de poder do que Shar?

Não. Pelo menos, não até recentemente. O poder de Shar vem crescendo, enquanto que o de Mystra sempre foi descomunal. Além do mais, ninguém tem coragem de mexer com Shar, ela é escrota. :bwaha:

Oda escreveu:Bem, eu concordaria se...Não tivesse uma mesma pessoa sendo escolhida por mais de um dos Deuses, e algumas desses escolhidos não fazerem muito sentido.

Uma mesma pessoa ser escolhida por vários deuses realmente é absurdo. Quem é o sujeito? Não estou sabendo.

Oda escreveu:Sim e você sabe o que eu chamo disso?

Buraco na trama do cenario. Ora se um Deus pode simplismente escolher pessoas para dar poderes, por que demonios todos não estão fazendo isso torto e direito? Por que apenas certos Deuses? É essa inconsistencia que odeio em Forgotten.

Velho, ou você não entendeu ou está sendo teimoso. Estou falando que um personagem qualquer de um cenário, mesmo que poderoso, mas que não está fazendo nada de impacto, pelo menos não à vista de todo mundo (ele pode estar manipulando a cena sem que ninguém saiba), não precisa ser citado. Quando for interessante incluir ele na estória, algum autor ou DM vai incluir. Ora, você acha que todo evento possível de ocorrer em um cenário deve estar no livro? Não tem nada a ver, cadê a margem de interpretação e de extensão de cada DM? FR é um cenário de RPG, e RPG é um jogo open-ended: não é estático nem escrito na pedra. Cada um pega e faz o que bem entender. Ou você queria que as 200 divindades de FR fossem descritas todas com o mesmo nível de detalhe? Isso é querer demais. (E tanto é que estão enxugando o panteão.) São enfocadas as mais interessantes, as que estão fazendo algo notável. Se você gosta de uma divindade pouco enfocada e queria que ela participasse mais da história, faça isso na sua campanha, ué. Eu não vejo "buracos na trama", eu vejo ganchos e oportunidades de se contar novas estórias. Talvez por isso eu goste tanto de FR: tem muitos pontos da estória que estão implorando pra serem aprofundados na sua campanha. Ganchos a torto e direito. Eu acho isso excelente. Se você não, paciência. :roll:
ShinRyuu

Mensagempor AKImeru em 04 Out 2007, 15:58

Não. Pelo menos, não até recentemente. O poder de Shar vem crescendo, enquanto que o de Mystra sempre foi descomunal. Além do mais, ninguém tem coragem de mexer com Shar, ela é escrota.

Sempre achei que ela tinha poder equivalente por causa da trama das sombras, interessante.

Uma mesma pessoa ser escolhida por vários deuses realmente é absurdo. Quem é o sujeito? Não estou sabendo.

Se me lembro, é uma Drow que é escolhida por Mystra e Eilistrae ao mesmo tempo...Tenho que achar ela.

Velho, ou você não entendeu ou está sendo teimoso. Estou falando que um personagem qualquer de um cenário, mesmo que poderoso, mas que não está fazendo nada de impacto, pelo menos não à vista de todo mundo (ele pode estar manipulando a cena sem que ninguém saiba), não precisa ser citado. Quando for interessante incluir ele na estória, algum autor ou DM vai incluir. Ora, você acha que todo evento possível de ocorrer em um cenário deve estar no livro? Não tem nada a ver, cadê a margem de interpretação e de extensão de cada DM? FR é um cenário de RPG, e RPG é um jogo open-ended: não é estático nem escrito na pedra. Cada um pega e faz o que bem entender. Ou você queria que as 200 divindades de FR fossem descritas todas com o mesmo nível de detalhe? Isso é querer demais. (E tanto é que estão enxugando o panteão.) São enfocadas as mais interessantes, as que estão fazendo algo notável. Se você gosta de uma divindade pouco enfocada e queria que ela participasse mais da história, faça isso na sua campanha, ué. Eu não vejo "buracos na trama", eu vejo ganchos e oportunidades de se contar novas estórias. Talvez por isso eu goste tanto de FR: tem muitos pontos da estória que estão implorando pra serem aprofundados na sua campanha. Ganchos a torto e direito. Eu acho isso excelente. Se você não, paciência.

Me perdoe se eu acho o fato de alguem ser ESCOLHIDO PELOS DEUSES um fato que mereça ser ao menos mencionado no livro.

Quero dizer, poxa, sei que em Forgotten tem muitos seres poderosos mas nunca pensei que uma mão gigante descendo dos céus falando "VOCÊ É O CARA, RECEBA ESSES PODERES INCRIVEIS" não fosse algo que merece-se sequer uma nota de rodapé falando "Esse Deus tem escolhidos".

Eu só queria que o livro fala-se um tico mais sobre os escolhidos dos outros deuses, se é que esses existem.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor WillDice em 04 Out 2007, 16:09

Sim, uma drow escolhida de Mystra e Eilistraee. E é uma das Sete Irmãs! Qilué Veladorn.

Agora, Oda, não, eu não faço questão de saber quem são os escolhidos de Umberlee ou Grumbar.

Sobre Shar: mesmo com a trama das sombras, é como dizer que o Bill Gates e o Steve Jobs tem o mesmo poder, pois um controla o Windows e o outro o... qual o nome do sistema operacional da Apple mesmo?
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor AKImeru em 04 Out 2007, 16:15

Agora, Oda, não, eu não faço questão de saber quem são os escolhidos de Umberlee ou Grumbar.

Pois eu faço, porque eu sou chato para caramba quando é o assunto "Deuses metendo o bendelho em assuntos mortais"

Sobre Shar: mesmo com a trama das sombras, é como dizer que o Bill Gates e o Steve Jobs tem o mesmo poder, pois um controla o Windows e o outro o... qual o nome do sistema operacional da Apple mesmo?

"Sistema Operacional Que Vende Menos do Que o Windows"
AKImeru

Mensagempor ShinRyuu em 04 Out 2007, 16:24

Boa, WillDice! :rolando:

Sério, Oda, entendi e respeito o seu ponto de vista. Mas discordo: são dúzias de divindades em FR e eu simplesmente não acho relevante mencionar cada um dos escolhidos. Afinal, se mencionar, vai ter que contar toda a estória do cara, mesmo quando não interessar. Eu prefiro deixar essas questões em aberto.

Agora, uma coisa boa na reformulação da 4E realmente será enxugar os panteões e transformar divindades inexpressivas em meros semideuses. Aí eu acho que vai condizer melhor com ambas as nossas visões: divindades propriamente ditas poderão ter seus escolhidos enumerados, e os semideuses realmente não terão escolhidos. Se surgir o interesse de enfocar um semideus e um de seus seguidores, ele pode ser elevado a um dos três graus de divindade real e o escolhido designado.

Hum, essa drow eu acho que nem fica muito tosco ela ser escolhida de duas divindades. Existe muita sobreposição e aliança no panteão de FR. Elistraee é a patrona dos drows bons e tem um quê de misticismo, e Mystra é mãe de Qilué e a gerou com o fim de que fosse uma de suas escolhidas. Talvez o ideal seria mudar o nome e considerar a categoria de escolhidos mais restrita e chamar a categoria de "baterias reservas" de Mystra de outro nome. De fato, um DM pode muito bem fazer isso na sua própria campanha. Tudo depende das responsabilidades associadas ao posto de escolhida de divindade. Qilué é filha da Mystra original e, ao mesmo tempo, é uma paragon dos drows seguidores de Eilistraee, então não vejo mal algum. É um pouco exagerado, sim, mas isso ressalta a virtude e a importância da personagem. O cenário é altamente high-magic e high-powered. Já sacamos que Oda não curte o estilo, beleza, bola pra frente. :aham:
ShinRyuu

Mensagempor AKImeru em 04 Out 2007, 17:16

Sério, Oda, entendi e respeito o seu ponto de vista. Mas discordo: são dúzias de divindades em FR e eu simplesmente não acho relevante mencionar cada um dos escolhidos. Afinal, se mencionar, vai ter que contar toda a estória do cara, mesmo quando não interessar. Eu prefiro deixar essas questões em aberto.

Concordemos em discordar então!

Agora, uma coisa boa na reformulação da 4E realmente será enxugar os panteões e transformar divindades inexpressivas em meros semideuses. Aí eu acho que vai condizer melhor com ambas as nossas visões: divindades propriamente ditas poderão ter seus escolhidos enumerados, e os semideuses realmente não terão escolhidos. Se surgir o interesse de enfocar um semideus e um de seus seguidores, ele pode ser elevado a um dos três graus de divindade real e o escolhido designado.

É Forgotten Realms cara, eu aposto que tudo vai se reformular para algo similar no fim do dia.
AKImeru

Mensagempor Styker em 04 Out 2007, 22:05

Se não me engano a rainha Amlaruil de Evermeet é escolhida do Seldarine. Ou seja, de todo um panteão.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor AKImeru em 04 Out 2007, 22:19

Se não me engano a rainha Amlaruil de Evermeet é escolhida do Seldarine. Ou seja, de todo um panteão.

*CABEÇA EXPLODE*
Editado pela última vez por AKImeru em 04 Out 2007, 22:43, em um total de 1 vez.
AKImeru

Mensagempor Nibelung em 04 Out 2007, 22:40

Oda Nobunaga escreveu:

Imagem

Self-owned
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor AKImeru em 04 Out 2007, 22:43

Ahahahah oh wow. Bem jogado invision, bem jogado. Irei editar a imagem.
AKImeru

Mensagempor Tabris em 04 Out 2007, 22:49

Oda Nobunaga escreveu:

*CABEÇA EXPLODE*

Na verdade até onde eu sei ela é escolhida de Corellon. Provavelmente dizem que é escolhida do Seldarine pq Corellon é o lider deles.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor Styker em 05 Out 2007, 01:00

Sei que o titulo é escolhida do Seldarine. Acho que se fosse só de Corellon seria escolhida de Corellon não? Não tenho certeza, apenas suposiçoes... é que quis fazer um ataque ao coração de Oda hehehe :b
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor WillDice em 05 Out 2007, 10:11

Seldarine: Corellon "Emofagandrógino" Larethian e sua meia-dúzia de ministros lulísticos. Sério, quem tinha alguma personalidade naquele grupo além do Corê (que nem tem muita) já saiu de lá a muuuuito tempo...

Aquilo lá é um coletivo de deuses inexpressivos de uma raça decadente. Pra quê cada um ter seu próprio escolhido?
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor kaishakunin em 05 Out 2007, 10:52

É...

Então, comecei a jogar D&D via Forgotten 3ª e.d, quando fora publicado pela Devir. No começo achei o Campaign Setting fantástico, muito bem escrito (apesar das falhas da Devir), ilustrado e tudo mais. Quando eu comecei a adquirir suplementos (Unnaproachable East, Races of Faerûn, Player's Guide to Faerûn, Silver Marches etc.) eu senti que tudo estava esmiuçado, pronto, e ao ver a mesma história sendo repetida pela Wizards em vários plots - problemas com a Shadow Weave, matar Mystra, blablabla... - comecei a me encher.

Hoje eu mestro Forgotten. Norte, região das Fronteiras Prateadas. Mas no fim, faço algo parecido ao que o Shinryuu disse: aproveito o esqueleto do cenário (geografia, política, economia, alguns NPC's) e monto meu próprio Forgotten, onde a coerência sou eu quem dita. Existe o que eu quero que exista. E posso dizer que me divirto assim.
kaishakunin

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários