Basicamente é um D&D 3.5 com 10 classes novas, mecânica de tokens, ausência de itens mágicos, mais feats, pontos de vida menos aleatórios, feat mastery e outras coisinhas.
A mecânica de tokens é a coisa mais legal na minha opinião. Algumas classes e alguns feats lhe dão acesso há um Token Pool, que lhe permite ativar habilidades especiais.
O archer, por exemplo, tem acesso a Aim Pool, que representa o tempo que o personagem leva mirando. Você acumula pontos gastando ações para mirar ou quando o inimigo que você está mirando não se move desde o último turno. Você então gasta tokens para disparar uma flecha que causa crítico automaticamente, diminui a penalidade dos ataques subsequentes ou deixa o oponente lento.
Outro exemplo: o Armiger, a classe voltada para o usuário de armadura pesada. Eles tem acesso ao armor pool, que lhe dá tokens quando você absorve dano com a armadura. Então você gasta esses pontos para ativar habilidades que lhe permitem defender ataques contra aliados, dar ataques de oportunidades extras ou contra-atacar seus inimigos, por exemplo.
Também estão ausentes as perícias de classe e transclasse. No lugar, temos grupos de perícias, onde você pode comprar pontos em todas as perícias do grupo gastando apenas uma graduação. Ou seja, se sua classe tem o grupo Perception, você pode gastar uma graduação para aumentar tanto Ouvir quanto Observar.
Faz um tempo que eu li o livro (uns 2 anos já) e comecei a ler a edição revisada hoje. Então posso estar esquecido sobre algumas coisas.