Raio na água e fogo no gás.

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Youkai X em 05 Out 2007, 15:42

PS: Sinto falta de Subtitulos aqui na SpellRPG.

Ultimamente em minhas sessões de jogo eu senti um problema das regras. O que acontec e quando o inimigo está dentro da água e o personagem decide utilizar sua incrível espada com encantamento elétrico pra dar um choque no cara só de encostar a espada na água? O que aconrece quando alguém conjura um Raio Ardente no meio de uma sala cheia de gás explosivo? O que acontece quando o personagem decide usar magias de ácido dentro da água?

Pois nunca soube nos livros de D&D regras que explicassem o que ocorre nessas situações. O que eu já vi apenas foi em relação a magias de fogo debaixo da água, que exigem teste de Identificar Magia pra funcionarem.

Ondehaveriam regras paara essas situações que eu citei? Se não existem que solkuções vocês criaram e aplicam em suas mesas?
Youkai X

Mensagempor banned_guardian em 05 Out 2007, 15:55

Youkai-X

D&D não é realista. Fim. Se eu tivesse em uma sessão de D&D, justificaria o fato da espada com encantamento elétrico funcionar na água justamente por ser magia, e não natural. Conjurar Raio Ardente em uma sala cheia de gás explosivo geraria uma explosão, e alguns dados de dano. Vale lembrar que nessa situação só cabe ao mestre decidir. Se eu tiver num dia ruim, os PJ's vão tomar choque na água por usar a espadinha mágica, magias de ácido dentro d'agua não funcionariam e coisas desse tipo. Está sujeito unicamente à vontade do mestre.

Se fosse GURPS, tenderia ao realismo absoluto, com direito até mesmo a ampliar o efeito catastrófico. E não seriam apenas dados de dano, mas também penalidades, mudança de estado, e coisas nessa linha. ((Me fez lembrar quando meu personagem da campanha de GURPS que jogo, jogou uma bola de fogo básica em um carro. Funcionou como um amplificador de explosão.)) Sem contar que GURPS tem regras específicas pra choques elétricos, tirando a fadiga do alvo.
---------------------
Se você é o mestre, recomendo que não sacaneie os seus jogadores na primeira vez que algo desse tipo acontecer, alerte-os na segunda, e na terceira, estrague a vida deles. :pidao:
banned_guardian

Mensagempor Eltor Macnol em 05 Out 2007, 16:03

Sobre o que acontece embaixo d'água, sei que existe um livro especializado nisso, mas não consigo lembrar o nome (é da mesma linha do Sandstorm).

Já sobre o gás eu acho que não é mencionado em lugar nenhum, vai do ad hoc na hora mesmo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor banned_guardian em 05 Out 2007, 16:07

**Stormwrack Eltor.** :ops:
banned_guardian

Mensagempor Youkai X em 05 Out 2007, 16:10

Na verdade um dos jogadores que insistia em usar o encantamento elétrico da espada dele pra colocar a ponta da espada dele e eletrocutar a área. Aí ele me encheu o saco e como regra caseira qualquer efeito elétrico que atinja a água gera 3 metros adicionais de raio atingidos pela eletricidade (os PCs então acabaram também sofrendo com o choque elétrico em alguns momentos, pois estavam lutando em terreno alagado contra alguns elementais da água (mas foi uma luta fácil pros PJS como um todo e não foi importante na hora)

Mas como seria pra ativar explosões com gás?

Eltor, o livro que você citou é o Stormwrack. Vou ver nele sobre isso. (os livros básicos de D&D já deivam vir com mais alguns detalhes extras sobe terrenos, e na 3.5 ao menos começarama considerar mais isso n Livro do Mestre.
Youkai X

Mensagempor Torneco em 05 Out 2007, 22:08

Teoricamente, se todos estão tocando a água e não estão tocando nenhuma outra superficie, a espada não vai fritar ningué, não há diferença de potêncial pra passagem de corrente. Se a água estava em contato direto com o chão, a terra (ou Toril, ou Eberron, fique a vontade) iria puxar a energia, sem choque.

Quanto ao gás, bem, eu colocaria uma certa quantidade de d6 por explosão dependendo da quantidade de gás no ambiente.
Torneco

Mensagempor Youkai X em 05 Out 2007, 22:42

Torneco

Ou seja, se o personagem não estiver tocando outra superfície ele não levaria choque só de estar na água e o choque seria abosrvido pela terra, isso?
Youkai X

Mensagempor Zulkyr em 05 Out 2007, 23:04

Torneco escreveu:Teoricamente, se todos estão tocando a água e não estão tocando nenhuma outra superficie, a espada não vai fritar ningué, não há diferença de potêncial pra passagem de corrente. Se a água estava em contato direto com o chão, a terra (ou Toril, ou Eberron, fique a vontade) iria puxar a energia, sem choque.

Aí eu vou discordar. Claro que existe diferença de potencial. Se não existisse, a espada não seria elétrica. A diferença de potencial existe entre a espada e qualquer superfície não-imune a eletricidade. Afinal de contas, ela é mágica. Se você considerar que a água em questão conduz eletricidade, a diferença de potencial entre a espada e a água vai eletrocutar os arredores, sim!

Física do Ensino Médio à parte, vamos a química:
banned_guardian escreveu:magias de ácido dentro d'agua não funcionariam

Na verdade, não só funcionariam, como seriam potencializadas pela água. Aiai, povo matando as aulas de química. Quando você coloca ácido em meio anfótero, tipo água, você aumenta a auto-ionização da água e provoca um maior efeito corrosivo (reativo) do ácido ou da base em questão.
Aliás, acho maior preconceito D&D não ter coisas como a "Flecha Básica de Melf" ou a "Névoa Alcalina"; e sabe o que mais: isso é tudo culpa do cinema, que não faz propaganda das bases fortes.
Os sites que deixam o Zulkyr feliz:
8-bit Theater - http://www.nuklearpower.com
Order of the Stick http://www.giantitp.com
Encyclopaedia Metallum - http://www.metal-archives.com
HeavyTorrents - http://www.heavytorrents.to
Gamespot - http://www.gamespot.com

Sabe o Mário?
Zulkyr

Mensagempor Youkai X em 05 Out 2007, 23:37

E nos filmes, jogos, quadrinhos e desenhos os ácidos quase sempre são retratados como líquidos verdes borbulhantes e gosmentos, sendo que sempre que vi ácidos eles parecem água borbulhante.
Youkai X

Mensagempor Galardron em 06 Out 2007, 13:41

Existem 'gases explosivos' no D&D?
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

Mensagempor Galardron em 06 Out 2007, 13:48

Na verdade, não só funcionariam, como seriam potencializadas pela água. Aiai, povo matando as aulas de química. Quando você coloca ácido em meio anfótero, tipo água, você aumenta a auto-ionização da água e provoca um maior efeito corrosivo (reativo) do ácido ou da base em questão.
Aliás, acho maior preconceito D&D não ter coisas como a "Flecha Básica de Melf" ou a "Névoa Alcalina"; e sabe o que mais: isso é tudo culpa do cinema, que não faz propaganda das bases fortes.

Ácido ou base em água só dilui, não potencializa nada. Anfótero é justamente a substância que tem tanto H+ quanto OH- (exemplo clássico: H2O = H+ -- OH-) e, assim, a propriedade de se comportar como base na presença de ácido e como ácido na presença de base, sempre agindo para a neutralização do meio.
GALARDRON.
Galardron

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Out 2007, 14:14

Física ≠ D&D.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Galardron em 06 Out 2007, 14:32

A colocação poderia ser ampliada para: Ciências ≠ D&D. E pior do pretender observar o D&D por um espectro científico é faze-lo sem ter clareza de compreensão nem dos princípios científicos.
Editado pela última vez por Galardron em 06 Out 2007, 15:06, em um total de 1 vez.
GALARDRON.
Galardron

Mensagempor Fëanor em 06 Out 2007, 14:46

Na verdade, não só funcionariam, como seriam potencializadas pela água. Aiai, povo matando as aulas de química.

Pode me dizer aonde você viu que acido em água é mais forte?

Até onde eu sei ácidos dissolvidos em água tendem a ficar mais fracos, enquanto ácidos muito concentrados tendem a ter um poder de corrosão maior.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Galardron em 06 Out 2007, 15:02

Galardron escreveu:Ácido ou base em água só dilui, não potencializa nada. Anfótero é justamente a substância que tem tanto H+ quanto OH- (exemplo clássico: H2O = H+ -- OH-) e, assim, a propriedade de se comportar como base na presença de ácido e como ácido na presença de base, sempre agindo para a neutralização do meio.

Ele fez confusão com o conceito de anfótero.
GALARDRON.
Galardron

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários