Não conheci Planescape direito, mas achei bem descritivo o excerpt de Sigil também. De repente, ao figurarem no livro genérico, ficam mais visíveis para quem não conhece e podem atiçar a curiosidade e terminar resultando em publicações mais aprofundadas.
Não me parece algo que ocorrerá de modo algum, já que isso ocorria no D&D 3E ( onde Planescape era basicamente a Cosmologia e Greyhawk era o Pseudo-Cenário de Base ) e o resultado não foi nenhum retorno de interesse a Planescape e Greyhawk.
Aliás, me desagrada muito a possibilidade do retorno de cenários clássicos da TSR na 4ª Edição. Forgotten Realms 4E foi a prova maior que a Wizards não quer fazer esforço algum em adaptar a mecânica 4E a ambientação e sim o inverso ( adaptar o cenário para a mecânica ), e isso é simplesmente a melhor maneira de acabar com um cenário.
Agora, o que tem sido decepcionante é a demora pra se lançar classes novas, justamente porque o esquema de poderes individuais as torna muito complexas. Inventar tanto poder e equilibrá-los deve ser um trabalho do cão. Em termos de design, é como se todas as classes fossem como o mago agora... O resultado é que as classes demoram pra sair, os suplementos que trazem mais poderes, paragon paths e feats demoram mais ainda,
Não me parece que ocorreu mudança alguma nesse aspecto em comparação ao que ocorreu com D&D 3E.
Para relembrar, as primeiras novas classe a aparecerem no D&D 3E surgiram no Psionics Handbook e no Oriental Handbook, cerca de 8 ou 9 meses depois do lançamento da mesma, similar ao que está ocorrendo na 4E, onde novas classes apareceram cerca de 9 meses depois do lançamento da mesma ( PH II, desconsiderando o Swordmage no FRPG ).
E aliás, o ritmo de lançamento de "Livros de Classes' também não parece que foi alterado, já que os 5 "Classbooks" da 3E foram lançados entre 2001 ( Sword&Fist ) e 2002 ( Masters of the Wild ), assim como os 4 do D&D 3.5, que foram lançados entre o final de 2003 ( Complete Warrior ) e o começo de 2005 ( Complete Adventurerr ) e os da 4E tem previsão semelhante ( Martial Power - Novembro de 2008; Arcane Power - Abril de 2009; Divine Power - Julho de 2009 e o próximo, creio, será o Primal Power e aposto que sairá no último trimestre de 2009 ).