D&D 4E

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

D&D 4E

Mensagempor ShinRyuu em 08 Out 2007, 11:35

Se você pegar as fichas dos dois no 3.5, a única diferença é 1 DV e o subtipo que é Fogo pra um e Frio pro outro. Claro que, com a nova abordagem, o gigante do fogo vai ter poderes particulares dele, que terão que ser adaptados ou trocados no caso do gelo, mas no mais, é a mesma ficha com cara diferente.
ShinRyuu

D&D 4E

Mensagempor Fëanor em 08 Out 2007, 12:52

Falando um pouco sobre o mago/clérigo/feiticeiro/druida

Acho que o poder de "fogo" deles deveria ser diminuido, só isso.
Talvez tirar (ou melhor, não criar) talentos metamágicos como potencializar magia ou maximixar magia.
Entretanto poderiam deixar uma vasta opção de magias, acho que essa versatilidade é uma coisa que me atrai muito nos conjuradores. Você não está restrito a poucas opções como um guerreiro que, basicamente, ataca o inimigo de modo físico e para realizar ações fora do comum, precisa depender de perícias.
Os conjuradores podem acabar com oponentes de várias maneiras, tanto causando dano direto, quanto invocando criaturas, assustando com magias, fazendo ilusões, controlando suas ações com encantamentos e, meu favorito, causando dano/penalidade em habilidades (atributos).
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

D&D 4E

Mensagempor Letthull em 08 Out 2007, 13:59

Eu torço solenemente para que os talentos metamagicos SUMAM!!!
Podem até se tornar habilidades de classes, aí sim vai ser interessante. Onde o conjurador precisa abdicar de muitas outras coisas boas pra poder pega-las.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

D&D 4E

Mensagempor Lune em 08 Out 2007, 15:31

Não concordo com os dois últimos posts. Eu acho que o número de magias poderia ser drasticamente reduzido, e a versatilidade garantida pelos talentos metamágicos.

Afinal, de quantas versões de "causar xd6 de dano" a gente realmente precisa? Bastaria ter uma magia modulável, à semelhança do que acontecia no Epic ou com alguns poderes psiônicos, e quem quiser que troque o tipo de dano, o número de alvos e etc. com talentos metamágicos (ou seus equivalentes).

O mesmo raciocínio se aplica às magias de ilusão, de invocação, de teleporte... não há a mínima necessidade de tantas variações sobre o mesmo tema. Se é pra ter muitas magias, que pelo menos elas sejam diferentes entre si, e não a mesma magia com nível de poder diferente.
Imagem

Imagem
Lune

D&D 4E

Mensagempor Letthull em 08 Out 2007, 16:01

Discordo Lune.

Pelo fato de que eu gosto, e muito, da personalidade de cada magia. Claro que nos D&Ds, elas nunca tiveram tanta divergência nas regras, mas o nome, a origem, e o efeito (visual) sempre me encantaram.

Não gosto de pensar em 1 magia base, e mudar efeito, tipo de dano ou forma, seja agradável. Ficaria muito genérico, como a base do GURPS Supers.
Claro, pra um sistema GENÉRICO até no nome, isso não é problema, pelo contrário, é a proposta. Mas em D&D, eu acho que os elementos do sistema, hão de complementar o cenário. Um tem de estar em função do outro, para se completarem e aí criar a identidade.

Ter zilhões de magias, com nomes diferentes, mas que fazem a mesma coisa x1d6/nível, é desnecessário. Mas ter, Bola de Fogo, que cause tanto de dano, deixe os alvos mais próximos pegando fogo, e causa mais dano em estrutura, é interessante. Ter um Raio, que cause tanto de dano, e em quem estiver usando armadura de metal, cause um pouco mais, ou tenha chance de deixar atordoado, é interessante. Um Cone de Gelo, que cause tanto de dano, deixe os alvos lentos e o chão ecorregadio, é interessante.
Imagem
Letthull

D&D 4E

Mensagempor Lune em 08 Out 2007, 18:11

Letthull escreveu:Mas ter, Bola de Fogo, que cause tanto de dano, deixe os alvos mais próximos pegando fogo, e causa mais dano em estrutura, é interessante. Ter um Raio, que cause tanto de dano, e em quem estiver usando armadura de metal, cause um pouco mais, ou tenha chance de deixar atordoado, é interessante. Um Cone de Gelo, que cause tanto de dano, deixe os alvos lentos e o chão ecorregadio, é interessante.

Assino embaixo. Só que até agora não foi assim =P

Mas mesmo assumindo que façam essa bondade com os magos, eu ainda vejo o valor das feats metamágicas na customização das magias. Como diria um mago parodiando Stanley Kubrick: "Essa é minha Fireball. Existem muitas como ela, mas essa é a minha" :cool:
Imagem

Imagem
Lune

D&D 4E

Mensagempor Fëanor em 08 Out 2007, 18:20

Na verdade eu estava me referindo a efeitos diferentes de magias e não 15 magias com efeitos redundantes, apenas mais poderosos.

Usando Pontos de Magia, poderiam simplesmente ter a magia (exemplo):

Explosão mágica: uma bola de energia que explode no alvo.

Dano: causa 1d6 para cada 2 pontos de magias gastos, até um limite de 20d6.
Raio: 3 metros + 1,5 metros para cada 3 pontos de magia gastos
Alcance: 1 ponto de magia para cada 3 metros.
Elemento: randomico entre fogo, ácido, frio, sonico e eletrico. Você pode escolher o elemento se gostar 3 pontos de magia.

Ok, talvez complicasse um pouco as coisas...
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

D&D 4E

Mensagempor Eltor Macnol em 08 Out 2007, 21:54

É mais ou menos assim que funcionam os poderes psiônicos, por exemplo.

Fica mais prático, mas eu admito que perde um pouco do "sabor". Acho que no fundo também sou fã das magias com efeitos pré-definidos e descrições inspiradoras.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

D&D 4E

Mensagempor ShinRyuu em 08 Out 2007, 22:35

Concordo com Lune, eu acho (quase) perfeita a mecânica dos poderes psiônicos expandidos. Eu só nunca troquei as magias do core pelos poderes do XPH por questões temáticas. Se tivessem publicado uma versão das magias core com a mecânica dos poderes psiônicos, eu teria o velho nerdgasmo. Mas o esquema de poderes à vontade, poderes por encontro e poderes diários parece bem legal também, só que ainda estamos só na teoria, vamos ver como vai ficar na prática. Outro sistema de magias muito bom é o Elements of Magic, apesar de que eu acho ele muito verde e precisa de muitas melhorias. Eu até comecei a fazer minhas melhorias, mas a dificuldade de traduzir monstros e conteúdo de suplementos me desmotivou e acabei deixando pela metade...
ShinRyuu

D&D 4E

Mensagempor Letthull em 08 Out 2007, 23:01

Do que se trata esse Elements of Magic?
Imagem
Letthull

D&D 4E

Mensagempor Kinn em 09 Out 2007, 00:56

ShinRyuu escreveu:Se você pegar as fichas dos dois no 3.5, a única diferença é 1 DV e o subtipo que é Fogo pra um e Frio pro outro. Claro que, com a nova abordagem, o gigante do fogo vai ter poderes particulares dele, que terão que ser adaptados ou trocados no caso do gelo, mas no mais, é a mesma ficha com cara diferente.

Eu sei pô... tava só sendo chato e abusado :linguinha:
Quanto a MP como sempre digo, já uso (inclusive psiquismo, que sou fã há eras) e essa mecância do 3.5 pros psis é ótima. Com eles até talentos metapsiquicos não são apelões porque exigem que se gaste o foco pra usar e no máximo um psion pode ter 2 (antes do nível epico - mas epico é avacalhação).

Mas lá há poderes genericos de danos repetidos a cada nivel. Mas cada um ganha um saborzinho diferente pra valer a pena como algo a mais alem de vencer globo de invulnerabilidade menor/médio/maior...

E claro, lendo as boards da wizards por 2 anos tive muitas idéias para poderes novos (sem falar que os livros de bruce cordell da outra editora - hyperconsciencious) é maravilhosamente fantástico, ainda que as ilustrações sejam feias.
Kinn

D&D 4E

Mensagempor Lumine Miyavi em 09 Out 2007, 01:34

Magos nerfados! WOO HOO!

Imagem
Essa festa está ficando LOUCA!
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

D&D 4E

Mensagempor juma em 09 Out 2007, 08:58

MEU DEUS! Até eu desenho um Dante melhor que esse XD
juma

D&D 4E

Mensagempor Wykthor em 09 Out 2007, 19:41

Notícia pequena:

EN World member kmdietri has spotted an entry on Amazon for a Player's Handbook - Deluxe Edition, retailing at $74.95 and slated for release at the same time as the regular PHB.

WotC Scott Rouse says (thanks to kmdietri again):

It's an embossed leather bound version with gilded edges and a ribbon bookmark
The release date is in flux and it will likely come out later in 08, probably a holiday item.

Eu até gosto de produtos de luxo, mas 75 dólares? Não, obrigado :)
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
Wykthor

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários