True20 Expandido da SpellRPG

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Torneco em 07 Out 2007, 23:06

Então, uma coisa que eu posso falar sobre as artes marciais medievais, é que elas seguem uma progressão lógica. Primeiro se aprende a lutar desarmado, depois, com facas e adagas, depois com espada de uma mão e por último, a espada bastarda. As técnicas empregadas com mão nua se aplicam com uma adaga na mão (Um jab e torna uma estocada com uma adaga na mão, e por aí), e as chaves de braço e manipulação de membros também se aplicam ao uso da espada. Só terminando, as espadas de duas mãos surgiram bem mais tarde, por volta de 1600, e eram usadas pelos guerreiros que iam na frente dos exércitos quebrar as pontas das lanças, pra cavalaria e invantaria poder entrear no meio do exército inimigo. Por esse trabalho difícil, recebiam dobrado.

Uma visão minha de como seria um combatente que luta com espada e mão nua você pode ver na minha CdP. Vou deixar ela dentro de uma tag de spoiler pra não esticar demais o fórum.

SPOILER: EXIBIR
EINHANDER

“A luta com as mãos nuas é base de todo tipo de técnica.” – Pietro Monte

O caminho de um homem de armas é variado. Há dezenas de armas diferentes e estilos diferentes para serem aprendidos, cada um com seus prós e contras. Mas a maioria acaba se especializando rapidamente no combate com um tipo de arma, deixando pra trás a chance de aprender a lutar melhor desarmado. E quando perdem sua arma escolhida, perdem completamente o seu poder de fogo.

Para evitar esse problema, alguns guerreiros passam mais tempo treinando o corpo e aprendendo técnicas de combate que envolva o uso simultâneo de uma espada e de ataques desarmados e que possam ser usadas mesmo com uma armadura pesada. Para isso, a espada bastarda se torna a arma mais eficaz, pois permite o uso de toda a força com as duas mãos mas mantém uma delas pronta para o ataque.

Se tornando um Einhander

O caminho do Einhander é natural para os Guerreiros, pois o seu alto número de talentos permite que aprendam rápido os segredos desse estilo. Monges não são raros, pois suas técnicas de combate desarmado favorecem esse estilo de luta, e bárbaros costumam se beneficiar da força garantida pela Fúria para manter seus adversários bem perto. Embora raros, “Rangers” Completos existem, mas são raros.

Requerimentos:
Talentos: Ataque Desarmado Aprimorado, Agarrar Aprimorado, Usar Arma Exótica (Espada Bastarda).
BBA: +5

Dados de Classe
DV: d10
BBA: completo (Guerreiro)
Resistências: Fortitude Bom, Reflexos e Vontade Ruins.

Perícias (2+mod de int): Escalar (For), Ofício (Int), Adestrar Animais (Car), Intimidar (Car), Saltar (For), Cavalgar (Des), Natação (Des), Cura (Sab).

Habilidades de Classe

1 – Golpe Adicional
2 – Agarrão Veloz
3 – Explosão de Força
4 – Trazendo Abaixo
5 – Golpe Bastardo
6 – Mão Pesada
7 – Desarme a Curta Distância
8 – Braço Forte
9 – Golpes Ágeis
10 – Força do Guerreiro Verdadeiro

Golpe Adicional: Após aprender a manusear uma espada mantendo uma das mãos mais livre, um Einhander aprende a desferir vários golpes entre os ataques de espada. Quando o personagem usar a ação de Ataque Total, ele pode dar um golpe desarmado adicional com sua base de ataque maior. Esse ataque pode ser desferido com qualquer parte do corpo.

Agarrão Veloz: Uma das técnicas mais eficazes que um Einhander desenvolve é a de trazer a luta para perto para poder manipular melhor o oponente. Quando um Einhander acerta um oponente da sua categoria de tamanho ou menor com um ataque desarmado, ele pode iniciar automaticamente um agarrão.

Explosão de Força: Algumas vezes, é necessário muita força pra imobilizar e prender um oponente. Para isso, um Einhander aprende a controlar sua força e dar o máximo de si em certos momentos. Por um número de rodadas por nível de Einhander, ele é considerado uma categoria de tamanho maior que a dele nos testes que envolvam agarrões. Isso afeta também a limitação de tamanho das habilidades posteriores.

Trazendo Abaixo: Um inimigo caído no chão é muito mais fácil de se abater do que um em pé e lutando. Então, um Einhander aprende a arremessar os inimigos ao solo com facilidade. Quando estiver está agarrando um oponente de tamanho igual ou menor que o seu, você pode tentar um ataque de Derrubar (Trip) enquanto estiver agarrando, gastando um de seus ataques. O alvo é obrigado a usar o seu modificador de Força ou Destreza, o que for pior. Se for bem sucedido, o agarrão acaba e o oponente está caído. Se falhar, você continua com o agarrão.

Golpe Bastardo: Quando dois oponentes entram em um clinche, sobra muito pouco espaço pra armas grandes. Mas um Einhander sabe criar esse espaço. Você pode atacar com uma Espada Bastarda mesmo durante um agarrão sem penalidades.

Mão Pesada: Após muito tempo golpeando seus inimigos, um Einhander aprende como aplicar melhor sua força. O dano do ataque desarmado aumenta para 1d6.

Desarme a Curta Distância: Muitos guerreiros dependem de suas armas para combaterem, mas em um combate, remover sua ferramenta é o modo mais fácil de derrotá-los. Durante um agarrão, o Einhander pode tentar um teste de desarme contra o oponente gastando um de seus ataques. Se você vencer o teste, o agarrão acaba, mas a arma do oponente está na sua mão. Se falhar, o oponente continua preso, mas ganha um novo teste para escapar do agarrão.

Braço Forte: Quando é necessário lutar com mais de um oponente, é mais fácil lidar com eles imobilizando um. Com um teste bem sucedido de agarrar, você pode manter um agarrão com apenas um braço, mantendo o outro para atacar normalmente. Você perde o seu ataque com a sua pior base de ataque os seus ataques desarmados e não pode usar nenhuma outra manobra de agarrão, mas pode usar a outra mão para atacar outras pessoas e pode arrastar o oponente que está segurando por 1,5m por turno.

Golpes Ágeis: Nesse nível de habilidade, o Einhander aprende os atalhos para seus golpes chegarem no oponente. O dano do ataque desarmado aumenta para 1d8 e ele ganha mais um ataque desarmado em um ataque total, dessa vez com -5 no acerto, e mesmo quando dá um ataque de espada como ação padrão, ele ganha um ataque desarmado adicional com -5 no acerto.

Força do Guerreiro Verdadeiro: Após aperfeiçoar ao máximo suas habilidades de combate, o Einhander aprende a despertar o poder de um verdadeiro combatente. Uma vez ao dia, ele pode usar a magia Força dos Justos como um clérigo de nível 20, com a diferença que a redução de dano oferecida pela magia não é superada por nada, ou seja, é 15/ -.

Jogando com um Einhander

Muitos guerreiros são dependentes de suas armas em um combate, mas você é capaz de se virar em qualquer situação, pelo menos o suficiente para recuperar seu melhor equipamento e voltar ao combate. Isso te coloca na frente de muitos outros combatentes. Mas isso não quer dizer que o seu estilo de luta é o melhor, ele é bom em diversas ocasiões.

Viajar o mundo e conhecer novas técnicas, enfrentar oponentes diferentes e situações difíceis irão testar tudo que aprendeu, e você poderá ver o que precisa para melhorar e vencer sempre.

Combate

Graças as suas habilidades de imobilização, você pode tirar de jogo facilmente alguns oponentes mais fracos, como magos e ladinos, e arqueiros. Mesmo os combatentes mais fortes podem acabar desarmados ou no chão com a sua lâmina em seu pescoço. Saber se posicionar e saber aproveitar as brechas que os oponentes lhe dão é essencial pra aproveitar o seu potencial. No mais, procure aprender um outro estilo de combate que complemente o seu, para poder estar pronto para qualquer oponente.
Torneco

Mensagempor Eagleyes em 08 Out 2007, 16:39

eu posso ajudar mas prefiro apenas dar umas idéias e sugestões por que eu não tenho muito tempo.

sugiro que façamos tipo um cenário ou mini-cenário para colocar os estilos que fica bem mais fácil ou só criar os estilos, sei lá :bwaha:

eu não sei muito de true20 mas tenho o livro, já li tome of battle e estou lendo vários mangás nesse estilo então eu acho que posso dar uma mãozinha...
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Eagleyes

Mensagempor Youkai X em 08 Out 2007, 17:40

Esse estilo Einhander é bem interessante. Torneco, se incomodaria se eles fossem usados no cenário oriental da Spell? Vou falar com o Madruga assim que possível para ele ver a CdP, que achii interessante.
Youkai X

Mensagempor DracoDruida em 08 Out 2007, 18:31

sugiro que façamos tipo um cenário ou mini-cenário para colocar os estilos que fica bem mais fácil ou só criar os estilos, sei lá

A idéia básica, Eagleyes, é criar uma mecânica para estilos. E claro, vamos fazer alguns para ver como ficou e tal. Mas não precisamos de tanto fluff ou algo assim. :)
DracoDruida

Mensagempor Eagleyes em 08 Out 2007, 20:34

sim, eu não digo fluff. só acho que deveria ter algoum sentido entre um estilo e outro. mas pelo que eu to vendo é só a base, a implementação vem depois em um projeto futuro... bem, de qualquer modo tamos aí, qualquer coisa que eu possa fazer me falem...

PS: acho que os speed ranks do naruto se emcaixam mais do que perfeitamente nesse projeto. :pidao:
Imagem
Eagleyes

Mensagempor Torneco em 08 Out 2007, 21:02

Youkai X: Fique a vontade, podem usar sem problemas. Se quiserem que eu ajude a mecher nela pra deixá-la mais interessante, podem vir falar comigo.

Então, eu acho interessante usar estilos de luta baseados principalmente em armamentos, pois é o mais lógico. É claro, poderão existir técnicas independentes de armas, mas no geral, focar em armas é o mais coerente. Podemos seguir mais ou menos esses grupos de armas:

Mãos Nuas: técnicas variadas, tentando englobar conceitos de artes marciais ocidentais e orientais.

Adagas: englobando adagas sozinhas ou em pares, e armas semelhantes (adaga de sogo, kukri ou qualquer arma leve semelhante)

Espadas leves: rapieiras, sabres, rapieira e broquél, capa e espada.

Espada e mão (arming sword): qualquer combinação que envolva espada e mão nua.

Espada de duas mãos: aqui envolvendo as espadas de duas mãos mesmo (detalhe, técnicas de lança podiam ser usadas com a espada de duas mãos, como essse excelente artigo mostra http://www.thearma.org/essays/2HGS.html)

Armas de haste: lanças, piques, alabardas e etc.

Machados: machados de uma e duas mãos (vale lembrar que, um lutador de machado quando começava eu ataque, girava o machado o tempo todo, só parando quando atingisse um alvo. Era mais cansativo parar a arma a cada ataque do que matê-lo girando.). Ainda estou confuso se coloco o machado de uma mão junto com as técnicas de arma e escudo.

Armas de impacto: maças, maças-estrelas, manguais, martelos, etc

Arma e escudo: combinações de armas que envolvem o escudo grande básico, com foco no escudo.

Bem, acho que as categorias estão boas, se acham que faltou alguma (eu tbm acho que faltou), opinem. Qualquer coisa, passo aqui mais tarde.
Torneco

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Out 2007, 21:52

Hey Bill...

Quando eu posso fazer essa adaptação?

Imagem, Imagem, Imagem, Imagem, Imagem, Imagem, Imagem, Imagem

(quem sabe o que é vai pirar XD)
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 08 Out 2007, 21:55

sugiro que façamos tipo um cenário ou mini-cenário para colocar os estilos que fica bem mais fácil ou só criar os estilos, sei lá

Se quiserem, eu já tenho um cenario pronto esperando por regras, é questão de postar.

Se você gosta de filmes de combate "epicos" e megalomaniacos estilo "MacBeth", é o cenario para você.

E eu consegui enfiar Nietzche no meio, pontos de nerd para mim :victory: !
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Eagleyes em 09 Out 2007, 09:31

já que true20 é OGC acho que temos que começar a traduzir, pelomenos a parte que vamos usar do sistema...
Imagem
Eagleyes

Mensagempor DracoDruida em 09 Out 2007, 14:20

Torneco: Obrigado por dividir em grupos! =)
Se sentirmos falta de algo, vamos mudando. Quanto ao artigo das espadas de duas mãos, não acho que vale para todas. Por exemplo, técnicas para espadas japonesas não funcionaram bem com uma lança.

Eagleyes: Discordo. Inglês é um idioma que acho que a maioria aqui consegue ler alguma coisa. Nós fazemos com os termos em inglês (ou simplesmente usamos os mesmos da devir usados no D&D, sei lá) e se depois tivermos alguns voluntários em traduzir, eles o fazem.

Phil: *pirando*
DracoDruida

Mensagempor Eagleyes em 09 Out 2007, 15:05

eu digo isso por que se esse projeto for aberto aos outros do forum, muitos não conseguiriam ler o trued20 por ser em inglês mas por mim tudo bem, eu me viro no inglês :bwaha:

eae, o que vocês acham dos speed ranks?
Imagem
Eagleyes

Mensagempor AKImeru em 09 Out 2007, 15:36

Obrigado por dividir em grupos! =)
Se sentirmos falta de algo, vamos mudando. Quanto ao artigo das espadas de duas mãos, não acho que vale para todas. Por exemplo, técnicas para espadas japonesas não funcionaram bem com uma lança.

Isso depende tanto. Na epoca do Sengoku jidai, os estilos geralmente envolviam lanças, mas também não se esqueciam das espadas. Eram bem menos "bonitinhos" que os da epoca de Tokugawa(*aponta Rurouni Kenshin*) mas muito mais eficazes.(Quem diz isso são relatos de proprios Samurai em diversos livros. E faz sentido, a epoca do Sengoku foi um periodo de guerras afinal.)
AKImeru

Mensagempor Torneco em 09 Out 2007, 17:35

Então, no caso, eu separei visando a estrutura ocidental. A esgrima oriental é muito diferente da ocidental por diversos motivos, então, acharia mais interessante colocar esse tipo de técnicas em uma categoria diferente. Como eu não entendo patavinas desse estilo, então, quem conhece pode fazer um melhor trabalho que eu.
Torneco

Mensagempor AKImeru em 10 Out 2007, 16:47

Então, no caso, eu separei visando a estrutura ocidental. A esgrima oriental é muito diferente da ocidental por diversos motivos, então, acharia mais interessante colocar esse tipo de técnicas em uma categoria diferente. Como eu não entendo patavinas desse estilo, então, quem conhece pode fazer um melhor trabalho que eu.

Eu posso ajudar. Eu estou pensando...Será que utilizar essa ideia do True20 no cenario oriental nos ajudaria a criar estilos?
AKImeru

Mensagempor Youkai X em 10 Out 2007, 17:07

Concordo, Oda. Quero ver isso no cenário oriental, que aliás nunca mais soube de idéias suas
Youkai X

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários