E desde quando saber o que tem que ilustrar é mexer no roteiro?
Geralmente, o desenho engloba as características do personagem. Para isso ser possível, é necessário ter noção de que tipo de personagem ele é e que características ele tem, inclusive, em alguns casos, uma noção de como será o roteiro pode ajudar na visualização da arte final do personagem por parte do autor. Não falei nada sobre "mexer no roteiro".
Ué, eu simplesmente assumi que Roteiro ==/== Design quando uma obra tem ao mesmo tempo, Roteirististas e Desenhistas em posições diferentes. Devo ter errado em algum lugar pra imaginar isso. Pode apontar aonde?
Você errou ao delirar que a EQUIPE de jogo não tem qualquer contato com outras áreas da mesma equipe. Quer dizer, o artista gráfico nada sabe do roteiro do teu ponto de vista. Como eu disse acima, para que o artista desenhe o personagem, ele vai precisar ter uma idéia de como ele é e, ao notar que os esteriótipos se encaixam, podemos ver claramente que o Akira costuma repetir o desenho do personagem para cada classificação (por exemplo, uma cientista do Akira geralmente vai ser idêntica à Bulma, como é o caso da Lucca).
Na verdade, foi algo do tipo: "ei, desenha uma cientista. Agora faz um robô. Agora um sapo humanóide."
Bingo! Agora você descobriu como foi que ocorreu a "coincidência" da nossa cientista ser idêntica à Bulma, do nosso protagonista ser muuuito parecido com o Goku ou nosso Magus ser idêntico ao Vegeta. Porque eles têm esteriótipos similares.
Claro, em DBZ nós vemos a missão impossível do Vegeta salvar sua irmã ou manipular uma raça inteira por anos só pra conseguir os recursos pra iniciar um ritual.
Já em CT, nós temos o Magus com uma inveja do principal que é mais poderoso que ele, sem contar um caso de amor com a cientista do grupo.
...epa, não é igual?
Cara, eu vou fingir que não li isso. Você continuou discutindo exatamente o que eu disse que NÃO era um ponto da discussão. Mais uma vez: NÃO MENSIONEI OS MOTIVOS. A similaridade dos personagens está no esteriótipo "vilão que se aliou ao protagonista POR ALGUM MOTIVO". Não dá pra ser mais claro que isso.
Assim como todos trabalhos feitos pelo mesmo autor. Vai ver os mangás do mesmo autor de CDZ e reparar que TODO elenco principal sempre é igual, e nos mesmos papéis, sempre.
Não senhor. Se o Akira ou o Kurumada desenham elenco IDÊNTICOS a cada manga, isso nada tem a ver com os outros autores e nem os obriga a desenha personagens idênticos toda nova história.
Toriyama? Não lembro do Dr. Slump tendo um rapaz alien ficando loiro quando ficava nervoso (agora, eu lembro da paródia do Superman!); e sim, eu li ambos.
Francamente, seu conceito de esteriótipo é igualdade, num é isso? Dois personagens de um mesmo esteriótipo têm um conjunto de similaridades, eles NÃO são idênticos.
Não teve irônia, só uma afirmação. A história de Mortal Kombat É complexa e ponto final. A qualidade dela, não vem ao caso.
*Falha crítica em teste de discernimento detectada!!!*
Cara, a ironia está na seguinte idéia: uma vez que MK não tem essa complexidade toda na história (ora, é um jogo de luta, não precisa de um roterista épico para ser legal, não estou discutindo se o jogo é ruim ou bom), é irônico ver que até mesmo MK tem uma história mais complexa que a de DBZ. DBZ é tão linear, mas tão linear que é possível saber exatamente o que vai acontecer nos próximos capítulos. MK tem um pouco de complexidade, os personagens são consideravelmente mais redondos que os de DBZ, é cheio de intrigas entre eles, tudo isso, mesmo apesar do bom e velho contexto clichê de "o vilão quer dominar o mundo/plano/universo/etc e os heróis têm que salvar todos ao vencê-lo".
Shounen ==/== todos Mangá / Anime que envolvam lutas.
E daí? Não foi mensionado anime/manga DE LUTA? Então pra você manga "de luta" é todo aquele Shounen similar a DBZ? Há um problema de definição aqui. Pra mim uma história "de luta" tem grande parte do foco destinado às lutas, e Berserk está nesse caso.
E outra, desde quando o mérito de porque / como ele fez DBZ tem haver com qualquer argumento dos desenhos dele na série CT?
Francamente, cara, pela última vez: o Akira é repetitivo no seu modo de desenhar. Personagens com esteriótipos iguais tendem a ter o desenho muuuito parecido (ou até idêntico, como é o caso da Lucca e do Magus). A questão é: os personagens de CT são idênticos (ou muito similares) a parte do elenco de DBZ. É só isso que eu disse e venho dizendo.
Não fez? O termo "Character Design" não é isso que quer dizer.
Amigo, fazer a arte do jogo =/= Design gráfico.
Character Design é a parte em que a equipe vai desenhar o Char_Set (o bonequinho que move em pleno cenário do jogo), não a imagem de como é o personagem. Geralmente o Artista faz a arte do jogo, desenhando e esboçando como seriam os personagens, certos cenários, etc... Com base nisso, os designers fazem o design gráfico do jogo. Além disso, a arte do jogo pode servir para fazer CGs usar como pictures para cenas mais enfocadas, etc (além de dar, geralmente, boas imagens para colocar na propaganda)...
Sacou?
Você tá de brincadeira, né? Diz que sim..
Estou de ironia. Leia direitinho. Eu não estou afirmando isso, estou usando isso para ironizar o que foi dito.

)