Chrono Trigger Review

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Chrono Trigger Review

Mensagempor Kasuya em 25 Jan 2009, 18:52

E desde quando saber o que tem que ilustrar é mexer no roteiro?

Geralmente, o desenho engloba as características do personagem. Para isso ser possível, é necessário ter noção de que tipo de personagem ele é e que características ele tem, inclusive, em alguns casos, uma noção de como será o roteiro pode ajudar na visualização da arte final do personagem por parte do autor. Não falei nada sobre "mexer no roteiro".

Ué, eu simplesmente assumi que Roteiro ==/== Design quando uma obra tem ao mesmo tempo, Roteirististas e Desenhistas em posições diferentes. Devo ter errado em algum lugar pra imaginar isso. Pode apontar aonde?

Você errou ao delirar que a EQUIPE de jogo não tem qualquer contato com outras áreas da mesma equipe. Quer dizer, o artista gráfico nada sabe do roteiro do teu ponto de vista. Como eu disse acima, para que o artista desenhe o personagem, ele vai precisar ter uma idéia de como ele é e, ao notar que os esteriótipos se encaixam, podemos ver claramente que o Akira costuma repetir o desenho do personagem para cada classificação (por exemplo, uma cientista do Akira geralmente vai ser idêntica à Bulma, como é o caso da Lucca).

Na verdade, foi algo do tipo: "ei, desenha uma cientista. Agora faz um robô. Agora um sapo humanóide."

Bingo! Agora você descobriu como foi que ocorreu a "coincidência" da nossa cientista ser idêntica à Bulma, do nosso protagonista ser muuuito parecido com o Goku ou nosso Magus ser idêntico ao Vegeta. Porque eles têm esteriótipos similares.

Claro, em DBZ nós vemos a missão impossível do Vegeta salvar sua irmã ou manipular uma raça inteira por anos só pra conseguir os recursos pra iniciar um ritual.

Já em CT, nós temos o Magus com uma inveja do principal que é mais poderoso que ele, sem contar um caso de amor com a cientista do grupo.

...epa, não é igual?

:duh:

Cara, eu vou fingir que não li isso. Você continuou discutindo exatamente o que eu disse que NÃO era um ponto da discussão. Mais uma vez: NÃO MENSIONEI OS MOTIVOS. A similaridade dos personagens está no esteriótipo "vilão que se aliou ao protagonista POR ALGUM MOTIVO". Não dá pra ser mais claro que isso. :tsc:

Assim como todos trabalhos feitos pelo mesmo autor. Vai ver os mangás do mesmo autor de CDZ e reparar que TODO elenco principal sempre é igual, e nos mesmos papéis, sempre.

Não senhor. Se o Akira ou o Kurumada desenham elenco IDÊNTICOS a cada manga, isso nada tem a ver com os outros autores e nem os obriga a desenha personagens idênticos toda nova história.

Toriyama? Não lembro do Dr. Slump tendo um rapaz alien ficando loiro quando ficava nervoso (agora, eu lembro da paródia do Superman!); e sim, eu li ambos.

Francamente, seu conceito de esteriótipo é igualdade, num é isso? Dois personagens de um mesmo esteriótipo têm um conjunto de similaridades, eles NÃO são idênticos.

Não teve irônia, só uma afirmação. A história de Mortal Kombat É complexa e ponto final. A qualidade dela, não vem ao caso.

*Falha crítica em teste de discernimento detectada!!!*

Cara, a ironia está na seguinte idéia: uma vez que MK não tem essa complexidade toda na história (ora, é um jogo de luta, não precisa de um roterista épico para ser legal, não estou discutindo se o jogo é ruim ou bom), é irônico ver que até mesmo MK tem uma história mais complexa que a de DBZ. DBZ é tão linear, mas tão linear que é possível saber exatamente o que vai acontecer nos próximos capítulos. MK tem um pouco de complexidade, os personagens são consideravelmente mais redondos que os de DBZ, é cheio de intrigas entre eles, tudo isso, mesmo apesar do bom e velho contexto clichê de "o vilão quer dominar o mundo/plano/universo/etc e os heróis têm que salvar todos ao vencê-lo".

Shounen ==/== todos Mangá / Anime que envolvam lutas.

E daí? Não foi mensionado anime/manga DE LUTA? Então pra você manga "de luta" é todo aquele Shounen similar a DBZ? Há um problema de definição aqui. Pra mim uma história "de luta" tem grande parte do foco destinado às lutas, e Berserk está nesse caso.

E outra, desde quando o mérito de porque / como ele fez DBZ tem haver com qualquer argumento dos desenhos dele na série CT?

Francamente, cara, pela última vez: o Akira é repetitivo no seu modo de desenhar. Personagens com esteriótipos iguais tendem a ter o desenho muuuito parecido (ou até idêntico, como é o caso da Lucca e do Magus). A questão é: os personagens de CT são idênticos (ou muito similares) a parte do elenco de DBZ. É só isso que eu disse e venho dizendo.

Não fez? O termo "Character Design" não é isso que quer dizer.

Amigo, fazer a arte do jogo =/= Design gráfico.

Character Design é a parte em que a equipe vai desenhar o Char_Set (o bonequinho que move em pleno cenário do jogo), não a imagem de como é o personagem. Geralmente o Artista faz a arte do jogo, desenhando e esboçando como seriam os personagens, certos cenários, etc... Com base nisso, os designers fazem o design gráfico do jogo. Além disso, a arte do jogo pode servir para fazer CGs usar como pictures para cenas mais enfocadas, etc (além de dar, geralmente, boas imagens para colocar na propaganda)...

Sacou?

Você tá de brincadeira, né? Diz que sim..

Estou de ironia. Leia direitinho. Eu não estou afirmando isso, estou usando isso para ironizar o que foi dito.
Imagem
Kasuya

Chrono Trigger Review

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Jan 2009, 18:53

Na verdade isso foi um exageiro meu, já que só joguei até o VIII e um pouco do IX, mais os protagonistas destes jogos são insuportaveis principalmente o emo do Squall.

Só me responde uma coisa. Cê gosta do Sephiroth?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Chrono Trigger Review

Mensagempor NeverSleep em 25 Jan 2009, 19:42

Spell RPG: Serious Business.

Marle eu gosto porque ela tem ataque mágico alto, o que torna Ice 2 muito útil, tem curas boas E a skill que eu mais adoro usar: Haste, como não gosto de usar double ou triple techs o Haste é garantia de uma rajada de golpes em pouco tempo, e vale a pena investir 2 ou 3 speed tabs em Marle, torna o suporte dela muito útil, principalmente pela capacidade de usar o Prismatic Dress.

Meu grupo geralmente era Marle (sempre) com alguns outros desses quatro: Frog, Crono, Ayla ou Lucca. Só usava Magus pra matar o Son of Sun mesmo.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Chrono Trigger Review

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Jan 2009, 20:29

Não falei nada sobre "mexer no roteiro".

Deixou implícito.

Você errou ao delirar que a EQUIPE de jogo não tem qualquer contato com outras áreas da mesma equipe. Quer dizer, o artista gráfico nada sabe do roteiro do teu ponto de vista. Como eu disse acima, para que o artista desenhe o personagem, ele vai precisar ter uma idéia de como ele é e, ao notar que os esteriótipos se encaixam, podemos ver claramente que o Akira costuma repetir o desenho do personagem para cada classificação

Dizer que estou delirando consta como um ataque a pessoa, não uma refutação ao argumento, mas tudo bem, eu vou ignorar e reiterar:

Se...

Bingo! Agora você descobriu como foi que ocorreu a "coincidência" da nossa cientista ser idêntica à Bulma, do nosso protagonista ser muuuito parecido com o Goku ou nosso Magus ser idêntico ao Vegeta. Porque eles têm esteriótipos similares.

e
Character Design é a parte em que a equipe vai desenhar o Char_Set (o bonequinho que move em pleno cenário do jogo), não a imagem de como é o personagem. Geralmente o Artista faz a arte do jogo, desenhando e esboçando como seriam os personagens, certos cenários, etc... Com base nisso, os designers fazem o design gráfico do jogo.
[/quote][/quote]

...tem uma EQUIPE TODA por detrás de tudo, sendo ele não colocou a mão no Char Set, como então os personagens são "cópias carbono" dos outros trabalhos do criador da "arte conceitual"? Você tá se contradizendo...

Em tempo: quando foi que os méritos da história de DBZ ou qualquer outro shounen entrou como um ponto nessa argumentação, que nada tem haver com o proposto originalmente (A arte e história de CHRONO TRIGGER)?
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 25 Jan 2009, 20:37, em um total de 1 vez.
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Chrono Trigger Review

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Jan 2009, 20:34

Eu sempre uso o trio. Na verdade, raramente uso a Lucca.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Chrono Trigger Review

Mensagempor AKImeru em 25 Jan 2009, 20:36

Geralmente, o desenho engloba as características do personagem. Para isso ser possível, é necessário ter noção de que tipo de personagem ele é e que características ele tem, inclusive, em alguns casos, uma noção de como será o roteiro pode ajudar na visualização da arte final do personagem por parte do autor. Não falei nada sobre "mexer no roteiro".

Isso se chama "character design".

Na realidade foi o Akira Toriyama sendo o Akira Toriyama, ele não é conhecido por inovar em seus proprios designs. Observe seus mangas e suas ilustrações e design na série Dragon Warrior como prova.

Cara, eu vou fingir que não li isso. Você continuou discutindo exatamente o que eu disse que NÃO era um ponto da discussão. Mais uma vez: NÃO MENSIONEI OS MOTIVOS. A similaridade dos personagens está no esteriótipo "vilão que se aliou ao protagonista POR ALGUM MOTIVO". Não dá pra ser mais claro que isso.

Você está usando arquetipos de maneira errada. Magus é o "Mago com uma Agenda Propria", Vegeta é o "Rival Maligno que depois vira amiguinho".

E além do mais, o design dos persoangens é completamente diferente, desde personalidade a aparencia. Comparar ambos é estupidez. Deixe isso de lado.

Não senhor. Se o Akira ou o Kurumada desenham elenco IDÊNTICOS a cada manga, isso nada tem a ver com os outros autores e nem os obriga a desenha personagens idênticos toda nova história.

Só um adendo: Akira modifica seus designs, eles são apenas parecidos. Kurumada REUTILIZA seus designs na maior cara de pau. Tem uma diferença bem grande ai.

Francamente, seu conceito de esteriótipo é igualdade, num é isso? Dois personagens de um mesmo esteriótipo têm um conjunto de similaridades, eles NÃO são idênticos.

Exceto que Vegeta e Magus não são esteriotipos ambulantes. E não são parecidos.

Cara, a ironia está na seguinte idéia: uma vez que MK não tem essa complexidade toda na história (ora, é um jogo de luta, não precisa de um roterista épico para ser legal, não estou discutindo se o jogo é ruim ou bom), é irônico ver que até mesmo MK tem uma história mais complexa que a de DBZ. DBZ é tão linear, mas tão linear que é possível saber exatamente o que vai acontecer nos próximos capítulos. MK tem um pouco de complexidade, os personagens são consideravelmente mais redondos que os de DBZ, é cheio de intrigas entre eles, tudo isso, mesmo apesar do bom e velho contexto clichê de "o vilão quer dominar o mundo/plano/universo/etc e os heróis têm que salvar todos ao vencê-lo".

MK tem uma historia confusa e que sofreu retcons em quase todos os jogos. Isso não faz dela complexa.

E daí? Não foi mensionado anime/manga DE LUTA? Então pra você manga "de luta" é todo aquele Shounen similar a DBZ? Há um problema de definição aqui. Pra mim uma história "de luta" tem grande parte do foco destinado às lutas, e Berserk está nesse caso.

Er...Desculpa apontar isso mas Berserk

- É um seinen
- Não é focado em lutas, evidenciado que o manga tem volumes inteiros sem ninguém sequer lutar, e quando alguém luta o "combate" são quadrinhos com o Guts cortando alguém no meio.
- Berserk é algo tão focado em luta quanto Dragonlance ou Senhor dos Aneis, ou a peça que inspirou Kentaro Miura (que tinha lutas off screen.)

Francamente, cara, pela última vez: o Akira é repetitivo no seu modo de desenhar. Personagens com esteriótipos iguais tendem a ter o desenho muuuito parecido (ou até idêntico, como é o caso da Lucca e do Magus). A questão é: os personagens de CT são idênticos (ou muito similares) a parte do elenco de DBZ. É só isso que eu disse e venho dizendo.

O Estilo de desenho do Akira Toriyama é muito similar no geral . Não nescessariamente conectados a arquetipos.

Character Design é a parte em que a equipe vai desenhar o Char_Set (o bonequinho que move em pleno cenário do jogo), não a imagem de como é o personagem. Geralmente o Artista faz a arte do jogo, desenhando e esboçando como seriam os personagens, certos cenários, etc... Com base nisso, os designers fazem o design gráfico do jogo. Além disso, a arte do jogo pode servir para fazer CGs usar como pictures para cenas mais enfocadas, etc (além de dar, geralmente, boas imagens para colocar na propaganda)...

Está tendo uma confusão de termos aqui.

"Character Design" é um termo utilizado geralmente para falar como um personagem é montado. Geralmente é uma mesma pessoa que trabalha com a aparencia, historia, personalidade, etc. dele. Existem exceções e variantes mas a base é geralmente essa, uma mesma pessoa trabalha no personagem, isso o faz ficar congruente. No caso de CT e outros jogos ilustrados por Akira Toriyama, ele apenas desenhou os personagens, ele raramente criou as personalidades ou algo do genero, claro ele recebeu o brifeing do que os outros designers queriam que ele fizesse.

A direção de arte de CT foi feita pelo Akira, mas o roteiro e o esqueleto da arte foi feito pelos produtores do jogo.

Então é possivel afirmar que o character design dos personagens de CT foi uma co-produção entre Akira Toriyama e a Squaresoft.

Isso é claro um jeito antigo de se fazer as coisas, visto que hoje raramente o "produto final" fica distante do design original.

------------------------------------------------------

No tópico: Sempre odiei Akira Toriyama e seus character designs. Eu não gosto de historias de viagem no tempo também.

Para mim Chrono Cross é superior.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Chrono Trigger Review

Mensagempor Madrüga em 25 Jan 2009, 21:32

É verdade, VA, eu sempre deixo a Lucca de lado, apesar de achar que o double tech dela com o Frog é um dos mais fortes no quesito dano mágico (no quesito físico sempre acho que o double tech do Frog com a Ayla tira mais dano que muito triple).
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Chrono Trigger Review

Mensagempor Bahamute em 25 Jan 2009, 21:42

Caracas! Que discussão por causa de um character design...

Em tempo, eu gosto muito da arte do Akira Toryama. É simples, limpa e bem estruturada.

E o Oda disse uma verdade. Akira não reutiliza seus designs (como o Kurumada e seus trocentos seyas de séries diferentes) mas eles são similares em aparencia (devido a arte simples dele).

Mas é algo que me agrada (e eu achei que ele fez um bom trabalho em Dragon Quest 8).
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Chrono Trigger Review

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Jan 2009, 21:59

É verdade, VA, eu sempre deixo a Lucca de lado, apesar de achar que o double tech dela com o Frog é um dos mais fortes no quesito dano mágico (no quesito físico sempre acho que o double tech do Frog com a Ayla tira mais dano que muito triple).

Dood, Marle, Ayla e Chrono espancam bundas de maneira violenta... sem contar o 2x Charm, pra roubos, Falcon Hit pra inimigos alinhados E Aura Whirl pra cura... e é claro, a minha triple Tech favorita. >:3~
Lumine Miyavi

Chrono Trigger Review

Mensagempor Sr. Pichu em 25 Jan 2009, 22:31

falcon hit é simplesmente óóótemo contra os chefes com braços/bits/papagio no ombro (Azala! XD)
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Chrono Trigger Review

Mensagempor Yugoloth em 25 Jan 2009, 23:05

Lumine Miyavi escreveu:
Na verdade isso foi um exageiro meu, já que só joguei até o VIII e um pouco do IX, mais os protagonistas destes jogos são insuportaveis principalmente o emo do Squall.

Só me responde uma coisa. Cê gosta do Sephiroth?

SEPHIROTH É SUPA KAWAI DESU!!!!!! XD

Brincadeira na verdade o meu personagem favorito do VII é Yuffie. Mais na epoca que joguei o que realmente gostava mesmo era ver as animações e acumular xp.
Yugoloth

Chrono Trigger Review

Mensagempor Kasuya em 26 Jan 2009, 00:23

Deixou implícito.

Eu estava dizendo o tempo todo que para fazer a arte do personagem era necessário uma idéia do roteiro e de como o personagem é, enfim. Se você não entendeu bem, talvez eu tenha me espressado mal. De qualquer forma agora você entende meu ponto, certo? ;)

tem uma EQUIPE TODA por detrás de tudo, sendo ele não colocou a mão no Char Set, como então os personagens são "cópias carbono" dos outros trabalhos do criador da "arte conceitual"? Você tá se contradizendo...

Cara, eu estava dizendo que ele tem noção do que está sendo feito. Como se diz, é um trabalho em equipe. Todos vão fazendo e todos vão tendo noção do que está acontecendo no processo de criação do jogo. Ninguém faz sua parte "às cegas", junta tudo e vê no que é que dá. Ele desenhou os personagens mas fica claro pelo desenho do char_set que ele não desenhou ele, apenas fez a arte para os outros designers se basear.

Em tempo: quando foi que os méritos da história de DBZ ou qualquer outro shounen entrou como um ponto nessa argumentação, que nada tem haver com o proposto originalmente (A arte e história de CHRONO TRIGGER)?

Ah, sei lá. Nem lembro mais. O que eu lembro é que eu estava dizendo que o elenco DBZ é profundamente similar aos desenhos dos personagens de CT (sendo alguns IDÊNTICOS). nem lembro por que chegamos a mensionar a história de DBZ...

Na realidade foi o Akira Toriyama sendo o Akira Toriyama, ele não é conhecido por inovar em seus proprios designs. Observe seus mangas e suas ilustrações e design na série Dragon Warrior como prova.

Exatamente. Não entendo o porquê do comentário, uma vez que falamos a mesma coisa.

Você está usando arquetipos de maneira errada. Magus é o "Mago com uma Agenda Propria", Vegeta é o "Rival Maligno que depois vira amiguinho".

Cara, o Magus é obviamente muito mais complexo que o Vegeta, mas ele continua sendo um "vilão que vira aliado", não sei qual é o erro disso.

E além do mais, o design dos persoangens é completamente diferente, desde personalidade a aparencia. Comparar ambos é estupidez. Deixe isso de lado.

Cara, o tipo do Vegeta é a mesma coisa, até o formato da cara (essa testa meio quadrada), só muda mesmo em três coisas, cabelo, cor da pele e as orelhas. Ah e o fato de o magus não ter sobrancelhas. A única diferença aí que não é apenas um detalhe é o cabelo que é uma mudança mais ou menos grande (e, pow, ainda bem, né? Já pensou o Magus com o cabelo do Vegeta?).

Só um adendo: Akira modifica seus designs, eles são apenas parecidos. Kurumada REUTILIZA seus designs na maior cara de pau. Tem uma diferença bem grande ai.

O que continua não impedindo que autores mais capazes façam elencos totalmente diferentes entre si de manga para manga. Mesmo assim, não vejo muita vantagem o Akira pro Kurumada. O fato de eu não ver outro Goku exatamente em TODO manga do Akira, não muda o fato de me dar nauzeas toda vida que eu vejo um personagem que eu sei quem foi exatamente em um manga passado alterando-se alguns detalhes.
(porra, na época que eu não conhecia o jogo, eu fui apresentado a ele como o "RPG do protagonista a cara do Goku SSJ 4" e a gente nem tinha checado a arte do jogo, apenas conferimos os char_sets durante o jogo).

MK tem uma historia confusa e que sofreu retcons em quase todos os jogos. Isso não faz dela complexa.

Eu não disse isso, eu ironizei com o fato de que, dada a "profunda" complexidade de MK, ele ainda é mais complexo que DBZ. Putz, tá tão difícil assim de entender?

Er...Desculpa apontar isso mas Berserk

- É um seinen
- Não é focado em lutas, evidenciado que o manga tem volumes inteiros sem ninguém sequer lutar, e quando alguém luta o "combate" são quadrinhos com o Guts cortando alguém no meio.
- Berserk é algo tão focado em luta quanto Dragonlance ou Senhor dos Aneis, ou a peça que inspirou Kentaro Miura (que tinha lutas off screen.)

Bem, pensando bem, você tem razão. Eu mensionei Berserk só porque foi o primeiro manga violento que me veio à cabeça. ^_^
Bom, de qualquer forma, eu nunca disse que Berserk é shounen se é isso que você está pensando. Nunca que eu cometeria tal heresia com esse manga. :b

O Estilo de desenho do Akira Toriyama é muito similar no geral . Não nescessariamente conectados a arquetipos.

Bom, mas nesse caso ocorreu, você há de convir, especialmente com o Crono (o protagonista bonzinho) e a Lucca (a cientista).

"Character Design" é um termo utilizado geralmente para falar como um personagem é montado. Geralmente é uma mesma pessoa que trabalha com a aparencia, historia, personalidade, etc. dele. Existem exceções e variantes mas a base é geralmente essa, uma mesma pessoa trabalha no personagem, isso o faz ficar congruente. No caso de CT e outros jogos ilustrados por Akira Toriyama, ele apenas desenhou os personagens, ele raramente criou as personalidades ou algo do genero, claro ele recebeu o brifeing do que os outros designers queriam que ele fizesse.

Bem, a parte gráfica do game, a história e a personalidade... Faltou mensionar esses outros últimos. XD

No tópico: Sempre odiei Akira Toriyama e seus character designs.

[2]

Eu não gosto de historias de viagem no tempo também.

Eu não sou muito chegado a isso também, mas eu gostei do CT. Acho superior ao CC. :aham:
Imagem
Kasuya

Chrono Trigger Review

Mensagempor AKImeru em 26 Jan 2009, 03:40

E o Oda disse uma verdade. Akira não reutiliza seus designs (como o Kurumada e seus trocentos seyas de séries diferentes) mas eles são similares em aparencia (devido a arte simples dele).

É apenas o estilo dele. Tem gente que gosta, tem gente que não.

Exatamente. Não entendo o porquê do comentário, uma vez que falamos a mesma coisa.

Você disse que ele reutiliza designs quando encontra conceitos similares. Eu disse que ele desenha personagens similares. Há pouca diferença entre os design deles. Eu inclusive quotei uma saga imensa de jogos (Dragon Warrior) onde vemos o Akira Toriyama mostrando que é possivel desenhar personagens similares e mesmo assim fazer eles únicos. E isso vem de um cara que não gosta dele.

O que continua não impedindo que autores mais capazes façam elencos totalmente diferentes entre si de manga para manga. Mesmo assim, não vejo muita vantagem o Akira pro Kurumada. O fato de eu não ver outro Goku exatamente em TODO manga do Akira, não muda o fato de me dar nauzeas toda vida que eu vejo um personagem que eu sei quem foi exatamente em um manga passado alterando-se alguns detalhes.
(porra, na época que eu não conhecia o jogo, eu fui apresentado a ele como o "RPG do protagonista a cara do Goku SSJ 4" e a gente nem tinha checado a arte do jogo, apenas conferimos os char_sets durante o jogo).

Você está implicitando que Akira Toriyama não era capaz?

Não confunda as coisas rapaz, Akira criou um estilo de desenho proprio e único. Ele é bem desenhado, se você não gosta do estilo (como eu) odeie o estilo, e não o homem por trás dele.

Kurumada é apenas uma prima donna que ficou popular.

Eu não disse isso, eu ironizei com o fato de que, dada a "profunda" complexidade de MK, ele ainda é mais complexo que DBZ. Putz, tá tão difícil assim de entender?

Nenhum dos dois sequer tentou ser profundo. Onde quer chegar?

Bem, pensando bem, você tem razão. Eu mensionei Berserk só porque foi o primeiro manga violento que me veio à cabeça.
Bom, de qualquer forma, eu nunca disse que Berserk é shounen se é isso que você está pensando. Nunca que eu cometeria tal heresia com esse manga.

Só porque é um shonen não faz dele inerentemente ruim. E você não disse isso, mas eu quis apontar que el era um seinen porque seinens raramente recaem sobre generos, como os shonens, que tendem a serem formulaicos ("anime de esporte", "anime de luta", etc.)

Berserk é violento. Isso não faz dele um manga/anime focado em lutas.

Bom, mas nesse caso ocorreu, você há de convir, especialmente com o Crono (o protagonista bonzinho) e a Lucca (a cientista).

Lucca

- Se veste diferentemente de Bulma
- Possui diversos elementos em seu design que Bulma nunca usou (Lucca possui oculos e capacete)
- É baixinha e "tábua", Bulma tem uma altura media e tem seios até que grandes.
- O arquetipo da Bulma é diferente do da Lucca (Bulma sendo uma "garota bonita, perigosa e inteligente" enquanto Lucca é basicamente uma cientista louca retraida e fofa.)

Crono

- Protagonista mudo
- Não possui personalidade paupavel
- Foi feito para o jogador assumir o seu papel

Sério cara nenhum desses designs tem a ver com os designs que você insiste dizer que são "iguais". Eu estou tentando achar alguma coisa similar entre eles e não acho NADA tirando o fato que tanto Lucca quanto Bulma são inteligentes (Bulma sequer inventa algo, é a companhia do pai dela).
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Chrono Trigger Review

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 26 Jan 2009, 09:09

(Bulma sequer inventa algo, é a companhia do pai dela).

Wrong. A Bulma é uma inventora genial, entre outras coisas inventou o Radar do Dragão.
No episódio de Dragon Ball em que o Doutor Slump aparece, ele inclusive "inveja" as capacidades da Bulma.
Cara, o Magus é obviamente muito mais complexo que o Vegeta, mas ele continua sendo um "vilão que vira aliado", não sei qual é o erro disso.

Exceto que não. Magus nunca foi vilão, desde o começo era tudo um grande mal entendido.
Ele manipulava monstros e tudo porque tinha o MESMO objetivo dos outros personagens: destruir Lavos.
Ele fez um monte de merda? Sim, fez, dignas de vilão. Mas ele não tinha motivações nem objetivos de vilão, ao contrário do Vegeta.
Cara, o tipo do Vegeta é a mesma coisa, até o formato da cara (essa testa meio quadrada), só muda mesmo em três coisas, cabelo, cor da pele e as orelhas. Ah e o fato de o magus não ter sobrancelhas. A única diferença aí que não é apenas um detalhe é o cabelo que é uma mudança mais ou menos grande (e, pow, ainda bem, né? Já pensou o Magus com o cabelo do Vegeta?).

Vegeta:
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Magus:
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Só eu não vejo semelhanças? (Exceto como o cabelo se posiciona na testa).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Chrono Trigger Review

Mensagempor Kasuya em 26 Jan 2009, 10:46

Você disse que ele reutiliza designs quando encontra conceitos similares.

Então eu acho que eu me esperessei mal. Eu queria dizer que os personagens de DBZ não são só apenas parecidos no traço mas de um modo geral. É um caso particular. (aliás, eu espero que seja, nunca vi todos os mangas do Akira)

Você está implicitando que Akira Toriyama não era capaz?

Não é capaz de fazer um desenho diferente. E isso é comprovado nos próprios mangas dele.

Nenhum dos dois sequer tentou ser profundo. Onde quer chegar?

Cara, era uma ironia, uma brincadeira. Não lembro direito mas alguém falava da história de DBZ que não poderia ser comparada ao CT, eu apenas ironizei e disse que não dava pra comparar com CT pois até MK é mais complexo. Francamente... Tá ficando chato toda vez que eu postar ter que explicar isso de novo. :tsc:

Só porque é um shonen não faz dele inerentemente ruim.

Concordo, mas esse estilo mais formuláico costuma me dar asco, o que gera até um certo "preconceito" de um anime que se classifica como shounen. 90% dá certo...

Lucca

- Se veste diferentemente de Bulma
- Possui diversos elementos em seu design que Bulma nunca usou (Lucca possui oculos e capacete)
- É baixinha e "tábua", Bulma tem uma altura media e tem seios até que grandes.
- O arquetipo da Bulma é diferente do da Lucca (Bulma sendo uma "garota bonita, perigosa e inteligente" enquanto Lucca é basicamente uma cientista louca retraida e fofa.)

Mais uma vez Lucca =/= Bulma. Lucca possui esteriótipo idêntico à da Bulma que é a "cientista louca do grupo". É tão difícil entender? Acho que você ainda não descobriu que a Bulma é um gênio científico, pelo seu post. Quanto à aparência, ele tinha que adicionar alguma coisa pra mudar. Só o Kurumada é tão cara de pau. Mas tire o óculos da Lucca, tire o capacete. Você terá a Bulma "tábua".

Crono

- Protagonista mudo
- Não possui personalidade paupavel
- Foi feito para o jogador assumir o seu papel

Continua sendo o "protagonista bonzinho" sem grande personalidade e que sempre chega pra salvar o dia. Se não é o Goku, me perdoe, acho que colocaram o nome errado no manga entitulado "Dragon Ball Z" que eu li.

O que você não está entendendo aqui é que não quero dizer que esses personagens são totalmente iguais. Eles são provenientes dos mesmos esteriótipos, só. Igual é apenas o desenho (mudando alguns detalhes).

Só eu não vejo semelhanças? (Exceto como o cabelo se posiciona na testa).

Perceba o formato da cara e o tipo do corpo. São similares.
Imagem
Kasuya

AnteriorPróximo

Voltar para Video Games