Tem umas duzentas contradições aí.
Contradição eu não vi nenhuma, apenas uma inverdade, que é achar que uma resenha não poderia tratar do estilo e técnica literárias. Fora isso, tranquilo.
Primeiro, se isso é uma resenha, ela deveria no mínimo fazer com que eu me interessasse pelo livro.
Vai fazer com que a maioria das pessoas se interessem. Os números do livro, jornais que elogiaram e quanto ele recebeu para escreve-lo não é valor para nós, mas é para a maioria das pessoas. Não dá para condenar a resenha
por isso, já que o que ela faz é justamente utilizar estratégias rasteiras para atrair o grande público.
Com uma história clichê, batida e sem graça como essa (mafioso, segredo que o cara não sabe, pai morto), não há "estilo e técnica" literária que se salve.
Claro que há. Posso citar aqui para vc dezenas de livros geniais aonde podemos ver sua história ser sintetizada de uma forma que soe cliché, batida, nada atraente. Isso não quer dizer absolutamente nada.
Segundo, se o livro tem 800 páginas e ISSO é a história, mais da metade deve ser só enchimento. Bobagem. Filler.
Non Sense. Posso resumir a história de
Em Busca do Tempo Perdido,
Guerra e Paz e quaisquer outros livros fantásticos e enormes em apenas um parágrafo. Na verdade é isso que ocorre na contra-capa dos próprios livros: um resumo sempre simplório e reducionista da história, mas não tem muito como fugir disso.
Nem por isso nenhum destes excelentes e enormes livros são "mais da metade enchimento, bobagem, filler".
É ridículo atribuir valor a alguma coisa pelo número de páginas;
Isso é mesmo.
ser sucinto é uma virtude. Não há nada com esse enredo (ou com qualquer enredo) que alguém possa expressar, HOJE EM DIA, com oitocentas páginas.
1o: não importa se ser sucinto hoje é uma virtude. Não quer dizer que não podem ser produzidos excepcionais livros de 1000 páginas.
2o: o oposto do que vc disse é que seria o verdadeiro:
qualquer enredo pode render um ótimo livro de 800 páginas. Pq simplesmente não tem como julgarmos apenas pelo enredo, ele sempre será uma redução. Como disse, poderia apresentar o enredo dos grandes romances de mais de 1000 páginas e os enredos dariam margem para que se pensasse a mesmíssima coisa. E são livros soberbos!
Terceiro, é altamente duvidoso que um livro desses, feito para ser um best-seller, tenha valor literário.
Talvez, mas não deixa de ser um chute. A maioria absoluta dos profissionais trabalham por dinheiro, geralmente com um valor pré-combinado, e nem por isso os mais geniais de cada área deixam de ser geniais. Talvez vc pudesse dizer que não são artistas, mas mesmo na arte isso se aplica: alguns dos mais belos quadros foram feitos por encomenda; algumas das mais belas músicas foram feitas por encomenda; alguns dos mais belos livros foram escritos também com um valor prévio a ser recebido acertado.
Isso é o mais comum na nossa economia de mercado, ainda mais do que era nos séculos passados, e não desvaloriza o livro. Não o valoriza - não para mim, para você ou para o Lanzi - mas seu comentário não passa de um chute mesmo. Não é sequer um
palpite informado.
isso parece coisa da contracapa ou da propaganda do livro. Quanto o cara recebeu não é relevante. Isso é coisa de resenha amadora. O próprio site que você passou pode ter uma carinha profissional, mas não dá credencial para afirmar qualquer coisa.
o site tendo esse viés antipreconceituoso (que acaba criando outro preconceito), e atribuindo valor a coisas que não têm NADA a ver com valor literário, como o protagonista ser negro. Isso é tendencioso e estúpido.
Concordo, como disse acima. Resenha que não me atrái, feita para fisgar o grande público através deste estratagema rasteiro e de inversão de valores que não se aplicam, a meu ver, à literatura.
Você acusa o Lanzi de preconceito, mas foi o primeiro a abraçar e aceitar uma penca de afirmações só porque vieram do site tal?
Aí eu discordo de novo. Ele não aceitou as informações pq vieram de um site tal, ele
leu o livro, inclusive
o elogiou antes de postar a resenha e fez seus próprios breves comentários. Ficou evidente que ele postou uma resenha para nos apresentar o livro e não que ele tenha formado sua opinião a partir desta resenha.