Moderadores... e "COLABORADORES"

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Mensagempor Dahak em 27 Jan 2009, 16:02

Boa tarde!

Faz algum tempo já que estou com alguns pedidos e propostas, mas com o lance da reorganização do fórum eu achei prudente aguardar um pouco para abrir esse tópico.

A primeira coisa é que recebi um pedido da Nasti para ganhar um parceiro no Off. A seção tem quilos de movimento e a Nasti já tem outras seções que demandam certo tempo (ainda que não sejam tão vigorosamente ativas). Foi pensado no nome do Agnelo, no Locke Winchester.

Conversei com ele sobre a possibilidade, se ele tinha tempo disponível e outros pormenores. E ele aceita a bronca XD

Como há sempre muito movimento na seção em todos os horários do dia, os dois até se encaixam, visto que a ele passa a manhã on e a Nasti, apesar de ter as manhãs e tardes também com um bom tempo, passa as noites on. Fora a postura dos dois que dispensa comentários de tão boa.

Ele já é do time, está habituado e integrado e etc.

Uma segunda idéia, essa em função de realização de projetos e de alavancar a movimentação da seção através dos próprios projetos é o ingresso do Léderon na seção Artes Visuais.

A Nasti comentou comigo semana passada e de fato o cara tá com ela em praticamente em todos os projetos, tem boa postura, é participativo, cheio de idéias e etc. Seria um cara que viria a acrescentar muito em uma seção que ainda pode render muito mais.

Por fim, uma das sugestões de muita gente, seja por MSN, fórum e conversas aleatórias, é na questão de tratamento de usários. Levantaram até que nos últimos tempos foram bem poucos os que chegaram e ficaram, que se instalaram. O que é infelizmente uma verdade.

Os argumentos para tal vão desde a trollagem, a falta de educação, o grupo fechado que se formou, a intolerância e muitos congêneres. Mas um apontamento em especial me chamou a atenção: falta alguém pra "assessorar" o usuário. E de certa forma, isso é de grande ajuda mesmo. fazendo uma analogia ao varejo, um bom atendimento desde a recepção faz toda a diferença.

Sendo assim, pensei em um reforço que cumpria esse papel como ninguém: Lola.

Pode soar estranho trazer um nome de tão longe, mas a garota mandava muito bem no Quem é Você. Aliás, em todas as seções que moderou. Mais que isso, não seria o primeiro retorno de um moderador, vide a Elara e o Eltor, que ficaram um tempo fora, depois retornando e, bem, estão aqui até hoje =D

Não é nem de perto uma crítica ao trabalho do Allef e da Elara no Quem é Você, é uma sugestão que viria a agregar um reforço e, quem sabe, devolver parte daquela magia que a seção tinha, quando era uma das mais movimentadas da Spell.

Converso com ela com regularidade, sei que ela tem bastante tempo disponível, que ainda manja muito sobre fóruns e que tem vontade de retornar. Além disso, traz na bagagem anos de moderação, supervisão e até de administração, fora outras coisas.

Falei da idéia com alguns moderadores, acho que 6, praticamente todos que fui encontrando online por dois ou três dias para ver se a idéia era loucura demais, lol, e gostaram da idéia. Claro, faz tempo que ela não participa daqui, inclusive, foi algo que todos levantaram, bem como todos concordaram que seria um ótimo reforço caso ela estivesse disposta, com tempo e etc. E isso já me certifiquei que ela tem.

O que acham desses 3 pontos?

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Jan 2009, 16:17

Quanto ao Locke: não tem porque discordar. Ele faz um ótimo trabalho desde sempre.
Lederon: promissor, tem se tornado bastante ativo de uns tempos pra cá, e não costuma arrumar confusão. Pode ser uma adição interessante.
Lola: já comentei antes, e continuo achando que a volta dela seria bem vinda. Realmente, era uma das moderadores mais simpáticas da Spell Brasil.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Sampaio em 27 Jan 2009, 16:27

Locke: Ótimo.
Apesar de que ainda preferia esperar pra ver se o Offtopic volta a bombar ou não. Por enquanto ele está tranquilo tendo a Nasti como moderadora e ainda os Supervisores que sempre estão por lá.

Lederon: Não sei a seção de artes de modo geral precisa de mais moderadores. Já tem gente demais para um local tão pouco movimentado. Média de 2 ou 3 posts por dia? Isso em todas as sub-seções somadas!
Além de tudo a maioria são tópicos novos e é uma seção que quase não dá conflitos (se comparada com as demais).
Acho que não há necessidade alguma, apesar de gostar e muito do nome do Lederon para nossa equipe.
Talvez num futuro.

Lola: Conforme conversei com o Dahak por MSN não sei se é o ideal trazer alguem que nem do fórum participa, sendo que poderíamos fazer uma "rotação interna". Quem trabalha com empresas sabe que é sempre melhor pra harmonia de um local quando vc aproveita pessoas dentro da própria empresa para ocupar cargos, do que quando vc exporta uma solução.

No nosso caso é perfeitamente viável, se quisermos alguem para fazer a função que o Dahak sugeriu para a Lola, utilizarmos alguem ativo no fórum. Figuras "boa praça" é o que não faltam aqui.

Para além disso, tb não tenho certeza de que sequer essa figura seja necessária. Nenhuma das reclamações circulou em volta de "falta de liberdade para conversar com moderadores/supervisores", "falta de meios para reclamarem", etc. Tanto que assim que isso surgiu começaram a manifestar-se direta e abertamente, e não houve repressão nenhuma da nossa equipe quanto a isso (que é o extremo oposto do que ocorre nos demais fóruns que conheço - inclusive na spell de anos atrás).
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Lady Draconnasti em 27 Jan 2009, 17:51

Por enquanto ele está tranquilo tendo a Nasti como moderadora e ainda os Supervisores que sempre estão por lá.

Os supervisores sempre estão lá, mas não mexem um dedo na hora de alertar ou dar advertência, logo, não contam. Sim, eu preciso de ajuda lá.

Lederon: Não sei a seção de artes de modo geral precisa de mais moderadores. Já tem gente demais para um local tão pouco movimentado. Média de 2 ou 3 posts por dia? Isso em todas as sub-seções somadas!

Quer me ajudar então com o Artes também? Produzindo material e projetos? Lendo trabalhos ruins que doem e dando dicas de como melhorar enquanto os outros dois moderadores estão viajando a serviço ou perdendo noites de sono enquanto estudam para provas?

Acho que não há necessidade alguma, apesar de gostar e muito do nome do Lederon para nossa equipe.
Talvez num futuro.

Você não convive com a realidade daquela área, Sampaio.

Por ser menos movimentada precisa de mais esforço pra se manter viva. Esforço esse que quase não vem dos usuários, pois quem dá o sangue pelas Artes Gráficas sou eu, indo atrás de tutorial, artigos, artistas para entrevistar, tendo que analizar imagens, dar dicas DENTRO E FORA DO FÓRUM, DOS PRÓPRIOS USUÁRIOS.

Além disso, a seção de Artes não é tão pouco movimentada assim, Sampaio
Andei vendo muita gente reclamando mas não mover um dedo pra fazer e acontecer. Os calendários da Spell são usados na divulgação do fórum, bem como algumas idéias de premiação dos consursos. E... adivinha? Idéias do Léderon. Essas e muitas outras.

Outra coisita. Artes não é tão deserta assim. 6000 posts é mais que uma boa parte da Spell, e a tendência é crescer. Cada projeto lá criado, como Penas&Espadas, Pintando Um Artista, Contos Coletivos e afins, fazem os posts pipocarem por lá.

Lembre também que Artes é um subforum sazonal, que sempre tendeu a ter uma movimentação fraca no período de férias. Alias, TODO O FÓRUM sofreu uma queda de posts desde o mês de Dezembro.

É muito facil falar de Artes quando se está do lado de fora. Apesar de ausente, eu acompanhei o LD sobre a organização nova do forum e achei interessante ver que quem mais queria meter o bedelho lá era exatamente quem nem deu as caras por lá.

Quanto a volta da Lola, eu apoio, levando em conta o jeito próprio dela de lidar com os trolls que possamos ter, bem como o carisma que ela possui.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Dahak em 27 Jan 2009, 17:57

Sampaio, adorei a analogia com a empresa. Eu utilizo muito esse tipo de recurso para entender algumas coisas.

E nesse caso, quando algo nao vai tão bem quanto poderia, eu buscaria o cara de maior renome possível dentro daquela necessidade em questão. No caso, a Lola sempre foi ótima em aclimatar o usuário. É esse tipo de assessoria que me refiro e que nao consegui pensar em alguém melhor.

Sobre o Locke e o Led, bem, a Nasti tá com 5 seções. As do Artes demandam bastante tempo de leitura e de elaboração, o Off é a mais movimentada da Spell. Os games requerem pesquisas e etc para se manter informado sobre servers piratas e etc, por exemplo. Fora que ela tem a idéia de engatar um mestrado, então me parece plausível que ela ganhe uma ajudinha.

Mas é isso aí, é importante ouvir todos. E obrigado por opinar Pedro =)

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Jan 2009, 18:29

Olha, Sampaio, a Nasti é muito corajosa por moderar o tanto de seções que modera.
Por isso me candidatei a moderar o VG's, eu estava vendo ela se atolar em mais e mais seções, e nosso trabalho é voluntário.
Então pensei "hey, porque não ajudá-la com ao menos uma seção?"

Pois é. Acho que não custaria o Led ajudar com mais uma, e o Locke também. Só para acalmar nossa querida dragoa, que, se tudo der certo, pode começar a fazer mestrado, que é uma atividade muito difícil.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Madrüga em 27 Jan 2009, 19:32

Sinceramente? É mais uma tentativa ridícula de tapar o sol com peneira.

Nasti escreveu:Os supervisores sempre estão lá, mas não mexem um dedo na hora de alertar ou dar advertência, logo, não contam. Sim, eu preciso de ajuda lá.

Nasti escreveu:enquanto os outros dois moderadores estão viajando a serviço ou perdendo noites de sono enquanto estudam para provas?

Será que é porque MODERAR DEMANDA TEMPO? É um silogismo bem fácil (na verdade é um entimema, mas parece que só para mim). Moderar requer tempo. Alguém não tem tempo. Logo...

Engraçado é resolver os problemas de falta de tempo ADICIONANDO gente. PRINCIPALMENTE quando é fácil redistribuir as tarefas. Muito fácil. Largar o osso ninguém quer. É só admitir.

E sou a favor do Léderon, cem por cento. Ele é bom, é articulado, manja do negócio e só vai adicionar. Por mim já estaria dentro. Vai fazer um bem danado pela seção.

Quanto à Lola, sou contra. Dava para rotacionar e, se a idéia é ter uma usuáriA recebendo a galera, podemos ter outras opções. Sério, Dahak, larga essa viagem do passado. Essa época não volta mais. Olha um pouco para a frente.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Eltor Macnol em 27 Jan 2009, 20:43

Será que dessa vez eu consigo ser sucinto? Vamos descobrir.

- Seção Off-Topic: Se a Nasti não está tendo tempo de moderar a seção sozinha, nada contra acrescentar alguém à tarefa. Locke? Ora, nada mal. É um cara centrado, presente e disposto. Já é bem respeitado no fórum e acho que vai ajudar a manter as discussões num clima amigável.

- Seção de Artes: como já comentado no tópico vizinho, há mesmo a necessidade de mais moderadores? À primeira vista, a área parece mesmo estar com "muito cacique pra nem tanto índio", por assim dizer. Lembrem que pra tocar projeto não é necessário ter ferramentas de moderação, vide o exemplo do Estratégias e Explorações, que foi criado e aprimorado unicamente por usuários sem ter surgido a idéia ou necessidade de algum deles se tornar moderador.

- Seção Quem é Você: Francamente¹, não vejo nenhuma carência na seção atualmente - a maioria dos usuários é muito bem recebido, por usuários variados, e não creio que tenha faltado calor no acolhimento aos novos usuários por lá. Francamente², a proposta de trazer de volta alguém que nem sequer acessa o fórum há anos e jogar direto na moderação apenas para servir de recepcionista é algo que soa completamente sem fundamento.

Será que precisamos mesmo de alguém designado especialmente pra dar as boas vindas a todos os usuários? Eu acho que não, mas em caso positivo, com certeza há muitas outras opções mais ativas e presentes no fórum. Algumas das quais basicamente já ocupam essa função, tendo ou não "moderador" sob o nick.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lady Draconnasti em 27 Jan 2009, 21:21

- Seção de Artes: como já comentado no tópico vizinho, há mesmo a necessidade de mais moderadores? À primeira vista, a área parece mesmo estar com "muito cacique pra nem tanto índio", por assim dizer.

Levando em consideração que eu modero a área de artes sozinha por cerca de 2 a 3 meses por semestre (mais ou menos o período em que as coisas apertam pra todo mundo)?

Se a questão é reorganização do pessoal, porque ela ainda não foi feita? Só se percebeu essa má distribuição agora? Acho que falta da gente sentar um pouquinho com a equipe e resolver isso de uma vez, para o bem do fórum.
Imagem

Lady Draconnasti

Mensagempor Madrüga em 27 Jan 2009, 21:35

Eu propus isso no e-mail, mas fui solenemente ignorado e levei aquela alfinetada ("ah, você quer lançar candidatura do Allef e do Sampaio agora, mas ME-NI-NO, você falou mal deles no passado, pensa que eu esqueci?").

Imagem
Madrüga

Mensagempor Lady Draconnasti em 27 Jan 2009, 21:49

O que eu li naquele email não falava de nos reunirmos no msn para debatermos qualquer coisa. Claro, posso ter deixado algo passar e se foi o caso, peço pra que quote aqui a parte que eu não vi (sério mesmo, sem sarcasmo).
Imagem

Lady Draconnasti

Mensagempor Madrüga em 27 Jan 2009, 21:54

É que eu até encaminhei o primeiro e-mail para o Eltor, porque ele estava usando outro (e nem sei se recebeu da primeira vez). E não tinha o e-mail do VA e nem um monte de gente. É melhor usar o fórum mesmo, até porque discutir no MSN necessariamente exige que todos estejam disponíveis AO MESMO TEMPO (coisa rara).

Imagem
Madrüga

Mensagempor Lady Draconnasti em 27 Jan 2009, 22:07

Então acho que não recebi esse e-mail.

Creio que devemos resolver isso, antes de prosseguir com qualquer coisa, não?
Imagem

Lady Draconnasti

Mensagempor Eltor Macnol em 27 Jan 2009, 22:12

Levando em consideração que eu modero a área de artes sozinha por cerca de 2 a 3 meses por semestre (mais ou menos o período em que as coisas apertam pra todo mundo)?

Acho que o resto da equipe não estava a par dessa situação. Se isso trouxe dificuldades, poderia ter sido abordado antes até. Mas aí a questão não seria o caso de, ao invés de apenas aumentar ainda mais o quadro de moderadores, substituir algum(ns) dos que não estão disponíveis em períodos essenciais?

Ainda outro ponto a considerar: o movimento na seção é grande o bastante para exigir mais de um moderador? Certo, levando em consideração que você está se dedicando também a outras seções, exigir mais do que dois moderadores?

Vamos pensar sobre isso.

É que eu até encaminhei o primeiro e-mail para o Eltor, porque ele estava usando outro (e nem sei se recebeu da primeira vez). E não tinha o e-mail do VA e nem um monte de gente. É melhor usar o fórum mesmo, até porque discutir no MSN necessariamente exige que todos estejam disponíveis AO MESMO TEMPO (coisa rara).

Aquele encaminhado para o gmail foi o único e-mail que eu recebi. Talvez os outros tenham sido enviados para o hotmail, aquela caixa-sem-fundo de spam incontrolável, que eu só uso para conectar no msn. Nesse caso, não estou a par de nada que tenha sido dito na conversa.

De qualquer forma, reitero o que falei no outro tópico: o melhor lugar pra falarmos sobre o assunto é aqui. Acessível para todos lerem e opinarem, de forma democrática e transparente.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lady Draconnasti em 27 Jan 2009, 22:17

Ok, então.
Imagem