Olá, galera.
Eu estou há tempos pretendendo fazer um tópico como esse, mas acho que só recentemente, em vista de acontecimentos em que os usuários não tiveram acesso, envolvendo desavenças internas com a moderação, que me fizeram finalmente perceber um fato importante.
Pra que diabos teria medo de postar isso? Deletar a minha mensagem e me banir?
Dificilmente. Mesmo se isso acontecer, eu simplesmente posto no meu blog e mando o link pra quase todos os spellianos que eu tenho no meu MSN, e peço para passarem adiante. Sem contar que se isso realmente acontecer, só vai provar meu argumento.
A spell mudou, e continua mudando. Não é mais o "Rpg.com.br", que muitos acharam simplesmente digitando aleatoriamente na barra de endereços (eu, inclusive), ou mesmo aquele fórum associado à comic store. Sequer é um fórum furreca (verdade, mas aconchegante) na invision free e sim algo mais respeitável com um domínio próprio... bem, quase isso.
Spell é atualmente um dos maiores fóruns nacionais independentes de grandes editoras ou vendedoras, desde sempre taxado de "aquele lugar onde todo mundo odeia tudo", mas acima de tudo é um lugar mantido principalmente pelos seus usuários de outrora, alguns que hoje a moderação e outros que continuam contribuindo.
Neste momento, pode vir a pergunta na sua mente: "e o kiko?".
O ponto é: os tempos mudaram, mas a mentalidade de certos indivíduos envolvidos não. Alguns destes indivíduos, membros da atual moderação ainda estão com uma postura que foi correta anos atrás, até hoje. Postura de um empregado que deve satisfação a um patrão, postura de membro de clubinho, em insiste em chamar amigos (que saíram do fórum há anos, por vontade própria) para adentrar na moderação (independente da resposta de outros) e pessoas ausentes com poderes e responsabilidades que sequer dão as caras no fórum.
Nada disso fica exposto aos usuários comuns, pelo menos não diretamente, exceto em casos como que será citado na próxima frase.
Se a spell é feita pelos usuários PARA os usuários, porque existe esse "grand canyon" que separa usuários de moderadores, até com um tópico de moderador A reclamando que moderador B falou da situação atual do fórum num chat de MSN abertamente?
E o usuário, precisa mesmo ser guiado pela mão, com a capacidade de decisão limitada a "Hei, acho que eles podem tentar ajudar em algo"? Mudanças importantes estão sendo feitas, mas ao mesmo tempo são embarreiradas por atitudes que por uma burocracia excessiva ou atitudes que muitos poderiam encarar como infantis. Novamente, sem o conhecimento dos usuários.
Meu pedido é que haja uma transparência maior de supervisão-moderação-usuários. Não estou citando nomes, porque não quero A) criar nenhuma confusão, B) não quero "ver o circo pegar fogo" e principalmente C) porque eu respeito cada um.
Eu venho aqui "colocar o meu na reta" simplesmente porque eu já tou de saco cheio dessa falta de, sei lá, "uma postura melhor", ou mesmo a capacidade de admitir que há meios alternativos de resolver tudo sem necessitar de uma mentalidade de clubinho interno, com a adição de "amiguinhos" que são conhecidos por criar desavenças e atritos, numa preocupação com trivialidades ao invés de se focar nos problemas reais.
Mesmo porque, a única coisa que diferencia os membros do clubinho é um bonequinho embaixo do nome, mas esquecem que detrás de CADA nome com ou sem bonequinho tem pessoas, das quais poderiam ter brilhantes idéias ou soluções melhores.
Só que nenhuma das pessoas sem o bonequinho no nome vai sequer saber das discussões e poderá opinar.