Apelo aos usuários e a moderação

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Fev 2009, 22:19

Olá, galera.

Eu estou há tempos pretendendo fazer um tópico como esse, mas acho que só recentemente, em vista de acontecimentos em que os usuários não tiveram acesso, envolvendo desavenças internas com a moderação, que me fizeram finalmente perceber um fato importante.

Pra que diabos teria medo de postar isso? Deletar a minha mensagem e me banir?

Dificilmente. Mesmo se isso acontecer, eu simplesmente posto no meu blog e mando o link pra quase todos os spellianos que eu tenho no meu MSN, e peço para passarem adiante. Sem contar que se isso realmente acontecer, só vai provar meu argumento.

A spell mudou, e continua mudando. Não é mais o "Rpg.com.br", que muitos acharam simplesmente digitando aleatoriamente na barra de endereços (eu, inclusive), ou mesmo aquele fórum associado à comic store. Sequer é um fórum furreca (verdade, mas aconchegante) na invision free e sim algo mais respeitável com um domínio próprio... bem, quase isso.

Spell é atualmente um dos maiores fóruns nacionais independentes de grandes editoras ou vendedoras, desde sempre taxado de "aquele lugar onde todo mundo odeia tudo", mas acima de tudo é um lugar mantido principalmente pelos seus usuários de outrora, alguns que hoje a moderação e outros que continuam contribuindo.

Neste momento, pode vir a pergunta na sua mente: "e o kiko?".

O ponto é: os tempos mudaram, mas a mentalidade de certos indivíduos envolvidos não. Alguns destes indivíduos, membros da atual moderação ainda estão com uma postura que foi correta anos atrás, até hoje. Postura de um empregado que deve satisfação a um patrão, postura de membro de clubinho, em insiste em chamar amigos (que saíram do fórum há anos, por vontade própria) para adentrar na moderação (independente da resposta de outros) e pessoas ausentes com poderes e responsabilidades que sequer dão as caras no fórum.

Nada disso fica exposto aos usuários comuns, pelo menos não diretamente, exceto em casos como que será citado na próxima frase.

Se a spell é feita pelos usuários PARA os usuários, porque existe esse "grand canyon" que separa usuários de moderadores, até com um tópico de moderador A reclamando que moderador B falou da situação atual do fórum num chat de MSN abertamente?

E o usuário, precisa mesmo ser guiado pela mão, com a capacidade de decisão limitada a "Hei, acho que eles podem tentar ajudar em algo"? Mudanças importantes estão sendo feitas, mas ao mesmo tempo são embarreiradas por atitudes que por uma burocracia excessiva ou atitudes que muitos poderiam encarar como infantis. Novamente, sem o conhecimento dos usuários.

Meu pedido é que haja uma transparência maior de supervisão-moderação-usuários. Não estou citando nomes, porque não quero A) criar nenhuma confusão, B) não quero "ver o circo pegar fogo" e principalmente C) porque eu respeito cada um.

Eu venho aqui "colocar o meu na reta" simplesmente porque eu já tou de saco cheio dessa falta de, sei lá, "uma postura melhor", ou mesmo a capacidade de admitir que há meios alternativos de resolver tudo sem necessitar de uma mentalidade de clubinho interno, com a adição de "amiguinhos" que são conhecidos por criar desavenças e atritos, numa preocupação com trivialidades ao invés de se focar nos problemas reais.

Mesmo porque, a única coisa que diferencia os membros do clubinho é um bonequinho embaixo do nome, mas esquecem que detrás de CADA nome com ou sem bonequinho tem pessoas, das quais poderiam ter brilhantes idéias ou soluções melhores.

Só que nenhuma das pessoas sem o bonequinho no nome vai sequer saber das discussões e poderá opinar.
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor arghsupremo em 04 Fev 2009, 22:24

:pipoca:
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Lune em 04 Fev 2009, 22:37

Não tô sabendo de nada. Nem sei do que raios o Lumine tá falando...

...o que de certa forma prova o ponto dele, não?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 04 Fev 2009, 22:37

Entrei a pouco tempo na moderação, mas o que o Lumine está falando é verdade em vários pontos.
Não gostaria que fosse criada confusão com relação a isso, porém está realmente na hora de revermos nossos conceitos.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor arghsupremo em 04 Fev 2009, 22:40

Vão me colocar como moderador?
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Bahamute em 04 Fev 2009, 22:45

Sei lá.

Acho que vai começar uma flamewar aqui, mas para não offtopicar, vou dar minha opinião.

Sempre tive a postura de ficar do lado mais "fraco", isso pode ser notado por todos na Spell, em discuções importantes (como o tópico do Spark -- na época, Thanatos -- no linha direta, ou o famigerado Madruga vs Schalleon), mais por achar que, muitos usuários SEMPRES puxam sardinha, quando no meio da discução, o individuo tem uma cor diferente em seu nick...

Nunca me interessou ter "cargo" na Spell, sempre gostei de visitar aqui por causa da comunidade. Tanto é que, a primeira coisa que faço ao acessar a internet, é correr pra esse forum, e clicar o link "ver novas mensagens".

Apoio principalmente a parte que tu menciona que, um moderador-supervisor-Admin-- deve ser ativo, e não um membro que nunca visita o forum, pois de que forma eles podem "exercer" seu trabalho, ou usar o poder que a "corzinha" no nick concede...

Tenho notado que muitos dos membros, sejam eles "simples" usuários, ou de algum "cargo" na Spell, não tem a mesma paciência de outrora, e por isso, estão abandonando a Spell, seja por uma desavença aqui, por problemas pessoais, ou simplesmente ter se enchido disso tudo.

É claro que ninguém tem uma obrigação real para com essa comunidade, uma vez que usamos isso sem desembolsar um único centavo, e o domínio (e o futuro site) são pagos. Mas ainda há a obrigação social, aquela que, quando você se compromete com um serviço, deve executá-lo em nome de sua palavra, para manter sua imagem intacta. Todos temos problemas pessoais, preocupações verdadeiras e ademais adversidades de nossa vida corrida. Mas, nem que seja 1% de nosso tempo livre, devemos dedicá-lo a nossas obrigações sociais, se quisermos manter uma boa imagem para com o restante.

Não sei se o que está acontecendo se deve a essa transição da comunidade, mas também tenho notado, meio que inconscientemente, uma diferença no ar.

Enfim, sempre gostei da Spell, acredito eu que não vá abandonar isso aqui tão cedo, e, mesmo já tendo sérias discussões com varios membros daqui (inclusive com a moderação, supervisão e etc) sempre resolvi meus problemas no tópico que eles começaram, nunca estendi nenhuma discussão minha para o ser humano detráz do teclado.

Acho que o lado humano da Spell ainda conta muito, não conheço 1% dos membros do forum pessoalmente (acho que só encontrei com o Nibelung até hoje), tampouco acesso meu msn (ainda nem sei porque eu tenho um msn, sendo que é rarissimo eu usá-lo) e mantenho contato, mas o que me faz acessar esse forum todos os dias, é ver as novidades, os debates e as opiniões de cada membro desse forum. É realmente uma "casa virtual" para mim...
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Lune em 04 Fev 2009, 23:07

Mas então, o que exatamente aconteceu? E isso tem algo a ver com o fato da reformulação do fórum estar ridiculamente pela metade?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 04 Fev 2009, 23:24

O que está acontecendo é algo que só os moderadores estão acompanhando. Uma confusão administrativa, podemos dizer.

Alguns moderadores querem que a moderação continue como era na época da Spell Brasil. Outros querem mudar os paradigmas da moderação.
Sim, dá para chegar a um acordo. O problema maior são os conflitos internos, que estão se tornando numerosos demais.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Cebolituz em 04 Fev 2009, 23:29

_Virtual_Adept_ escreveu:O que está acontecendo é algo que só os moderadores estão acompanhando. Uma confusão administrativa, podemos dizer.

Alguns moderadores querem que a moderação continue como era na época da Spell Brasil. Outros querem mudar os paradigmas da moderação.
Sim, dá para chegar a um acordo. O problema maior são os conflitos internos, que estão se tornando numerosos demais.

Ah certo, isso explica muita coisa que não havia entendido do post do Phill.

Tirando a parte dos conflitos internos, que ainda é melhor que continuem internos, creio que seria interessante para nós sabermos quais posturas "moderativas" estão em pauta, visto que isso nos afeta diretamente.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor AKImeru em 04 Fev 2009, 23:37

INTERNET DRAMA ALERT

Vocês foram avisados pela Brigada Oda.

Somos (eramos?) o melhor site de RPG do Brasil porque NÃO TINHAMOS (temos?) INTERNET DRAMA.

Recomendo ambos lados do argumento observarem isso com cautela. Não transforme isso na Rede RPG porque eles são maiores.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lune em 04 Fev 2009, 23:37

E é por isso que é uma má idéia você deixar os próprios deputados decidirem os seus salários, não é mesmo?

Como exatamente funcionava a moderação na antiga Spell e quais são as propostas do "novo paradigma"? O povo quer saber, pessoal! :victory:
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor NeverSleep em 04 Fev 2009, 23:40

Tá né?

E isso vai levar onde? Afinal isso eu já sabia, dava pra perceber claramente, no tópico de mudanças no forum pessoas que nunca vi sair da sessão onde modera/posta vieram fazer um drama por causa da sessão que foi movida yadda yadda...

postcount++;
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Fev 2009, 23:41

Oda, "Internet Drama" não resume nem metade dos acontecimentos atuais... A pior parte é que o lado que quer fazer mudanças é "atravancado" pelo lado do DWAMA.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Lune em 05 Fev 2009, 00:20

Queremos respostas, pessoal.
:multidao:

EDIT

Ok, juntando os pedaços de informação já está dando pra ter uma idéia geral da coisa. Então, em nome dos usuários presentes no chat, tenho duas perguntas:

1) Em que pé está a reformulação do fórum? O que falta para ela ser completada feita?

2) Quais são os estilos de moderação sendo considerados?
Editado pela última vez por Lune em 05 Fev 2009, 01:05, em um total de 1 vez.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Fev 2009, 01:01

Espero que meu desabafo, meu apelo a usuário E moderação não vá servir apenas pra comer espaço no hd do servidor do fórum.

Eu gostaria de uma posição da moderação, não como um todo, mas como individuos. Não há uma "massa de moderação", assim como não há uma "massa de usuários".

We're not Anonymous. We can forgive.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Próximo

Voltar para Linha Direta