Calma pessoal, nada contra quem joga D&D(exceto Eltor Macnol, depois da declaração dele), como Jesus disse "Eles não sabem o que fazem..."
É, vi que não sou o único que gosta de Piratas por aqui. Aliáis, adorei o vídeo.
O que não gosto em D&D? Não sou de cuspir no prato em que comi. Aprendi a narrar com o livro do mestre de AD&D, e o primeiro rpg que joguei foi D&D 1ª edição. Inclusive meu sistema possui erros e acertos críticos, de modo similar, e apesar de cada campanha usar um dado base apropriado a maioria compartilha do mesmo d20... mas...
Desde o AD&D já criticava o sistema. Nem preciso muito falar o porque... a começar pelas classes, que acabam sendo uma limitação. A primeira coisa que faço ao avaliar um sistema é ver se todo personagem que eu queira fazer eu posso, claro que dentro do cenário... e todas as versões de D&D não me permitem fazer isso. Classes, poucas opções nos combates (a não ser com talentos, fora isso todos só sabem bater ou esquivar), defesa completamente passiva (Odeio a CA, e poucos narradores narram ela como deveria ser feito. Sem falar que reduz e muito as opções dentro de combate), como as perícias funcionam, monstros absurdos e ridículos do Monster Manual, Magias por slots (a coisa mais gritante e e estúpida que já vi), etc, etc... tem muitas coisas. Essas são só as básicas, parte dos meus jogadores jogam D&D com outros grupos, e quanto mais detalhes do sistema eles me contam, mais eu me contorço em horror...
Fora isso tudo? Nada mais. Estendo o tapete vermelho ao D&D por ter dado origem ao RPG. Mas nesses tempos ele poderia ter se atualizado de verdade. Enfim, minha implicância maior é que além de ele ter várias falhas, mecanicamente falando, o estilo de jogo tende para o hack'n slash (não adianta dizer que não, o jogo desinspira interpretação e o sistema, magias e classes são bolados pensando em combate e ação) e os jogadores de D&D que conheço me cruxifixam com minhas críticas... enfim, uma velha história
Quanto ao meu sistema, sim, ele é genérico. Adoro narrar, mas confesso que tenho uma paixão especial por regras e mecânicas bem aplicadas (sou da política do apenas o suficiente, regras simples e detalhadas). Venho aprimorando esse meu sistema a anos, e devo dizer que ele está praticamente completo. E sim, adoraria conversar depois sobre regras, trocar idéias, conhecer seu sistema... Aqui tem uma seção própria para o assunto?
Até onde me lembro entrei antes disso... eu tinha 11 anos(ou 12, não lembro) na época que me cadastrei na spell, e isso foi a oito anos atrás...
E aconteceu de novo. O post ficou imenso. Sou usuário assíduo de fóruns, sempre com poucos posts na contagem mas sempre com testamentos nas mensagens

. Espero que meus posts não entediem a galera
Valeu pela recepção e atenção, um abraço a todos!