[Tópico Oficial] Nova organização: Moderadores e Colaborador

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Mensagempor Cebolituz em 06 Fev 2009, 23:31

Sim, no caso, o ideal do grupo ativo com poderes em todas as seções seriam aí os supervisores/administradores, com tempo e disposição para agilizar algumas coisas como trancar tópicos desnecessários, mudar para as seções corretas e tal.

Esse grupo pode ser composto de uns 4 ou 5 supervisores/administradores ativos com suas seções (como os atuais moderadores), mas ainda com poderes para agilizar tais processos em outras seções que visitam, caso o moderador específico da seção não esteja logado.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Arvedui em 06 Fev 2009, 23:32

Se eu não estou enganado a diferença dos Admins para os Supervisores é que os primeiros tem acesso ao Painel de Administração do fórum.

A segunda diferença decorre disso: Admins teoricamente teriam de se preocupar com aspectos técnicos e de suporte do fórum enquanto os Supervisores fariam o papel de "Moderadores Globais" do fórum, ou seja, aqueles caras que tem ferramentas no fórum todo e podem, portanto, moderar qualquer seção em caso de urgência.

Acho legal a divisão... ter "Moderadores Globais" é bom pra casos extremos e pra não desgastar os Admins que tem outras prioridades.

E os "Moderas Locais" ( ou seja, o moderas convencionais ) tem a sua competência na área em que moderam, mas essa competência não se extende ao fórum em geral ( pelo menos em matéria de ferramentas e domínio do conteúdo).

Mas se aqui na Spell não existir essa diferenciação nítida entre os Admins e os Supervisores... que esses últimos sejam extintos.

Mas Admins demais mexendo no painel do fórum pode render dor de cabeça e um desencontro de informações :aham:

Namarië
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Nibelung em 07 Fev 2009, 03:01

Eu já acho que todos os moderadores do fórum deveriam ter acesso a todas as ferramentas em todos os fóruns, mas que cada um tenha responsabilidade apenas com os próprios fóruns. Assim, ele é o responsável pela própria seção, mas se ver algum pepino muito grande ( :hmmm: ) em um fórum alheio, ele poderia fazer alguma coisa em caráter emergencial.

Pra mim, as moderações "locais" deveriam valer para mestres de PbF e só.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Elara em 07 Fev 2009, 06:59

Assino embaixo do Arvedui e do Nibel.

Chero pra vcs!
This is NOT Sparta!
Elara

Mensagempor oculto em 07 Fev 2009, 08:56

Pra mim, as moderações "locais" deveriam valer para mestres de PbF e só.

Inclua-se aqui tb as campanhas próprias do RPG via Internet, que de qq forma já vem funcionando bem nesse esquema.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Arvedui em 07 Fev 2009, 09:23

Nibelung escreveu:Eu já acho que todos os moderadores do fórum deveriam ter acesso a todas as ferramentas em todos os fóruns, mas que cada um tenha responsabilidade apenas com os próprios fóruns. Assim, ele é o responsável pela própria seção, mas se ver algum pepino muito grande ( :hmmm: ) em um fórum alheio, ele poderia fazer alguma coisa em caráter emergencial.

Pode ser uma boa saída. Mas tem um problema que inclusive já aconteceu comigo em outro fórum. Eu tinha ferramentas numa determinada seção mas não tava "oficialmente" linkado como moderador. Interferi algumas vezes pq tava logado ( e pq o modera oficial passava pouco tempo logado no fórum) no momento em que era preciso e o modera "oficial" se irritou pq eu não o deixava mais moderar a seção dele ¬¬

E disso nasceu um pequeno mal-estar... que ficou! :roll:

Mas acredito que as coisas por aqui sejam mais evoluídas que isso. Mas é preciso uma boa sintonia dentro da equipe pra evitar casos assim.

Mas voltando a um assunto que foi posto no primeiro post... acho que o nome "Colaborador", conforme citou o Léderon... é um pouco injusto, pq todos que estão aqui colaboram a seu modo. Organizador parece um bom nome (embora soe meio burocrático XD)

E outra coisa: vale a pena pegar um membro experiente da Equipe atual e com boa carga de participação em projetos/criação de material pra meio que Coordenar essa Equipe de Organizadores/Colaboradores. Não coordenar no sentido hierárquico, mas no sentido de passar experiências, no caso de alguns desses Organizadores/Colaboradores serem novatos.
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor juma em 07 Fev 2009, 10:08

Eu gostei da idéia do Nibelung e não acho que haveriam problemas do tipo que o Averdui falou.
juma

Mensagempor guca0 em 07 Fev 2009, 15:16

Baseado na velha frase: "Quem modera os moderadores" eu penso, seja como for essa nova organização, eu acho que deveria haver um tipo de "Conselho de ética", para julgar as ações dos moderadores, não que eu esteja com problemas ou algo do gênero com algum, mas porque eu estou cansado de ver tópicos sobre reclamações na conduta dos moderadores, e acho que deveria existir algo do gênero para julgar alguma ação dos moderadores.
guca0

Mensagempor Eltor Macnol em 07 Fev 2009, 15:33

Eu gostei da proposta. Sabia que apareceriam idéias interessantes por aqui. :aham:

Algumas das vantagens é que isso supriria a não-existência de supervisores, que é quem tem no momento a responsabilidade de agir quando o moderador não está, e traria uma maior homogeneidade às ações da moderação entre diferentes seções.

Who watches the watchmen? Obviamente, vai continuar tendo uma supervisão, a princípio por parte dos administradores... mas de boa, acho muito mais interessante que a própria moderação se fiscalize. Se é pra existir uma seção fechada de moderação, que seja especificamente para isso: falar sobre o que tem acontecido na diversas seções, usuários que não estejam colaborando, tópicos que tenham gerado um clima de desconforto ou briga, e como solucionar/como fazer para não ocorrerem no futuro.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Mai em 07 Fev 2009, 19:56

Dizem que o macaco não olha pro próprio rabo, mas um moderador pode denunciar erros dos outros. Seria interessante, sim, uma comissão, apesar de que não há uma necessidade, acho.
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Mai

Twitter: BoredMai

Mensagempor Cebolituz em 07 Fev 2009, 20:47

Acho essa história de comissão um pouco exagerada. Não vejo necessidade de um comitê de ética fiscalizador. Acho que o usuário pode tranqüilamente enviar uma MP para o moderador argumentando ou então reportar ou enviar uma MP para um supervisor/administrador reportando a atitude da qual não concordou.

Além de ser mais rápido e menos burocrático, creio que seja muito mais fácil de se chegar a um consenso com um supervisor (o primeiro que estiver online) de verificar se a reclamação procede.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Dragão de Bronze em 07 Fev 2009, 20:57

Nibelung escreveu:Pra mim, as moderações "locais" deveriam valer para mestres de PbF e só.

E, por que não, os projetos no Pratas da Casa?

guca0 escreveu:Baseado na velha frase: "Quem modera os moderadores" eu penso, seja como for essa nova organização, eu acho que deveria haver um tipo de "Conselho de ética", para julgar as ações dos moderadores, não que eu esteja com problemas ou algo do gênero com algum, mas porque eu estou cansado de ver tópicos sobre reclamações na conduta dos moderadores, e acho que deveria existir algo do gênero para julgar alguma ação dos moderadores.

Olha, particularmente acho justo. Não que eu não confie na moderação, mas até eu mesmo, que confio em mim ( :P ) já tomei advertência.
Isso, além de tudo, demonstraria uma maior imparcialidade na equipe da Spell (não que eu ache que falte).
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Arvedui em 07 Fev 2009, 20:57

Ah... não é uma idéia de todo descartável. Chega a soar interessante dependendo de como ela for aprimorada e lapidada... mas com disse a DarkLady... não há uma necessidade gritante pra isso.

Além do mais... galera... é pra isso que existem os usuários! Nós é que somos os verdadeiros "fiscais". Quando usuário não curte alguma atitude ele fala de boa. Os moderas escutam... é assim que as coisas naturalmente funcionam.

Além do que... parafraseando o Cebulituz... é muito burocrático! ^^
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Madrüga em 07 Fev 2009, 22:17

Eliminação de supervisores e criação de "conselho" = mesma coisa.

Melhor seria então termos mesmo um grupo de admins, com poderes globais (etc) e a moderação normal. Só. Nada de muita estratificação.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Agnelo em 07 Fev 2009, 22:23

criar o tal comite de ética é contraproducente, afinal vocês devem fazer esse trabalho. Ficando atentos ao que acontece e se pronunciando quando for o caso.

Admins, moderadores como o nibe sugeriu e organizadores/colaboradores me parece o melhor caminho mesmo.

Mais que isso é besteira.

É importante tyambám, diferenciar organizadores de seção e de projeto, e ter em mente que a grande parte do trabalho do organizador deve ser no site, e não no forum.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta