O que afasta as garotas do RPG?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Radasforth Longshank em 08 Fev 2009, 18:11

De qualquer forma, também acho que os jogadores fariam atos heróicos por causa da mulher no grupo.Isto é, vendo que ela está prestes à morrer, se joga em sua frente e a protege; ou simplesmente alguma coisa pra dar em cima dela.
Nunca mestrei com mulheres no grupo, mas já saberia que não iria dar muito certo.As pessoas que eu narro...São meio estúpidos às vezes, ávidos por sexo, wtf :doido:
Apesar disso, acho que tudo tem uma tendência à mudar, como dito pela Lady Draconnasti.Quem sabe daqui há algum tempinho as mulheres estejem em 50% dos grupos, ou não.Mas muita coisa não daria certa em uma seção mesclada.Outras dariam.
Acho que o que menos daria certo seria o interesse.
Radasforth Longshank

Mensagempor El Texugo em 08 Fev 2009, 19:18

Pelo jeito desconhece estudantes de Psicologia, Enfermagem, Odontologia, Fonodiologia e outros cursos aonde é impossível fazer uma roda de homens. Muitos homens convivem tranquilamente com grupos só de mulheres e acham até bom, como é meu caso. E mesmo os que não convivem, não são todos os homens que sentiriam-se desconfortáveis em grupos de mulheres.

Na verdade se as mulheres estiverem num grupo de homens que tenha afinidades com ela, no qual ela sinta-se a vontade, não tem problema algum. Conheço muitas turmas de amigos só de homens e apenas uma mulher.

Acredito que você citou casos específicos, tanto no caso de cursos onde há muitas meninas quanto no fato de citar um grupo onde as pessoas tenham afinidade. Acho meio claro que um grupo onde todos sejam amigos, independente do sexo, não haja problemas em relação a isso.

É?

É sim, basta falar sobre uma boa noite de sexo com 10 garotas. A maior parte delas vai dizer que a parte que elas mais gostaram é diferente da parte que você mais gostou. Com outros assuntos é a mesma coisa. Novamente, quando a garota analisada tem grande afinidade com você (Citando o meu caso e da minha namorada em particular), é claro que vcs gostarão das mesmas coisas, mas isso não é algo que acontece sempre.

É aceito popularmente e não quer dizer que convenções pré-estabelecidas estejam certas. Acho esta e a última frase que citei, afirmações complicadas de se fazer.

Olha, baseado em tudo o que vejo acontecer, acho que esta convenção pré-adolescente tem grande chance de ser verdade. E olha que conheço bastante gente pra dizer que muitas mulheres são mais emotivas do que racionais(embora não seja difícil encontrar garotas bastante racionais)

Não acho que o problema aí seja gosto de homens vs gosto de mulheres. Aventuras de RPG deveriam conter batalha E história, e aliás, foco na segunda. Uma aventura que não dá a possibilidade, de forma alguma, de contornar a situação com uma conversa, com inteligência, ou que não tenha explicações possíveis de serem descobertas sobre o como e porquê aconteceram os eventos (como o seu exemplo), simplesmente não é uma boa aventura de RPG.
O problema aí está na qualidade da aventura, não nos gostos de cada gênero.

Discordo. O mestre deve narrar de acordo com os interesses dos jogadores, de acordo como eles se divertem. Levando em conta os comentários nos posts acima, onde disseram que meninas se importam menos com regras e mais com histórias, e também que o mestre em questão é acostumado a mestrar mais para homens do que para mulheres, é comum que as aventuras não atraiam 100% da atenção da jogadora em questão.

isso vai dar polêmica.

Há de convir que japoneses são tarados e passam isso para os animes. :linguinha:
Imagem
El Texugo

Mensagempor Madrüga em 08 Fev 2009, 19:47

Texugo escreveu:Discordo. O mestre deve narrar de acordo com os interesses dos jogadores, de acordo como eles se divertem. Levando em conta os comentários nos posts acima, onde disseram que meninas se importam menos com regras e mais com histórias, e também que o mestre em questão é acostumado a mestrar mais para homens do que para mulheres, é comum que as aventuras não atraiam 100% da atenção da jogadora em questão.

Minha namorada é um exemplo. Meu grupo costuma ser mais "roll play" do que "role play", mas ela preferiu simular a personagem, até em gestos (e ela é atriz, isso conta); os marmanjos do meu grupo gostam mais das horas de porrada, enigmas, desafios de habilidade e perícia...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Youkai X em 08 Fev 2009, 20:13

xyz
Editado pela última vez por Youkai X em 25 Jun 2009, 02:12, em um total de 1 vez.
Youkai X

Mensagempor Sampaio em 08 Fev 2009, 21:24

Acredito que você citou casos específicos, tanto no caso de cursos onde há muitas meninas quanto no fato de citar um grupo onde as pessoas tenham afinidade. Acho meio claro que um grupo onde todos sejam amigos, independente do sexo, não haja problemas em relação a isso.

Não são tão específicos. Servem para ilustrar que aonde é possível ter exceção a essa regra, ou seja, aonde o meio possibilita grupos de mulheres com poucos homens, têm.
O que serve para ilustrar que não existe essa de "qualquer homem ficaria deslocado em uma roda de mulheres", conforme vc disse.

Mais perigoso ainda é esse qualquer aí, na sua frase. Tem que tomar cuidado com essas afirmações, foi o que apontei. É possível até que sequer seja a maioria que sente-se deslocada junto à mulheres.

E dado que em tantos meios, que propiciam que um grupo com membros de um mesmo sexo e uma exceção, isso ocorre de maneira natural e sem problemas, ou seja, não precisam ser previamente amigos - arruma-se afinidades- , é de se pensar pq no RPG isso é tão problemático. Foi aí que apontei um dos problemas do seu raciocínio e entrei com meu palpite.

É sim, basta falar sobre uma boa noite de sexo com 10 garotas. A maior parte delas vai dizer que a parte que elas mais gostaram é diferente da parte que você mais gostou.

Mas sexo não é a mesma coisa que RPG, sequer é ua comparação válida. sexo é justamente o que diferencia os gêneros a priori, enquanto RPG é, teoricamente, assexuado. É claro que terei gostos diferentes de uma mulher no sexo, especialmente pq não gosto de ser penetrado, não tenho vagina, seios, sequer os mesmos hormônios.
Mulheres podem ter gostos diferentes de mim em várias outras coisas, mas será que isso deve-se pelo fato de serem mulheres, ou pelo fato de serem pessoas diferentes de mim, independente do sexo?

Acho que esses gostos variam de pessoa para pessoa, e isso deveria ser óbvio ululante. Isso ficou mais do que evidenciado pelo testemunhos que tivemos aqui, da enorme quantidade de garotas que adoram o matar-pilhar-destruir (MPD) - aguns só conhecem garotas que gostam disso, enquanto outros testemunham que conhece/são as que gostam da parte roleplay.

O mesmo, exatamente o mesmo, pode ser dito sobre os homens. Logo, não te relação nenhuma com o gênero.

Olha, baseado em tudo o que vejo acontecer, acho que esta convenção pré-adolescente tem grande chance de ser verdade. E olha que conheço bastante gente pra dizer que muitas mulheres são mais emotivas do que racionais(embora não seja difícil encontrar garotas bastante racionais)

Idem aos homens. Não vejo relação de gênero, vejo apenas indivíduos.

Discordo. O mestre deve narrar de acordo com os interesses dos jogadores, de acordo como eles se divertem.

Ok, vc tem razão. Mas justamente por ele ter feito uma campanha monotemática num grupo de gostos diferentes, o mestre errou, não?
Continua sendo um problema da aventura para com seu grupo, e não de homens vs mulheres. Se fosse um roleplayer homem na mesa MPD teríamos o mesmo problema. Se fosse uma MPD mulher na mesa, como pudemos constatar que são comuns neste tópico, não teria problema algum.

Novamente não vejo como poderia ser por diferença de gêneros.

Há de convir que japoneses são tarados e passam isso para os animes. :linguinha:

Eu concordo plenamente, mas aqui tem muito otaku (assumido ou não).
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Cebolituz em 08 Fev 2009, 21:51

Bem minha experiência com mulheres envolvendo-se em RPG também vai naquela de namoradas de um jogador e a amiga dela. Acho que "como de costume", o interesse delas pelo jogo hoje em dia seja próximo de zero.

Aí perguntamos, porque o RPG atrai interesse de tantos homens correrem atrás com seu grupo de amigos, mas isso dificilmente acontece com as mulheres? Não é mais incomum ver mulheres com gostos parecidos dos tais nerds, como gostar de Senhor dos Anéis, comics de Supers e até mesmo videogames. O principal carro chefe mesmo para esse mundo são os animes que cujos gostos estão verdadeiramente iguais em termos de quantidade entre ambos os sexos. Mas e os RPGs?

Bem, uma das coisas que eu acredito mesmo seja realmente a falta de companhia que muitas delas se encontram. Ou seja, tem muita coisa sendo escrita e produzida por homens e pouca coisa pra mulheres. Creio que falta ainda nos RPGs mais cenários, material e temas que mulheres gostam mais para atraí-las.

Não estou dizendo para ter mais temas bonitinhos ou o que for, mas realmente um cenário medieval por exemplo escrito por mulheres e para mulheres.

Um exemplo? Isso aconteceu com os animes e mangás. A famosa divisão Shojo e Shonem (acho que eram esses os nomes). Mas chegou a um ponto que essa divisão praticamente nem existe mais. Existem animes de diferentes temáticas escritos por homens e por mulheres que atraem um pouco mais um ou outro lado, mas de certa maneira se tornou algo tão homogêneo que praticamente não há mais essa diferenciação que era melhor observada nos animes e mangás antigos.

E minha aposta para o RPG é justamente isso: botar a chefia e a divulgação de um cenário famoso, e escrever mais cenários, RPGs, temáticas e tal nas mãos de mais mulheres.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Aluriel de Laurants em 08 Fev 2009, 23:27

Eu já narrei pra mesas onde a esmagadora maioria era de mulheres e nunca tive problemas com isso é uma questão de foco, não acredito muito nessa de mulheres serem mais roleplayers que homens, isso é bem relativo, é uma questão de sentir o que a mesa deseja e levar o jogo naquela direção, mais do que qualquer outra coisa. Realmente é um problema se tiver um jogador tarado isso afasta qualquer mulher de um grupo, afinal é complicado dividir o ambiente com um otário dessa natureza.
Mas o que afasta a maioria das garotas do RPG é realmente a falta de grupos femininos em grande quantidade, isso ajudava, não creio que precise de um grupo inteiro só de mulheres, mas um grupo onde a pessoa não seja a única mulher ajuda a quebrar o gelo, e o resto é contar com a maturidade dos jogadores e do narrador de que ela está lá pra jogar e que ela não é um prêmio ou carne de gado.

Nunca seque os peitos da dona, ou pelo menos finja ser discreto.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Frost em 08 Fev 2009, 23:54

Boa parte é por causa da nerdice e do jeito anti-social que não deixa se aproximar de garotas, mesmo. A população nerd homem é maior, acho.

Tenho que concordar com isso.

No meu grupo de mesa há uma menina jogando, mas confesso que meu grupo NÃO é normal (digo, além do padrão comum de anormalidade de qualquer grupo), simplesmente porque dois dos jogadores são do tipo "playboy" mesmo, que possuem como "coisa mais nerd da vida" o fato de jogarem RPG comigo. A menina do grupo era amiga de longa data desses caras e se interessou no jogo porque gosta de histórias, enredos... (embora não se importe muito com a existência de tantas regras).

Em resumo, mulheres no jogo são a exceção, não regra.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias