O RPG é nutrido muito entre homens, talvez pela imaturidade (sim, todo homem é uma eterna criança, a maioria das garotas não se interessa em ser um guerreiro hack'n slash... a maioria, há exceções), e pela idéia em geral não atrair o público feminino, cria-se essa distância.
Concordo que o amigo ali encima (o chaotic_neutral) esteriotipou muito... mas essa tendência atual de igualdade entre os sexos confunde algumas coisas: homens e mulheres são diferentes. É muito legal a igualdade social... mas devemos lembrar de que são, e muito, diferentes. Não só se são duplo X ou se têm um y, não só na sexualidade. Mulheres vêem o rpg de outro modo, a grande maioria. Eu já vi jogadoras em outros grupos, já narrei para garotas e até mesmo para um grupo enorme com apenas dois homen (eu e um jogador) e uma porrada de mulher. Mas uma coisa que sempre notei foi: tem mais jogadoras de vampiro que de D&D. Muito, muito mais. Esse é só um exemplo das diferenças de gostos e de visão de jogo. A maioria(sempre têm as exceções) das mulheres preferem mais roleplay, mais sentimento. Até mesmo porque o feminino é mais voltado à emoção(psicologia, neurologia, neo-paganismo, etc, etc).
Os problemas descritos por causa de mulheres em jogo(pelo Chaotic_neutral) são puramente por causa da imaturidade de alguns jogadores do grupo. Já tive a infelicidade de ver grupos (felizmente nenhum dos meus, graças aos deuses) onde a única jogadora tinha sua personagem chavecada por todos os demais personagens jogadores toda seção, sempre que podiam. É triste e expanta as jogadoras(com razão), mas é puramente imaturidade.
Um detalhe que foi debatido logo acima... o legal de rpg é sim interpretar o que não se é. Mas o Chaotic não falou que não é para interpretar mulher... ele apenas disse que nunca viu nenhum homem conseguir direito. E concordo com ele, eu também não. Já vi muito jogador bom de interpretação, e eu não vou mal (depende do conceito) pelo que me dizem, mas nunca vi ninguém conseguir pegar a nuance e a subjetividade da personalidade feminina. O personagem age como uma mulher, mas algo lá no fundo... não dá certo. E não é o fato de ser um cara falando, é realmente algo faltando. Já vi o eu lírico feminino funcionar perfeitamente bem, em músicas e poesias, mas nunca nenhum desses prendados poetas apareceu na minha mesa ou em mesas que eu pude observar. Portanto, eu realmente nunca vi um homem interpretar direito uma mulher.
O que mais afastam jogadoras do rpg é ver grupos só de homens e os produtos... as capas são sempre monstros, combate, etc, a primeira impressão é de que é algo superficial ou só combate, afasta a maioria das jogadoras em potencial.

Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.