A melhor definição de RPG

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Sampaio em 11 Out 2007, 20:51

"Um treco bacana pacas!"
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Agnelo em 11 Out 2007, 21:00

Eu diria algo como:

"Uma ótima desculpa pra juntar gente que tu nunca viu, ou que tu não vê faz tempo, e não fazer nada que preste até amanhecer"

mas nós já temos um vencedor:

Sampaio escreveu:"Um treco bacana pacas!"

:aham:
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Kliviwiki em 12 Out 2007, 17:13

Eltor Macnol escreveu:Eu acho que não tem que se negar o fato de que é um jogo. Pode parecer só uma palavra, mas as implicações vão bem mais longe, e abre-se as portas pra achar que RPG é uma forma elitista de arte, etc etc... :b

Como assim uma forma elitista de arte? Eu procuro evitar a palavra jogo mais por uma questão de facilitar o entendimento, pois as regras do RPG, em tese, não são tão fechadas quanto as de um jogo comum. Nos jogos comuns, as regras são o jogo, enquanto no RPG as regras só servem para facilitá-lo.
O poderoso HOOIA obliterará todos vocês.

Kliviwiki is not in any way associated with Wikipedia

Zatoichi!
Kliviwiki

Mensagempor Eltor Macnol em 12 Out 2007, 20:29

"Como assim uma forma elitista de arte?"

Você já deve ter topado com esses tipos. O pessoal que acha que dizer que RPG é um jogo é algo ofensivo, degradante. Que RPG é uma forma elevada de arte, sublime, requintada, que poucos conseguem entender de verdade. Etc., etc., etc. :roll:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor guca0 em 12 Out 2007, 20:47

É um estilo de vida
ou para alguns escritores inescrupulosos, como um sujeito cujo nome começa com marcelo e termina com cassaro
é meu ganha pão
ou Então
é um exercicio de imaginação onde o bem enfrenta o mal ou seja, vc enfrenta os medos mais obscuros do mestre ou seu subconsiente.
ou até
é um jogo onde não se perde
ou
É o jogo que me faz sentir VIVO!
guca0

Mensagempor Lune em 13 Out 2007, 12:32

O diabo de chamar o RPG de um "jogo" é que a palavra tem certa conotação científica no estudo de probabilidades e etc... só que nessa definição, um jogo tem que ter um conjunto de regras que não podem ser alteradas no meio da partida, e deve haver alguma condição de vitória - duas coisas que não são verdade no RPG típico.

Quando me apresentaram ao RPG, creio que a descrição foi algo nas linhas de "uma mistura de teatro, War e Senhor dos Anéis". Funcionou.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor FreeSample em 13 Out 2007, 22:45

Uma narrativa que conta com a participação dos "ouvintes".
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Out 2007, 23:33

"Como assim uma forma elitista de arte?"

Imagem

"Uma ótima desculpa pra juntar gente que tu nunca viu, ou que tu não vê faz tempo, e não fazer nada que preste até amanhecer"

Imagem

"Um treco bacana pacas!"

Imagem
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor ferdineidos em 15 Out 2007, 13:35

Jogo

s. m.,
brinquedo;
divertimento;
exercício ou passatempo recreativo sujeito a certas regras ou combinações em que, por vezes, se arrisca dinheiro;
espectáculo desportivo;
as peças ou cartas de jogar que se distribuem a cada jogador;
bilhete de lotaria;
conjunto das regras do jogo;
série completa de coisas que formam um todo;
namoro por acenos;
ludíbrio;
joguete;
manha;
aposta;
trocadilho.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Léderon em 15 Out 2007, 13:42

RPG é um jogo narrativo no qual um grupo de pessoas se une para criar uma história coletivamente, com um dos jogadores criando situações para os demais jogadores, que interpretam os protagonistas da história, resolverem.

Pra mim é isso. :P
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Magyar em 15 Out 2007, 18:39

"Um treco bacana pacas!"

Muito boas!

RPG é... se vingar da sua imaginação da maneira mais divertida possível: batendo nela e pegando suas coisas.

Essa dai marcou. És la mejor définicion del todos los tiempos! :frenzied:

Agora as minhas palavras misturadas com algumas frases já postadas. Espero ter atingido o objetivo do tópico :victory: :
"O RPG é um God damn freaking jogo de lazer que PERMITE A ALGUNS ACORDADOS CHEGAR, ONDE MUITOS SEQUER CONSEGUEM SONHAR. Um jogo em grupo, onde cada um representa um personagem e criam uma história juntos. Um treco bacana pacas E Uma ótima desculpa pra juntar gente que tu nunca viu, ou que tu não vê faz tempo, e não fazer nada que preste até amanhecer. Jogar RPG é... se vingar da sua imaginação da maneira mais divertida possível: batendo nela e pegando suas coisas."

Pergunta: Se RPG não fosse um jogo, o termo "Vamos jogar RPG" não estaria incorreto?

Por enquanto é só!
Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Magyar

Mensagempor Kliviwiki em 17 Out 2007, 06:53

De fato, é complicado dizer o que é RPG se não se admitir que é um jogo. Mas que tenhamos em mente que se trata de um jogo sui generis, ou seja, um jogo diferente de todos os outros. Talvez fosse melhor se o definíssemos como uma "atividade narrativa" ou coisa do tipo. A definição de Lederon:

RPG é um jogo narrativo no qual um grupo de pessoas se une para criar uma história coletivamente, com um dos jogadores criando situações para os demais jogadores, que interpretam os protagonistas da história, resolverem.

Parece ter sido a melhor até agora. Seria perfeita, na minha opinião, se não tivesse a palavra "jogo". Logo, acho que a ,elhor definição seria:

RPG é uma atividade narrativa na qual um grupo de pessoas se une para criar uma história coletivamente, com um dos jogadores criando situações para os demais jogadores, que interpretam os protagonistas da história, resolverem.
O poderoso HOOIA obliterará todos vocês.

Kliviwiki is not in any way associated with Wikipedia

Zatoichi!
Kliviwiki

Mensagempor Agnelo em 17 Out 2007, 07:15

Quer um termo melhor que jogo?

Brincadeira.

Esse é único termo que substitui jogo com perfeição no caso de RPG...

Mas acho que esse termo vai ferir os sentimentos de quem acha que RPG é algo mais que Um treco bacana pacas
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Nibelung em 17 Out 2007, 08:28

Kliviwiki, ainda não entendi qual a sua cisma com a palavra "jogo". Se alguma sessão de RPG não for baseada em regras, e sim em "capacidade interpretativa" dos jogadores e do mestre, então não é RPG, mas sim Free-Form Roleplay.

RPG presume que estejam usando um sistema de regras para direcionar a narrativa. Por isso a palavara "jogo".
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Corvo da Tempestade em 17 Out 2007, 09:40

do dicionário escreveu:exercício ou passatempo recreativo sujeito a certas regras ou combinações em que, por vezes, se arrisca dinheiro;

Segundo essa definição RPG é um jogo sim, pois nada se fala em ganhar ou perder...

Bem eu costumo dizer, pra quem não conhece, que RPG é: "como as brincadeiras de faz de conta que você brincava quando criança, só que com regras mais sérias"
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias