[OGL] Comparando a GSL com a OGL do Pathfinder

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor cavaleiromorto em 07 Mar 2009, 17:35

Saiu a OGL do Pathfinder da Paizo, tem umas coisas bem legais como a Paizo Community Use Policy (http://paizo.com/communityuse), e outras bem restritivas como Pathfinder Compatibility License (http://paizo.com/pathfinderRPG/compatibility) que no primeiro momento não me parece tão distante das terríveis restrições da GSL.

O blog Inominattus fez um post sobre o assunto:
http://www.inominattus.com/?p=1682

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre as comparações entre as duas licenças.
Não Alimente o Troll
cavaleiromorto

Mensagempor Kinn em 07 Mar 2009, 21:42

No site da Wizards saiu um comunicado informando da mudança da GSL, inclusive da eliminação de uma tal de cláusula 6.

Como não estive acompanhando a GSL não sei o que isso implica exatamente.
Mas no site foi mencionado na matéria que isso torna ela mais flexível e próxima da OGL.

Noticia da nova GSL
Kinn

Mensagempor cavaleiromorto em 08 Mar 2009, 01:25

Sobre a nova GSL foram duas mudanças principais:

Agora um livro pode ter versões diferentes em OGL e GSL, antes você tinha que desistir da OGL para lançar o livro na GSL.

A outra mudança foi a questão do término da licença, que está mais explicada e normalmente dá ao autor do livro mais 6 meses de prazo para venda.

A parte de não poder citar material dos livros básicos, e alterar/redefinir os termos da GSL ainda permanece.

A licença da Pathfinder proibe a citação do material dos seus livros, permitindo apenas citar sua fonte nos livros, e também não permite que se crie livros independentes com ela. Lembra a D20 antiga, mas com restrições em citação de material semelhantes a da GSL.
Não Alimente o Troll
cavaleiromorto

Mensagempor Mirallatos em 08 Mar 2009, 16:07

Agora um livro pode ter versões diferentes em OGL e GSL, antes você tinha que desistir da OGL para lançar o livro na GSL.

Em bom português, você pode manter seus livros da Linha 3.0, já que a OGL não pode ser revogada e ainda assim publicar material 4.0
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Madrüga em 09 Mar 2009, 00:43

A pergunta pode ser cretina... mas a Paizo tem esse direito, de lançar sua própria licença num jogo que já está na janelinha do sistema d20?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Lector em 09 Mar 2009, 05:42

Tem sim, mas ela tem que seguir a OGL. E qualquer jogo que use a licença da Paizo também tem que seguir a OGL
Lector

Mensagempor Leisses em 09 Mar 2009, 08:08

Por essas e outras que a Wizards esta colocando tamanhas restrições na GSL.
Leisses

Mensagempor Gun_Hazard em 09 Mar 2009, 09:06

Lector escreveu:Tem sim, mas ela tem que seguir a OGL. E qualquer jogo que use a licença da Paizo também tem que seguir a OGL

Na verdade não é bem assim pois a Paizo fez foi uma NOVA licença para ela...

E com certeza ela pode fazer isso pois a Green Ronin também fez.

Assim como o D&D tinha o OGL e o Selo 'D20' a Paizo também tem dois materiais do tipo, além de uma licença especial para fansites e licenças sem fins lucrativos.

Resumindo na minha opnião a OGL da Paizo é muitissimo mais livre do que a GSL. Por exemplo quando a Paizo revogar a licença que tem o logo deles (O equivalente ao Selo D20 antigo), voce ainda pode vender seus livros até acabarem os estoques e depois publicar mais, mas sem o selo. Usando apenas a OGL da Paizo. (Isso para mim é 10 a 0 em cima da GSL).

Na verdade o OGL da Paizo é o que a Wizards 'sonhou' inicialmente fazer com a OGL e o D20 dela anos atrás...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Leisses em 09 Mar 2009, 16:20

Mas Gun comparar essa licença com a OGL do 3.X já é sacanagem. A OGL do Pathfinder foi criada após anos de acompanhamento da OGL da Wizards. A da Wizards foi o início. Tanto que a do Path é derivada da mesma. É um aperfeiçoamento do que foi feito anteriormente. Ela conta com um estudo do andamento da OGL 3.x e de suas derivadas ao longo desses anos(acho que incluindo a GSL...não sei quem nasceu primeiro das duas).

A GSL continua fechada como na primeira versão mas agora ela não esta sacaneando outras editoras que queiram produzir material compativel.

Mas é claro que estou apenas supondo porque não ando com tempo, tampouco disposição, para ler as licenças(e nem tenho conhecimento técnico para uma avaliação mais profunda). Meus comentários são baseados no que lí sobre o assunto.
Leisses

Mensagempor Gun_Hazard em 09 Mar 2009, 16:39

Então Leisses a OGL original foi falha.

A GSL veio com abordagem oposta do que foi a OGL (restringindo a área de ação das editoras e só garantindo vantagens para ela) e ela tecnicamente não sacaneia as editoras que queiram trabalhar com ela "Ainda", mas tem extremo potencial para fazer isto a hora que quiser... Gerando insegurança para as editoras...

A Licença da Paizo junta a segurança para as empresas com a segurança para a Paizo, fazendo o que era a intenção da OGL. (dar chance dos dois lados ganharem e terem segurança no acordo).

Na prática a licença da Paizo é Inteligente pois aprendeu com os dois "Erros" da Wizards (OGL e GSL)...

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Mensagempor Leisses em 09 Mar 2009, 17:13

Certo. Mas a GSL com as novas mudanças não corrigiu esse problema de trazer insegurança para as editoras que queiram produzir material usando a licença?

Afinal agora elas possuem 6 meses para vender seus produtos de prateleira caso o acordo seja cancelado. Possibilitando a venda da produção atual.
Leisses

Mensagempor Mirallatos em 09 Mar 2009, 19:36

A pergunta pode ser cretina... mas a Paizo tem esse direito, de lançar sua própria licença num jogo que já está na janelinha do sistema d20?

Se não ferir a OGL, ela pode perfeitamente.

A GSL veio com abordagem oposta do que foi a OGL (restringindo a área de ação das editoras e só garantindo vantagens para ela) e ela tecnicamente não sacaneia as editoras que queiram trabalhar com ela "Ainda", mas tem extremo potencial para fazer isto a hora que quiser... Gerando insegurança para as editoras...

Só o fato da Wizards poder revogar essa licença a qualquer momento já gera insegurança, algo que não podia acontecer com a OGL. E como existem excelentes produtos na OGL, a WoTC queria barrar esse material no D&D 4, mas acabou dando um tiro no pé.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor AKImeru em 10 Mar 2009, 08:41

Em bom português, você pode manter seus livros da Linha 3.0, já que a OGL não pode ser revogada e ainda assim publicar material 4.0

Isso você já podia antes.

Leia com atenção, "linha".

Por exemplo:

Empresa X poderia lançar Y 4e sem nenhum problema e ainda publicar o Z OGL. Contudo, se ela quiser criar um livro Z 4e, ela não poderia lançar mais livros Z OGL, todos os outros teriam que ser 4e.

Não é "atualize todas as suas linhas e seja assimilado".
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Gun_Hazard em 10 Mar 2009, 12:35

Leisses escreveu:Certo. Mas a GSL com as novas mudanças não corrigiu esse problema de trazer insegurança para as editoras que queiram produzir material usando a licença?

Afinal agora elas possuem 6 meses para vender seus produtos de prateleira caso o acordo seja cancelado. Possibilitando a venda da produção atual.

Sim as editoras terão 6 meses para vender seus produtos a preço de banana e não ficar com prejuizo...

Mas por exemplo e o investimento já feito ou em andamento para novos materiais?

O Prejuizo será só delas.

Nestes casos acho que um prazo de um ano ou pelo menos informar sobre o cancelamento 6 meses antes é no mínimo uma parceria mais Franca com os que estão criando materiais para enriquecer o jogo deles...

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Mensagempor Tower Keeper em 13 Abr 2009, 01:13

Serei bem direto quanto as minhas dúvidas.Suponhamos que eu queria criar um cenário.
- Poderei(ou não) usar as classes,listas de talentos,perícias e magias do Pathfinder? :hmmm:
- Alterações parciais de alguma classe são permitidas? :shades:
- Que selo ou texto terei de incluir no meu produto? :sobrancelha:
Tower Keeper

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários