[D]escrevendo Cenários

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor Léderon em 10 Mar 2009, 16:17

Comecei a juntar todas as anotações do meu cenário caseiro (que um dia, sim, eu pretendo publicar, nem que sejam romances dele), quando me deparei com algumas coisas.

Primeiro: trechos conflitantes. Isso é meio fácil de contornar, basta adaptar algumas coisas, escolher a melhor versão, etc. Mas e quanto à descrição? História do cenário, geografia, como as coisas funcionam... o que é importante para dar ao cenário uma vida ativa antes mesmo do mestre que ler aquilo começar a narrar uma campanha?

Eu gosto de detalhar ao máximo coisas históricas e relações entre os personagens, ao mesmo tempo (tenho mal de Silmarillion xD), mas sei que tem muita gente que não suporta a leitura. Assim como especificidades de flora, fauna estradas, o tema do cenário, fluff aleatório...

... até onde é necessário descrever? O que ajuda e o que atrapalha ao se apresentar um cenário pronto?
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor GoldGreatWyrm em 10 Mar 2009, 16:28

Descreva até onde o material apresentado será útil na campanha. Não adianta passar textos de flora e faúna para um grupo urbano, que não tem nenhum bárbaro ou druida, por exemplo. :)
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor Léderon em 10 Mar 2009, 16:33

Não, GGW... acho que me expressei mal. :P

É sobre o que escrever num artigo/documento/pdf/livro/etc, não sobre a descrição na mesa de jogo. xD
Léderon

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor Lorde da Dança em 10 Mar 2009, 16:42

... até onde é necessário descrever? O que ajuda e o que atrapalha ao se apresentar um cenário pronto?

Em primeiro lugar, o básico (mapas, cidades, raças, etinias), e depois o basico mais detalhado, e mais detalhes dentro desses detalhes. Escrever a história dos países (apenas o básico, não devemos saber dos acontecimentos banais ou uma descrição de cada ano) , a história das raças e suas etnias ( mantendo-se nos detalhes do comportamento básico, e apenas descrevendo hábitos alimentares, vestes ou rituais de acasalamento se forem importantes ao jogo).
Dentro de cada país, deve-se descrever as cidades, se houverem muitas apenas dê sua posição no mapa e descreva as mais importantes.
para a geografia, e daria vários mapas, um para a hidrografia, um polítivco, um com o tipo de clima em cada lugar, e um com a fauna e flora. Para mim, os mapas podem ser bem detalhados. Mas, não coloque a localização de ruinas ou outros locais, essas localizações nescecitam de ser misteriosas e secretas.
só desenvolva o cenário até um ponto, se houverem detalhes demais, a coisa fica saturada e cansativa, e dificulta dos jogadores e mestres desenvolverem algo. minha ideia é ir jogando no cenário e ir desenvolvendo-o aos poucos. Escrever um romance passado nele também ajuda.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor GoldGreatWyrm em 10 Mar 2009, 16:44

Ah, assim sim :P

Mas é por aí. Se você realmente gosta de detalhar as coisas, pegue e primeiro faça uma sessão resumida. Por exemplo, quando falando do reino de Svots:

Svots
Outros nome para svots
Regente
População (e raças)
Capital
Cidades de Destaques
Recursos
Moeda Corrente
Resumo do reino

Depois disso, pegue e faça uma sessão mais aprofundada, com todas as informações que desejar. Caso um leitor bata o olho no resumo e se atraía pelo reino, vai continuar lendo as minúcias dele e terá então o material para sua campanha/personagem/whateva.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor Madrüga em 10 Mar 2009, 17:11

Se você estiver interessado em fazer com que ele seja verossímil, aí temos um problema. Nas Terras Sagradas estamos com esse problema. Você precisa adequar o clima (precisando assim de um mapa e zonas de clima) à vegetação, à fauna... não adianta socar um monte de desertos e lagos e deltas de rio só porque são bacanas; tivemos de eliminar muitas montanhas do cenário porque todo mundo colocava, e a presença de montanhas afeta os ventos, que por sua vez afetam o clima e, por conseguinte, afetam a flora e a fauna.

Não precisa ser Kingdoms of Kalamar, mas acho importantes esses detalhes. Só administrá-los que está sendo complicado.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor AKImeru em 11 Mar 2009, 17:16

Você pode sempre seguir a rota do L5R, e se focar em descrever a cultura dos locais mais do que os locais per see.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor El Texugo em 18 Mar 2009, 07:38

Tem um livro que é vendido em PDF, Campaign Planner. Ele tem os dados essenciais pra vc se organizar e escrever seu mundo!.
Imagem
El Texugo

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor Aluriel de Laurants em 18 Mar 2009, 16:15

é pra qual sistema (chutando ser D&D) e se for qual edição?
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor Léderon em 18 Mar 2009, 16:40

OPERA.
Léderon

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor Aluriel de Laurants em 19 Mar 2009, 14:28

Não do seu cenário Led, mas do tal livro que o Texugo falou.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor Lorde da Dança em 19 Mar 2009, 16:09

Opera é generico, não? Então, que tipo de cenário você quer escrever?
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor Léderon em 19 Mar 2009, 16:29

Já estou escrevendo. Não gosto de fazer analogias pra não ficar com comparações conflitantes, mas poderia dizer que é medieval-renascentista com temática de fim-de-mundo, mitos entre a verdade e a mentira e... eu preciso fazer um resumo e postar na Spell. XD
Léderon

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor Lorde da Dança em 19 Mar 2009, 16:31

eu preciso fazer um resumo e postar na Spell.

Ótimo.
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

[D]escrevendo Cenários

Mensagempor Madrüga em 20 Mar 2009, 11:40

Aluriel de Laurants escreveu:Não do seu cenário Led, mas do tal livro que o Texugo falou.

Preguiça de usar o Google? http://www.rpg.net/reviews/archive/11/11333.phtml
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Voltar para Dicas & Ideias