SUPERNOVA - Sistema de RPG Genérico e Gratuito - ver.: 1.7

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Bahamute em 29 Jan 2009, 22:29

Imagem

Bem Vindo, jovem aventureiro! Aqui começará a maior aventura de toda sua vida!

Supernova é um jogo de RPG, onde você interpretará papeis de personagens fantásticos, com um sistema altamente genérico e abrangente, que pode abrigar QUALQUER ambientação.

O sistema oferece uma gama enorme de habilidades, alta customização e possibilidades infinitas, onde você poderá montar um herói lendário.

Não importa a temática. Seja ela Fantasia Medieval, Super Heróis, Anime, Realística, Futurística ou Moderna, o sistema comporta.

Fruto de mais de 10 anos de trabalho, você tem em suas mãos um sistema que foi usado em uma campanha durante 5 anos, e mostrou-se jus a que veio!

A proposta de SUPERNOVA, nome original do sistema, era de um RPG que pudesse simular desde aventuras fantásticas como Caverna do Dragão, passando por DBZ e terminando em Star Wars.

Criei esse sistema há mais de dez anos, quando eu e meu grupo estavamos cansados de jogar 3d&t, e queriamos algo que pudesse satisfazer nossas espectativas, mas que coubesse em nosso orçamento, afinal, eramos um grupo de pré-adolescentes, sem emprego e sem mesada!

Durante 5 anos de uma unica campanha, o grupo foi amadurecendo, e com isso, o sistema foi crescendo e ficando mais completo, complexo e funcional. Quando a campanha terminou, o projeto ficou engavetado e maturando por quase 3 anos, quando comecei a jogar o sistema d20. Com algumas ideias mecânicas dele, resolvi reescrever o sistema. Ele tinha ficado um frankenstein do Supernova orginal, com d20, e isso precisou ser alterado.

2 anos se passaram, e aqui estou eu de novo. Reli todo o sistema antigo, alterei boa parte das regras, reescrevi todo o manual, e recriei boa parte do sistema antigo. A formula ainda era a mesma, mas agora, avançada para agradar os mais distintos públicos. O sistema ganhou um "avançado" no nome. Mas é um RPG FÁCIL DE APRENDER, divertido de jogar, e de grande abrangência.

Então o que está esperando? Monta tua ficha, e parta pra aventura!

Lair Bahamute José
Autor

BAIXA AÍ(2,8MB)

Agora, fora do momento "jabá"
Gostaria que vocês baixassem o manual, analizassem e dessem vossas opiniões.
O livro está bem leve, com 2,8mb. As regras estão completas, com uma formatação agradável (espaço entre parágrafos, duas colunas, verdana e etc.) e ilustrado.

São 52 duas paginas, o sistema é de aprendizado rápido, com uma mecanica simples e funcional.

Enfim, opinem, me ajudem a melhorar o sistema, para ele crescer!

Abraço a todos!
Editado pela última vez por Bahamute em 25 Fev 2010, 12:47, em um total de 5 vezes.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Jan 2009, 22:54

Vou tentar imprimir amanhã, tenho um interesse especial por sistemas que sejam leves e fáceis de aprender/mestrar (vide minha queda por Risus).
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Bahamute em 29 Jan 2009, 22:57

Eltor Macnol escreveu:Vou tentar imprimir amanhã, tenho um interesse especial por sistemas que sejam leves e fáceis de aprender/mestrar (vide minha queda por Risus).

/o/

E, deixa tua opinião aí! Assim que analisar!
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Léderon em 30 Jan 2009, 06:34

Baixando. Vou ler e depois digo o que achei.
Só aviso que esta semana eu estou HARDCOAR, então espere críticas até se tiver vírgula errada. XD
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Balth em 30 Jan 2009, 07:56

Baha...o meu arquivo veio danificado...só para avisar...mas agora consegui baixar numa boa \o/
http://www.impostojustoparavideogames.com.br/
Batalha do século!
SPOILER: EXIBIR
Imagem

meu twitter me siga '-' http://twitter.com/BalthazarRedIII
Balth

Mensagempor Bahamute em 30 Jan 2009, 19:26

Léderon escreveu:Baixando. Vou ler e depois digo o que achei.
Só aviso que esta semana eu estou HARDCOAR, então espere críticas até se tiver vírgula errada. XD

Espero ansioso! XD

Balth escreveu:Baha...o meu arquivo veio danificado...só para avisar...mas agora consegui baixar numa boa \o/

Mas, agora está normal? Ou você está apenas com o danificado?
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Balth em 30 Jan 2009, 20:04

Balth escreveu:Baha...o meu arquivo veio danificado...só para avisar...mas agora consegui baixar numa boa \o/

Mas, agora está normal? Ou você está apenas com o danificado?

Eu baixei uma vez veio danificado,baixei a segunda ai veio normal msm
http://www.impostojustoparavideogames.com.br/
Batalha do século!
SPOILER: EXIBIR
Imagem

meu twitter me siga '-' http://twitter.com/BalthazarRedIII
Balth

Mensagempor AMR_90 em 02 Fev 2009, 17:41

No atual momento estou no curso e me interessei no sistema, chegando em casa colocarei para baixar, mas só devo ter uma opinião, talvez, no próximo fim de semana, após tentar jogar com ele. Se de fato minha namorada aceitar, ela não gosta muito de rpg. XD Normalmente peço a ela para me ajudar a verificar sistemas mesmo, com ela jogando e eu mestrando, pouca experiência, mas o importante é que deve funcionar. :victory:
Imagem
Imagem
AMR_90

Mensagempor Bahamute em 02 Fev 2009, 17:51

Arekusu in sd escreveu:No atual momento estou no curso e me interessei no sistema, chegando em casa colocarei para baixar, mas só devo ter uma opinião, talvez, no próximo fim de semana, após tentar jogar com ele. Se de fato minha namorada aceitar, ela não gosta muito de rpg. XD Normalmente peço a ela para me ajudar a verificar sistemas mesmo, com ela jogando e eu mestrando, pouca experiência, mas o importante é que deve funcionar. :victory:

Nesse caso, fico muito feliz!
Espero ansioso pela tua opinião!

E quanto ao sistema, alguém já leu, ou deu uma pincelada? Alguma opinião formada?
Podem descer a lenha! Quero colher opiniões!
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Arvedui em 03 Fev 2009, 20:28

Tô baixando meu velho!
Adoro essas novidades e tõ precisando de um sistema novo pra narrar umas (também) novidades criadas por mim (em matéria de cenário)

Vou tentar ler o mais rapidamente possível pra te dar uma opinião o quanto antes! ^_^
Acho q em dois dias consigo ler tudo

Mas antes de qualquer opinião já dou meus parabéns pela iniciativa. O RPG tá precisando de coisas assim.

Namarië
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Bahamute em 03 Fev 2009, 20:48

Arvedui escreveu:Tô baixando meu velho!
Adoro essas novidades e tõ precisando de um sistema novo pra narrar umas (também) novidades criadas por mim (em matéria de cenário)

Vou tentar ler o mais rapidamente possível pra te dar uma opinião o quanto antes! ^_^
Acho q em dois dias consigo ler tudo

Mas antes de qualquer opinião já dou meus parabéns pela iniciativa. O RPG tá precisando de coisas assim.

Namarië

Obrigado!

Esperarei ansioso por tua opinião! E, se possivel, compartilhe conosco teu cenário!

É como você disse, o RPG precisa de mais iniciativas como essa, para crescer cada vez mais!

Muito Obrigado!
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Eltor Macnol em 08 Fev 2009, 11:53

Alguns comentários rápidos do início da leitura:

- pág. 5:
O termo "sucessivo" significa algo que sucede, ou seja, vem depois de outra coisa. Seria melhor escolher outro termo para nomear as jogadas de Teste de atributo. Por outro lado, a "jogada massiva" não parece ter um termo próprio (pelo menos não aparece em maiúscula como o parágrafo anterior). Não me ocorrem outros termos para sugerir no momento, vou continuar lendo pra entender bem os conceitos antes de sugerir.

- pág. 6:
É mencionado que o limite é de no máximo 3 ciclos em um atributo, no entanto, a segunda coluna menciona 4 ciclos em Habilidade no exemplo listado. Isso é uma exceção?

- pág. 7:
A explicação de carga ficou um pouco confusa. Seria mais rápido e mais claro simplificar em algo como:
"O limite de peso que o personagem pode arrastar, erguer ou carregar é igual a seu valor de Força multiplicado por 5 kg (Ciclo 1), 10 kg (Ciclo 2) ou 20 kg (Ciclo 3)."
Em seguida, colocar a explicação sobre a rolagem de ciclo para aumentar este valor. Isso também não ficou totalmente claro; você rola o ciclo, e soma esse valor à Força para definir o peso final?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Bahamute em 08 Fev 2009, 12:26

Eltor Macnol escreveu:Alguns comentários rápidos do início da leitura:

- pág. 5:
O termo "sucessivo" significa algo que sucede, ou seja, vem depois de outra coisa. Seria melhor escolher outro termo para nomear as jogadas de Teste de atributo. Por outro lado, a "jogada massiva" não parece ter um termo próprio (pelo menos não aparece em maiúscula como o parágrafo anterior). Não me ocorrem outros termos para sugerir no momento, vou continuar lendo pra entender bem os conceitos antes de sugerir.

- pág. 6:
É mencionado que o limite é de no máximo 3 ciclos em um atributo, no entanto, a segunda coluna menciona 4 ciclos em Habilidade no exemplo listado. Isso é uma exceção?

- pág. 7:
A explicação de carga ficou um pouco confusa. Seria mais rápido e mais claro simplificar em algo como:
"O limite de peso que o personagem pode arrastar, erguer ou carregar é igual a seu valor de Força multiplicado por 5 kg (Ciclo 1), 10 kg (Ciclo 2) ou 20 kg (Ciclo 3)."
Em seguida, colocar a explicação sobre a rolagem de ciclo para aumentar este valor. Isso também não ficou totalmente claro; você rola o ciclo, e soma esse valor à Força para definir o peso final?

Yay!

O termo sucessivo, não achei algo melhor para denominar, para indicar que precisa de um sucesso no teste =/
Olhando agora, ficou realmente estranho =/

Quanto a Habilidade, sim, é o único atributo com 4 Ciclos.
Uma vez que tal atributo determina praticamente qualquer sucesso que tu precisa, seja em jogadas de Ataque, conjuração de magias e etc. Por se tratar de um atributo que depende muito de sucesso (o teste de conseguir um resultado igual ou menor ao ciclo do atributo), ela se fez necessária ter um ciclo a mais; Nos testes de Habilidade, um personagem com um ciclo maximizado, falha apenas com 5 ou 6.

Quanto a carga.
Você rola o ciclo (numa rolagem massiva, ou seja, 1d6 para cada ciclo) e usa o resultado como se fosse um valor.
Suponhamos que um personagem com ciclo 3, Força 23, role os resultados 1,4,3; seria como se ele tivesse um valor de Força 31, podendo erguer, carregar ou arrastar até 620kg naquela rodada. Mas, esse esforço o faz gastar energia.

Fico feliz que tenho começado a ler o sistema! Obrigado!
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Bahamute em 27 Fev 2009, 21:34

Olá pessoas!

Quase um mês se passou, desde que o sistema ficou pronto.

Gostaria de saber se há alguma opinião formada, das pessoas que baixaram e leram!

Abraços,
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Bahamute em 21 Mar 2009, 17:38

Olá a todos!

Já faz algum tempo desde o lançamento do sistema Supernova, e com alguns novos playtestes e analises do sistema, pensei em novas “ferramentas” para incrementar o jogo.

Esse pequeno .pdf (1.2mb) traz para vocês dezoito novas magias e 9 vantagens novas, abrangendo um leque maior para o sistema, deixando-o mais capacitado. Além disso, a Vantagem Técnica de Combate teve um boost, recebendo novos efeitos e complementando os anteriores, ficando assim, mais customizável.
Imagem

http://www.zshare.net/download/57398613cb868b5c/

Abraços!
Aquele abraço!
Bahamute

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários