A base do jogo foram os contos O Problema Final e A Casa Vazia - Holmes sumido (dado como morto no original), Moriarty desesperado para detê-lo antes que sua organização seja descoberta, o busto de cera, a arma-bengala, o próprio Sebastian, Mycroft sabendo de tudo mas Watson não (o doutor era quem escrevia as histórias, e Holmes queria permanecer incógnito).
O jogo já estava mais ou menos montado a meses: eu mestrei uma primeira versão com seis (sem a Irene) no Chat. Se me lembro bem, entre os jogadores estavam a DarkLady (que ficou com o Moriarty), Vincer e DracoDruida. Na ocasião, ainda segundo minha fraca memória, foram três noites sem morte (o jogador do Lestrade sempre bloqueava o assassino, mas por algum motivo não usava isso contra ele de dia) e três dias sem linchamento, até o Lestrade ser morto na quarta noite. Mas daí o jogo foi interrompido, nunca continuamos.
Que fique claro:
* Eu não disse na MP do Tetris que o Madruga tinha duas ações. Eu disse que ele visitou duas pessoas.
* Como eu disse no início, estava usando papéis incomuns, mas nada realmente inovador. Quem lesse a definição de "Reserva (backup)" na lista de papéis veria que o Kyu estava inventando.
* A título de curiosidade, nunca nem li o conto de onde o Madruga tirou a tal empregada...