[4e] Criando um bom tabuleiro

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor louc0 em 01 Abr 2009, 00:55

Dado que voltei a jogar RPG recentemente, convenci meu grupo a investir um pouco para conseguir um bom tabuleiro para nossas partidas.
Eu registrei a fabricação do tabuleiro, e devo dizer que fiquei bastante satisfeito com o resultado.

Segue então um pequeno guia de como construir um tabuleiro, com um investimento relativamente baixo.

Lista de materiais:

- 1 Quadro branco. O tamanho vai depender da necessidade de cada grupo. Nós compramos um de 54 cm x 84 cm (área útil). O preço que pagamos por ele foi 30 reais. Vale notar que o nosso é feito de compensado de madeira revestido. É mais fácil passar o estilete nele do que no de plástico.

- Marcadores para quadro branco. Não é necessário mais que 1, mas compramos outra cor para facilitar a marcação de terrenos acidentados, ou outras características dignas de nota. Grupos mais preciosistas podem querer mais cores. Pagamos 5 reais em cada marcador.

- Réguas, esquadros e afins. O importante é ter graduação, para medir as divisões, e ser o mais reto possível, para desenhar com precisão. Não foi necessário comprar, pois já tínhamos em casa.

- Um lápis de ponta macia. Para desenhar as linhas no quadro antes de usar o estilete. Assim, qualquer erro pode ser corrigido sem estragar o quadro branco. Quanto mais macio o grafite, mais fácil ver o traço. Recomendo um 5B. Não compramos também, pois tinhamos de sobra.

- Um estilete afiado. Para fazer as marcações finais. Um estilete não é muito caro. Lembrem-se de ter cuidado redobrado ao manuseá-lo.

- Um apagador para quadro branco. Esse cara que vai limpar toda a bagunça depois de cada encontro.

Segue uma foto dos materiais.

SPOILER: EXIBIR
Imagem

Seguem os passos para a execução do serviço, bem como fotos para ilustrar o processo.

1º passo: Marcar com o lápis nas margens o espaço de cada casa.

Escolhemos usar casas de 3cm x 3cm, que abriga sem galho boa parte das miniaturas no mercado. No nosso quadro, isso deu uma área de 18 x 28 quadrados.
Uma dica é sempre começar a marcar partindo do mesmo lado do quadro. Isso faz com que seja mais fácil manter o alinhamento.

Imagem

2º passo: Ligar os pontos.

Usando um esquadro (o apoio é melhor) traçamos retas com o lápis, ligando os pontos de cada lado. Como nosso quadro era grande, não tinhamos régua suficiente pra fazer o traço de uma só vez, aí ligamos os segmentos de reta como mostra a segunda foto abaixo. Se esse for o caso, tenha um cuidado redobrado. Pequenos desvios vão acontecer, mas tente minimiza-los. Se o traço ficou ruim, apague (com um pano umedecido, não borracha) e faça novamente.

Imagem

Imagem

3º Passo: Passar o estilete

Depois de aprovar o quadriculado marcado o lápis, é hora de passar o estilete, para criar pequenos sulcos que tornarão o quadriculado sutil e ao mesmo tempo permanente. Usa a régua como guia, tentando sempre manter a lâmina sobre o traçado. É melhor passar a lâmina várias vezes de forma suave do que poucas com muita força. O sulco resultante será mais fino.

Imagem

No detalhe fica claro que nem sempre o risco de estilete sai em cima do traçado. Mas ficou próximo o suficiente para não comprometer o resultado final.

Imagem

4º Passo: Fazer a marcação final

Esse passo não é estritamente necessário, mas acho que o efeito fica legal. Simplesmente passe o marcador sobre os riscos. Isso faz a tinta penetrar no sulco e deixa a linha um pouco mais escura.

Imagem

Passei o apagador logo em seguida, e o resultado ficou assim:

Imagem

E pronto. Com cerca de 50 reais (pouco mais de 10 reais pra cada membro do grupo) fizemos um tabuleiro muito bom, que provavelmente vai durar o resto da vida do grupo. Coisa que não posso dizer dos papéis de rascunho, cartolinas e afins que usei até então.

Eu recomendo muito que façam um tabuleiro assim.

Por fim, um cenário hipotético, onde usamos o marcador preto pra delimitar o espaço e criar as escadas na sala e o marcador vermelho para mostrar onde o terreno é de difícil passagem.
As miniaturas são as antigas miniaturas metálicas que vinham nos Kinder Ovo de 1995.
Espero que tenham gostado.

Imagem
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor oculto em 01 Abr 2009, 08:18

Escolhemos usar casas de 3cm x 3cm

Que eu me recorde, a medida "oficial" seria de 2,5cm x 2,5cm, mas usar escala diferente também permite poder usar outras miniaturas que não as fornecidas pela Wizards, que são fora desse padrão.

Pra enriquecer mais um tabuleiro de combate a baixo custo, podem ser feitos também modelos de dobrar e colar ao custo de cola bastão e papel comum. Existem também sites específicos com várias miniaturas de papel gratuitas.

Outra idéia barata é recortar a imagem da face dos monstros/PJ's/PdM's e colar em fichas de poker ou semelhantes. Eu havia pedido a um parente que possui uma marcenaria para fazer fichas de madeira de 2,5cm (diametro) x 1,5mm (espessura), que sairam pela bagatela de R$0,12 cada. Depois editei imagens em um programa gratuito (como o PhotoFiltre) e imprimi em escala para colar nas fichas. O resultado ficou mto bom e o pessoal costumava preferir essas fichas ao invés das poucas minitaturas que possuíamos.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor kimble em 01 Abr 2009, 08:31

Interessante. Um amigo vai me mostrar o tabuleiro que ele fez e que estou pensando em copiar, mas essa parece uma boa idéia.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Batousa em 01 Abr 2009, 08:38

Em uma aventura de D&D que jogamos ano passado, o Faeruniam, fez um tabuleiro muito bom e simples.

Ele era um papel quadriculado com uma peça de vidro em cima.

Ai podiamos desenhar o cenario que for no vidro e usar os quadrados do papel logo abaixo para posicionar os PJ e monstros.

Foi bem util e bem simples, creio que nao fica muito caro.

Quanto as fichas de madeira para fazer os montros, uma otima ideia, possso usa-la? XD
Imagem
Batousa

Mensagempor oculto em 01 Abr 2009, 09:10

Por coincidência, recentemente eu quebrei o vidro da mesa de centro da minha sala. Ele tinha 50cm x 20cm x 3mm e me custou R$55,00 para mandar fazer outro (embora tenha sido com um material melhor). Acho que foge um pouco ao termo "baixo custo", a menos que a pessoa possua uma peça de vidro parada pelo canto.

Quanto as fichas de madeira para fazer os montros, uma otima ideia, possso usa-la?

Sirva-se a vontade. :aham:
A idéia das fichas de madeira foi devido a um mero fracasso com as de plástico. Cola comum não adere muito bem ao plástico e com uma ou duas semanas a imagem descolava. Cola para plástico costuma enxarcar o papel e borrava a imagem. Em ambos os casos a qualidade ficava ruim. As de madeira ainda deram um agradável clima rústico às sessões. A desvantagem foi que tive que encomendar 200 fichas de madeira, pois menos que isso n compensava pro marceneiro fazer.
Se vc puder gastar mais um pouco, cole papel contact por cima das imagens na ficha. Além de protegê-las, vc tb poderá escrever sobre elas com um pincel marcador para quadro branco e apagar depois. É bom para quando se tem vários monstros do mesmo tipo no tabuleiro.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor arghsupremo em 01 Abr 2009, 10:17

Ei Louc0, tu compraste em Poa ou em Sapucaia? E se em Poa, aonde?
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Madrüga em 01 Abr 2009, 10:29

É uma boa mesmo, Ruben.

Só uma coisa: as mesmas lojas que vendem os marcadores de texto vendem limpadores de quadro branco (que nada mais são do que uma mistura de álcool e água). É de vital importância sempre apagar TUDO que for feito no quadro, pois, não sendo ele de vidro, a tinta pode impregnar a proteção e ficar marcada com o tempo. De tempos em tempos, é importante limpar o quadro utilizando esse produto, para evitar que fique cheio de marcas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor louc0 em 01 Abr 2009, 12:51

Oculto, a idéia era usar o 2,5 x 2,5. Mas como a área interna não era múltiplo destes, preferimos usar 3, pra não ficar sobra de lado algum.

----------

Madruga, a moça da loja disse especificamente para nunca usarmos alcool no quadro.

De fato, lembro que tinha um quadro branco na minha sala, quando trabalhava como projetista. Uam vez fui limpar ele com alcool e ficou uma droga.

Eu acho que um pano com água deve ser a melhor solução.

----------

Argh, compramos o quadro em em São Leopoldo. Mas pelo que pesquisamos, os preços são mais ou menos esses mesmo.
Inclusive, há lojas que vendem pela internet.
http://compare.buscape.com.br/procura?i ... dro+branco
louc0
Moderador

Mensagempor Youkai X em 01 Abr 2009, 13:04

Eu ainda gpstaria de conseguir um mapa com cobertura de algum vinil ou vinix transparente para ter um mapa fácil de carregar e onde eu pudesse deenhar os mapas e tal com muito mais velocidade.
Youkai X

Mensagempor BioDude em 01 Abr 2009, 13:08

Só pra esclarescer

Os quadros feitos de lamina de compensado são mais baratos que aqueles de plastico.
Além disso, acredito que os de plastico perderiam o "filme" (que é a camada de revestimento mais superficial) quando o estilete fosse usado.
O lugar onde comprei o quadro foi a Papelaria Rollir em São Leopoldo, havia um de 60x40 cm por R$17,90
BioDude

Mensagempor Aluriel de Laurants em 01 Abr 2009, 15:46

Escolhemos usar casas de 3cm x 3cm

Acho que esse é o tamanho do grid pras miniaturas de heroclix, logo, quem jogar mutants&masterminds vai conseguir usar confortavelmente os clix do jogo, o que também significa, vou poder usar miniatura do batman, superman ou qualquer outro super da DC ou da MARVEL no jogo.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Blackbird em 07 Abr 2009, 18:07

Idéia legal demais; prática, barata e útil.
Preciso rever o tópico quando a internet estiver melhor, aí posso ver as imagens;

Ruben, você não faria esse post no tópico que eu montei sobre Material de Apoio para Mestres? Seria uma adição valiosa.
No mais, a idéia do oculto pras fichas de madeira é muito legal, também. :pidao:
i am jack's complete lack of surprise.

Imagem
Blackbird

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Abr 2009, 18:20

Eu e o Aluriel estamos pensando em fazer dois: um quadrado e um hexagonal.
Vocês acham que seria viável?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor louc0 em 07 Abr 2009, 18:54

Hexagonal seria bastante complexo para desenhar com precisão. Se tu for adiante, posta aqui as fotos.
louc0
Moderador

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Abr 2009, 19:23

Penso em desenhar triângulos eqüiláteros, em vez de desenhar diretamente hexágonos. Cada grupo de seis triângulos equivaleria a um hexágono.
Isso seria bem mais simples que querer desenhar os hexágonos diretamente.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários