[4e] Wizards se enfurece com os PDFs piratas.

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Agnelo em 07 Abr 2009, 09:41

Ambrosia escreveu:Wizards of the Coast se enfurece com os PDFs piratas.

A subsidiá¡ria da gigante Hasbro surpreendeu seu público hoje ao retirar todos os produtos em PDF cuja a licença lhe pertence (isso inclui todos os antigos livros da TSR). A medida foi tão forte que mesmo os clientes que já compraram livros se encontram no momento prejudicados pela ação, tendo em vista que não podem mais fazer download dos produtos que já adquiriram (geralmente as lojas de pdf deixam que o cliente continue a baixar os livros comprados, tendo em vista que ele pode vir a perde-los por problemas no HD e etc… No caso da Paizo, cada compra dá direito a cinco downloads do mesmo produto). As principais lojas de RPG Online foram acionadas pela Wizards que deu 24 horas para que as mesmas retirassem seus conteúdos do ar.

A empresa declarou que “infelizmente, dados os recentes achados de cópias ilegais e distribuição online de nossos produtos, a Wizards of the Coast decidiu cancelar suas vendas de PDFs Online”. Lembrando que muitos acreditam que a empresa é responsável por 20% da venda de PDFs de RPG.

Além disso, hoje a WotC moveu três ações contra oito réus que seriam responsáveis por uma diminuição dos lucros na venda do PHB II, através de atos de pirataria (no caso, terem colocado o PDF do livro em redes de Free-sharing). O presidente da empresa, Greg Leeds comentou o problema:

“Violações de nossos copyrights e pirataria de nossos produtos não apenas prejudica a saúde financeira da Wizards, mas também de toda comunidade rpgística, incluindo vendedores e jogadores. Nós realizamos esses processos para parar as atividades ilegais destes réus, e para deter futuros compartilhamentos de arquivo não-autorizados e criminosos.”

A Wizards alega que ainda está “buscando opções para a distribuição digital de seu conteúdo”. O grande problema é que essa história soa como mais uma grande burrice da empresa. Ao retirar todo o seu conteúdo online, ela está forçando aqueles que o buscam (principalmente o mais antigo) a usar de meios não lícitos para consegui-lo. Também não vejo necessidade de retirar o material de terceira edição para baixo, já que os mesmos não são mais publicados e não poderiam atrapalhar nas vendas dos livros em papel.

De toda forma esta é uma ação completamente absurda para com aqueles clientes que já haviam comprado o material, e é bom que a empresa encontre uma forma de repor os arquivos digitais dos mesmos caso haja requisição de seus clientes. Fora isso, sou totalmente descrente desta idéia de que a pirataria desestimula a venda. Eu mesmo que compro RPG mensalmente, costumo a avaliar antes os pdfs, mas esse assunto já foi discutido a exaustão por aqui.

LINK
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Madrüga em 07 Abr 2009, 10:26

Mais uma bola fora da Wizards. Isso não vai diminuir a pirataria em nada. Scanners continuam existindo, redes p2p... parece que só os clientes digitais se ferraram mesmo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor AKImeru em 07 Abr 2009, 10:38

Ou seja, denovo, empresas imensas que dominam mais de 50% do mercado percebem que poderiam estar faturando ainda mais se resolvessem o problema da pirataria, e então atacam as pessoas que de fato estavam comprando seus produtos. A EA foi tachada de imbecil pela comunidade gamistica por fazer exatamente a mesma coisa, e eu não estou falando apenas de clientes, estou falando de empresas menores, as que MAIS SE PREJUDICAM A PIRATARIA.

Imagem

Hurr dog is Hurr.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Nibelung em 07 Abr 2009, 10:39

A única perda que vai acontecer é que como os "novos" pdfs vão vir escaneados, não vai dar pra fazer busca ou copy-paste neles. Mas pra isso existe o compendium e o builder (que já vazaram também. Duas vezes).
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2009, 10:57

Scans em OCR, Nibelung, dá muito bem pra fazer isso. ;)
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Mirallatos em 07 Abr 2009, 11:11

Eu concordo com a ação da WoTC em alguns aspectos. É muito mais fácil adquirir um livro dela por meios ilegais do que comprando. Na verdade a grande maioria (eu estou incluso) não paga por estes livros. De resto, ela pode tentar intensificar seus cuidados com a pirataria, independentemente de quantos digitalizadores desocupados estão por aí.

O ato de estupidez e ela ter feito isso só agora, como se vários outros pré-lançamentos não tivessem caído na rede. É desculpa pra boi dormir mesmo.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Abr 2009, 11:16

Idiota, idiota, idiota.
A Wizards of the Coast vai ficar muito prejudicada, por isso. Perdeu uma fatia e tanto de mercado.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2009, 11:18

Mira, eu já vi em comunidades estrangeiras nego fazendo "vaquinha" pra comprar um livro e desmontar, pra escanear.

Acha que isso vai impedir alguma coisa?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor planes em 07 Abr 2009, 11:19

Lumine Miyavi escreveu:Scans em OCR, Nibelung, dá muito bem pra fazer isso. ;)

Com uma tremenda trabalheira, o esperado seria encontrarmos os típicos scans porcos com tamanho gigante que dominavam o período pré-lojas de pdf. Talvez o que mude neste caso é que os pirateiros vão fazer birra contra a WotC e vão gastar um bom tempo para fazer boas versões (ainda assim isso dificulta bastante a distribuição, nem que seja pela demora para o "lançamento" destas versões), mas a AEG abandonou este esquema de livros em pdf e, nos livros mais recente, praticamente não há versões piratas (enquanto os que sairam nestas lojas são encontrados com facilidade, neste caso esta decisão drástica realmente funcionou).

Particularmente não curto pdf e odeio levar notebook para mesa de jogo, portanto isso não me afeta em nada, mas quem utiliza este serviço se ferrou e isso é uma lástima. Apesar de que, covenhamos, as lojas responsaveis pelas vendas de livros digitais tinham que se unir para ter um controle maior em relação a estes vazamentos que são praxe hoje em dia (sei que é complicado já que muitos das versões piratas são scans de pdf, mas pelo menos colocaria a decisões como a da AEG e WOtc ainda mais em cheque).
Imagem
planes

Mensagempor Madrüga em 07 Abr 2009, 11:23

Planes, é praticamente impossível controlar isso em se falando de arquivos digitais. O que você sugere?

Imagem
Madrüga

Mensagempor Agnelo em 07 Abr 2009, 11:24

Pensei que D&D Insider atenuava muito os problemas deles com pirataria.

Esse tipo de atitude me parece ordem de uma diretoria que não entende nada do negócio achando que com isso vai triplicar o lucro.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Gun_Hazard em 07 Abr 2009, 11:33

Também me pareceu algo burro!

Há meios, não de impedir a pirataria, mas de dificultar a pirataria dos originais em PDFs, eu acho que usar destes meios para reduzir a Pirataria em 50% é melhor que achar que irá se acabar com ela simplesmente parando de comercializar os PDFs.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Agnelo em 07 Abr 2009, 11:38

Gun escreveu:Há meios, não de impedir a pirataria, mas de dificultar a pirataria dos originais em PDFs, eu acho que usar destes meios para reduzir a Pirataria em 50% é melhor que achar que irá se acabar com ela simplesmente parando de comercializar os PDFs.

Até porque, seguindo essa lógica. Se eles fecharem as portas nunca mais vão ter seus produtos pirateados :b

Agnelo

Mensagempor planes em 07 Abr 2009, 11:39

Seu_Madrüga escreveu:Planes, é praticamente impossível controlar isso em se falando de arquivos digitais. O que você sugere?

Na verdade não dá para acabar, a ideia é mostrar proatividade no combate ao invés de ficar no FAQ de DRM e marca d´agua e deixar o pau comer fora disso (sinceramente não colocaria mão no fogo nem para dizer que algumas destas lojas vazam material para a galera do p2p).

Porque nesta falta de sensação de que sua propriedade está protegida se a editora tiver recursos (i.e. não depender de vendas de pdf para sobreviver) ela vai tomar controle de seu produto. No caso da AEG a pirataria realmente diminuiu quando tomaram atitude semelhante, no caso do D&D isso não vai acontecer porque a birra e demanda irão motivar pirateiros de plantão.

O que critico não é atitude da WotC (no lugar deles faria a mesma coisa) e sim como foi feito, se tiraram material o inteligente seria ter uma solução alternativa imediata, que colocassem uma loja própria com o controle que acharem mais adequado, que desse suporte aos que adquiriram o produto e outros lugares, poderiam até dar grandes descontos para assinantes do DDI. Acho que sobrou amadorismo neste caso e não seria surpresa se a WotC voltasse atrás e algumas cabeças rolassem lá dentro.
Imagem
planes

Mensagempor Madrüga em 07 Abr 2009, 11:42

Aliás, a administração deles está péssima, não está? Alguém mais inteirado sabe se aconteceu alguma mudança significativa na equipe interna, se a Hasbro resolveu meter a mão de vez...?

Imagem
Madrüga

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários