[D&D] Discutindo as edições

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Luminus em 13 Abr 2009, 13:10

Engraçado você dizer isso Luminus, por que você vai criar a ficha do Fred o Taverneiro, se ele não é um desafio para os jogadores? Isso é, além disso masturbar os seus sentidos simulacionistas.

Talvez porque Fred, O Taverneiro é, na verdade, a pessoa que guiará o grupo de personagens pelas Trilhas Estreitas, a fim de resgatar a filha de Lady Moriel das garras de Zientaph, O Dragão.

Assim, de cara, eu só consigo pensar nesse motivo. Não quer dizer que outros inexstam. E meu comentário referia-se a um dos personagens icônicos do FR, não ao taverneiro fluminense...

E!
Luminus

Mensagempor Youkai X em 13 Abr 2009, 13:48

Se o Fred apenas guiar o grupo pelas Trilhas Estreitas e nada mais que isso, então nem ficha ele precisa ter, a não ser o modificador final de algumas perícias como Nature, Perception ou Endurance. Agora se esse taverneiro Fred tenha servido à milícia da cidade e ainda pratique técnicas de combate com sua velha espada presenteada pelo capitão da milícia e também queira ajudar o grupo a resgatar a filha da Lady, aí sim o Fred pode ter uma ficha de NPC ou monstro, com alguns poderes simples de combate (ataque melee, uns 2 ataques especiais, seja at will, com recarga ou por encontro) e alguma característica especial (talvez algo ligado a ser um cara durão e ter algum bônus em saving throw ou coisa do tipo)

No livro de campanha de FR da 4e só me lembro de ver fichas dos oponentes e ameaças, e não de aliados ou "gente do bem" que possam vir a ofuscar o grupo.
Youkai X

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Abr 2009, 14:22

Desde quando o tópico virou uma discussão sobre Fred o Taverneiro?

...acho que ele merece uma fanart.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Youkai X em 13 Abr 2009, 15:12

Olha que o Fred vai ficar coradinho e com beiços prontos para um beijinho, hein!
Youkai X

Mensagempor Leisses em 13 Abr 2009, 15:26

Esse taverneiro é meu chará ;)
Leisses

Mensagempor AKImeru em 13 Abr 2009, 17:08

Talvez porque Fred, O Taverneiro é, na verdade, a pessoa que guiará o grupo de personagens pelas Trilhas Estreitas, a fim de resgatar a filha de Lady Moriel das garras de Zientaph, O Dragão.

E ele precisa de uma ficha por que...?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Sellous em 13 Abr 2009, 17:35

Olá à todos.

Lembrei-me á pouco, agora que tive um tempo livre no trampo, da ferramenta do Google... o google trends, que mostra o quanto uma palavra ou conjunto de palavras foi procurado. Bem, bateu uma curiosidade e decidi usar a ferramenta para saber como anda a procura pelo D&D... e obtive os seguintes resultados:

Procura por D&D x AD&D

Procura por cenários de D&D

Procura por D&D miniatures

Procura por Drizzt

Por si só nos serve para pensarmos.

Gostaria de colocar então a entrevista do Ryan Dancey, que saíu na rederpg, traduzida. Óbvio que tem algo de viciado, mas é um ponto de vista interessante. Segue:

SPOILER: EXIBIR
Ryan Dancey, antigo vice-presidente da Wizards of the Coast nos melhores anos da 3ª Edição, revelou sua visão sobre as mudanças na política para PDFs da empresa. E não é boa...

Este é um clássico exemplo da Espiral da Morte. Quando as coisas vão mal, as forças reacionárias dentro da organização (advogados, vendedores comissionados, escritores que se sentem negligenciados pela história, executivos ruins) conseguem impor ainda mais sua agenda. Isso sempre piora uma situação ruim, mas não existe bala mágica que fará uma situação ruim melhorar e você tem um rápido desequilíbrio na Força Corporativa para o Lado Sombrio.

> OGL? Arriscado (alguém pode fazer a empresa parecer ruim, roubar nossas idéias antes que sejam impressas ou criar uma marca competitiva que roube as vendas) e falta de fé no network marketing restringe suposições do ROI. Mate isso.

> PDF? Causa problemas intermináveis com parceiros de cópias em papel, criando pressão que as equipes de vendas não precisam, e os lucros são tão pequenos que não é estratégico. Corte isso.

> Online? Toda vez que você fala com alguém sobre isso ele faz uma estimativa mínima de $10 milhões para “fazer da maneira correta”. Depois de gastar 3 ou 5 vezes esse valor em diversas iniciativas que falharam (conduzidas por pessoas desqualificadas) os executivos assumem que Online é plutônio. Nenhuma equipe ou líder qualificado vai tocar nisso.

> Evergreen? Vendas de todas as unidades estão caindo e poucos produtos têm algum poder real. A única (aparentemente viável) solução é colocar mais livros em produção – preencher o buraco de receitas causado pela falta de vendas tirando mais dinheiro de cada consumidor. O moinho de vento.

As próximas coisas que sofrerão um ataque são a RPGA (custa muito para operacionalizar – corte o orçamento), a qualidade (coloque menos palavras e menos artes nas páginas e aumente o preço), a consistência (variações de regras criadas por designers inexperientes e desenvolvedores que trabalham mais que o normal começam a nascer, e a coesão das regras é quebrada levando a interpretações à vontade e várias maneiras de jogar).

Enquanto isso as vendas continuam a cair, o buraco entre o orçamento continua a crescer e não importa quantas cabeças caem não há luz no fim do túnel.

A Wizards será forçada a acabar com o D&D, o que aconteceu com muitas empresas, mas nenhuma com um jogo na escala e impacto do D&D (TSR andou nesse desfiladeiro, mas a WotC salvou a empresa da queda). Existem 3 caminhos:

1: O colapso total e o jogo para de ser publicado e distribuído para uma geração de jogadores ou talvez para sempre.

2: Diminuição até equilibrar as receitas; pode ser algum tipo de licença ou spin off do negócio – pense na versão atual de BatteTech.

3: Renascimento traumático, isto é, alguém, em algum lugar, encontre os cânceres que estão comendo o jogo e recomece o negócio de D&D para o grande mercado.

Note que 2 o 3 podem ser atalhos para o caminho até o 1.
Sellous

Mensagempor AKImeru em 13 Abr 2009, 17:45

> Online? Toda vez que você fala com alguém sobre isso ele faz uma estimativa mínima de $10 milhões para “fazer da maneira correta”. Depois de gastar 3 ou 5 vezes esse valor em diversas iniciativas que falharam (conduzidas por pessoas desqualificadas) os executivos assumem que Online é plutônio. Nenhuma equipe ou líder qualificado vai tocar nisso.

Por 10 mil eu poderia contratar uma equipe de 3 pessoas de programadores e criar todos os aparatos de D&D. Eles são tão simples que foram feitos por fãs inúmeras vezes antes, e gratuitamente.

2: Diminuição até equilibrar as receitas; pode ser algum tipo de licença ou spin off do negócio – pense na versão atual de BatteTech.

Que morreu faz alguns meses.

Quanto as outras visões, eu vi sendo ditas em outros forúns também.

A coisa interessante é que tudo o que aconteceu e eu realmente quero dizer tudo tem cara da Wizards sendo a wizards. Como assim? As ultimas ações da Wizards foram tiros no pé e sem muita função. Isso acontecia desde a terceira edição, droga era ainda pior, você recebia zilhões de livros, alguns deles interessantes e únicos, outros nem tanto.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Corvo da Tempestade em 13 Abr 2009, 18:00

Talvez porque Fred, O Taverneiro é, na verdade, a pessoa que guiará o grupo de personagens pelas Trilhas Estreitas

Ok...e? não seria bem melhor dizer que ele é, por exemplo, um comonner/humano de nível 0/ um "minor" e descrever algumas peculariedades dele?

Não acho/concordo que "tem ficha pode ser morto", eu prefiro "tem ficha, pode ser desafiado" :rolando: , falado sério, acho que essa necessidade de dar fichas a seres que, virtualmente, são o "coração do cenário" é gasto de página. Como por exemplo o Cuthulu :cthulhu: (sei que é sobre D&D)e outros icones: alguem já mestou uma campanha, séria, onde os persoangem tem que matar, digamos, Elmister.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Cebolituz em 13 Abr 2009, 18:07

cenário" é gasto de página. Como por exemplo o Cuthulu :cthulhu: (sei que é sobre D&D)e outros icones: alguem já mestou uma campanha, séria, onde os persoangem tem que matar, digamos, Elmister.

Campanhas com todos os jogadores e mestre sendo iniciantes geralmente tem disso. Não vejo nada de errado, particularmente. Logicamente, a tendência é que a medida que os jogadores vão ficando mais experientes, a qualidade das campanhas e utilização de cenários fiquem melhores e mais fiéis as propostas originais das ambientações.

Em Ravenloft por exemplo, é bem comum as campanhas de iniciantes terem como objetivo principal "matar todos os darklords".
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Sr. Pichu em 13 Abr 2009, 18:49

Corvo da Tempestade escreveu:Não acho/concordo que "tem ficha pode ser morto", eu prefiro "tem ficha, pode ser desafiado" :rolando: , falado sério, acho que essa necessidade de dar fichas a seres que, virtualmente, são o "coração do cenário" é gasto de página. Como por exemplo o Cuthulu :cthulhu: (sei que é sobre D&D)e outros icones: alguem já mestou uma campanha, séria, onde os persoangem tem que matar, digamos, Elmister.

já joguei uma dessas
mas éramos um grupo maligno
infelizmente cometemos o erro de tentar fazer isso em um dia que Elminster e a Symbul resolveram se amar...
tivemos uma morte miserável
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Corvo da Tempestade em 13 Abr 2009, 19:07

Em Ravenloft por exemplo, é bem comum as campanhas de iniciantes terem como objetivo principal "matar todos os darklords".

já joguei uma dessas
mas éramos um grupo maligno
infelizmente cometemos o erro de tentar fazer isso em um dia que Elminster e a Symbul resolveram se amar...
tivemos uma morte miserável

Mudando a pergunta: alguém já conseguiu matar esses ícones?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Madrüga em 13 Abr 2009, 19:35

Matar os darklords é a coisa mais imbecil que eu já ouvi.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Abr 2009, 19:58

Teóricamente, é possível... basta que você faça um ato tão vil e horrendo que tu se torne OUTRO Dark Lord e entre em guerra com o domínio do outro.

...faz sentido.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Luminus em 13 Abr 2009, 20:09

Se o Fred apenas guiar o grupo pelas Trilhas Estreitas e nada mais que isso, então nem ficha ele precisa ter.

E se tiver um combate? E se precisar de um teste de habilidade/perícia/resistência? Talvez ele não precise de uma ficha assim tão detalhada como a de Elminster, mas alguma coisa de estatística ele tem de ter... presumindo que você seja um mestre que, dentre outras coisas, goste de fazer algumas rolagens na frente dos jogadores, mostrando que os PdM's estão realmente vulneráveis àquilo que também ameace aos personagens.

Não é o grau de capacidade, e sim o grau de necessidade. Eu acho que precisa, vocês aí acham que não... e o barco segue :roll:

E!
Luminus

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários