No meu grupo sou um paladino de Bahamut e o ladino drow do grupo ficou espantado como meu personagem é centenas de vezes mais ganancioso do que ele.
Isso não muda o fato de que o paladino é leal e bom e que defender a lei e a justiça que prefere prender os criminosos a executá-los... mas como crente e seguidor dos pensamentos dracônicos, a fortuna para ele é algo desejável e nao perde oportunidade de "livrar o mundo das criaturas malignas usando artefatos e posses para fins escusos".
"Foi logo na primeira cena no keep of the shadowfell que veio a idéia que moldou a graça do paladino judeu na mesa. Nós achamos numa escavação um simbolo sagrado de Bahamut que estava sendo procurado por goblins cultistas de orcus.
Ele pensou que os goblins não fariam nada com o simbolo sagrado exceto profaná-lo, por isso passou a ser o desejo dele recolher itens como esses e muitos outros destas criaturas pérfidas e criminosas. Antes nas mãos de pessoas de bem

feito ele e o grupo dele do que nas mãos de seres que não merecem confiança.
E aí surgiu a comédia. Não a toa ele é o personagem com mais itens no grupo (não faltar sessão - o mestre só dá tesouro a quem não falta fora que por sorte o tesouro saiu em maior quantidade pra defenders) e empresta a juros - e já conseguiu um retorno lucrativo no ultimo emprestimo

O grupo leva de boa pq é praticamente uma gag do personagem, assim como o starlock é um astrólogo perturbado praguejador de maldições (ele bola várias imprecações para amaldiçoar os inimigos na vez dele, dizendo coisas como: "o seu destino é negro; eu vi nas estrelas")
Então pode haver sim meios do grupo permanecer unido, talvez se o personagem for ligeiramente mais focado na ganância dele, ou que não diga na lata, mas que sempre cace a recompensa, chegue mostrando que mereceou use algum método para conseguir ser pago pelo que fez.
Será do grupo o personagem com menor valor e respeito na vista das pessoas, mas será tolerado porque, apesar de ganancioso, está do ladodas pessoas certas - e o povo pode esperar que os virtuosos acabem mostrando a ele que o mundo não é bem assim (mesmo que o mercenário nunca se convença - é a esperança que poderá deixar o povo quieto com o mercenário enquanto ele estiver do lado do grupo).
E grupos virtuosos de verdade não implicam com aliados sem motivo - ele merece a confiança do grupo até deixar de mostrar que merece.