[4e] Como lidar com um mercenário em um grupo bondoso

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Styker em 19 Abr 2009, 18:08

Primeiramente, gostaria de explicar que postei esse topico nessa sessão pois o fato está ocorrendo numa mesa de D&D 4e.
O problema basicamente eh o seguinte: O grupo em si é bondoso e embora saiba que vai ganhar recompensas eles fazem as missoes por simplesmente quererem ajudar e por cada um estar atras de um objetivo pessoal com tais missões. Sendo assim temos UM personagem que eh um mercenario, toda hora questiona primeiro o dinheiro e isso o leva as vezes a alguns desentendimentos com o grupo e com os npcs que nao entendem o que um cara tao louco por dinheiro esta fazendo num grupo como aquele ou o que impede o inimigo de pagar mais e ele trair o grupo.
Sendo assim estou meio perdido, primeira acao que pensei foi pra pedir pro cara trocar de pc, porém estive pensando se nao haveria algum modo de tratar esse jeito mercenário dele para ele continuar no grupo, porque o jogador em questão se sente injustiçado por não poder jogar com o pc com a personalidade que ele quer.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Luminus em 19 Abr 2009, 18:30

Que mal há em saber ANTES o valor da recompensa por uma missão? Isso é o padrão desde 1994... querer ser autruísta é para aqueles que não tem de se preocupar com grana, como o Bruce Wayne.

E.
Luminus

Mensagempor Styker em 19 Abr 2009, 18:42

Luminus escreveu:Que mal há em saber ANTES o valor da recompensa por uma missão? Isso é o padrão desde 1994... querer ser autruísta é para aqueles que não tem de se preocupar com grana, como o Bruce Wayne.

E.

Não é bem saber o valor da recompensa... mas praticamente avisar... "Mesmo que sua causa seja nobre se aquela dragao carniceira devorador de grávidas me pagar eu lutarei com voces", como alguem sem escrúpulos, cujo lado depende completamente de quem pagar mais.
Aí voce tem esse cara num grupo de cara que fazem tudo pelo bem da coisa, sim eles pedem recompensa ou ao menos esperam ela, MAS eles fazem muito mais pela causa.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Luminus em 19 Abr 2009, 18:45

Então é só os 4 ou 5 outros personagens dizerem "se você nos trair por conta de grana, a gente arrebenta sua fuça, rouba seus itens e escreve na tua testa 'vira-casaca', bem grande, para todo o mundo ver".

Não é porque você é Leal e Bom que as pessoas podem abusar da sua falta de senso de sobrevivência.

E!
Luminus

Mensagempor Cebolituz em 19 Abr 2009, 18:47

Creio que o ponto chave da situação não seja o fato dele não poder jogar o PJ com a personalidade que ele quer, mas sim adaptar a personalidade dele para o estilo do grupo e do jogo.

Basicamente chegar para ele offgame e dizer: "essas suas atitudes não estão colaborando com o estilo de jogo do resto do grupo. Por favor, pode até continuar com essa personalidade de seu personagem, mas use o bom senso e dê um jeito de utilizá-la a favor do grupo e não apenas para atrapalhar."

Agora como mestre, acho meio difícil adaptar o jogo e as ações para um personagem que destoa tanto do resto do grupo. Recomendo que quando estiverem montando seus personagens, que os jogadores entrem em um consenso para o estilo de jogo e de interpretação, características e personalidade que o grupo terá. Mais fácil do que você tentar mestrar d eum jeito para uns e mestrar de um jeito para outro só pra isso. O jogador tem que se tocar que o que ele quer está atrapalhando a diversão dos outros.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Styker em 19 Abr 2009, 18:54

O pior que foi avisado a todos antes do inicio da campanha. Voce falou justamente o que estou tentando conversar com ele. Eu disse a ele:
"Cara, pelas suas acoes e pelo que seu personagem jah provou que é capaz os caras acham que valem a pena pagar pelos seus serviços, seu problema é convencer o grupo que podem confiar em você, que você não irá traí-los e que vale a pena manter um cara como voce no grupo"
Imagem
Styker

Mensagempor Vincer em 19 Abr 2009, 19:12

O idel seria ter impedido que essa situação acontecesse, impedindo o personagem.

Mas já que chegou a esse ponto... Convença o jogador a encontrar um modo de interpretar o personagem, que não fira a personalidade do mesmo, de ele ser um pouco mais razoável.

Por exemplo, dê a ele a idéia do personagem estar se pronunciando pouco sobre o assunto temeroso de perder o grupo, ou algo parecido...
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Galardron em 19 Abr 2009, 19:26

Eu não vi problema algum na situação. Me parece apenas uma questão de visões de mundo diferentes (mas não conflitantes). O motivo pelo qual alguém faz algo não precisa ofender ninguém. Se os demais fazem questão de criar caso, o problemas são ELES e não o outro. Desde que ele colabore pro objetivo e não atravesse os objetivos alheios, tá (ou deveria estar) tudo certo. Um quer a paz mundial e outro apenas ouro? Que mal há nisso? Ambos podem alcançar seu objetivo sem interferir no do outro. Se um PJ não for confiável, lidará com a desconfiança. Se pisar na bola, sofrerá as consequências. O próprio grupo regula suas relações, e haver diferenças é saudável, torna a coisa verossímil. Os Power Rangers são chatos pra cacete. Aquele 'lobo solitário' que aparece ocasionalmente e colabora com eles, sem que entendam bem seus métodos nem objetivos, é um bocado mais interessante.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

Mensagempor AKImeru em 19 Abr 2009, 19:52

Converse com o jogador a sós. Combine que irá fazer sempre o caminho do personagem convergir, mas diga que para ele interpretar o personagem sem barreiras, como você bem entender.

Dê mais do que apenas dinheiro para ele cumprir missões. Faça o caminho dele convergir com o dos jogadores.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor banned_guardian em 19 Abr 2009, 20:03

Styker: Vou comentar a experiência do meu grupo.
Basicamente, consistimos em um Grupo de longa data de GURPS. Eventualmente sempre tem um quarto integrante aleatório que entra, fica um tempo e some.

Em termos, a campanha se baseia em um personagem (pelo menos era assim), conquanto os outros personagens são apanhados no caminho deste inicial e se tornam efetivamente um grupo. A questão é que as personalidades são bem distintas:

Espadachim moderno, com métodos que beira um paladino, não mata civis, e se assemelha muito a algo Leal/Bom em D&D. Esse é o personagem principal da campanha. Por ter mais tempo de criação e ser o "Boss/Líder" do grupo, tem suas ordens respeitadas, o detalhe é que dificilmente dá uma ordem direta.

Atiradora/Psiônica, totalmente Chaotic/Evil, com senso de humor bizarro, falastrona (a única que fala demais no grupo), sádica, e com sérios distúrbios no quesito TORTURAR PESSOAS.

Meu char: Prospecto de "mago moderno", puramente focado em fogo. Com transformação em uma criatura de fogo para ganhar vantagens em combate. Sádico, silencioso, psicótico, e coisinhas mais.

Meu personagem por si só não tem a desvantagem "Greed", mas a Atiradora tem. Toda santa vez que aparece alguém pedindo serviços (o que é raro) e pagando bem, vem três pensamentos:
Meu: Não me importo com dinheiro. Vamos atear fogo no caminho.
Espadachim: Não me importo com dinheiro, mas preciso dele pra manter o grupo. Vamos.
Atiradora: Tou lá já.

No caso em questão, sugiro resolver in-game. Não acho "necessário" isso, até pq o cara ajuda no grupo, mas apenas por dinheiro. O importante é que ele ressalte que apesar de se importar tanto com dinheiro, não vai agir contra o grupo em hipótese alguma. É assim que funciona no meu grupo, se um vai pro raxa, vamos todos. Se um não quer ir, a gente arrasta ele junto pro buraco.
banned_guardian

Mensagempor Kinn em 19 Abr 2009, 22:49

No meu grupo sou um paladino de Bahamut e o ladino drow do grupo ficou espantado como meu personagem é centenas de vezes mais ganancioso do que ele.

Isso não muda o fato de que o paladino é leal e bom e que defender a lei e a justiça que prefere prender os criminosos a executá-los... mas como crente e seguidor dos pensamentos dracônicos, a fortuna para ele é algo desejável e nao perde oportunidade de "livrar o mundo das criaturas malignas usando artefatos e posses para fins escusos".

"Foi logo na primeira cena no keep of the shadowfell que veio a idéia que moldou a graça do paladino judeu na mesa. Nós achamos numa escavação um simbolo sagrado de Bahamut que estava sendo procurado por goblins cultistas de orcus.

Ele pensou que os goblins não fariam nada com o simbolo sagrado exceto profaná-lo, por isso passou a ser o desejo dele recolher itens como esses e muitos outros destas criaturas pérfidas e criminosas. Antes nas mãos de pessoas de bem :roll: feito ele e o grupo dele do que nas mãos de seres que não merecem confiança.

E aí surgiu a comédia. Não a toa ele é o personagem com mais itens no grupo (não faltar sessão - o mestre só dá tesouro a quem não falta fora que por sorte o tesouro saiu em maior quantidade pra defenders) e empresta a juros - e já conseguiu um retorno lucrativo no ultimo emprestimo XD

O grupo leva de boa pq é praticamente uma gag do personagem, assim como o starlock é um astrólogo perturbado praguejador de maldições (ele bola várias imprecações para amaldiçoar os inimigos na vez dele, dizendo coisas como: "o seu destino é negro; eu vi nas estrelas")

Então pode haver sim meios do grupo permanecer unido, talvez se o personagem for ligeiramente mais focado na ganância dele, ou que não diga na lata, mas que sempre cace a recompensa, chegue mostrando que mereceou use algum método para conseguir ser pago pelo que fez.

Será do grupo o personagem com menor valor e respeito na vista das pessoas, mas será tolerado porque, apesar de ganancioso, está do ladodas pessoas certas - e o povo pode esperar que os virtuosos acabem mostrando a ele que o mundo não é bem assim (mesmo que o mercenário nunca se convença - é a esperança que poderá deixar o povo quieto com o mercenário enquanto ele estiver do lado do grupo).

E grupos virtuosos de verdade não implicam com aliados sem motivo - ele merece a confiança do grupo até deixar de mostrar que merece.
Kinn

Mensagempor Torneco em 19 Abr 2009, 23:46

Bem, acho que o pessoal já disse tudo, mas, vou só reforçar. Ter diferenças em um grupo é interessante, pois acabam marcando as aventuras ao longo do tempo. O resto do grupo já provou que o cara é um membro valioso, ou seja, vale o preço que eles pagam. Não vejo porque ficar reclamando com a atitude dele, cada um encara a vida do seu jeito. Eu acho que, talvez o problema seria o pessoal achar que, mediante a um pagamento muito mais alto, ele viesse a trair o grupo. Talvez se você desse um jeito de esclarecer essa questão, e mostrar que ele possivelmente não iria fazer isso, melhoraria o clima.
Torneco

Mensagempor Leisses em 20 Abr 2009, 08:55

E se eles estão realmente incomodados com isso eles podem dar um ultimato no personagem, o que pode mudar a atitude do mesmo. Converse com os outros jogadores e diga para eles que se a coisa os esta incomodando que se virem para resolver in-game.

Eu e um amigo muitas vezes criamos personagens que se odeiam e constantemente apontam armas um contra o outro em nossos jogos(geralmente jogo com um elfo e ele com um anão). Isso sempre é uma diversão a mais(e um terror para o mestre uhauhauhahu);
Leisses

Mensagempor Corvo da Tempestade em 20 Abr 2009, 18:25

Mesmo que sua causa seja nobre se aquela dragao carniceira devorador de grávidas me pagar eu lutarei com voces", como alguem sem escrúpulos, cujo lado depende completamente de quem pagar mais.

Não sei se ele não tem escrúpulos...o "mercenário que só faz o trabalho pelo dineiro mas se recusa a fazer certos tipos de trabalho" é quase um cliche. A pergunta nesse caso é: O PC trairia o grupo? mesmo que ele só queira saber da recompensa, mas tem um código de ética (afinal mercenários trairas tem vida curta, e poucas chances de trabalho) não vejo problema pro grupo.

Talvez se você desse um jeito de esclarecer essa questão, e mostrar que ele possivelmente não iria fazer isso, melhoraria o clima.

Talvez você devesse fazer isso "in game"...apelando pra mais um cliche: "O vilão que oferece muito dinheiro e o heroi mercenário recusa, pois isso é muito baixo pra ele" ou "Heroi que trai o grupo por dinheiro, mas se arrepende e salva os ex-companheiros" (claro que ele não terá a confiança total do grupo, seria uma sidequest do personagem recuperar-la)
Editado: Leverage é uma serie de pessoas mercenárias, e isolacionistas, que são guiadas para fazer o bem
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Lorde da Dança em 20 Abr 2009, 19:00

Temos de nos lembrar que os planos do vilão tambem podem ser prejudiciais ao mercenário, afinal, não importa quanto dinheiro lhe deem, ele não vai trabalhar para alguém que vai destruir o mundo se o mercenário está nesse mundo.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários