[4e] Minions com 2 vidas

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Art__ em 19 Abr 2009, 20:39

Pessoal

Descobri uma coisa legal pra deixar o papel dos minions mais legais em campanhas, propus para o meu mestre deixar eles com duas vidas, para matar um minion vc teria que acerta-lo duas vezes, uma deixaria ele bloodied e na outra ele morreria.
Motivos para minha sugestão:

1 - Valoriza mais o papel dos controles, eles vao usar mais magias de area em vez de dar um unico grande blast e limpar todos os minios ele passara algum tempo ocupado com eles
2 - Valoriza mais o papel do proprio minion eles atacam mais e ficam mais tempo vivos dando mais trabalho aos jogadores e representando um desafio legal para os players

Particularmente participei de um encontro com essa nova idéia, foi bem legal, os players ficaram um pouco abismados e surpreendidos e os minions realmente dificultaram a batalha. Acho que se o mestre souber moderar/ usar esta estratégia em alguns encontros e em outros não vai ficar bem legal e sempre nos surpreender. A descriçao do mestre foi muito legal, a maga deu um scorching burst no bolo de zombies e ele falo: vc feriu muito eles, mas parece que eles ainda resistiram a seu golpe e agora caminham em chamas ^^
Gostaria de saber a opinião do pessoal, vocês gostaram da idéia? Minions com duas vidas ficam desequilibrados?

ps: sou um jogador meio insano né? dando ideias para o mestre dificultar nossa vida
Imagem
Conheça minha campanha aqui
Art__

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Nibelung em 19 Abr 2009, 21:16

O único problema é que isso tira a maior vantagem dos minions: Ter muita gente no combate com pouca coisa pra se anotar. O mestre simplesmente sabe que se um minion for acertado, ele morre e é isso. Um combate com 8 minions significa 8 oponentes que incomodam e que o mestre não tem que anotar PN deles além de acerto e dano. Colocar eles com 2 PVs vai fazer o mestre precisar ficar lembrando qual minions foi ferido e qual minion ainda está inteiro, então aqueles 8 oponentes cuja função é só encher o saco passam a precisar de 8 entradas na "lista de pvs" do mestre pra ele manter anotado.

Já vi MUITAS sugestões pra tornar os minions "mais chatos", mas em todas elas isso inclui o mestre precisar anotar "pvs" pra cada minion, tornando o uso deles complicado. Afinal, se 4 minions equivalem a um monstro normal, eu posso acabar preferindo trocar meus minions por monstros normais apenas pra ter menos "bookkeeping" durante a sessão.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Galardron em 19 Abr 2009, 22:55

Use dois minions, é ainda MAIS legal: dá mais trabalho e XP pros PJs e não inviabiliza o controle do DM.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Torneco em 19 Abr 2009, 23:33

Vale também ver um melhor posicionamento delas em combate, pra evitarem serem pegas em um único ataque. Mas, mesmo assim, é uma idéia válida pra alguns combates. Qualquer ideia que proporcione combates mais divertidos e interessantes, tá valendo.

Além disso, se combinar com uma idéia de minions feitos de fichinhas com lados diferentes ou até mesmo moedas de 5 centavos, dá pra usar essa idéia sem trabalho demais.
Torneco

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Styker em 20 Abr 2009, 08:57

Gostei da idéia do Torneco das fichinhas, o mestre no caso fui eu. E realmente, foi bem legal, uma das jogadoras ADOROU o desafio, proém tirou a praticidade dos minions.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 20 Abr 2009, 09:18

Os minions costumam dar trabalho na minha mesa, mas eles são mais espertos do que "vamos nos aglomerar e deixar o controller nos acertar com um blast!"

Espalhe os minions pelo cenário, leve em conta seus papéis, e aproveite-se deles para flanquear os adversários, ou se utilize de leaders que se fortalecem com a morte dos minions.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Ric.freitas em 20 Abr 2009, 09:41

Eu não acho a idéia de dar dois pontos de vida para os minions seja boa. Os outros membros já citaram diversos motivos. Mas eu posso passar uma sugestão que pode tornar os minions mais chatos. :diabanjo:

Pela regra um minion morre se receber dano, nós a mudamos que dano automático como o de auras e outros efeitos não matam os minions, é preciso que eles sejam alvos de um ataque bem-sucedido.
Ric.freitas

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor juma em 20 Abr 2009, 09:46

Eu já tinha postado sobre isso há uns meses atrás aqui...

Anyway, depois eu percebi que mudar o esquema de 1 ponto de vida dos minions dá mais trabalho do que vale a pena. Principalmente quando você começa a fazer lutas com 8~12 minions. Mas o que eu percebi recentemente é que o dano dos minions praticamente não escala com o nível. No nível 1, um goblin cutter causa 4 de dano ou 5 com vantagem em combate. Um zumbi minion nível 10 causa 6 de dano, praticamente alisa o PJ.

Estou analisando uma progressão para o dano dos minions, quem sabe algo como 3+nível do minion.
juma

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Leisses em 20 Abr 2009, 10:02

Ric o único problema desta idéia é que você desequilibra os controllers.

Exemplo é o at-will do Druida em que ele precisa ter uma criatura como centro do at-will flame-seed mas acerta automaticamente os inimigos ao redor enquanto o at-will do mago que afeta a mesma área mas que pode ser jogado em qualquer local, sem precisar centrar em uma criatura exige uma jogada de ataque para cada adversário. Cada poder possui suas vantagens.

Eu sei como é duro para um mestre colocar minions quando um jogador possui dano em area automatico (maldito druida) mas tirar essa vantagem dele sem uma contra-partida é injusto.

Caramba 3 + nível do minion é MUUUUITO.

Mas uma sugestão é usar esses minions diferenciados apenas quando estes estiverem em menor número(e aumentar o XP claro)
Leisses

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor juma em 20 Abr 2009, 10:23

Caramba 3 + nível do minion é MUUUUITO.

É praticamente o dobro do dano atual. :b

Veja só, no nível 1 os personagens tem algo em torno de 25 pvs (13 de con + 12 iniciais). O goblin cutter causa 4 ou 5 de dano, os minions de nível mais alto costumam causar 4 de dano. Logo, 1/6 do Hp do personagem.

No nível 10, esse mesmo personagem teria uns 70 pvs (25 + 45 de nível). Os minions causam 6 de dano. 1/12 do total de pvs do personagem. Ou seja, o minion ficou bem para trás.

O problema é que com o passar dos níveis, os jogadores tem mais cura e mais poderes. Os minions além de continuarem morrendo com apenas 1 ataque, agora causam pouco dano.

Já se eles causassem 13 de dano, estariam causando em torno de 1/5 do hp dos personagens. Não me parece tão absurdo assim :b
juma

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Leisses em 20 Abr 2009, 10:26

Juma faz esse calculo para nível 30.
Leisses

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor juma em 20 Abr 2009, 10:33

Basta você perceber que o dano do minion sobe em 1 por nível e o hp dos personagens sobre em 5 por nível, em média. Logo, quanto mais niveis você tiver, mais próximo de 20% de hp é o dano do minion. :b
juma

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Leisses em 20 Abr 2009, 10:42

Mas olha isso em comparação com o dano que eles dão atualmente.

Teoricamente existe um equilibrio entre as habilidades dos personagens/monstros de acordo com o nível.

Essa mudança que você propôe aumenta em quanto o dano básico de um minion level 20+ com o dano de um minion level 20+ na regra original?

Porque tem que calcular essa diferença para ver se não desequilibra o sistema como um todo.
Leisses

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor juma em 20 Abr 2009, 12:20

Níveis 20+? Não me importam, não jogo em épico. :linguinha:

Mas dentro do paragon, o minion de nível mais alto que encontrei no MM foi o Abyssal Ghoul Hungerer, nível 18. 7 de dano e immobilized (save ends) com um ataque. 7 de dano é 2 de diferença para o goblin cutter com combat advantage, que é o monstro mais básico do jogo todo, minion nível 1.

Além do que, você não pode acumular os immobilized, então a desvantagem fica ainda maior quando vários minions atacam o mesmo personagem.

E, mais importante, quando estiverem perto do nível 18, os personagens vão ter muito mais poderes do que no nível 1 e mais cura.

Mas digo logo, eu sugiro essa mudança porque eu gosto da forma que os minions funcionam nos níveis mais baixos, onde os ataques deles doem. Pelas regras atuais, no nível 6 seu personagem tem cerca do dobro dos pvs iniciais, mais poderes e curas melhores enquanto os minions ganham 1 ponto de dano.
juma

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Torneco em 20 Abr 2009, 14:07

Bem, eu já quase matei meio grupo meu só com minions. É claro, que o fato de não ter controllers ajudou os minions. Mas realmente, acho que em níveis mais altos eles tendem a causar menos dano, mas pelo que percebi, normalmente costuma aparecer mais habilidades especias, como auras, imobilizar, etc. Talvez seja um meio de equilibrar.

Ou talvez colocar o dano como 3 + metade do nível.
Torneco

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários