Jogos de Comédia- Pesquisa e Debate

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Gosta de campanhas de humor?

Adoro
14
58%
Já gostei de alguma
3
13%
Depende muito, provavelmente não
1
4%
Não sei o que dizer
2
8%
Não gosto
4
17%
Detesto
0
Não há votos registrados

Total de votos : 24

Mensagempor louc0 em 22 Abr 2009, 03:00

Vincer escreveu:no tópico "PBF do Vincer" (o link tá na minha assinatura)

Só pra dizer, o link na assinatura leva para este tópico, não o do seu PBF
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Gun_Hazard em 22 Abr 2009, 07:14

Eu curto histórias de humor e já joguei campanhas que a campanha "Virou" campanha de humor sem querer...

A Maior dificuldade delas é "manter o nível".

Para uma campanha assim dar certo o mestre tem de ter um bom senso de humor e saber dosar as coisas e os jogadores também.

Caso não saibam dosar o humor acaba virando um Pastelão.

Eu considero que uma campanha de humor séria depende 70% do mestre.

Algumas dicas de jogos de comédia que uso...
SPOILER: EXIBIR
Jogos de Humor/Comédia
- São Jogos onde o lado Cômico da Aventura está em destaque. (Particularmente prefiro Jogos de Humor Satíricos e com piadas inteligentes e não tão explicitas).
- Use os Estereótipos, Anões Zangados, magos Atrapalhados, Governantes Burros e alienados, Vilões Cruéis e sádicos, soldados burros e atrapalhados que não conseguem cumprir uma ordem direito.
- As descrições têm de ser sutis, se você excrachar muito a aventura irá virar um pastelão tipo Gordo e o Magro. A Graça irá estar em os Jogadores “Pescarem” a Piada e reagirem de acordo. Por Exemplo: Diga que o Imperador do Mal Entra na Sala de Interrogatórios com um pedaço de Couve preso nos dentes e que os seus Servos Ficam tentando lhe avisar discretamente (Como forçando a tosse ou até mesmo cutucando o dente), mas que o Imperador se irrita por não entender a indireta até que seu assessor lhe conta o fato no ouvido. Ou que os Servos quando querem se vingar do Imperador do Mal, ficam dizendo seu Apelido de infância depois que ele passa e ele se volta nervoso tentando descobrir “quem foi o engraçadinho que disse isso…”.
- Descreva meio que em Off as coisas que acontecem no Plano de Fundo dos personagens. Mas evite que eles tentem participar do plano de fundo e se desviem do foco da Cena. Por Exemplo: Diga que enquanto vocês estão conversando com o General, um dos Soldados, que estava levando o Dragão de volta para a caverna, passa correndo de um lado pro outro pegando fogo. E se um dos jogadores fizer menção de falar ou fazer algo no sentido do dragão ou do soldado, diga apenas que o General Diz “Já é o Quarto esta Semana, Não ligue para isso vamos conversar na minha tenda…” e dê o assunto por encerrado.
- Incentive que os jogadores usem também de estereótipos para criarem seus personagens.
- Caso algum dos jogadores comece a querer dar uma de “Engraçadinho” além da conta e comece a querer tornar tudo um pastelão, Elimine ele (Não o Jogador pelo amor de Deus, Elimine o personagem). Por Exemplo: Faça alguém Importante Dizer “Guardas tirem esse Paspalho daqui!” Ou Faça o Dragão Engolir em uma Bocada Só o “Palhaço” que ficou na frente dele fazendo Caretas… Mas Deixe Claro porque você fez isso, se depois de duas ou três fichas ele não entra no clima…
- IMPORTANTE: O Mestre Nunca Pode Rir De suas Descrições ou Piadas. Se possível utilize um aspecto sério quando estiver narrando (É ridículo alguém rir da própria piada principalmente rir antes de terminar a piada). A Exceção (Pois ninguém é de Ferro) é que o mestre pode rir de alguma piada de um jogador ou de alguma besteira que o jogador faça. Mas Retome o controle antes de voltar a narrar.
- Apesar do Jogo ter como finalidade o Humor tente manter um clima sério, não deixe os jogadores escraxarem a aventura e caso aconteça algo engraçado pare a narração deixe os jogadores rirem e fazerem piadas com o fato e depois de todos se acalmarem volte à narração.
- Os Combates também podem ter algo de Engraçado, mas nada de Bigornas e cascas de Banana (A Exceção da casca de banana é caso tenha algum português na Cena), Lembre-se que a graça está nos detalhes e na sutileza.
- A Principal parte da comedia é responsabilidade do mestre que tem de ter muito jogo de cintura para adequar as coisas e prosseguir com a história.
- Jogos de Humor/Comédia Exagerados, tem uma tendência a se tornarem um pastelão e conseqüentemente chatos, jogos de humor simples serão como outros jogos de aventura, mas com algumas pitadas (ou piadas) ácidas.
- Exemplos Práticos: Principalmente os filme do Monty Python: “Em busca do Cálice Sagrado” e “Éric o Viking”, outras referências seriam “Top Gang 1 e 2″, “A Louca História de Hobin Hood”, “Corra que a policia vem aí (Qualquer número)”.
NOTA: Dentre Todos os estilos este talvez seja o mais difícil de se mestrar e muito difícil de conseguir agradar a todos…
NOTA2: Meu Grupo tem mania de Transformar uma Aventura Séria em uma Aventura Excrachada, caso o mestre comece a ‘vacilar’ (Coisas como: “Chamar o terrível dragão de corno por causa do chifre e mandar ele tomar no C%$## e sair andando sem que nada aconteça”, deixando o dragão e o mestre com cara de bobo e sem reação. Cuidado para que não ocorra o mesmo com sua aventura).

PS: Como referência eu citaria Monty Python, SOS tem um louco solto no espaço, Corra que a policia vem ai.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Dragão de Bronze em 22 Abr 2009, 17:08

Eu nuca joguei campanhas de humor, mas algumas das minhas campanhas não vingaram porque o grupo simplesmente não conseguia não fazer piada. Rimos muito, naqueles dias, mas nenhuma foi pra frente. Foi bem divertido, então não fiquei decepcionado.

E o resumo do Oda de TF2 é perfeito.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Ogro em 22 Abr 2009, 20:38

Olha. O legal é jogar aventura que mistura um ar mais sério com comédia. Isso torna tudo mais agradável. Desde a hora da criação do personagem até mesmo durante as narrativas.
E há muita diferença entre mestrar na mesa do que por fóruns, isso todos sabem, mas o que não se pode deixar acontecer é perder jogadores.
Por isso sempre misturo os estilos. Sempre deu certo por onde eu passei e sempre mantive um grupo constante de jogadores com aventuras boas.

E tem que ter aquele ideal, o RPG é divertimento. Foi criado para isso. Com essa finalidade.
Dizer que não gosta de humor durante um jogo de rpg, é a mesma coisa que não saber jogar rpg.

:tsc:
http://www.mundorpg.com.br/forum

Confira o novo lar do RPGista Brasileiro.
Ogro

Mensagempor AKImeru em 22 Abr 2009, 20:52

Dizer que não gosta de humor durante um jogo de rpg, é a mesma coisa que não saber jogar rpg.

Eu discordo.

Comedia tem seu espaço tanto quanto algo mais sério. Inclusive, RPG pode ser utilizado como uma ferramenta de estudo, vide os RPGs de Simulações historicos.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Ogro em 22 Abr 2009, 21:23

Bom. Cada um tem sua opinião.
:victory:
http://www.mundorpg.com.br/forum

Confira o novo lar do RPGista Brasileiro.
Ogro

Mensagempor Mai em 23 Abr 2009, 08:35

Eu, pessoalmente, ADORO jogos de humor. Sempre quis jogar uma mesa de Paranóia ou Toon, mas nunca achei ninguém que mestrasse. Pena. =p

E, batendo na mesma tecla de muitos: humor é algo que tende a aparecer em qualquer campanha, é quase inevitável. Só acho que tem de tomar cuidado em campanhas mais sérias, pra não quebrar completamente o clima.
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Mai

Twitter: BoredMai

Mensagempor Madrüga em 23 Abr 2009, 16:40

Acho que muita gente está confundindo "clima de humor" com piadas. Do meu lado, acho que não conseguiria jogar no clima; meus jogos sempre tendem a um meio termo, entre sério e "com piadas". Juro que tenho dificuldade em imaginar uma ambientação zoada.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Vincer em 23 Abr 2009, 18:17

O madruga tocou no ponto certo, e o gun_hazard falou muito do que eu queria falar. Acredito que depende do estilo de humor. Se for o que eu chamo de "humor ativo"(se tem um nome certo para isso eu não sei), então realmente a mesa toda precisa estar no clima, ter o timing e estar inspirada para aquilo.

Mas já pensaram num cenário que por si só seja engraçado, independente do que os jogadores fizerem? É o que eu chamaria de "humor passivo". Os jogadores podem jogar o quão sérios quiserem, são os próprios elementos do cenários que são engraçados, e inevitavelmente algumas cenas vão ser engraçadas ou absurdas. Quando eu falei em subestimar o gênero eu falei disso: a maioria dos narradores nunca tentaram abordar o tema de modo diferente em suas mesas; ao invés disso simplesmente se baseiam numa experiência falha e assumem que todo jogo no gênero vai ser assim. Enquanto, na realidade, o humor possui inúmero sub-gêneros e formas de ser explorado. Algumas são ineficazes para rpg. Mas e as outras?
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Madrüga em 23 Abr 2009, 18:37

Tipo um RPG de Discworld? Seria engraçado sem ser 100% palhaçada.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Radasforth Longshank em 25 Abr 2009, 16:57

Existem vários aspectos, como foi dito, que diferenciam o velho e bom humor de um humor sem graça e sem atrações, como eu já presenciei em algumas seções.Não há como esconder o meu gosto pelo humor, pelas gargalhadas constantes e o clima frenético dessas seções.Portanto, eu diria que humor vale a pena, mas apenas em algumas ambientações: imaginem uma seção repleta de ironias, piadas e tudo o mais em pleno Vampiro, Cthulhu, ou algo da espécie.Não daria certo.

O que eu acho que dá certo, sim, é criar um cenário completamente destinado ao besteirol.Por exemplo, Paranóia.É excelente, muito bem caracterizado pelos seus detalhes e pela ironia que há no próprio sistema(não do jogo, mas sim "politicamente" falando); um computador-utópico-que-manda em todo mundo.

Portanto, o que eu penso é que não vale misturar os gêneros.Se você ta sentado na mesa pra joga uma partida épica de D&D/Forgotten Realms ou seja o que for, faça-o direito, e divirta-se com isso.Misturar o humor nessas seções apenas poderia ser feito com mestres habilidosos, que posuissem a técnica.Pois introduzir humor nesses casos é difícil.E, se der errado, estraga boa parte do jogo.Portanto, é difícil encaixar o humor nos diferentes tipos de RPGs mas, apesar disso, se ele for bem feito, você ri bastante e se diverte mais.

Abraços.
Radasforth Longshank

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias