[4e] Minions com 2 vidas

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Youkai X em 20 Abr 2009, 16:47

Tá mais pra 4 + metade do nivel, variando de minion pra minion.
Youkai X

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Leisses em 20 Abr 2009, 16:54

Fica melhor mesmo Youkai =D

Embora para mim como esta já vale(mesmo porque os minions geralmente vão vir acompanhados de outros monstros que já possuem uma dificuldade para morrer maior que os monstros iniciais.
Leisses

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Art__ em 20 Abr 2009, 23:39

to gostando das ideias, e tambem sobre os calculos de dano, tb ja tinha falado disso com o mestre
tem uma hora que os pvs mal caem, a pessoa fica so administrando surge
Imagem
Conheça minha campanha aqui
Art__

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Styker em 21 Abr 2009, 04:37

Hoje utilizei os minions causando 4 + 1/2 do nivel no dano e foi FODASTICO, os players se sentiram ameacas e se importaram em se livrar dos bixos, assmim o efeito de minion inutil nao existiu mais.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Vincer em 21 Abr 2009, 09:14

Não jogo D&D.

Até mesmo porque odeio D&D :bwaha:

Mas eu acho que posso dar algumas idéias...

Em primeiro lugar: porque existirem apenas a classificação minions, monstros normais e solo? Basta incluir, após os minions, algo como "minions de elite", que teriam 2 vidas. O narrador pode usá-los junto com outros ou sozinhos, em menor número, quando precisar aumentar a dificuldade.

Aumentar o dano também é bacana.

Para tornar os minions mais ameaçadores de forma lógica, algumas idéias:
-Ao invés de 2 vidas, eles poderiam ter uma chance de sobreviver a cada golpe(algum teste ou algo similar).
-Quando em quadrados lado a lado, os minions poderia receber algum bônus pela quantidade, ou provocar desvantagens nos pjs justamente pelo alto número.

-Uma coisa que saiu de um jogo meu (cliffhanger): Chance de alguns minions voltarem. Fica bem cinematográfico... os personagens passam pelos minions, derrotando-os, e vão enfrentar o inimigo mais perigoso, quando um dos capangas lá atrás se levanta cambaleando, pega a besta e dá um último disparo... só uma idéia.
ImagemImagem
Vincer

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor WillDice em 21 Abr 2009, 10:17

Vincer escreveu:Até mesmo porque odeio D&D

Luminus, se estiver ouvindo: faltou isso no tópico dos Memes!

Em primeiro lugar: porque existirem apenas a classificação minions, monstros normais e solo? Basta incluir, após os minions, algo como "minions de elite", que teriam 2 vidas. O narrador pode usá-los junto com outros ou sozinhos, em menor número, quando precisar aumentar a dificuldade.

Boa. Mas...

(Nitpick: as classificações são minion, normal, elite, solo)

-Ao invés de 2 vidas, eles poderiam ter uma chance de sobreviver a cada golpe(algum teste ou algo similar).

Saving Throw? Pode ser também. Mas aí deixaria os minions MAIS complicados que os outros monstros. Os únicos testes feitos fora do próprio turno são AdOs e ações imediatas (reações e interrupts).

A minha solução preferida é dar um Limite de Dano no lugar dos PVs. Se ele leva dano igual ou maior a esse valor, morre; se levar menos, fica bloodied (se já estiver bloodied, morre com qualquer dano).
Só falta achar uma fórmula justa para esse valor. Estou testando nível + bônus de Constituição. Funciona em níveis baixos, mas parece pouco para os mais baixos.

Eu era contra mudar os minions, até ler as regras de Intimidar. Um teste de Intimidar bem sucedido pode forçar um inimigo bloodied a se render. Mas se minions não ficam bloodied nunca... são imunes a intimidação? Fala sério!
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Galardron em 21 Abr 2009, 13:46

Minion: lacaio, servo, 'bucha-de-canhão'.

Via de regra, estão sob jugo de outrem, não agem no próprio interesse. Renda o líder e estarás rendendo seu séquito. Raramente alguém expõe sua vida por nada. Se o chefe não faz mais questão de lutar, porque seus capangas fariam? Particularmente, sob meu ponto de vista, quando o chefe cai ou amarela, cessa o interesse (ou a imposição) dos minions continuarem arriscando suas vidas; eles começam a se preocupar com os próprios traseiros.

Mesmo quando isso não se aplique (por qualquer motivo que possamos elaborar; e eu sei que existem, nenhuma regra é absoluta), estar a 1 pv da morte (ser frágil por natureza, portanto, SABER que pode morrer com um golpe daquele que o tenta intimidar) me parece mais que suficiente para levar a intimidação a sério. Se alguém bloodied (com metade de seus pvs) é passível, porque não outro que só tem 1 pv? Em outras palavras: minions, para mim, são SEMPRE passíveis de intimidação (perceba que não é algo corriqueiro, a DC em combate é Will+10). Numa horda sempre há aqueles cuzões que tremem diante do brado inimigo, mesmo antes do combate iniciar; não poderiam ser outros senão minions. O cara não precisa fugir desesperado (até porque não é isso que faz a skill), mas dará aquela hesitada; quando render-se não tem sentido - ele não está dominado, a fonte de seu temor está envolvido em combate com outros e não o ameaça, etc. - ele pode retomar seus colhões depois de perder sua ação naquela rodada.

Editado: Correções Ortográficas.
Editado pela última vez por Galardron em 21 Abr 2009, 18:54, em um total de 2 vezes.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Torneco em 21 Abr 2009, 17:28

Vincer, é até comum que muitos mínions tenham habilidades que dão bônus nas defesas quando estão próximos a outros minions. Mas eu, na minha opinião, acho que fez muita falta uma mecânica de regras oficial sólida pra construção de mínions. Para os outros monstros tem, é divertido mecher com as regras, mas acho que também poderiam ter umas regras legais para a criação dos capanguinhas.

Uma coisa que eu gosto de fazer, ainda mais pq meu grupo não tem controllers, é colocar apenas mínions em um combate, fica um combate legal e divertido, ai, pra facilitar, eu divido em grupos de 5 normalmente, e rolo iniciativa separado, mas não marco quais são os grupos, apenas vou mechendo eles de 5 em 5 até ter agido com todos, aleatóriamente. Cada vez que matam 5 minions, eu tiro um grupo da iniciativa. Acaba sendo bem mais sossegado de usar eles, e ainda dá um pouco mais de vantagem tática pra eles.
Torneco

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Anand em 27 Abr 2009, 14:07

As minions mais fortes não dão mais dano, mas dão paralisia, dano contínuo, e outros problemas. Veja a minion mais poderosa do MM, o Lich Vestige. Ele faz 10 de dano, 15 se for contra magos. Mas, por outro lado, fazem dano continuo de fogo, necrótico, deixam weakened, tem aura de dano, etc. E dão 2,250 XP! :)

Eu acho que as minions funcionam bem nas minhas mesas do jeito que estão, e a melhor sugestão aqui foi a de usar duas se quiser dificultar.

Vincer, tem várias minions no MM que ganham bônus diversos quando agindo em bando, e vários leaders que destroem/sacrificam minions para obter algum efeito.
Anand

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Styker em 27 Abr 2009, 21:31

Anand escreveu:As minions mais fortes não dão mais dano, mas dão paralisia, dano contínuo, e outros problemas. Veja a minion mais poderosa do MM, o Lich Vestige. Ele faz 10 de dano, 15 se for contra magos. Mas, por outro lado, fazem dano continuo de fogo, necrótico, deixam weakened, tem aura de dano, etc. E dão 2,250 XP! :)

Eu acho que as minions funcionam bem nas minhas mesas do jeito que estão, e a melhor sugestão aqui foi a de usar duas se quiser dificultar.

Vincer, tem várias minions no MM que ganham bônus diversos quando agindo em bando, e vários leaders que destroem/sacrificam minions para obter algum efeito.

Novamente discordo de voce (ver topico sobre os solos), acho que os minions deveriam causar a mesma ameaça aos personagens que eles causam no inicio do jogo, causar efeitos é um extra por eles serem nivel mais forte. Na minha mesa eles nao funcionam bem do jeito que estao.

p.s. Sim, eu os utilizo com terreno, separados para dificultar ataques em area, flanqueando, etc... porém de que adianta se eles nao causam medo aos pcs?
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Torneco em 27 Abr 2009, 23:56

Mas normalmente, eles não são feitos pra causar medo, são feitos para serem uma pedra no sapato na vida dos jogadores. Há como montar encontros diferentes, mas eles são mais excessão do que regra.
Torneco

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Nibelung em 28 Abr 2009, 00:11

Bingo. A intenção dos lacaios NÃO É fazer deles um desafio. É justamente fazer eles encherem o saco dos jogadores. Eles podem causar um dano ridículo, mas se os jogadores optarem por ignorá-los, o dano vai se acumulando, além deles fornecerem flanqueio aos outros inimigos, e limitarem a movimentação do grupo.

Se seus minions estão morrendo como moscas, eles estão cumprindo o papel deles. Reclamar disso é como reclamar que os brutos tem as defesas baixas demais.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Styker em 28 Abr 2009, 00:40

Nibelung escreveu:Bingo. A intenção dos lacaios NÃO É fazer deles um desafio. É justamente fazer eles encherem o saco dos jogadores. Eles podem causar um dano ridículo, mas se os jogadores optarem por ignorá-los, o dano vai se acumulando, além deles fornecerem flanqueio aos outros inimigos, e limitarem a movimentação do grupo.

Se seus minions estão morrendo como moscas, eles estão cumprindo o papel deles. Reclamar disso é como reclamar que os brutos tem as defesas baixas demais.

Se minions nao representassem desafio eles nao dariam XP... até porque pelo RAW 4 minions valem 1 monstro do mesmo nivel de um jogador e esse mesmo monstro tabem representa um desafio, entao teoricamente, se voces joga 4x o numero de pcs de minions voce tem um encontro de dificuldade padrao (dependendo tambem do nivel dos minions).
Porém se voce analisar matematicamente no nivel 1 o minion causa próximo de 10% do HP de um pc de dano e a medida que os niveis sobem ocorre uma diferença nessa porcentagem ao pontos de SE 4 minions atacam um pc eles praticamente nao o ferem...
Uma coisa é certa, flanquear e oferecer vantagem tática todo monstro faz, não é algo exclusivo dos minions, agora minions deveriam ser criaturas MUITO faceis de derrubar mas que pela quantidade representam uma ameaça consideravel de ignorados, caso eles nao sejam ignorados (já que sao uma ameaça nao deveriam ser) facilmente eles sao eliminados.
Concordo quando voces dizem que minions devem morrer como moscar, não tenho dúvidas quanto a isso, mas já não concordo na parte dos minion não ameaçarem o grupo e as ultimas experiencias que tive IN game usando minions mais ameaçadores realmente comprovou o que eu achava: que minions mais ameaçadores trazem uma carga maior de tensao e desafio tornando mesmo os combates rapidos mais emocionantes.
Imagem
Styker

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Leisses em 28 Abr 2009, 09:26

Styker mas você não deve considerar o dano deles em relação ao HP de um PJ e sim em relação a um monstro normal.

O dano causado por 4 minions acertando equivale ao dano causado por um monstro normal acertando? Se a resposta for afirmativa então não vejo problema. Na verdade eu acho os minions dos primeiros níveis muito poderosos. Eles dão um dano muito semelhante a muitos monstros normais, o que significa que 100XP de minions nível 1 podem dar até 3 vezes o dano de 100XP de um monstro normal nível 1.

Lembre-se que 4 minions com efeitos são mais eficientes que um monstro normal com efeito semelhante já que apenas um deles percisa acertar para causar o efeito.

Quanto ao HP não existe dúvida de que o minion faz seu papel, apesar de cair fácil para ataques em área eles exigem vários ataques de personagens que não possuam ataques contra multiplos inimigos.
Leisses

[4e] Minions com 2 vidas

Mensagempor Phoenix em 28 Abr 2009, 10:30

Concordo com o Leisses, exceto em achar os minions lvl 1 fortes, acho eles parelhos tbm.

Com base nas minhas experiencias jogando e narrando eles dão o mesmo dano dos monstros normais, mas a chance de acerto deles é um pouco menor e eles dão 1/3 dos ataques q um monstro normal da até cair. Acaba ficando parelho.
Phoenix

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários