[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Madrüga em 03 Mai 2009, 12:06

_Virtual_Adept_ escreveu:
Que exagero...

Ao longo de várias rolagens, a diferença torna-se desprezível: da mesma forma que 1d12 brutal 1 tem mais chance de dar 10-12 do que no 2d6, também tem mais chance de dar 2-3. Uma coisa compensa a outra, não precisamente mas em proporção aceitável.

Na minha experiência, se é o dia do cara rolar 12, ele vai rolar 12, seja no 1d12 ou no 2d6. A sorte é um troço muito estranho...

De qualquer forma, as chances de se tirar 12 em 2d6 são de 1:36, as chances de se tirar 12 em 1d12 são de 1:12. É o triplo da probabilidade.
Ainda que a média se mantenha, as rolagens individuais serão muito diferentes. Um crítico com 2d6 é muito mais vantajoso que um crítico com 1d12, por exemplo.
Mas... se você acha que dá certo na sua mesa, vai fundo.

Meu, essas coisas de dados valeriam bem um artigo, sabiam? Tem gente pouco versada em probabilidade (*cof*eu*cof*) que se beneficiaria horrores de umas noções básicas...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Art__ em 03 Mai 2009, 21:41

Meu, essas coisas de dados valeriam bem um artigo, sabiam? Tem gente pouco versada em probabilidade (*cof*eu*cof*) que se beneficiaria horrores de umas noções básicas...

[OFF]
na dúvida vai aplicando as distribuições, poesson, método de bernoli, binomial, uma hora vc vaia char um monte de númerozinhos legais...

adorei a resposta seu madruga, desculpem pelo off, mas ttinha que citar isso :rolando:
[/OFF]
Imagem
Conheça minha campanha aqui
Art__

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor louc0 em 04 Mai 2009, 16:55

De maneira simples, funciona assim: Quanto mais dados forem lançados em uma rolagem, mais difícil é tirar um valor extremo. A variabilidade é menor.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Leisses em 04 Mai 2009, 18:30

Ruben na verdade existem muitas variaveis. O lance de número de dados é uma variável, mas tem também o bônus que a arma dá ao ataque e habilidades adicionais da arma, como uma brutal, dentre outras.

Em algumas classes existem ainda outras variações como bônus especiais da classe ou os talentos de guerreiro.
Leisses

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor louc0 em 04 Mai 2009, 23:12

Leisses escreveu:Ruben na verdade existem muitas variaveis. O lance de número de dados é uma variável, mas tem também o bônus que a arma dá ao ataque e habilidades adicionais da arma, como uma brutal, dentre outras.

Em algumas classes existem ainda outras variações como bônus especiais da classe ou os talentos de guerreiro.

Eu não disse que não haviam outras variáveis. Por isso que falei "de maneira simples".
Mas já que tu tocou nesses pontos:

Bônus fixos (como o +1 de uma arma) não alteram a variabilidade, apenas a média.
Brutal diminui a variabilidade, pois efetivamente torna a amplitude de valores possíveis menores. Mas o efeito de Brutal se torna cada vez mais irrisório quando se jogam mais dados.

Eu não quis tratar de todos corner cases no post. Posso até fazer isso, eventualmente.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Bahamute em 05 Mai 2009, 00:10

Cara, vendo esta discussão, me surgiu uma duvida...

O que é esse brutal?
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor planes em 05 Mai 2009, 00:31

Bahamute escreveu:O que é esse brutal?

Brutal é uma característica de arma que indica dano mínimo.

Quando você vai jogar o dano da arma você rola novamente todo valor que for menor ou igual que seu valor de brutal (exemplo: A Kukri é uma arma de 1d6 de dano e Brutal 1, toda vez que rolar 1 no d6 de dano você tem de repetir a jogada até obter um valor de 2 ou maior).
Imagem
planes

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Phoenix em 05 Mai 2009, 00:37

é uma propriedade de arma, tipo high crit.

Ruben_Ladwig escreveu: Mas o efeito de Brutal se torna cada vez mais irrisório quando se jogam mais dados.

Pra mim parece justamente o contrário, quanto mais dados melhor fica o efeito.
Phoenix

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Bahamute em 05 Mai 2009, 00:40

planes escreveu:

Brutal é uma característica de arma que indica dano mínimo.

Quando você vai jogar o dano da arma você rola novamente todo valor que for menor ou igual que seu valor de brutal (exemplo: A Kukri é uma arma de 1d6 de dano e Brutal 1, toda vez que rolar 1 no d6 de dano você tem de repetir a jogada até obter um valor de 2 ou maior).

Obrigado, Planes!
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 05 Mai 2009, 08:45

Para mim tmbém, quanto mais dados melhor o efeito da arma.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Agnelo em 05 Mai 2009, 08:49

Phoenix escreveu:Pra mim parece justamente o contrário, quanto mais dados melhor fica o efeito.

Quato mais dados menor a chance de sair um extremo.

EX: Tu tem uma chance em 4 de tirar 1 ou 2 num d8, e uma em 16 de tirar 2 em 2d4 (corrijam-me se o cálculo estiver errado).

Quanto menor a chance disso sair mais insignificante a vantagem trazida por brutal.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Phoenix em 05 Mai 2009, 09:21

Locke Winchester escreveu:
Phoenix escreveu:Pra mim parece justamente o contrário, quanto mais dados melhor fica o efeito.

Quato mais dados menor a chance de sair um extremo.

EX: Tu tem uma chance em 4 de tirar 1 ou 2 num d8, e uma em 16 de tirar 2 em 2d4 (corrijam-me se o cálculo estiver errado).

a parte do D8 ta certa, 1/4 das vezes vc vai tirar 1 ou 2.
acho q o calculo com 2D4 está errado, fazendo os cálculos rapidamente a chance de vc tirar 2 ou menos em pelo menos 1 dado é de 3/4.
Phoenix

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Agnelo em 05 Mai 2009, 09:25

Brutal vale pra cada dado ou só pra soma final?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Phoenix em 05 Mai 2009, 09:28

pra cada dado.
Phoenix

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 05 Mai 2009, 11:01

Brutal na prática "reduz" o dado e soma um bônus. Então 1d12 brutal 2 é igual a 1d10+2.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários