Acho que é apenas sua nerd rage, o texto não refere a nada a interferencia divina, apenas que PCs podem encontrar problemas se adorarem um deus maligno. Eles encontravam problemas na edição 3.X e vão continuar encontrando.
Mas Oda, eu não quis me referir na questão da interferência divina ( mas reconheço que é uma intepretação possível do trecho, my mistake ), mas sim no fato de que desincentiva claramente um dos aspectos marcantes de Eberron, que é a veneração de divindades malignas por personagens bondosos ( ou os cultos de diversas divindades, tantos malignas quanto bondosas ) e tomando como base certos aspectos "neutros" ou "positivos" de tais divindades malignas, como por exemplo, o culto a The Fury como uma divindade da paixão e criatividade ou a possibilidade de cultuar Aureon, The Shadow e The Keeper, para arcanistas que desejam lidar com diversas abordagens da magia ( entre outros tipos ). Eu não estou em "nerd raging", apenas acho que a colocação de tal frase é desnecessária ( ou poderia ser trocada por algo mais neutro ).
Ah e quanto as religiões Unaligned: Unaligned = bom, qualquer outra tendencia = cancer.
Eu prefiro: Coerência = Bom.
Eu também não vi nenhum problema com O Sangue de Vol ser neutro. A religião em si é neutra, só que o que há por trás dela que é malígna.
Na verdade, o Sangue de Vol é maligno em si ( veneração aos mortos-vivos, busca do poder pelo poder) e guiado por uma série de criaturas obviamente malignas, só que a maioria dos seguidores se baseia apenas nos ensinamentos superficiais e mais suaves do Sangue, porém, aqueles que vão mais a fundo em tal Igreja vêem que não há nada de "Neutro" no Sangue de Vol.
Por outro lado, citando "Herr Hellcow", vulgo Keith Baker ( tirado
daqui):
As for the question of evil, most of the followers of the faith consider it to be either a personal question for divinity or a noble struggle against death itself. As such, they do not consider their faith to be rooted in evil. Erandis and many among the Emerald Claw abuse that faith for evil purposes, but that's the fault of the priest, not the faith. I don't think it hurts anything to say that in 4E, the Blood of Vol as a whole is actually an unaligned religion... with the observation that the Emerald Claw often follows an evil path.Só fui descobrir a origem do dome da Ordem da Garra de Esmeralda a pouco tempo. Garra de Esmeralda era a tradução do nome dracônico da Erandis ´d Vol.
Estranho, no Faiths of Eberron, é dito que Emerald Claw ( Garra de Esmeralda ) era o pai de Erandis d´Vol.
Também achei até acertada a idéia de mudar o alinhamento da Corte Eterna, afinal, é uma religião voltada pra proteção do povo elfico, nada mais.
Não exatamente. A Undying Court envolve a veneração aos ancestrais do povo élfico, e através da devoção a eles em vida ( através do aprimoramento pessoal, da obediência á tradição e emulando os feitos deles em vida ), tentar provar seu valor ao legado de Aeren e se possível, tornar-se um Deathless também. Eles ligam majoritariamente para o povo élfico, afinal, é uma religião élfica, mas a inimizade deles com os Mortos-Vivos e com a Necromancia em geral e a busca em realizar tarefas que os aproxime dos "nobres ancestrais" faz com queles caiam facilmento no alinhamento "Bom" ( embora, a descrição de "Religião de Elfo, para Elfo, e não importa como" seja muito boa para os Tairnadal ou Spirits of the Past ).
E em nome da proteção do seu povo, eles poderiam fazer qualquer coisa...
Não fariam, ao menos não com a aceitação da Undying Court. Basta ver o desgosto que a UC possui do Blood of Vol ( que se baseia nas idéias da UC, aliás ), dos Death Eaters ( heresia UC, que se baseia na canibalização dos mortos élficos ) e especialmente, do estado de "Morte-Vida" ( Undeath ) e dos meios que os sustentam.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.