Evitando erros bobos de português

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Léderon em 01 Jul 2009, 09:21

Necessáriamente, é potêncial a atualização.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Madrüga em 01 Jul 2009, 09:45

Nossa, esse é um tema MUITO necessário! Escrevê-lo-ei em breve.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Luminus em 01 Jul 2009, 12:36

O povo tem de aprender que as palavras com acentos mais afastados do seu final são as proparoxítonas... não existe acento na sílaba anterior à antepenúltima... é na última, na penúltima ou na antepenúltima.

Outro que merece tema: receber-mos, analizar-mos, etc.

E.
Luminus

Mensagempor Aluriel de Laurants em 01 Jul 2009, 14:16

Das duas uma, ou ele andou bebendo, ou ele foi mais uma das vítimas daqueles manuais de ABNT que normalmente se vende em faculdades que, via de regra, nunca estão corretos.

Eu sou uma das pessoas que odeia as regras de trabalho científico da ABNT, elas não são tão eficientes pra leitura assim.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Léderon em 01 Jul 2009, 14:29

Eu tenho um lado tecnocrata, que me faz adorar as normas da ABNT e demonstrar total repúdio por trabalhos acadêmicos malformatados. De verdade. XD
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Madrüga em 01 Jul 2009, 14:32

Isso é um lado... tecnoBUROcrata.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Sampaio em 01 Jul 2009, 17:23

Escrevo na internet desde criança, sempre usando gírias e abreviaturas internéticas. Mais do que isso, sou muito a favor delas, especialmente aquelas que são perfeitamente passíveis de compreensão e que reduzem bastante o número de caracteres, como "vc", "tb", etc. Confesso, no entanto, que já acho excessivo ficar abreviando tudo, especialmente quando são palavras cuja abreviação serve de pouca economia e, principalmente, são incomuns e difíceis de entender - e pior ainda quando trocam letras só por trocar, só pra ficar ridículo, aonde não se ganha nada (como a frase: "axu q gstu d bber mto em ksa, + + na pt da noiti").

Enfim, mesmo utilizando com frequência e até defendendo algumas abreviaturas para utilizar em conversas informais na internet, isso nunca prejudicou minha escrita. Nunca utilizei nenhuma abreviatura em provas, documentos ou trabalhos e também é raríssimo eu cometer erros de português. Mesmo quando escrevo na internet, em fóruns, MSN ou o que for, é muito raro eu cometer algum erro. E isso não é porque conheço a língua, porque bem da verdade não sei bulufas de gramática. MESMO, a nível radical. Peno no meu alemão porque eles falam de Predicado, Artigo, Objeto Direto, Inflexões, Nominativo, Dativo e muitos outros que nem lembro o nome, e não sei nem o que é isso em português!

Eu escrevo puramente por instinto. Não entendo sequer de concordância, nada, nada, nadica, niente, de nada de gramática. Mas de tanto ler, meio que instintivamente sei escrever a palavra, a frase, o que soa certo e o que soa errado. Pelo costume de ler e escrever simplesmente saio digitando, velozmente e sem pensar, e acaba que faço algum sentido e não cometo esses erros esdrúxulos.

Portanto, acho que a desculpa da internet é uma senhora desculpa esfarrapada. Escrevo na internet desde sempre, escrevo muito, sempre utilizando abreviaturas e expressões intenéticas, sempre lendo a gramática errada da maioria das pessoas na intenet e mesmo assim não fico mais burro, desaprendo a escrever ou aprendo errado. Tampouco fico me preocupando se estou escrevendo de maneira certa ou errado, nem relendo meus posts e mensagens. Simplesmente escrevo e sai, na enorme maioria das vezes, correto (meus erros geralmente são de digitação, por escrever rápido demais).Quem culpa a internet tem é que ler mais livros.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Heliot em 01 Jul 2009, 18:10

Sampaio, na verdade você conhece bem a gramática. Você, como qualquer falante do português, possui uma gramática internalizada, ou seja, reconhece instintivamente as estruturas gramaticais próprias do português. Mesmo que você não saiba dizer com certeza se aquela frase tem um adjunto adnominal ou um complemento nominal, seus conhecimentos empíricos já te permitem reconhecer a construção "menino bola viu a" como não pertencente à nossa língua. Você só não tem pleno conhecimento da gramática normativa, que é o conjunto de regras que se transmite no ensino. Mas, sinceramente, conhecimento pleno da gramática normativa é algo que eu não verei nessa vida (além de ser completamente desnecessário, já que a própria variedade do português que é considerada "culta" não segue completamente esse preceito).
Aliás, essa idéia fixa de que a gramática normativa deve ser valorizada acima de quaisquer outras variedades da língua é um verdadeiro câncer no sistema educacional. Como se precisássemos de mais um motivo para agir de forma preconceituosa...
Heliot

Mensagempor Agnelo em 02 Jul 2009, 10:26

Se a escola passasse mais tempo te mostrando como é bom ler não teríamos tanto problema com a língua.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Lumine Miyavi em 02 Jul 2009, 10:51

Diga isso pros livros que eu li da 3-6ª série. Sério, eles quase me fizeram desistir de ler.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Madrüga em 02 Jul 2009, 11:53

O ensino de português e literatura na escola é de lamentável pra baixo.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Heliot em 02 Jul 2009, 17:23

Se a escola passasse mais tempo te mostrando como é bom ler não teríamos tanto problema com a língua.

Não só ler, mas escrever também. A melhor maneira de avaliar se um aluno tem conhecimentos básicos de sua própria língua é fazer com que ele a utilize.

Colaborando:

Uma das coisas que mais vejo é o uso do verbo "haver" no sentido de tempo decorrido junto da expressão "atrás", como em "Ele esteve aqui há dois meses atrás.". O uso de um exclui o do outro. "Ele esteve aqui há dois meses./Ele esteve aqui dois meses atrás." Isso me lembra que muita gente também confunde o verbo haver com a preposição "a".

Mas acho que a maioria dos problemas em textos feitos tanto dentro quanto fora da internet seria resolvida se as pessoas soubessem usar concordância nominal/verbal, além de pontuação. O resto é peixe pequeno.
Heliot

Mensagempor Eltor Macnol em 02 Jul 2009, 18:34

Heliot, relativamente falando esse é comum mas não tão bobo assim... bem pior é o uso da palavra em frases como "escrever bem não tem nada haver com decorar regras de gramática"!
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Heliot em 02 Jul 2009, 21:02

Pois é, eu esqueci que o tópico trata de erros bobos. Mas esse aí é tão comum que eu não pude deixar de falar. Já encontrei em textos de estudiosos da língua (:shock:) . Mas ele não é lá muito grave, já que não compromete o sentido da frase, sendo apenas uma construção redundante. Só que é justamente por ser tão comum e inocente que ele se torna perigoso: usá-lo no trabalho de um professor rigoroso ou numa redação de vestibular pode perfeitamente diminuir a nota.

Então, voltando a erros mais ligados ao vocabulário, seria bom falar de:

. Usos de porquê, porque, por que e por quê (eu ainda não sei usar...)
. Um aparte / Uma parte (o primeiro é o mesmo que "uma interrupção" e o segundo, "uma fração")
. Imergir/Emergir (respectivamente, mergulhar e mostrar-se, sair)

Etc.
Heliot

Mensagempor Luminus em 02 Jul 2009, 21:08

Hoho, eminente e iminente.

Iminente é o desastre.

Eminente é o sacerdote (?).

E.
Luminus

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic