por Sampaio em 01 Jul 2009, 17:23
Escrevo na internet desde criança, sempre usando gírias e abreviaturas internéticas. Mais do que isso, sou muito a favor delas, especialmente aquelas que são perfeitamente passíveis de compreensão e que reduzem bastante o número de caracteres, como "vc", "tb", etc. Confesso, no entanto, que já acho excessivo ficar abreviando tudo, especialmente quando são palavras cuja abreviação serve de pouca economia e, principalmente, são incomuns e difíceis de entender - e pior ainda quando trocam letras só por trocar, só pra ficar ridículo, aonde não se ganha nada (como a frase: "axu q gstu d bber mto em ksa, + + na pt da noiti").
Enfim, mesmo utilizando com frequência e até defendendo algumas abreviaturas para utilizar em conversas informais na internet, isso nunca prejudicou minha escrita. Nunca utilizei nenhuma abreviatura em provas, documentos ou trabalhos e também é raríssimo eu cometer erros de português. Mesmo quando escrevo na internet, em fóruns, MSN ou o que for, é muito raro eu cometer algum erro. E isso não é porque conheço a língua, porque bem da verdade não sei bulufas de gramática. MESMO, a nível radical. Peno no meu alemão porque eles falam de Predicado, Artigo, Objeto Direto, Inflexões, Nominativo, Dativo e muitos outros que nem lembro o nome, e não sei nem o que é isso em português!
Eu escrevo puramente por instinto. Não entendo sequer de concordância, nada, nada, nadica, niente, de nada de gramática. Mas de tanto ler, meio que instintivamente sei escrever a palavra, a frase, o que soa certo e o que soa errado. Pelo costume de ler e escrever simplesmente saio digitando, velozmente e sem pensar, e acaba que faço algum sentido e não cometo esses erros esdrúxulos.
Portanto, acho que a desculpa da internet é uma senhora desculpa esfarrapada. Escrevo na internet desde sempre, escrevo muito, sempre utilizando abreviaturas e expressões intenéticas, sempre lendo a gramática errada da maioria das pessoas na intenet e mesmo assim não fico mais burro, desaprendo a escrever ou aprendo errado. Tampouco fico me preocupando se estou escrevendo de maneira certa ou errado, nem relendo meus posts e mensagens. Simplesmente escrevo e sai, na enorme maioria das vezes, correto (meus erros geralmente são de digitação, por escrever rápido demais).Quem culpa a internet tem é que ler mais livros.