Centenas de cenários e o mesmo padrão de raças que é utilizado: anões vivem nas montanhas e fabricam armas boas, humanos são a raça genérica, orcs são selvagens selvageiros que fazem selvageirias, e elfos são os fodões.
Me irritam os cenários que utilizam esse mesmo esquema de forma pouco criativa e enfiando alguma raça no meio para "tentar" fazer algo diferente. Principalmente a parte dos elfos "eu sou foda em tudo o que eu fizer", eu realmente odeio quando os elfos podem fazer as habilidades de outras rraças e fazer melhor (produzir armas melhores que os anôes, fazer magia melhor que os gnomos. Eles só não se reproduzem melhor que os humanos/coelhos).
Para mim a filosofia de Talislanta (Rpg conhecido por sua diversidade cultural sem se apoiar em raças clássicas da fantasia) é aplicável, se você quer criar algo novo, crie uma raça nova, não pegue atalhos de pegar uma raça que já existe e mudar alguma especto da mitologia. Esse papo de que meus anões são diferentes (fora de um contexto construtivo onde a raça sofreu um baque como aconeteceu com diversas raças em DL, por exemplo) é só para pagar de original enquanto não tem coragem de deixar de lado o marketing padrão de produtos populares. Isso porque vender um anão é muito mais fácil que vender um zangrun ou qualquer outra coisa da vida, mesmo que seu anão pouco tenha a ver com o padrão.
Embora eu apoie a ideia de criar raças novas, é difícil. anão/Elfo/Orc já é uma coisa muito atrelada ao gênero. Um cenário que venha a quebrar esse molde de raças com muita dificuldade seria aceito(eu culpo o tolkien e o gary por isso). Vários cenários já mostraram que é possivel mantar essas raças, muda-las, deixa-las interessantes e ainda se manter (mesmo que ligeiramente) ligadas ao esteriotipo (Eberron, Reinos de Ferro, Dragon Age) .
Outra coisa em relação as raças que eu não gosto são as diferenças culturais. Humanos são diferentes de país para país ( ou região), com cilturas diferenciadas. Mas se é uma raça não humana, então serão iguais em todo mundo (elfos do sul seguirão o mesmo estereotipo que os elfos do norte), e se ouver algum povo elfo com cultura diferente, então será um subraça.