[4e] Ajuda com Clérigo!

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Ajuda com Clérigo!

Mensagempor Venshad em 23 Jul 2009, 11:28

Olá!

Preciso de ajuda com relação a um clérigo com que vou jogar numa campanha online. Minha idéia com ele é torná-lo o mais ofensivo possível (Battle Cleric). Vamos começar no lvl 9, mas fiz a build até o 30.

Obrigado!

====== Created Using Wizards of the Coast D&DI Character Builder ======
Cleric, level 30
Human, Cleric, Warpriest, Punisher of the Gods
Build: Battle Cleric

FINAL ABILITY SCORES
Str 26, Con 17, Dex 12, Int 10, Wis 22, Cha 13.

STARTING ABILITY SCORES
Str 16, Con 15, Dex 10, Int 8, Wis 14, Cha 11.

AC: 34 Fort: 36 Reflex: 27 Will: 34
HP: 189 Surges: 12 Surge Value: 47

TRAINED SKILLS
Endurance +21, Heal +26, Religion +20, Athletics +26, History +20, Insight +26

UNTRAINED SKILLS
Acrobatics +14, Arcana +15, Bluff +16, Diplomacy +16, Dungeoneering +21, Intimidate +16, Nature +21, Perception +21, Stealth +14, Streetwise +16, Thievery +14

FEATS
Cleric: Ritual Caster
Human: Student of Battle
Level 1: Righteous Rage of Tempus
Level 2: Weapon Expertise (Axe)
Level 4: Weapon Proficiency (Execution axe)
Level 6: Armor Proficiency (Scale)
Level 8: Armor Proficiency (Plate)
Level 10: Toughness
Level 11: Avenging Spirit
Level 12: Double Team
Level 14: Devastating Critical
Level 16: Durable
Level 18: Power Attack
Level 20: Weapon Focus (Axe)
Level 21: Action Surge
Level 22: Axe Mastery
Level 24: Epic Resurgence
Level 26: Martial Mastery
Level 28: Unyielding Fortitude
Level 30: Adept Power

POWERS
Cleric at-will 1: Gaze of Defiance
Cleric at-will 1: Righteous Brand
Bonus At-Will Power: Sacred Flame
Cleric daily 1: Avenging Flame
Cleric daily 15: Divine Power (replaces Divine Power)
Cleric daily 19: Indomitable Spirit (replaces Avenging Flame)
Cleric daily 25: Nimbus of Doom (replaces Indomitable Spirit)
Cleric daily 29: Godstrike (retrained to Stand Invincible at Adept Power) (replaces Rune of Peace)
Cleric daily 5: Rune of Peace
Cleric daily 9: Divine Power
Cleric encounter 1: Healing Strike
Cleric encounter 13: Inspiring Strike (replaces Healing Strike)
Cleric encounter 17: Sentinel Strike (replaces Command)
Cleric encounter 23: Haunting Strike (replaces Inspiring Strike)
Cleric encounter 27: Sacrificial Healing (replaces Strengthen the Faithful)
Cleric encounter 3: Command
Cleric encounter 7: Strengthen the Faithful
Cleric utility 10: Shielding Word
Cleric utility 16: Astral Shield
Cleric utility 2: Shield of Faith
Cleric utility 22: Sealing Death's Door
Cleric utility 6: Cure Serious Wounds

ITEMS
Ritual Book, Execution axe, Adventurer's Kit, Plate Armor
RITUALS
Gentle Repose, Brew Potion
====== Created Using Wizards of the Coast D&DI Character Builder ======
Venshad

[4e] Ajuda com Clérigo!

Mensagempor Nibelung em 23 Jul 2009, 11:52

Level 26: Martial Mastery

Considerando que nesse nível você não tem nenhum poder marcial, qual a utilidade do talento?

E é mais uma opinião pessoal, mas você se focou muito em talentos que dã bônus passivos ao invés de outras melhorias. No nível heróico mesmo, as únicas coisas "novas" que você adquiriu foi o RRoT e a multiclasse. Todo o resto são bônus passivos (já que você vai começar nível 9, não vai sentir a "evolução" das armaduras, só pagou o preço).

Você tem acesso ao Player Handbook 2? Talvez o Avenger consiga representar melhor essa sua vontade de ser "o mais ofensivo possível" do que o clérigo. Clérigos bem montados conseguem causar um dano bom, mas dificilmente você vai superar o dano do ladino, guerreiro, ou bruxo do grupo.

Por fim, achei bem seco você só falar "quero causar muito dano, me ajudem". A 4e é absurdamente aberta e maleável. Dê uma descrição melhor do conceito do personagem, do que você espera dele, e fica mais fácil ajudar com uma build. Só falar "lol, dano" não ajuda muito porque dano é simples de aumentar. Porém a utilidade no grupo é outro assunto, e é bem maior que "lol, dano".
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Ajuda com Clérigo!

Mensagempor Venshad em 23 Jul 2009, 12:12

Obrigado por sua resposta Nibelung!

Realmente fui muito suscinto em minha requisição, mas basicamente a idéia é essa mesma. Não que meu desejo seja ser um striker no sentido da palavra, mas tenho a intenção de conseguir criar um lider que possa estar no front sem ter medo de ser atacado. Por isso decidi investir em Scale e Plate Mail, pq a Plate ao que tudo indica possui os melhores poderes mágicos disponíveis. Realmente acho um desperdício de talentos gastar 2 para ganhar +2 em AC...

Com relação ao Martial Mastery, não basta ser melee para ativar a habilidade dele? Somente beneficiaria as classes marciais?

Peguei o Warlord como MC por causa da Skill que ele dá, por causa do Inspiring Word e dos poderes que ele me abre. O Avenger não me acrescenta a perícia, que é necessária, nem a possibilidade de mais um healing.

É isso. Posso fornecer mais informações se for necessário.

Obrigado!
Venshad

[4e] Ajuda com Clérigo!

Mensagempor Phoenix em 23 Jul 2009, 12:18

Acho q Avenger seria melhor q clérigo pra um cara divino para causar mais dano.

Se mantiver clérigo seria bom aumentar suas defesas não-CA, principalmente os reflexos.
Phoenix

[4e] Ajuda com Clérigo!

Mensagempor kaishakunin em 23 Jul 2009, 12:49

Venshad,

Tem que ser clérigo E humano mesmo? É um tanto difícil otimizar o clérigo para causar uma quantidade significativa de dano. Vejo outros líderes (Warlord, i.e.) que cumpririam melhor este conceito que vc quer. No mais, com o Divine Power, até um paladino sairia melhor "striker" que o Battle Cleric.

Por último, qual a composição da mesa? Quais raças e classes?
kaishakunin

[4e] Ajuda com Clérigo!

Mensagempor Nibelung em 23 Jul 2009, 19:04

Venshad escreveu:Não que meu desejo seja ser um striker no sentido da palavra, mas tenho a intenção de conseguir criar um lider que possa estar no front sem ter medo de ser atacado.

Basta tu ficar próximo do defensor do grupo, que geralmente tu consegue ficar na linha de frente sem muito medo. CA não precisa ser "máxima" pra ficar na linha de frente. Cota de malha é mais que suficiente pra tu ser capaz de aguentar.

Venshad escreveu:Por isso decidi investir em Scale e Plate Mail, pq a Plate ao que tudo indica possui os melhores poderes mágicos disponíveis. Realmente acho um desperdício de talentos gastar 2 para ganhar +2 em AC...

Fique feliz então, que você economizou dois talentos. Placas são boas pra habilidades defensivas. Poderes ofensivos dificilmente aparecem em armaduras, e a cota de malha tem uma boa quantidade de poderes que beneficiam líderes e dão bônus ao grupo.

Venshad escreveu:Com relação ao Martial Mastery, não basta ser melee para ativar a habilidade dele? Somente beneficiaria as classes marciais?

Não, o talento especifica "martial encounter power". O poder tem que ter a palavra-chave Marcial pra poder se beneficiar dele.

Venshad escreveu:Peguei o Warlord como MC por causa da Skill que ele dá, por causa do Inspiring Word e dos poderes que ele me abre. O Avenger não me acrescenta a perícia, que é necessária, nem a possibilidade de mais um healing.

A perícia faz parte do "conceito" que eu pedi pra ti expandir. Sem nenhuma explicação além de "quero causar dano", eu só tinha entendido que você pegou a multiclasse pra curar uma vez a mais por dia.

Venshad escreveu:É isso. Posso fornecer mais informações se for necessário.

Primeiro, pense fora da mecânica. Dê um resumo do seu personagem em duas ou três linhas. O que você quer fazer com ele, o que ele quer conquistar a longo (ou curto) prazo, quais os outros membros do grupo, e o que mais tu quiser adicionar. Você simplesmente falar "quero algo pra causar dano", invariavelmente, vou te sugerir ser um agressor ao invés de um líder. Não precisa se preocupar sobre "a arma/armadura tal tem um encantamento que vai ajudar", porque todas as armas e armaduras possuem poderes bons pra quase todos os papéis.

Desprenda-se da mecânica que o personagem fica mais natural. Volto a dizer que a 4e é absurdamente aberta e maleável, e dá pra colocar quase qualquer conceito em prática com um personagem efetivo em mesa sem muito trabalho.

[

Verdade. Como você colocou Destreza e Inteligência com valores mínimos, usar um escudo é quase obrigatório pra tornar seu Reflexos aceitável. Nem creio que seja uma troca válida pra "causar mais dano", porque o Waraxe é uma arma de uma mão e também causa 1d12 de dano. E no nível exemplar, pode se tornar um arma de Decisivo Elevado com um talento. Bom, coisas a se pensar.

Editado: A imagem da sua assinatura tá maior que a permitida pelo fórum. Leia as regras.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Ajuda com Clérigo!

Mensagempor olikan em 23 Jul 2009, 22:06

bem, primeiro de tudo:

Bem vindo a Spell

2º A imagem da sua assinatura tá maior que a permitida pelo fórum
olikan

[4e] Ajuda com Clérigo!

Mensagempor Madrüga em 23 Jul 2009, 22:28

Agora que tal dar uma dica sobre o clérigo do cara, Olikan?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

[4e] Ajuda com Clérigo!

Mensagempor ferdineidos em 04 Ago 2009, 14:20

Cara, é o que já falaram aqui, quer algo que dê dano, seja um striker.

Claro, se teu intuito é fazer um clérigo que maximiza o dano algumas coisas tem que ser vistas. Primeiro, teu atributo principal (no caso aqui, força) teria que começar no mínimo 18. Segundo, bota um escudo grande, que apesar dessa arma que você escolheu ser boa, o +2 de reflexos se faz muito necessário. Se você realmente está disposto a gastar um feat em uma arma, faz o que o Nibelung disse, coloca proficiência no Waraxe que tá de bom tamanho.

Agora, entenda uma coisa (se é que você não entende :D ), se a construção do grupo for equilibrada, você nunca vai ser o que causa mais dano. Se você está jogando com clérigo por que na 3ª edição ele esculachava geral é melhor rever esses conceitos, por que na 4ed ele tem o papel de ajudar os amiguinhos.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

[4e] Ajuda com Clérigo!

Mensagempor Fëanor em 11 Ago 2009, 15:33

Agora, entenda uma coisa (se é que você não entende :D ), se a construção do grupo for equilibrada, você nunca vai ser o que causa mais dano. Se você está jogando com clérigo por que na 3ª edição ele esculachava geral é melhor rever esses conceitos, por que na 4ed ele tem o papel de ajudar os amiguinhos.

Isso não significa que ele não possa fazer os 2. Battle Cleric é uma build bem comum e possivel. Ele não vai causar dano de um striker, mas vai não vai ficar só na cura e nos buffs todo o turno.

Minha dica: faz Anão, pega Dwarf Weapon Training, e use um Mordenkrad (2d6, brutal 1).
Shifter Longtooth, Dragonborn, Goliath e WARFORGED também são raças a serem consideradas.
Warforged na verdade deve ser melhor que Anão, mas eu gosto do Mordenkrad +2 de dano no nivel 1.

Astral Seal também é uma at-will que deveria ser considerada.
Fëanor

[4e] Ajuda com Clérigo!

Mensagempor Kazack em 11 Ago 2009, 16:30

Fëanor escreveu:

Isso não significa que ele não possa fazer os 2. Battle Cleric é uma build bem comum e possivel. Ele não vai causar dano de um striker, mas vai não vai ficar só na cura e nos buffs todo o turno.

Minha dica: faz Anão, pega Dwarf Weapon Training, e use um Mordenkrad (2d6, brutal 1).
Shifter Longtooth, Dragonborn, Goliath e WARFORGED também são raças a serem consideradas.
Warforged na verdade deve ser melhor que Anão, mas eu gosto do Mordenkrad +2 de dano no nivel 1.

Astral Seal também é uma at-will que deveria ser considerada.

Astral Seal não, ele é wisdom e ranged, alem de não causar dano. Melhor é Recovery Strike! 1[a] + mod de força e ainda cura os aliados! Muito melhor.