[4e] Dúvida: Desarmar

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Riketz em 01 Set 2009, 17:16

já que os tópicos de "dúvidas" estão em alta, queria perguntar:

qual é a regra para desarmar um oponente?

vasculhei o livro e não encontrei nada (sou meio distraido)..
só apenas um poder de Guerreiro (Exorcismo de Aço - encontro - nível 17 - pág 97) que faz isso..

será que não tem uma regra genérica para desarmar os oponentes?
uma manobra comum como Agarrar, Encontrão e Investida..
Riketz

Mensagempor Fëanor em 01 Set 2009, 17:23

Do not exist.

Você poderia fazer um poder at-will básico de desarmar, MAS seria quebrado.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Riketz em 01 Set 2009, 18:00

Fëanor escreveu:Do not exist.
Você poderia fazer um poder at-will básico de desarmar, MAS seria quebrado.

como assim seria "quebrado".. quer dizer que seria muito forte que desbalanciaria a mecânica?

num creio que seja tão "quebrado" já que desarmar teoricamente significa fazer o adversário derrubar a própria arma no chão em seu próprio espaço (visualizo um arqueiro atirando uma flecha na mão/braço do adversário e este derrubando sua própria arma à seus pés)..

o adversário pode pegar a arma do chão com uma Ação Mínimia e atacar você no mesmo turno, hehehe..
infelizmente não se pode pegar um objeto que esteja no espaço de um outra criatura..

que tal criar um Talento que desse um poder que desarma o oponente? por encontro ou at-will?
um poder que não dê nenhum dano, apenas faça o adversário derrubar uma arma em seu próprio quadrado..
Riketz

Mensagempor Smaug em 01 Set 2009, 18:34

Mas...se tem um poder de guerreiro que faz isso pq precisar de um talento?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Madrüga em 01 Set 2009, 18:39

Para algo além de guerreiro poder desarmar?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Smaug em 01 Set 2009, 18:40

Isso não vai contra o que a 4e pretende, ninguém fazendo o que outro faz?

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Riketz em 01 Set 2009, 18:43

Smaug escreveu:Mas...se tem um poder de guerreiro que faz isso pq precisar de um talento?

putz.. então só guerreiro de nível 17+ é que pode desarmar? nenhuma outra classe pode fazer isso?

aí é triste.. :triste: acaba com a cena do arqueiro que acerta a mão do mago maligno do mal que derruba a adaga do sacrifício com a qual ele iria arrancar o coração da jovem princesa (normalmente virgem)..
Riketz

Mensagempor Riketz em 01 Set 2009, 18:44

Smaug escreveu:Isso não vai contra o que a 4e pretende, ninguém fazendo o que outro faz?

então escolhe uma única classe para dar dano.. porque as outras não vão poder..
Riketz

Mensagempor Youkai X em 01 Set 2009, 18:49

Eu acho que na 4e poderiam surgir alguns poderes que permitissem desarmar o oponente, sejam poderes de guerreiro ou de algumas outras classes, mas comparado com outras manobras, geralmente é muito situacional, afinal na 4E você enfrenterá muitos oponentes monstruosos sem armas forjadas, e sim garras, tentáculos, mordidas, chifres, etc.

Mas uma manobra básica de combate que não causasse, dano, que fosse contra reflexos do oponente ou fortitude, o que fosse maior, não possibilitaria tirar a arma do oponente? Seria uma manobra underpower ou roubada? Ao menos ele perderia uma ação padrão para pegar novamente a arma.
Youkai X

Mensagempor Smaug em 01 Set 2009, 18:52

Desculpe, acho que não me expressei bem... realmente achei estranho a manobra desarmar não estar mais disponivel a todos... mas o fato eh, as classes representam estilos de combate dentro dos encontros, um ranger especializa-se em causar dano muito rapido e sair de perto do oponente (o que causa muito dano em tempo curto), um mago em causar dano em varios inimigos ao mesmo tempo (a grosso modo), um warlord em manobrar aliados no campo de batalha e um guerreiro, sendo um defender, em evitar que companheiros tomem dano, dai o lance de desarmar o oponente, para uma outra classe, cuja a função é distinta, a manobra desarmar pode ser um tanto prejudicial até, vai evitar que ela faça o que tem de fazer... se o guerreiro desarma, evitando que o ladino tome dano, então o ladino pode causar todo o dano do mundo enquanto o inimigo procura a arma dele.
Mas se o ladino tem que desarmar, vai deixar de causar o dano (seu papel no grupo)...

É uma questão de ver quem faz o que melhor...

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Riketz em 01 Set 2009, 19:11

Smaug escreveu:

Desculpe, acho que não me expressei bem... realmente achei estranho a manobra desarmar não estar mais disponivel a todos... mas o fato eh, as classes representam estilos de combate dentro dos encontros, um ranger especializa-se em causar dano muito rapido e sair de perto do oponente (o que causa muito dano em tempo curto), um mago em causar dano em varios inimigos ao mesmo tempo (a grosso modo), um warlord em manobrar aliados no campo de batalha e um guerreiro, sendo um defender, em evitar que companheiros tomem dano, dai o lance de desarmar o oponente, para uma outra classe, cuja a função é distinta, a manobra desarmar pode ser um tanto prejudicial até, vai evitar que ela faça o que tem de fazer... se o guerreiro desarma, evitando que o ladino tome dano, então o ladino pode causar todo o dano do mundo enquanto o inimigo procura a arma dele.
Mas se o ladino tem que desarmar, vai deixar de causar o dano (seu papel no grupo)...

É uma questão de ver quem faz o que melhor...

por este modo de ver, estas manobras deveriam ser somente para as classes que tem atributo principal a Força.. mas até mesmo um mago pode fazer uma Investida.. um Bardo pode usar Agarrar.. o interessante é que Agarrar, Investida, Encontrão e outra manobras estão disponíveis para todas as classes.. e Desarmar também deveria ser uma delas.. mesmo que sob um Talento..

quem sabe no PH3.. com a vinda do monge num aparece alguma regra falando de Desarmar?
Riketz

Mensagempor Madrüga em 01 Set 2009, 19:21

Smaug, eu sei que existem os papéis e tal, mas esse é um argumento horrível. Algo como "MEUDEUS não posso desarmar porque eu causo bastante dano a um oponente e meu amigo também não pode desarmar porque ele tem que causar pouco dano a muitas criaturas juntas e isso vai interferir no plano TODO!"
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Darin em 01 Set 2009, 19:24

aguarde
Darin

Mensagempor Elven Paladin em 01 Set 2009, 21:27

Em síntese: Sistema errado para tal manobra. Uma solução para isso poderia ser criando uma série de poderes, como é feito com os Weapon Mastery Feats ( é basicamente, um multiclasse camuflado, que adiciona efeitos em alguns poderes á vontade ).

Algo como "MEUDEUS não posso desarmar porque eu causo bastante dano a um oponente e meu amigo também não pode desarmar porque ele tem que causar pouco dano a muitas criaturas juntas e isso vai interferir no plano TODO!"

Exatamente, Madruga. O funcionamento da 4E é baseado em um conjunto de poderes com uma função relativamente restrita e cada classe funciona baseada na interação com outra. Um Striker que não causa dano e fica desarmando no lugar disso é simplesmente um personagem inútil.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Youkai X em 01 Set 2009, 22:43

Mas não tem como viabilizar mais algumas manobras de combate, inclusive desarmar?

E pra um striker as manobras comuns geralmente servem pouco, ou aparecem por aí ladinos e bárbaros agarrando e dando empurrões?

Uma coisa que pensei fosse que nos níveis paragon e épico algumas manobras novas básicas ficassem disponíveis a todos. Seria uma boa idéia ou muito ruim?
Youkai X

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários