Vamos fazer dados?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Vamos fazer dados?

Mensagempor Wally em 01 Out 2009, 13:31

Eu cheguei a pesquisar uma época (uns 2 anos atrás) sobre fazer dados. Ninguém sabia como fazer eles balanceados, e perguntei uma vz prum vendedor quem era o fornecedor dele, era uma fabrica de dados de Pernambuco.

Até cheguei a conhecer quem fazia caseiro, mas de cada 10 dados, um ou dois ficavam razoavelmente balanceados.

Ps: Tinha visto um injetor de plástico na época, a R$ 20.000. Aí desisti... (pelo menos por enquanto)
"Um montaigne em cima da tora,
Um montaigne em cima da tora,
Se um montaigne cair no mar,
Quantos montaignes ficarão na tora?"

Henrich Walles, Arqueiro de Goodfellow, Avalon, ao ameaçar um "companheiro" de navio com o arco armado, que estava escondendo um baú cheio de ouro do resto da tripulação, boiando em cima de um resto de mastro em mar aberto!

É por essas e outras q eu adoro 7th Sea!
Nada como a sabedoria que vem do mar!<== eu juro que a imagem vale a pena..
Wally

Vamos fazer dados?

Mensagempor Madrüga em 01 Out 2009, 16:22

Dados de madeira, nem pensar? XD
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Vamos fazer dados?

Mensagempor Radasforth Longshank em 01 Out 2009, 16:30

Tenho preferência por dados materiais do que os virtuais.Na boa, não existe nada melhor do que o bom e velho d20.
É claro que hoje em dia as coisas se complicam quando se fala em produzir um próprio dado.As possibilidades já foram desenterradas.Mas eu acho que vocês só falaram de uma produção industrial, em escala média/alta, onde existe a utilização de maquinarias caras.O que eu acho que o cara estava sugerindo, era fazer um dado bem simples, de uma forma artesenal, sem se agarrar às máquinas.
Enfim, eu não tenho conhecimento de artesanato.O que eu poderia fazer era lixar um cubinho de madeira.Ou até mesmo plástico, isopor, seja o que for.Basta pensar, né ahuauh

Uma outra possibilidade bem rústica, idiota e que pode ser utilizada pra improvisar, é você pegar um dado de 6 faces e fazer um correspondente (x,y) para cada número.Essa bagaça é bem aleatória e arbitrária.Mas você pode fazer, por exemplo, que x = acerto; y = erro.Então, se um personagem vai realizar um ataque e rola 4, por exemplo, ele erraria o golpe.Uma tabela:

1 = y
2 = x
3 = x
4 = y
5 = x
6 = y

Este seria um sistema bem primitivo, pessoal.É que eu simplesmente acho mais divertido utilizar um projeto manual ou intelectual, na hora, do que programar algo em um computador para facilitar o trabalho.Eu acho mais RPGístico. :roll:
Mas é um lixo, bah.
Radasforth Longshank

Vamos fazer dados?

Mensagempor Agnelo em 01 Out 2009, 17:00

Radasforth escreveu:O que eu acho que o cara estava sugerindo, era fazer um dado bem simples, de uma forma artesenal, sem se agarrar às máquinas.

O pessoal comenta sobre isso nas primeiras respostas, a questão é que um dado artesanal será necessariamente viciado. E, pra maior parte dos que aqui se encontram - eu incluso - acaba não se tornando atrativo por isso.

quanto a usar formas alternativas pra dados fora da informática o mais prático são cartas e moedas mesmo. Coisas que existem em qualuqer casa.

Mas eu ainda acho mais prático fazer uma vaquinha e comprar um jogo de dados. Dividido entre os jogadores não sai tão caro não.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Vamos fazer dados?

Mensagempor Fëanor em 08 Out 2009, 16:45

Dados de madeira, nem pensar?

D6 é facil. Agora tenta fazer um d20! XD

Sejamos realistas. Todos aqui já devem ter dados, é um investimento único.
Gaste 20 reais e tenha dados até o final da vida.
Deixe de jantar fora um dia se dinheiro for o problema, sejamos francos, comida é bem mais caro.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Vamos fazer dados?

Mensagempor Madrüga em 08 Out 2009, 23:55

Pronto, já falou. Agora deixa o pessoal fantasiar em paz.

Imagem
Madrüga

Vamos fazer dados?

Mensagempor Hermes em 12 Out 2009, 09:14

Cara, esse tópico me fez recordar uma coisa divertidissima da minha adolescência. Nos idos das década de 80, na época que livros de RPG eram xerox com espiral, eu e um grupo de amigos conseguimos convencer um pai de um amigo nosso a nos ajudar a confeccionar d10 de chumbo para jogarmos Rolemaster.

Resultado, acabamos com 4 d10 de chumbo. Três deles saiam prominentemente os números 1, 5 e 9 respectivamente. O último dado saia 0 invariavelmente. :P

Basta dizer que jogamos apenas uma sessão com esses dados. :linguinha:

Aaaahh, boas lembranças de RPG.
Hermes

Vamos fazer dados?

Mensagempor Bahamute em 12 Out 2009, 21:19

Caracas, véio!
Dado de chumbo!
Que inveja!
Editado pela última vez por Bahamute em 13 Out 2009, 01:01, em um total de 1 vez.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Vamos fazer dados?

Mensagempor Madrüga em 13 Out 2009, 01:00

E depois o grupo todo passou uma temporada sofrendo de intoxicação, XD

Imagem
Madrüga

Vamos fazer dados?

Mensagempor Bahamute em 13 Out 2009, 01:03

hahahaha...
mas, o pessoal das antigas que jogava RPG já deve ter imunidade a chumbo, vide as antigas miniaturas de chumbo (e, duvido que nego lavava a mão após manusear as peças, antes de beliscar alguma coisa durante a sessão)... XD
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Vamos fazer dados?

Mensagempor louc0 em 13 Out 2009, 01:34

Dados de chumbo? Tinham que jogar eles em um colchao, pra nao deforma-los.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Vamos fazer dados?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 13 Out 2009, 01:53

Além de jogar Rolemaster, ainda o fazia com dados de chumbo?
Você era algum tipo de suicida? :bwaha:
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Vamos fazer dados?

Mensagempor Hermes em 13 Out 2009, 18:00

Quando você pegava a classe Jogador de RPG nos anos 80 ganhava automaticamente Imunidade ao Elemento Chumbo. :P

Me lembro até hoje de um amigo meu que sempre ficava com uma miniatura de chumbo na boca (era dele a miniatura antes que perguntem e ninguém encostava nela). Se esse cara não morreu com envenenamento por chumbo ninguém morre.
Hermes

Vamos fazer dados?

Mensagempor sirricky em 08 Dez 2009, 05:31

- Sem d10? faz com d6! -
Me desculpem "reviver" um tópico antigo, mas como ele me ajudou ao achar pelo google, pensei que postando minha idéia eu poderia ajudar outros como eu. :dança:
Estou em um dia de chuva, 6 da matina pensando em criar um personagem storyteller sem perspectiva de quando terei um d10, então pensei pensei e cheguei no seguinte racionamento: :parede:

Para você obter uma equivalência dos d6 para os d10, vamos primeiro separar e identificar as metades do d10, respectivamente: 1-5(a) e 6-10(b).

Joga-se 2 dados de d6. O primeiro irá determinar qual metade sairá (a) ou (b). E o segundo qual a identificação dele. Acaba ficando como que números impares a primeira metade (a) e os números pares a segunda. Simples! O segundo dado você ignora uma das probabilidades repetindo a jogada (no caso o 6). (claro, não to dizendo que viva sem d10, mas pra quebrar galho).

Acho que a tabela que fiz no processo de pensamento explica melhor. Sendo: (1x1 = 1ª jogada saiu número 1, e segunda jogada saiu número 1 do d6)

1x1 = 1
1x2 = 2
1x3 = 3
1x4 = 4
1x5 = 5
1x6 = (jogada ignorada)

2x1 = 6
2x2 = 7
2x3 = 8
2x4 = 9
2x5 = 10
2x6 = (jogada ignorada)

3x1 = 1
3x2 = 2
3x3 = 3
3x4 = 4
3x5 = 5
3x6 = (jogada ignorada)

4x1 = 6
4x2 = 7
4x3 = 8
4x4 = 9
4x5 = 10
4x6 = (jogada ignorada)

5x1 = 1
5x2 = 2
5x3 = 3
5x4 = 4
5x5 = 5
5x6 = (jogada ignorada)

6x1 = 6
6x2 = 7
6x3 = 8
6x4 = 9
6x5 = 10
6x6 = (jogada ignorada)

Nota: Por qual motivo acho esse pensamento interessante? Bem, pois se toda vez que dá 6, você está ignorando 1 das variáveis, as demais terão suas chances aumentadas. E assim respeitando a aleatoriedade trifásica de uma primeira jogada. Sem ter que pensar muito.
1ª jogada Par, então se cair 5 é = 10. se é impar, = a 5. ^^

Obrigado e Desculpe se fiz algo errado postando. :ops:
sirricky

Vamos fazer dados?

Mensagempor Makoto em 20 Dez 2009, 12:54

Acontece que simplesmente rolar vários d6 e modificar alguns valores para simular outros dados não adianta...

Exemplo: 2d6 Simulando 1d12

Valor Chance 2d6 Chance 1d12
1 0 "Chance menor" 1/12
2 1/36 1/12
3 2/36 1/12
4 3/36 "Chance equivalente" 1/12
5 4/36 "Chance maior" 1/12

Múltiplos dados sempre tendem para a média, enquanto 1 dado só, tem chance igual pra todos valores.
(Dica inestimável se você vai montar um sistema...)

Um dado caseiro parece muito interessante, mesmo viciado, da pra encaixar em um sistema até...
"Seu personagem está com a maldição do azar, vai sempre rolar d20 viciado para o 1... auheuaheuhae"
Makoto

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias