Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Elven Paladin em 08 Out 2009, 00:44

Existem estudos sobre a mediunidade em todas as culturas, é só buscar referências. O problema muitas vezes é mera questão de LINGUAGEM.

Não é o que me parece. Vide abaixo.

Quantas vezes a palavra MÉDIUM aparece na Bíblia? Nenhuma, mas tem médiuns lá? E muitos: Maria falou com Gabriel, logo ela é médium. Jesus falou com Moisés, Elias e vários demônios, logo ele é médium.

Maomé também falou com Gabriel, logo ele é médium.

Todo xamã que fala com os ancestrais é médium, assim como todo católico que já viu algum santo ou anjo.

Ah sim, a clássica visão conciliatória entre crenças, cujo próprio Allan Kardec defendia nas perguntas 128-131 do Livro dos Espíritos. Eu mesmo acho uma bela visão, mas ela peca justamente por sua incapacidade de "conciliar de fato" fés mutuamente excludentes. Um exemplo simples:

De acordo com a visão católica tradicional, Demônios/Diabos são Anjos Caídos. O que é completamente impossível para a Doutrina Espírita, já que Espíritos de Bondade/Evoluídos, como Anjos, não poderiam retornar a um estado menos evoluído ( "“Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a Lei"). Ou a questão da comunicação com os Mortos ( nesse caso, o Espírito deles ). Para o Espiritismo, é uma prática possível e aceitável. Para o Catolocismo, isso é um ato de Necromancia, a menos que envolva Anjos ou Santos.

Ou seja, aqui há duas visões, ambas cujos adeptos firmemente crêem em sua veracidade, e que são de impossível conciliação. Como julgar qual delas é verdadeira, já que não se pode aceitar a veracidade de ambas? E por qual critérios julgá-las? E claro, como ambas visões "atestam" sua veracidade a um observador independente?

E porque você descrê em essa soma gigantesca de divindades?

No meu caso, é algo similar ao que disse Bertrand Russel: Not enough evidence, God, not enough evidence.

Então que grande diferença faria para mim deixar do outro 0,01%? Nenhuma? Ótimo! Acabou de provar o que eu disse: não tenho nenhum motivo para deixar de ser espírita.

Para fins práticos, nenhuma diferença. Mas por questão de higiene mental, é razoável questionar por quê você não crê em 99.99% de outras divindades por uma razão de motivos, mas crê nesse 0.01%? O que o diferencia dos demais? Afinal, teoricamente concordamos que não é razoável acreditar em tal 99.99% de deidades, o que há de especial nesse 0.01% que justifica tal crença?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Eltor Macnol em 08 Out 2009, 01:00

Dalfá escreveu:
...preciso mesmo?

Só se quiser convencer algum espírita. Agora se quiser só ser aplaudido por quem é contra, não precisa de nada.

Permita-me esclarecer meus argumentos:

Preciso MESMO, SÉRIO, gastar dedos digitando o quanto é ridículo acreditar em um cara que tirava fotos com pessoas enroladas em lençóis e dizia que eram espíritos se manifestando?

Imagem

Fëanor escreveu:
Também só conheço ateu assim.

Acabou de conhecer alguns diferentes.

Mais um exemplo de como tudo que ele leu no tópico "entra por um ouvido e sai pelo outro", por assim dizer - é como a criança que, ao se deparar com algo que não quer enfrentar, tampa os ouvidos e começa a gritar "lalalalalalalalala!". Prefere fingir que não vê aquilo que abalaria suas crenças pré-estabelecidas, para poder ir a outro fórum no futuro e repetir a mesma ladainha de "nunca encontrei alguém que respondesse minhas perguntas", "nunca encontrei ateus que discutissem o assunto a meu gosto", etc etc.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Out 2009, 01:04

Uma pergunta pertinente, Dalfá:
Como diabos você gostaria que discutíssemos?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Eltar em 08 Out 2009, 02:07

Preciso MESMO, SÉRIO, gastar dedos digitando o quanto é ridículo acreditar em um cara que tirava fotos com pessoas enroladas em lençóis e dizia que eram espíritos se manifestando?

Prove que sua frase é verdadeira.
Essa imagem pode ter várias significados, poderia ser uma roupa de um médium usava quando participava de uma seção mediúnica, ou qualquer outra coisa. Isso obviamente não é "fantasma" ou uma pessoa em um lençol fingindo SER um espírito por baixo.

Todo Espírita é praticamente 99.99% Ateu em relação outros credos ( e eu já vi alguns que são completamente Ateus, mas crêem na existência de Espíritos e em uma parte dos 5 Livros de Kardec ).

Por que tu afirma isso?
TODOS os centros que eu já ouvi falar aqui em Belém dizem que cada um deve seguir o seu caminho (religião), e que nenhuma delas está certa ou errada.

Assim como todos nós somos pelo menos um pouquinho míopes ou hipermétropes. Mas se sua miopia é tipo .25, dos que não lhe atrapalha em quase nada, você pode ler normalmente sem óculos, você ainda precisa dizer que é míope?
DOUBLE FACEPALM

Eu ri :bwaha:
Só que desculpa acabar com a piada, mas se o texto estiver longe, uma placa por exemplo a miopia iria atrapalhar a leitura. Certo?
Imagem
Eltar

Mensagempor Smaug em 08 Out 2009, 07:38

Essa imagem pode ter várias significados, poderia ser uma roupa de um médium usava quando participava de uma seção mediúnica, ou qualquer outra coisa. Isso obviamente não é "fantasma" ou uma pessoa em um lençol fingindo SER um espírito por baixo.

Eles tb costumam colocar cordões gigantes saindo da boca de pessoas?

Só que desculpa acabar com a piada, mas se o texto estiver longe, uma placa por exemplo a miopia iria atrapalhar a leitura. Certo?

O exemplo da miopia tah meioq ue saindo do controle... o fato eh que foi meio infeliz, ele foi usado pela dalfá pra dizer que todo mundo tem mediunidade, assim com miopia, mas em alguns casos mais fracos que outros.
Porém, para isso ser verdade, nos teriamos que ter pessoas sem NENHUM contato com a doutrina espiria ou com crenças em mediunidade manifestando esses "dons". Seria o caso disso acontecer em qualquer lugar, mesmo com uma frequencia baixa, mas o que se observa são pessoas com contato ou crentes que querem acreditar que enxergam/ouvem/manifestam e normalmente são incentivados pelos meios.
Carismáticos que dizem falar a lingua dos anjos eh o mesmo caso, nunca vi alguem fazer isso no meio de uma missa comum, soh em reuniões carismáticas.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Dalfá em 08 Out 2009, 09:06

Lumine Miyavi escreveu:
Pela primeira vez vemos o lumine preocupado com algo mais importante do que se eu sou mesmo mulher ou se sou homem (aliás, pq será que ele tem esta fixação toda? Freud explica.)

Ad hominem~

Assim como é ad hominem sua fixação em querer saber se sou mesmo um homem com nick de mulher, apesar de você não ganhar absolutamente nada com isto. Portanto, está reclamando de que?

Pesquisar o quê?

O que você quiser pesquisar. A literatura espírita é vasta.

Que as experiências não puderam ser reproduzidas?

Não é? Os livros que eu li sobre as experiências dele dizem o contrário.

Pare de falar "pesquise, pesquise, pesquise".

Por que eu deveria?

Se quer argumentar, argumente.

Eu argumentei, falei que você tem escolhas E CONSEQUENCIAS, mas o que adianta argumentar com pessoas como você? Eu ganho algo com isto? Nada até agora. Então não tenho porque argumentar. Não vou levar a sério quem não tem nada de bom para me oferecer.

Porque você não sou eu.

Graças a Deus.

Porque você não é um espelho, para copiar o que os outros fazem.

Graças a Deus também, se eu fosse um espelho já teria virado atéia.

Porque isso é hipocrisia.
Porque você usa mais ad hominem por frase do que qualquer outro usuário aqui.

E não é hipócrita alguém que usa ad hominem falar de outros que usam ad hominem?

Porque esses "espíritos" que você acredita te aconselhariam a ser melhor.

Pois é, pelo menos eu ainda tenho eles para isto né? E se eu fosse seguir a SUA PROPOSTA, o que eu teria? Nada? É o que parece.

Porque você não explica nada.

Explicar para que? Vou explicar para quem tiver interesse em me ouvir.

Você fez de uma maneira desrespeitosa.

Qual seu parâmetro de respeito então? Como você acha que eu deveria dar minha opinião então, se ela nunca é válida mesmo?

Voce não me ajudou em nada até agora.

E alguém já me ajudou em alguma coisa?

COMO?

Demônios, anjos e santos não passam de espíritos. Uns mais, outros menos evoluídos. O que muda é apenas o nome que se dá.

Porque Fátima é tão importante para os católicos? Por causa das APARIÇÕES de Nossa Senhora, não é? Pois então, estas aparições são fenômenos mediúnicos. O fato de você falar "aparição" ao invéz de "fenômeno mediúnico" não muda nada. Bem como você dizer que Maria é "santa" ou "um espírito puro" não mudará nenhuma das virtudes que ela tem.

Será mesmo tão difícil entender?

Se você dizer bons motivos não.

Foi você que disse que é católico? Pois então vamos usar um pouco de Tomas de Aquino. Segundo ele:

"Para quem tem fé, todas as provas são desnecessárias.
Para quem não tem, TODAS AS PROVAS SÃO INSUFICIENTES."

Portanto, meu caro, não importa quais motivos eu ponha aqui, posso colocar os melhores ou os piores e vai ser a mesma coisa. Então não vou perder tempo em levar a sério quem não me leva a sério.

Vocês não dizem que o onus da prova cai em quem acusa? Eu não quero convencer ninguém, Se vocês quiserem me convencer que eu estou errada em ser espírita, vocês que me venham com argumentos.

Porque nenhuma delas existe.

Você pode TESTAR a existência de cada uma? O onus da prova é seu.

Sério?

Você continuaria sendo cético se fosse abduzido?

"mas eu nunca fui e não conheço ninguém que foi..."

Eu nunca fui para o Laos e não conheço ninguém que foi para lá. Por que eu devo acreditar que o Laos existe?

Claro porque eles são 100% confiaveis e não sofreram nenhuma manipulação com o passar de mais de 2000 anos.
Prefiro confiar na literatura ufologica.

Opção sua acreditar ou desacreditar do que quiser (embora vocês não concordem que podemos ter nossas opiniões).

Mas é o caso do Tomas de Aquino: Se você não acredita em nada, então não adianta colocar argumento nenhum, não vai lhe convencer mesmo.

Acabou de conhecer alguns diferentes.

Não estou certa disto. Os que eu conheci ainda estão mais preocupados em saber se eu sou de fato homem ou mulher. Importante isto, não é?

Os atos ou pensamentos de uma pessoa não tornam os argumentos dela inválidos.

Então parem de invalidar os meus, e quem sabe eu terei mais interesse em dialogar seriamente.

Não é o que me parece.

Não posso lhe convencer à força.

E por qual critérios julgá-las?

Boa pergunta, qual sua sugestão?

E claro, como ambas visões "atestam" sua veracidade a um observador independente?

Não posso responder pelos católicos, pois há muito deixei a igreja católica. Quanto aos espíritas, nossos documentos e reuniões estão a disposição de quem quiser examiná-los. Não é interesse meu convencer ninguém à força.

No meu caso, é algo similar ao que disse Bertrand Russel: Not enough evidence, God, not enough evidence.

Mesmo caso que já comentei sobre os médicos e a acumputura. O fato deles não enxergarem as evidências não impediu que as pessoas que usavam a acumputura tivessem bons resultados.

Para fins práticos, nenhuma diferença.

Ótimo.

Mas por questão de higiene mental

"Higiene mental" é um parametro absoluto ou relativo? Eu poderia usar o mesmo termo sem ser acusada de estar desrespeitando vocês?

O que o diferencia dos demais?

Foi a primeira proposta que eu fiz aqui, do tempo em que nós ainda queríamos nos tratar como seres humanos, e ela não foi aceita. Paciência então.

Você é quem sabe o que precisa ou não fazer, mas PARA MIM, a única coisa que vejo em seu argumento é que ele não tem nada haver com o que estava sendo falado, portanto não tenho o mínimo de interesse em levar seu argumento a sério.

Se você acha que eu sou ridícula, isto não me fará nem mais bonita nem mais feia, nem mais rica e nem mais pobre. Portanto esteja livre para achar o que bem quiser de mim ou de qualquer outro espírita.

Prefere fingir que não vê aquilo que abalaria suas crenças pré-estabelecidas

Abalar minhas crenças só porque você disse que eu sou ridícula? Se eu falar que acho que você é ridículo, isto abalaria suas crenças?

Ou você está esperando encontrar um espírita que "discuta o assunto ao seu gosto"? Se for, então é bom, em nome da higiene mental, rever os seus parâmetros.

Como diabos você gostaria que discutíssemos?

Como diabos você quer que eu discuta com você?

TODOS os centros que eu já ouvi falar aqui em Belém dizem que cada um deve seguir o seu caminho (religião), e que nenhuma delas está certa ou errada.

Exato, o que salva são o amor e a caridade, e não a religião. Todas as religiões são verdadeiras quando pregam o amor, e todas são falsas quando não o pregam.

mas se o texto estiver longe, uma placa por exemplo a miopia iria atrapalhar a leitura. Certo?

Óbvio, dependendo da distância, nem se você tiver a melhor visão do mundo. Assim como você pode ter um mediunidade boa como a do Cristo, se um espírito não quiser conversar com você, não adianta.

Porém, para isso ser verdade, nos teriamos que ter pessoas sem NENHUM contato com a doutrina espiria ou com crenças em mediunidade manifestando esses "dons".

Como o caso de Chico Xavier e Divaldo Franco que manifestaram sua mediunidade ANTES de ter QUALQUER contato com a doutrina espírita?

E ainda querem que eu leve vocês a sério!
Imagem
Dalfá

Mensagempor Agnelo em 08 Out 2009, 09:15

Eltar escreveu:

Prove que sua frase é verdadeira.

MATERIALIZAÇÃO PRESENCIADA POR CHICO XAVIER

GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITA VOZES DO ALÉM

Até que alguém me mostre uma fonte mais confiável dizendo o contrário fica valendo essa teoria, não é?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Léderon em 08 Out 2009, 09:29

E como quer que as pessoas discutam com você? Elas estão argumentando, o que significa que, querendo ou não, estão interessadas no que você fala, para o bem ou para o mal. Você só foge e responde com perguntas, Dalfá.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Agnelo em 08 Out 2009, 09:37

Dalfá escreveu:Assim como é ad hominem sua fixação em querer saber se sou mesmo um homem com nick de mulher, apesar de você não ganhar absolutamente nada com isto. Portanto, está reclamando de que?

Esse assunto tinha morrido até tu desenterrá-lo. Não te faças de vítima.

Dalfá escreveu:Não estou certa disto. Os que eu conheci ainda estão mais preocupados em saber se eu sou de fato homem ou mulher. Importante isto, não é?

Votaste a usar isso como uma muleta para se fazer de vítima no debate. Desde que votaste da suspensão só vejo tu usar isso, pense a respeito.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Lanzi em 08 Out 2009, 09:37

Tô me sentindo num livro do Kafka.
Lanzi

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Out 2009, 11:04

Como diabos você quer que eu discuta com você?

Essa pergunta NÃO é pertinente, porque eu não estou reclamando da forma como você discute.

Limite-se a responder à minha pergunta, se você for capaz de respondê-la.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Eltor Macnol em 08 Out 2009, 11:54

Porque esses "espíritos" que você acredita te aconselhariam a ser melhor.

Pois é, pelo menos eu ainda tenho eles para isto né? E se eu fosse seguir a SUA PROPOSTA, o que eu teria? Nada? É o que parece.

Isso é como uma criança que se recusa a deixar de acreditar no Papai Noel, porque a fantasia é mais confortável que a realidade.

Eu entendo a linha de pensamento que leva a isso, afinal eu também me sentiria muito mais feliz se existissem espíritos conselheiros, ou alguma forma de ter contato com uma pessoa querida que já morreu, ou a perspectiva de futuramente reencarnar e reencontrar a mesma pessoa que amo nessa vida, apenas em um corpo diferente.

Eu também seria mais feliz se vampiros existissem, eu pudesse ser transformado em um e optar por ser um vampiro "bonzinho" imortal e cheio de poderes bacanas, como na maioria dos filmes e obras recentes do gênero.

Mas, por mais agradáveis que fossem essas duas crenças, eu opto por continuar acreditando naquilo que mais parece condizer com a realidade, não naquilo que me simplesmente me faria sentir melhor por acreditar.

Você é quem sabe o que precisa ou não fazer, mas PARA MIM, a única coisa que vejo em seu argumento é que ele não tem nada haver com o que estava sendo falado, portanto não tenho o mínimo de interesse em levar seu argumento a sério.
Se você acha que eu sou ridícula, isto não me fará nem mais bonita nem mais feia, nem mais rica e nem mais pobre. Portanto esteja livre para achar o que bem quiser de mim ou de qualquer outro espírita.

Não tinha nada a ver com o que estava sendo falado? Como assim? Você citou Chico Xavier como uma de duas inspirações espíritas, eu apenas respondi o quanto considero ridículo acreditar nele, a menos que seu único conhecimento sobre o cara tenha sido assistir algum Globo Repórter sobre a vida dele ou algo assim.

Mas pra não ser injusto te criticando por uma crença que não sei se tem, preciso conferir: Você realmente acredita que aquelas fotos do dito cujo retratam espíritos materializados, ou concorda que são só mais uma farsa estupidamente mal-feita?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Dalfá em 08 Out 2009, 12:12

Léderon escreveu:
E como quer que as pessoas discutam com você?

Demonstrando interesse.

Elas estão argumentando,

Eu também, como quando coloquei sobre o caso dos médiuns que se tornaram médiuns antes de conhecer a doutrina espírita, o que aconteceu?

o que significa que, querendo ou não, estão interessadas no que você fala,

Simplesmente mudaram de interesse, mostrando que NÃO ESTÃO INTERESSADOS, mas no fim

Você só foge e responde com perguntas, Dalfá.

Disseram que, se tivesse médiuns que desenvolvessem a mediunidade sem ser espíritas, ou seja, exatamente o que eu comentei, isto seria uma prova a favor da teoria espírita.

Portanto, eu estava certa quando coloquei pela primeira vez sobre os médiuns que desenvolveram a mediunidade antes de conhecer a doutrina espírita.

Agora lhe pergunto: seja sincero (novamente: não precisa ser educado, só honesto) adiantou em que tentar argumentar?

Esse assunto tinha morrido até tu desenterrá-lo.

Morrido como se ninguém explicou o que ele ganharia ou eu perderia com isto? Só porque você quer que morra?

Estou comparando quais as bases dos "debatedores interessados", nada mais.

Não te faças de vítima.

Estou apenas expondo meu ponto de vista, se você não gosta, não posso fazer nada.

De qualquer forma eu me divirto muito vendo as "prioridades importantes" de vocês, e para mim isto vale mais que qualquer debate.

Essa pergunta NÃO é pertinente, porque eu não estou reclamando da forma como você discute.

Não está? então ótimo, podemos continuar assim mesmo.

Limite-se a responder à minha pergunta, se você for capaz de respondê-la.

Eu sou obrigada a respondê-la?
Seria falta de capacidade ou de vontade?

Isso é como uma criança que se recusa a deixar de acreditar no Papai Noel, porque a fantasia é mais confortável que a realidade.

E se for, isto é proibido?

Mas, por mais agradáveis que fossem essas duas crenças, eu opto por continuar acreditando naquilo que mais parece condizer com a realidade, não naquilo que me simplesmente me faria sentir melhor por acreditar.

Direito seu, se você não pode aceitar que eu tenho direito de pensar o contrário, para mim é mais um motivo para não aceitar o seu ponto de vista.

Não tinha nada a ver com o que estava sendo falado? Como assim?

Estavamos falando se existem pessoas que se tornam médiuns sem estarem ligadas à doutrina espírita. Você comentou sobre isto? NÃO. Então eu ignorei seu comentário. trata-se de pragmatismo.

respondi o quanto considero ridículo acreditar nele

Você tem todo o direito de acreditar nisto. Eu tenho o direito de pensar o contrário? Se não tiver, vou pensar mesmo assim.
Imagem
Dalfá

Mensagempor Léderon em 08 Out 2009, 12:34

Dalfá escreveu:
Léderon escreveu:
E como quer que as pessoas discutam com você?
Demonstrando interesse.
Elas estão argumentando,
Eu também, como quando coloquei sobre o caso dos médiuns que se tornaram médiuns antes de conhecer a doutrina espírita, o que aconteceu?
o que significa que, querendo ou não, estão interessadas no que você fala,
Simplesmente mudaram de interesse, mostrando que NÃO ESTÃO INTERESSADOS, mas no fim
Sério, por favor, me explique como chegou a essas conclusões completamente aleatórias. Interpretar frases isoladas em vez de ler a ideia toda é algo meio idiota.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Out 2009, 12:55

Léd, é um exemplo claro da falácia de citações fora de contexto.

É muito mais fácil você responder não um argumento, mas sim quebra-lo em pedaços digeríveis que não fazem sentido sem o conjunto completo.

Eu ainda me pergunto porque ainda estão dando bola...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic