Por que tu afirma isso?
Por que é praticamente um fato, oras

O Espiritismo desde sua origem é basicamente um mix de Ética e Credo Cristã, Conceitos retirados das interpretações européias do Budismo e Hinduísmo com toques generosos de "Mentalidade do Progresso" e "Misticismo Fin-de-Siècle". E como a maioria extrema dos Espíritas, incluindo o próprio Hippolyte Rivail, é Monoteísta ( devido a sua herança cristã ), é dedutível que eles não crêem em milhares de outras divindades.
TODOS os centros que eu já ouvi falar aqui em Belém dizem que cada um deve seguir o seu caminho (religião), e que nenhuma delas está certa ou errada.
Não é o que o próprio Allan Kardec dizia sobre o Politeísmo ou sobre "Práticas Mágicas". Não estou dizendo que os Espíritas não são, de modo geral, tolerantes, mas sim que eles são basicamente descrentes em relação a outras crenças ( como todo Monoteísta ).
Boa pergunta, qual sua sugestão?
Evidência, Verificação/Confirmação Independente e se possível, Replicação, são ótimas formas de começar, por exemplo.
Não posso responder pelos católicos, pois há muito deixei a igreja católica. Quanto aos espíritas, nossos documentos e reuniões estão a disposição de quem quiser examiná-los. Não é interesse meu convencer ninguém à força.
Eu já remexi em alguns textos e relatos espíritas sobre Possessão de Espíritos ou de supostas evidência de Ectoplasma, além claro, dos supostos Espíritos Malignos ( e o mesmo vale para a Possessão Demoníaca Católica/Exorcismo ). Até agora, sequer há evidências razoáveis que Espíritos Malignos/Demônis existem, quanto mais determinar a natureza e origem deles ( como fazem tanto Espíritas quanto Católicos ).
Mesmo caso que já comentei sobre os médicos e a acumputura. O fato deles não enxergarem as evidências não impediu que as pessoas que usavam a acumputura tivessem bons resultados.
Mas eles não tem demonstrado bons resultados.

É o que testes de Duplo-Cego tem demonstrado desde o começo dos Anos 80, e os casos onde resultados confiáveis em nada diferem em índice de incidência e "doenças curadas" de um Placebo, ou seja, o que tem tratado a pessoa não é a Acupuntura, mas sim a crença que é depositada nela. Ou seja, a acunpuntura não é um método de tratamento eficaz, pois depende basicamente da confiança que a pessoa a ser tratada deposita nela, o que não ocorre com qualquer prática médica moderna ( como a alopatia ou medicina baseada em evidência. Você não precisa acreditar em vacinas para eles evitarem a ocorrência de certas doenças, ou acreditar que Aciclovir inibirá de Herpes simplex ou o CMV ).
"Higiene mental" é um parametro absoluto ou relativo? Eu poderia usar o mesmo termo sem ser acusada de estar desrespeitando vocês?
Claro que você pode utilizar tal termo contra mim, e não veria como desrespeitoso, desde que demonstre onde eu não estou demonstrando "higiene mental".
Foi a primeira proposta que eu fiz aqui, do tempo em que nós ainda queríamos nos tratar como seres humanos, e ela não foi aceita. Paciência então.
É tão complexo basicamente responder por que sua visão e crença espírita é mais razoável, racional ou correta do que a crença em Zeus ( que você não possui ), no Zen-Budismo ( idem ) ou mesmo em relação ao Catolicismo Romano ( que você era parte e abandonou, nas suas palavras )?