Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Smaug em 10 Out 2009, 21:37

OLha, dizer que eh contra a camsinha por mim tudo bem... mas fale isso por algo realmente embasado e não soltando informações falsas como: "Não previne a AIDS!"... meu problema coma religião eh o peso que qualquer coisa dita pelos seus lideres e entusiastas tem mesmo eles se embasando em coisa nenhuma pra falar...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor cigano em 10 Out 2009, 22:08

Então Smaug, eu acho que o problema tá do outro lado porque por exemplo, eu sou religioso, e nem eu e nem NINGUEM que conheço levou esse lance da camisinha a sério. E teve tanto peso quanto critica de cinema ao meu ver (tá, não, o exemplo não teve NADA aver haha). Acho que o problema é a falta de capacidade pra discernir o certo e errado e não as opções.
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Skar em 10 Out 2009, 22:14

Mas isso smaug não é culpa da religião. Idiotas q influenciam as massas existem fora da religião.

O grande ponto é as pessoas tem q aprender a ser criticas e isso sim é uma utopia.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Lanzi em 11 Out 2009, 09:52

O Gladius e o Dragão de Bronze levam a sério esse negócio de camisinha.
Lanzi

Mensagempor Sr. Pichu em 11 Out 2009, 11:21

Lanzi escreveu:O Gladius e o Dragão de Bronze levam a sério esse negócio de camisinha.

eles são celibatários?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Elven Paladin em 11 Out 2009, 13:34

Então Smaug, eu acho que o problema tá do outro lado porque por exemplo, eu sou religioso, e nem eu e nem NINGUEM que conheço levou esse lance da camisinha a sério.

Evidência Anedótica. Hora de um pouco de "Reality Ride", e felizmente, o Lune já fez isso para mim anteriormente: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=9&t=4380 .

Mas, para poupar uma dose de leitura, o trecho mais importante é:

Creio que já postei o link aqui em outra ocasião, mas eis uma pesquisa relevante à questão da abstinência sexual: o livro “Forbidden Fruit: Sex and Religion in the Lives of American Teenagers”, escrito por Mark Regnerus, sociólogo da Universidade do Texas.

O estudo envolveu mais de 3400 adolescentes pesquisados por Mark e sua equipe, além de dados de um programa governamental chamado Add Health sobre saúde adolescente. Entre o grupo que se auto-denominava como evangélico, havia algumas peculiaridades:

1) 74% disse acreditar na abstinência sexual antes do casamento, a maior porcentagem entre todos os grupos estudados. Menos de 50% dos protestantes disse acreditar na mesma afirmação, e entre os outros grupos as respostas foram ainda menores.

2) Dentre os grupos religiosos, os evangélicos eram os mais propensos a acreditar que a primeira noite de sexo não seria agradável e que fazer sexo faria o parceiro perder o respeito por eles.

Em flagrante contradição, entretanto, os adolescentes evangélicos eram também os mais sexualmente ativos entre os religiosos. A média de idade para a perda da virgindade é de 16 anos, consistente com a da população geral.

Mais importantemente, entre esses adolescentes a taxa de uso de preservativos foi significativamente mais baixa que de outros grupos religiosos, e menor ainda que a população geral. Os pesquisadores atribuem esse fato à doutrina comum entre religiosos de que carregar preservativos dá a impressão de que estão procurando por sexo, e à campanha de desinformação que busca dizer que preservativos não funcionam realmente para prevenir gravidez ou DSTs.

Entre os adolescentes que disseram recorrer à Deus ou às Escrituras quando estão tomando uma decisão difícil, metade disse usar contraceptivos em toda relação sexual. Por contraste, 75% daqueles que disseram procurar os pais ou outro adulto confiável disseram usar contraceptivos constantemente.

Alguém poderia argumentar que esses dados se referem apenas aos evangélicos, e não aos católicos ou outras correntes religiosas, ou mesmo não-religiosos que acreditam na abstinência. Por isso, vou citar um terceiro estudo: o de movimentos pró-abstinência como o True Love Waits e o Silver Ring Thing.

E para reforçar um pouco mais, vide Teen Birth Rates Higher in Bible Belt. De novo, sendo sintético, a parte que é mais relevante é uma correlação:

States With Highest Teen Birth Rates:

Mississippi
New Mexico
Texas
Arkansas
Arizona
Oklahoma
Nevada
Tennessee
Kentucky
Georgia

Most Conservatively Religious States:

Mississippi
Alabama
South Carolina
Tennessee
Louisiana
Utah
Arkansas
North Carolina
Kentucky
Oklahoma

Você pode argumentar agora que isso se baseia em dados advindo de uma nação majoritariamente protestante, e não católica, mas eu sinceramente não vejo nenhuma restrição de extender tais dados para os Católicos, afinal, a fundamentação bíblica é similar, assim como a condenação à prática sexual ( e por conseguinte, a não recomendação ao uso de preservativos ).

Mas isso smaug não é culpa da religião. Idiotas q influenciam as massas existem fora da religião.

Olhe os dados acima. Mesmo que a correlação de "Seja Abstinente e Não Use Camisinhas" e "Religião Conservadora" não seja verdadeira ( eu me pergunto em que universo isso faria sentido ), há ainda a possibilidade ( que consta no "Teen Birth Rates Higher in Bible Belt" ) da influência do casamento em idade menor entre adolescentes/jovens adultos em estados religiosos, que olhe só, também é influenciada por fatores religiosos.

Oh sim, mas não vou me restringir apenas para a gravidez. Vejamos os dados do CDC ( Center for Disease Control ), para: AIDS ou um mais detalhado. Há também para Clamídia, Sífilis e por fim, Gonorréia.Todos com uma incidência mais alta justamente nos estados do "Bible Belt".

Que explicação não-religiosa haveria para a proeminênia de doenças sexuais e gravidezes adolescentes justamente no "Bible Belt"? Composição étnica? Fatores climáticos? Condições econômicas? :cool:
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Lanzi em 11 Out 2009, 13:50

Advogado de Regras escreveu:Você pode argumentar agora que isso se baseia em dados advindo de uma nação majoritariamente protestante, e não católica, mas eu sinceramente não vejo nenhuma restrição de extender tais dados para os Católicos, afinal, a fundamentação bíblica é similar, assim como a condenação à prática sexual ( e por conseguinte, a não recomendação ao uso de preservativos ).

Exceto que a cultura brasileira é COMPLETAMENTE diferente da americana e que o protestantismo, também, é muito mais conservador que o catolicismo.
Lanzi

Mensagempor Torneco em 11 Out 2009, 14:02

Nesse caso que eu acho que entra o papel da educação. Uma pessoa esclarecida, estudada, vai saber as consequências de adotar certos comportamentos impostos pelas suas religiões e compreender os problemas que algumas decisões podem trazer, como no caso acima mencionado.
Torneco

Mensagempor Sampaio em 11 Out 2009, 14:43

Pu%@ Que P@r!u!

Povo vem com papo de "é falta de cultura, não problema da religiosidade", "a religião e pensamento religioso não é ruim per se, o problema se chama ignorância", et cetera, que eu já refutei 500x, daí eu venho de novo, resgato alguns dos incontáveis trechos - apenas os dos 5 primeiros posts - em que contraponho isso e, uma página depois, voltam com a mesma m&rd@!

Parece coisa de gente cega ou retardada. Se não são capazes de contra-argumentar o que eu apontei, sobre a religião ser um mal per se, como podem prosseguir como se nada tivesse sido dito? Como podem continuar repetindo essa asneira, refutada a cada poucas páginas neste mesmo tópico?

Vá na página anterior, leia. Quer mais? Voltei mais algumas e veja eu respondendo ao Aruon sobre isso. Quer mais? Vá no começo do tópico e prosseguindo que verá dezenas de momentos assim. Poxa, que coisa e$cr0t@!

- "O problema não é o pensamento religioso, é a falta de cultura."
- "O pensamento religioso é um problema per se, por causa de x, y, z, a, b e c. Além de tudo não trás benefícios por causa de x, y e z e poderia ser eliminado por a, b e c."
- "... (...) o problema não é o pensamento religioso, é a falta de cultura!"

Poxa!

Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Lanzi em 11 Out 2009, 14:54

Torneco escreveu:Nesse caso que eu acho que entra o papel da educação. Uma pessoa esclarecida, estudada, vai saber as consequências de adotar certos comportamentos impostos pelas suas religiões e compreender os problemas que algumas decisões podem trazer, como no caso acima mencionado.

Sim, os países com os piores índices de educação do mundo são extremamente religiosos. Auahauahuauhauah.
Lanzi

Mensagempor Elven Paladin em 11 Out 2009, 15:14

Exceto que a cultura brasileira é COMPLETAMENTE diferente da americana e que o protestantismo, também, é muito mais conservador que o catolicismo.

Eu não vou negar que há diferenças entre ambas culturas, mas ainda estamos lidando com algo que é um fator universal: Adolescência e Sexualidade. Especialmente, a incrível tendência de adolescentes de ignorar completamente as restrições culturais, religiosas e paternas quando se trata de "se divertir".

E quando a questão do Protestantismo ( para ser mais exato: O mais praticado nos estados do Bible Belt. Acho que você é tão ciente quanto eu que Protestantimismo é uma mistura de dezenas de vertentes ) e Catolicismo Romano, ambos tem práticas e recomendações extremamente similares quanto a sexualidade, gravidez e casamento, vulgo: Foco na Abstinência antes do casamento, valorização do papal feminino como Mãe, Recusa no uso de métodos contraceptivos e Visão do sexo como algo relativamente profano e que deve ser praticado entre casais ( os Católicos enfatizariam "com objetivos reprodutivos"). De qualquer modo, eu não nego que ambos estão cometendo o erro de especular sem dados que permitam essa comparação ( mas eu adoraria tê-los, especialmente quanto a Religiosidade, Conservadorismo e Índices de Gravidez na Adolescência ).

Nesse caso que eu acho que entra o papel da educação. Uma pessoa esclarecida, estudada, vai saber as consequências de adotar certos comportamentos impostos pelas suas religiões e compreender os problemas que algumas decisões podem trazer, como no caso acima mencionado.

Basicamente, você está dizendo que a Religião é um empecilho a ser resolvido pela Educação? :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Lanzi em 11 Out 2009, 15:41

Advogado de Regras escreveu:

Eu não vou negar que há diferenças entre ambas culturas, mas ainda estamos lidando com algo que é um fator universal: Adolescência e Sexualidade. Especialmente, a incrível tendência de adolescentes de ignorar completamente as restrições culturais, religiosas e paternas quando se trata de "se divertir".

Se você está falando que isso existe em qualquer lugar do mundo eu, obviamente, só concordaria. Mas dizer que isso se manifesta de maneira homogênea pelo globo todo é esquisito.

Com a parte seguinte eu concordo, mas aí eu não entenderia qual o motivo de estarmos debatendo.

Advogado de Regras escreveu:De qualquer modo, eu não nego que ambos estão cometendo o erro de especular sem dados que permitam essa comparação

Dados que comprovam que o protestantismo é mais conservador que o catolicismo? E existem esses dados?

Penso que o protestantismo seja mais conservador porque foi esse o propósito do seu nascimento.
Lanzi

Mensagempor Yugoloth em 11 Out 2009, 16:28

Como citaram evolução, vou deixa isso aqui.

Imagem
Yugoloth

Mensagempor Cak em 11 Out 2009, 20:10

Só pra rebater o argumento do Sampapio: cara, na boa, falar que toda religião é uma mal é um argumento tão cego tanto. Posso citar inúmeras organizações de cunho religioso que são essenciais na nossa sociedade. Só pra título de curiosidade, a maior organazição humanitária é de cunho religioso, que é a Cruz Vermelha. E por favor, não venha de ignorância falar que a ajuda dessa instituição é algo supérfluo, porque não é. E é uma das instituições mais confiáveis que se tem, está implantada em uma grande parte do mundo, e tem uma história muito bonita e ativa.

Claro, antes de questionar o elo da Cruz Vermelha com a religião vá no site dela. Só fazendo uma observação: de acordo com o país, o símbolo muda: em países muçulmanos é o crescente; em Israel é a estrela de Davi.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor cigano em 11 Out 2009, 20:44

@Sampaio

Peace brow, vc colocou seu ponto, eu li e não concordo. Não tenho que refutar nada, são pontos de vistas diferentes obrigado por respeitar minha posição!

:victory:

@Advogado

Pior que eu acho que nem tem essa diferença toda que o Lanzi colocou, só não entendi exatamente seu ponto cara desculpe. Mas tipo, tirando o fato das DST e gravidez indesejada (essa ultima eu vejo como um castigo pro infeliz mesmo :P), não vejo exatamente no que a influencia sobre a atividade sexual do jovem possa prejudicar alguem. Ate porque se por regra eles tem que ser castos e não o são, bem, eles já tão errados ae. XD

Advogado de Regras escreveu:

Basicamente, você está dizendo que a Religião é um empecilho a ser resolvido pela Educação? :b

Basicamente é o que eu to dizendo pelo menos.
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic