Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Out 2009, 21:36

cigano escreveu:Então Smaug, eu acho que o problema tá do outro lado porque por exemplo, eu sou religioso, e nem eu e nem NINGUEM que conheço levou esse lance da camisinha a sério.

Você sabe que em outros países, especialmente africanos, as pessoas levam esse "lance" da camisinha a sério, né?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor cigano em 12 Out 2009, 18:42

_Virtual_Adept_ escreveu:
cigano escreveu:Então Smaug, eu acho que o problema tá do outro lado porque por exemplo, eu sou religioso, e nem eu e nem NINGUEM que conheço levou esse lance da camisinha a sério.

Você sabe que em outros países, especialmente africanos, as pessoas levam esse "lance" da camisinha a sério, né?

Sim, não entendi sua lógica aqui, mas concordo!
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Eltor Macnol em 12 Out 2009, 19:25

A lógica é simples: nós sabemos que pra você a ordem papal de não usar camisinha é ignorada. Mas isso não faz ela simplesmente deixar de existir, ou deixar de causar problemas para a parcela do mundo que não a ignora.

Isso se aplica a várias outras coisas também, é comum alguém ver uma crítica a determinado aspecto de uma religião e pensar "ei, eu sou dessa religião mas esse aspecto eu ignoro, então ele não é problema!".
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor louc0 em 12 Out 2009, 19:40

O que nos faz pensar em que critérios são esses que determinam o que deve e não deve ser ignorado, e por que não usamos só esses critérios sem ter que recorrer a religião...
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor cigano em 12 Out 2009, 20:16

Eltor Macnol escreveu:A lógica é simples: nós sabemos que pra você a ordem papal de não usar camisinha é ignorada. Mas isso não faz ela simplesmente deixar de existir, ou deixar de causar problemas para a parcela do mundo que não a ignora.

Mas eu não disse que é uma idéia inteligente nem muito menos justa, disse que ninguem leva ela a sério.

E sinceramente, o papa dizer algo diferente faria a religião em si ser melhor? Tipo, é atravez do pensamento de guiar a massa ignorante que vai se resolver isso? Sério se vocês querem apontar que as religiões causam problemas sociais por causa da ignorancia da massa então não precisa fazer muito esforço, acho que todo mundo concorda com isso aqui. A única diferença é que ao inves do pensamento terrorista de "Vamos acabar com isso que não nos presta" ou penso que todos tem o direito de escolha, e pra isso prefiro conduzir as pessoas a educação e desenvolverem senso critico. Qual o proximo passo? Impedir os gays de serem gays?

Rub escreveu:O que nos faz pensar em que critérios são esses que determinam o que deve e não deve ser ignorado, e por que não usamos só esses critérios sem ter que recorrer a religião...

"Bellum omnia omnes"

Só reinterando, acho que o erro ta ae, em permitir que as crianças já cresçam com a ideia de que desrespeitar a religião é o errado. Temos um código de leis que muitas vezes é atropelado em nome de uma ou outra religião. Eu defendo mais que tudo o direito de escolha, optar por não fazer sexo antes do casamento por causa de sua fé pra mim soa bonito, optar por não fazer sexo antes do casamento porque o pastor falou é estupidez.
cigano

Mensagempor Eltor Macnol em 12 Out 2009, 21:06

Mas eu não disse que é uma idéia inteligente nem muito menos justa, disse que ninguem leva ela a sério.

Exceto que levam, cara... e isso causa mal a milhões de pessoas através do mundo, agrava ainda mais a epidemia de AIDS em países menos desenvolvidos... mas o que importa é que seus conhecidos não dão bola pra essa proibição, então você fecha um olho pra isso?

E sinceramente, o papa dizer algo diferente faria a religião em si ser melhor? Tipo, é atravez do pensamento de guiar a massa ignorante que vai se resolver isso? Sério se vocês querem apontar que as religiões causam problemas sociais por causa da ignorancia da massa então não precisa fazer muito esforço, acho que todo mundo concorda com isso aqui. A única diferença é que ao inves do pensamento terrorista de "Vamos acabar com isso que não nos presta" ou penso que todos tem o direito de escolha, e pra isso prefiro conduzir as pessoas a educação e desenvolverem senso critico. Qual o proximo passo? Impedir os gays de serem gays?

O final do teu raciocínio descarrilhou de forma memorável, mas pelo menos com o começo eu posso concordar: o pensamento religioso é apenas um sintoma de um problema maior, a falta de senso crítico que é a regra na humanidade.

Fazer a religião sumir com uma varinha de condão acabaria com os problemas do planeta? Não, de forma alguma. E não é isso que ninguém aqui está dizendo, pombas. Estamos apenas dizendo que, sem as religiões, o mundo estaria melhor do que com elas. Só isso.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor cigano em 12 Out 2009, 21:30

Eltor Macnol escreveu:

Exceto que levam, cara... e isso causa mal a milhões de pessoas através do mundo, agrava ainda mais a epidemia de AIDS em países menos desenvolvidos... mas o que importa é que seus conhecidos não dão bola pra essa proibição, então você fecha um olho pra isso?

Posso tá enganado, mas tudo que vi de repercusão sobre esse ponto foi negativo. Mas se você tiver dados que provem isso então realmente é problema bem grave.

Eltor escreveu:O final do teu raciocínio descarrilhou de forma memorável, mas pelo menos com o começo eu posso concordar: o pensamento religioso é apenas um sintoma de um problema maior, a falta de senso crítico que é a regra na humanidade.

Não entendi onde ele descarrilhou, se quiser diz qual parte que tento explicar denovo.

Eltor escreveu:Estamos apenas dizendo que, sem as religiões, o mundo estaria melhor do que com elas. Só isso.

Bem, é uma forma de pensar. Discordo mas entendo seus motivos
cigano

Mensagempor Eltor Macnol em 12 Out 2009, 21:37

Descarrilhou na tua sugestão de próximo passo, juro que tentei mas não consegui entender a linha de raciocínio aqui:

A única diferença é que ao inves do pensamento terrorista de "Vamos acabar com isso que não nos presta" ou penso que todos tem o direito de escolha, e pra isso prefiro conduzir as pessoas a educação e desenvolverem senso critico. Qual o proximo passo? Impedir os gays de serem gays?
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor cigano em 13 Out 2009, 01:05

Eltor Macnol escreveu:Descarrilhou na tua sugestão de próximo passo, juro que tentei mas não consegui entender a linha de raciocínio aqui:

A única diferença é que ao inves do pensamento terrorista de "Vamos acabar com isso que não nos presta" ou penso que todos tem o direito de escolha, e pra isso prefiro conduzir as pessoas a educação e desenvolverem senso critico. Qual o proximo passo? Impedir os gays de serem gays?

Acho que foi um erro meu, eu realmente considerava que a bandeira de vocês era a de simplesmente acabar com as religiões, o que considero tirar o direito de indivíduo de escolher por sim ou não. Que é a mesma coisa que os homofóbicos fazem, usei como exemplo, mas vendo agora foi infeliz! XD
cigano

Mensagempor Cyrano em 13 Out 2009, 12:58

Eltor Macnol escreveu:

O final do teu raciocínio descarrilhou de forma memorável, mas pelo menos com o começo eu posso concordar: o pensamento religioso é apenas um sintoma de um problema maior, a falta de senso crítico que é a regra na humanidade.

Fazer a religião sumir com uma varinha de condão acabaria com os problemas do planeta? Não, de forma alguma. E não é isso que ninguém aqui está dizendo, pombas. Estamos apenas dizendo que, sem as religiões, o mundo estaria melhor do que com elas. Só isso.

Eltor,

Você não está insunuando que os índices de DST's na África está relacionado às recomendações católicas a respeito do uso de preservativos, está?
Cyrano

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 13 Out 2009, 13:08

Você não está insunuando que os índices de DST's na África está relacionado às recomendações católicas a respeito do uso de preservativos, está?

Mas está relacionado. Inclusive já postaram sobre isso em algum lugar desse tópico.

Se bem me lembro, foi o Lune, inclusive.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Fëanor em 13 Out 2009, 20:44

Não, mas está profundamente ligada com a religião. O continente africano está cheio de religiões tribais, que chegam a acreditar que a pessoa se livra-rá da AIDS fazendo sexo com virgens. :doido:
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Sr. Pichu em 14 Out 2009, 16:11

Fëanor escreveu:

Não, mas está profundamente ligada com a religião. O continente africano está cheio de religiões tribais, que chegam a acreditar que a pessoa se livra-rá da AIDS fazendo sexo com virgens. :doido:

virgens de 16 anos, para ser mais preciso
e é um serviço chamado "Sweet Sixteen"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Fëanor em 14 Out 2009, 16:53

virgens de 16 anos, para ser mais preciso
e é um serviço chamado "Sweet Sixteen"

Sweet Sixteen, não é tipo a festa de 15 do Brasil, só que nos EUA? :sobrancelha:
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Pablo3 em 14 Out 2009, 17:06

É, sim.
.
.
.