Eu não tenho certeza, mas acredito que o oda não estava defendendo os jrpgs, apenas criticando a bioware.
Sim. Em outras palavras, a falácia conhecida como “Poisoning the Well”, que não avança o debate em nada, apenas tenta desacreditar uma das partes.
Os méritos da crítica da Bioware não depende da qualidade (ou não) dos jogos dela.
Eu gosto que você chama meu argumento de vazio, porém não apresenta nenhum argumento.
Meu argumento pode até ser "vazio" para você, mas ei, ao menos ele existe.
Só se você pulou minha mensagem no post anterior.
Mas se prefere uma resposta direta ao seu argumento: você se limitou a comparar as premissas mais básicas e generalizadas da estrutura do
enredo dos jogos recentes da Bioware, e sentiu com isso o direito de decretar que são todos “o mesmo jogo”.
Ignorou as diferenças gritantes no cenário e na jogabilidade entre vários deles, o que pode tornar a _experiência_ algo bem diferente de um pro outro. É vazio ficar se baseando em alguns pontos em comum pra simplificar absurdamente, dizendo que “são só o mesmo jogo com roupas diferentes, por isso a Bioware não pode criticar ninguém!”.
Ok espera.
Se os jogos são da mesma produtora, eles podem ser totalmente estagnados.
Se não, eles não podem?
Não aceito o argumento de que estejam estagnados. Você continua se focando
apenas na premissa do enredo.
Mas sim, é muito mais compreensível que os jogos de uma mesma produtora sejam parecidos entre si, do que os jogos de uma indústria inteira composta por várias produtoras diferentes situadas no mesmo país. O que não deixa de ser uma generalização, mas ainda assim o escopo é mais grave.
Esse comentário surgiu do fato de FFXIII ser o ápice do JRPG típico por ser muito linear, é simplesmente uma corrida por um único corredor, sendo que nem dá pra voltar, fazer escolhas, nada efetivamente, nem a ordem que você deve fazer as coisas pode ser alterada, não existem caminhos alternativos, é simplesmente "siga em frente grindando."
Sim, esse é o comentário mais prevalente na “blogosfera” (argh) de jogos ultimamente. Parece ser apenas um retorno ao que tinha sido feito no Final Fantasy 10, que era PATETICAMENTE limitante mas pelo menos ainda dava um pouquinho da ilusão de não estar O TEMPO TODO sendo arrastado por trilhos.
Por todas as descrições que vi de Final Fantasy 13 até agora, ele parece ser mais um filme interativo que jogo, o que ironicamente não deixa de ser, de certa forma, “inovador”... se é bom ou não, são outros 500.
Eu acho que não é bom. Eu acho que os jogos precisam logo admitir que são jogos, e não apenas filminhos com “pressione X para ver a próxima cena”. Os jogos têm o potencial de contar uma história de uma forma muito mais poderosa que no cinema, não assistindo diálogos e FMVs passivamente, mas PARTICIPANDO dela, moldando o que vai acontecer, sentindo na pele o que o personagem sentiria (a tensão ao andar por um corredor vazio em System Shock 2 é real, a sensação de impotência no encontro com Andrew Ryan em Bioshock também, a opressão e o isolamento sentidos ao vagar pelas ruas de Silent Hill... só pra citar alguns exemplos).
Talvez o grande problema seja esse. Talvez tenhamos superado a fase em que um jogo podia ser focado em história (como são os RPGs) mas apenas contar essa história quase como um livrinho animado, em que você apenas lia ou assistia os diálogos passivamente entre uma sessão de grind e outra.
Os WRPGs estão com a tendência de melhorar isso um pouco, com as opções limitadas de diálogo e de mudanças na trama, mas ainda falta muito.
Recomendo esse ótimo artigo, que se foca mais em como melhorar as dublagens em jogos em geral, mas aborda alguns pontos muito bons sobre como ficar assistindo monólogos de NPCs está longe de ser o que realmente devíamos esperar de videogames:
http://www.destructoid.com/the-future-d ... 9838.phtml Eu ainda acho que a Bioware não pode falar nada disso contudo. Porque okay, certo é terrivel nos JRPGs você não ter opção. Mas ter 3 opções radicais (Ou no caso de Mass Effect, DUAS) não resolve o problema, apenas reduz ele um pouco.
Você mesmo aponta que mesmo não tendo resolvido totalmente o problema, pelo menos eles estão seguindo na direção certa, mas mesmo assim não aceita a crítica?
Você tem algum
pet peeve contra a Bioware?
Claro, as histórias já tiveram seu momento de destaque, mas o ciclo se fechou de novo. O gameplay tá se sobrepujando à história mais uma vez
Claro, por isso jogos como Modern Warfare 2 e Uncharted 2 dedicaram bem pouca atenção à história e fizeram tão pouco sucesso...
Podíamos tentar diminuir
um pouquinho as super generalizações nesse tópico daqui por diante, né?